A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
ATIVIDADE 2 AVALIAÇAO E CURRICULO

Pré-visualização | Página 1 de 3

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 2
 
	Usuário
	FLAVIO EDER COQUEIRO SILVA
	Curso
	GRA0015 AVALIAÇÃO E CURRICULO PNA (ON) - 201920.2192.01
	Teste
	ATIVIDADE 2
	Iniciado
	03/09/19 20:10
	Enviado
	05/09/19 16:36
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	44 horas, 26 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Há um consenso entre os teóricos do Campo do Currículo de que os chamados currículos tradicionais são organizados por disciplinas com ênfase, sobretudo em conhecimentos e habilidades cognitivas. Para Santos (2001, p. 6), no currículo disciplinar “[...] os conteúdos escolares são considerados, geralmente, como uma transposição de campos ou disciplinas acadêmicas para a escola, sob a forma de áreas de estudo, disciplinas ou matérias escolares [...]”, enquanto o currículo integrado “[...] busca trabalhar com situações contextualizadas, integrando conhecimentos de diferentes áreas [...]” (SANTOS, 2011, p. 7).
SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e controvérsias no campo do currículo. In: Diretrizes Curriculares da Escola Sagarana. PROCAD – Guia de Estudo n. 5, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2001.
Baseado nessas considerações, e de acordo com os estudos no texto-base sobre os currículos disciplinar e integrado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) A Pedagogia de Projetos é considerada um exemplo de currículo disciplinar.
II. (   ) A interdisciplinaridade é uma forma de integrar os conhecimentos, mas mantêm a ideia de campos disciplinares.
III. (   ) O currículo disciplinar, apesar de fragmentado, favorece a sistematização de conhecimentos.
IV. (   ) O currículo integrado favorece o trabalho com temas do cotidiano e de interesse dos estudantes.
V. (   ) O currículo integrado, por trabalhar com diversas disciplinas, favorece a sistematização de conhecimentos.
 Agora, selecione a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. O currículo integrado parte de questões da realidade e da vida cotidiana, no qual as práticas pedagógicas permitem ao aluno demonstrar seus interesses, construir o seu conhecimento e desenvolver diferentes tipos de habilidades. Já o currículo disciplinar se volta para o desenvolvimento de habilidades cognitivas específicas de cada disciplina escolar, sem se preocupar se os conhecimentos têm relação direta com a vida real.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A palavra currículo ganhou diferentes definições, desde que foi introduzida no campo pedagógico. De elenco de disciplinas e de conteúdos a arranjo sistemático de conhecimentos, de especificação de objetivos educacionais a artefato cultural, de expressão de relações de poder a política cultural, o currículo tem muitos significados, a partir da forma como é entendido e como é utilizado. Para além das definições de currículo, existem expressões que auxiliam a compreender o currículo e traduzem as especificidades ou dimensões para as quais ele se refere e se traduz.
 
Considerando os estudos no texto-base sobre os significados das diferentes expressões que se referem ao currículo em suas diversas dimensões, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
 
1. Currículo Oculto.
2. Currículo Oficial.
3. Currículo em Ação.
4. Currículo Turístico.
5. Currículo Prescrito.
 
(   ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
(   ) O projeto para a Semana da Consciência Negra.
(   ) O livro didático da disciplina de Matemática.
(   ) A aula de português sobre pronomes.
(   ) O discurso em defesa da formação para o trabalho.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 4, 5, 3, 1.
	Resposta Correta:
	 
2, 4, 5, 3, 1.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. A definição dos tipos de currículo leva em conta o local e por quem o currículo foi produzido; se ele é um documento escrito e registrado formalmente; se expressa alguma informação ou ideia de maneira não explícita ou planejada; se é um planejamento usado em datas muito específicas, ou se é utilizado ao longo de todo um período letivo. Dessa maneira, os tipos de currículo correspondem ao modo como eles aparecem nas práticas educacionais e na forma como são utilizados.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Dreifuss (2001, p. 25), a atualidade é marcada por uma intensa reestruturação produtiva e uma ampla mudança na sociedade, baseadas na grande utilização “da microeletrônica e eletrônica digital; da eletrônica de concepção, produção e consumo; da informática; das telecomunicações; da automação; e da robótica, tanto no processo de produção e no próprio produto quanto nas novas formas de existência social”. Em consequência disso, percebemos o aumento de reformas curriculares, em diferentes países, voltadas para o desenvolvimento dos estudantes em habilidades tais como a autonomia e a criatividade, o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de comunicação, bem como em competências consideradas essenciais para o trabalhador.
 DREIFUSS. R. A. A Época das Perplexidades – mundialização, globalização e planetarização: novos desafios. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 25.
 Com base no exposto, podemos afirmar que concorrem, na atualidade, posições distintas na definição curricular, como a formação crítica, a formação propedêutica e a formação profissional. Considerando essas afirmações, associe esses três tipos de formação com as suas características listadas abaixo:
Formação Crítica.
Formação Propedêutica.
Formação Profissional.
(   ) Currículos e práticas voltados para uma educação socialmente inclusiva.
 (  ) Educação sintonizada com a realidade e demandas do mundo do trabalho.
(   ) Formação em sentido mais amplo, considerando o futuro trabalhador, mas também o sujeito social.
(  ) Materiais curriculares com foco nas progressões futuras de escolaridade, como o ingresso no ensino superior.
(  ) Escola que leva em consideração as necessidades do mercado de trabalho.
 
A sequência correta é:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 3, 1, 2, 1;
	Resposta Correta:
	 
1, 3, 1, 2, 3;
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Sugerimos a releitura do capítulo 2. A formação profissional, como destacado no nome, tem como prioridade desenvolver as habilidades de uma futura mão de obra. A formação propedêutica, por sua vez, é mais abstrata e geral, favorecendo os estudos posteriores, enquanto a formação crítica está mais sintonizada com as demandas sociais da atualidade, sem desconsiderar as habilidades do mundo do trabalho
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um dos dilemas e controvérsias presentes no campo do currículo se refere à definição de quais conhecimentos devem fazer parte dos documentos e das práticas curriculares, envolvendo o chamado conhecimento universal e as diferenças curriculares. De acordo com Santos (2001), não é uma simples questão de terminologia, mas, sim a posicionamentos (políticos e pedagógicos) diferentes sobre a questão da diferença cultural.
 SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e controvérsias no campo do currículo. In: SILVA, G. A. (Org.). Diretrizes Curriculares da Escola Sagarana. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2001.
Com base nessas considerações, coloque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo:
(   ) A perspectiva multicultural no currículo está comprometida com a solidariedade ao oprimido.
(   ) O currículo universal seleciona apenas o conhecimento apenas entre o que é comum entre as diferentes culturas.
( ) O currículo multicultural propõe que a escola