Buscar

resenha monstros S A ofc

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Cleisiane Oliveira de Arruda
RA: 1843716
Curso: Gestão de Recursos Humanos (Unip Interativa)
Polo: Oriximiná – PA Data: 29/10/2019
Atividade: Filme “Monstros S.A.”
 Atividade Complementar – Resenha do filme
Trata-se de um filme de animação lançado em 2001, dirigido por Peter Docter e David Silverman. Produzido por Darla K. Anderson e roteiro de Andrew Stanton. Sendo do gênero animação, aventura e comédia está animação tem seu elenco constituído por Mike Wazowski (Billy Crystal), James P. Sullivan (John Goodman), Boo (Mary Gibbs), Randall Boggs (Steve Buscemi), Roz (Bob Peterson), Henry J. P. Watternoose (James Coburn).
O filme narra a história de uma cidade chamada Monstrópolis, cuja a principal fonte de energia é gerada pela fábrica Monstros S.A. O objetivo da organização é capitar energia através do trabalho dos seus funcionários, que possuem especialização em assustar as crianças. Os monstros ao assustarem as crianças as fazem gritar de medo, esse grito é transformado em energia.
Entre todos os monstros que trabalham na empresa, o mais assustador de todos é James P. Sullivan (John Goodman) que tem como assistente e amigo pessoal Mike Wazowaski (Billy Crystal). Os dois juntos fazem um excelente trabalho e quando se trata de quantidade de energia armazenada, essa dupla é recordista e tem seu potencial valorizado pela companhia.
Certo dia ao visitar o mundo dos humanos a trabalho Mike e Sulley conhecem uma garotinha, na qual mais tarde Sulley batiza de Boo (Mary Gibbs), que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros e devido a crença dos monstros de que as crianças são transmissoras de doenças Sulley percebe que sua carreira está ameaçada e sua vida se transforma em um completo caos.
Na narrativa, a aproximação de Sulley com a criança quando a menininha vai dormir e ele fica com medo que Randall (Steve Buscemi), que é seu monstro assustador, apareça e Sulley tenta acalmá-la, e ali se inicia uma relação de afeto e percepção quanto às crianças, Sulley então resolve devolver a criança para sua porta.
Sulley disfarça Boo de monstrinha e parte para a fábrica, onde Boo acaba fugindo e deixando Sully desnorteado.
Em outro momento, Mike se encontra com Randall – monstro inimigo de Sulley, que deseja ocupar seu lugar de monstro líder em captação de energia, sua estratégia se baseia em trapaças – para combinar de devolver Boo no horário de almoço.
Sulley desconfia que Randall não tem o próposito de devolver a garota para sua porta e é debochado por Mike, que para tranquilizar seu amigo entra no quarto de Boo passando-se por ela. É neste momento que Randall sequestra Mike e Sulley confirma sua desconfiança e foge com a garotinha buscando encontrar Mike.
Ao encontrar o esconderijo, descobrem a existência de uma máquina chamada abdutor que sugava os gritos. Randall prende Mike ao abdutor tentando força-lo a falar onde estava a garota, mas Sulley chega a tempo de desligar a máquina e fugir com Mike e Boo.
Em sua fuga os três acabam indo parar no estúdio de treinamento, onde Sulley é obrigado pelo Sr, Waternoose a dar o exemplo de monstro assustador aos estagiários. Mike tenta explicar ao chefe que a criança não é tóxica e conta o que Randall faz. O Sr. Waternoose finge entender a situação dizendo que cuidará da garotinha e chama sua porta, porém essa não é a porta de de Boo e sim do exilio aonde Sulley e Mike são jogados, porem a dupla consegue retornar para a Monstros S.A. e em seu retorno encontram seu chefe e Randall tentando sugar Boo na máquina abdutora então Sulley começa a brigar com seus inimigos impedindo a ação.
O Sr. Waternoose diz para Randall não deixar testemunhas o que demostra seu apoio as trapaças de Randall.
Mais uma vez Sulley e Mike fogem e tentam devolver Boo à sua porta, mas são surpreendidos por seu chefe que diz que “sequestrará mil crianças antes de deixar a empresa acabar”, nesse momento ele é preso pela CDA e Boo é devolvida para sua porta em que logo depois de uma cena de muita emoção é destruída, então Roz (Bob Peterson) chefe da CDA diz que não quer nenhum comentário sobre o ocorrido e um relatório sobre o caso.
Para salvar a empresa Mike e Sulley através de um diálogo tem a ideia de ao invés de captar os gritos das crianças, os monstros passariam a captar as risadas e está se tornaria a nova fonte de energia de Monstrópolis.
A fábrica é reestruturada e Mike passa ser o “guru da risadinha” o que reforça seu papel de liderança e dando uma nova configuração a realização do trabalho. No final do filme Mike surpreende seu amigo Sulley com a reconstrução da porta da garotinha Boo permitindo o reencontro.
Questões como criatividade, responsabilidade, participação e, principalmente, conhecimento estão sendo ressaltadas por estudiosos da área de gestão de pessoas. Atualmente administrar pessoas exige cada vez mais a busca de bases cientificas que comprovem o seu vínculo com “conhecimento organizacional” e sua ligação com “mudanças estratégicas”.
O filme monstros S.A. em seu início nos mostra claramente a gestão de recursos humanos por meio do treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores na fábrica de gritos. O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal que visa o aumento da produtividade e das relações interpessoais, além do aperfeiçoamento de desempenho.
Pode se observar também que, mesmo com toda a resistência sofrida pelos colaboradores a mudança, está decisão foi a melhor que pôde ser tomada para que a organização não declinasse.
Portanto, conclui-se que as organizações que desejam continuar no mercado devem ser estrategicamente inovadoras, ou seja, no momento em que notarem que precisam mudar, tanto a parte física, como o quadro de pessoal, as mesmas não podem ter pensamentos antigos e obsoletos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais