Buscar

1º PORTFÓLIO - DIEGO JUNQUEIRA - 1º PERÍODO MARKETING

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
superior de 
tecnologia em 
marketing
DIEGO JUNQUEIRA LEITE DA SILVA
ira
loja de esporte 
ADRENALINA
 
Estudo de Caso
R
io de Janeiro
2016
DIEGO JUNQUEIRA LEITE DA SILVA
Sistema de Ensino Presencial Conectado
superior de
 tecnologia em
 marketing
DIEGO JUNQUEIRA LEITE DA SILVA
loja 
ADRENALINA
Estudo de Caso
Rio de Janeiro
2016
loja ADRENALINA
Estudo de Caso
DIEGO JUNQUEIRA LEITE DA SILVA
Rio de Janeiro
2016
Trabalho apresentado 
ao Curso de Tecnologia em Marketing da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná,
 
para as disciplinas 
Fundamentos da Administração e Marketing
 e 
Comportamento do Consumidor
Profº. Adriano Alves
Profª.
 Luciane Barbosa
Profª. 
Gisleine Fregoneze
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
2.1 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING.....................................5
2.1.1 Praça...................................................................................................................7
2.1.2 Promoção............................................................................................................7
2.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.............................................................8
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
	O trabalho a seguir é mediante um estudo de caso de uma pequena empresa de materiais esportivo localizada na cidade de Paraty no estado do Rio de Janeiro e tem como finalidade uma análise dos Fundamentos de Administração e Marketing e Comportamento do Cliente.
	Simplificando, A área de Marketing concentra-se em análises competitivas, de mercado ou do comportamento do consumidor, incluindo perfil e análise do consumidor, definição de mercado, elaboração de plano de marketing, análise de cadastro. Procedimentos de marketing utilizados pelas organizações, incluindo decisões em relação a preço, produto, distribuição e comunicação e administração de vendas. 
	Segundo Kotler (1998), a área do comportamento do consumidor estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
O comportamento do consumidor busca entender o motivo que leva os consumidores a comprarem certos produtos e não outros e para isso os profissionais de marketing estudam os pensamentos, sentimentos e ações dos consumidores e as influências sobre eles que determinam mudanças (Churchill e Peter, 2000).
O comportamento do consumidor são os pensamentos, sentimentos e ações dos consumidores e as influências sobre eles que determinam mudanças. 
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 - Fundamentos de Administração e Marketing
	A empresa de materiais esportivos Adrenalina que iremos analisar objetiva crescer cada vez mais e para tanto precisam se organizar de forma plena. Cada função e cargo estabelecido numa instituição são importantes para o bom funcionamento de todos os setores e da empresa como um todo.
	Foi verificado que a empresa tem seu funcionamento na parte administrativa, usando a administração financeira como uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa. E nos repassou que para um funcionamento correto e bem-sucedido do departamento de administração da empresa e para a manutenção dos setores e dos funcionários, que são a base da sua corporação, deve ter em mente que uma boa equipe é necessária para realizar diversas funções. 
	 A parte administrativa da empresa materiais esportivos Adrenalina é responsável por controlar o estoque, realizando contagens de peças e observando os cuidados com o armazenamento. É preciso estar atento às reposições de material, que devem acontecer em tempo hábil, de modo a não prejudicar a equipe. E também lida com pessoas e requer uma grande sensibilidade, é preciso estar sempre atento às diversas personalidades, seja para recrutamento, divisão de funções, controle de pessoal, etc. A gestão de pessoas depende do cliente para quem você está prestando o serviço, a administração será feita pelo profissional encarregado que melhor se encaixa no perfil do negócio. Por exemplo, no caso de um cliente grande, temos em vista uma aproximação mais direta com os diretores e vice-presidentes de RH.
	E ressaltam que A divisão de tarefas no setor administrativo de uma empresa é imprescindível quando esta se encontra em fase de expansão dos negócios. Organizar a equipe para realizar um bom planejamento garante novas ideias, metas e resultados.
	Em conversa com o empresário sobre as perspectivas econômicas para os próximos 4 anos ele relatou que: “Antes de mais nada, temos de ver qual o posicionamento do governo e quais decisões irá tomar em relação à economia e diante verificar como está a taxa de juros do mercado e relacionar com o mercado local, assim pode dizer o que estar por vim, mas acredito que as coisas podem sim ficar melhores para todos os brasileiros. ”
	Mediante todas estas informações, é perceptível sim que a empresas há uma segurança para crescimento e expansão não só de sua área mas com possibilidades de abrangência também no nicho de ecommerce.
	Por ser uma empresa numa cidade onde seus maiores consumidores são de outras regiões, é imprescindível que siga com um grande crescimento de seu mercado.
	Da grande variedade de ferramentas que o marketing dispõe, o Composto de Mercadológico é de acordo com Kotler e Keller (2006), a melhor representação dos elementos que uma empresa pode, e deve controlar. As estratégias são definidas baseadas em Produto, Preço, Promoção e Ponto de vendas ou distribuição (Praça). Analisando os Quatro P´s é possível determinar a abrangência de cada um deles e sua influência dentro da organização, bem como avaliar as ferramentas que estão sendo utilizadas e tudo que poderá ser feito em termos de estratégias de atuação para desenvolver diferencial estratégico.
	Como dito anteriormente, a empresa está situada numa região turística e suas chances de crescimento não só regional, mas nacional é consideravelmente positiva.
	Em análise mais analítica em dois determinados piares, identifiquei o seguinte:
	2.1.1. Praça: Por ser uma empresa que atende não só os consumidores locais, mas também de outras localidades, este pilar é superimportante e de grande controle. Toda administração da empresa é minuciosamente treinada para que tenham um excelente controle sobre seus estoques mediante compras x vendas.
	2.1.2 Promoção: Com todo o planejamento de expansão da empresa, hoje toda parte de comunicação da empresa está assiduamente ativa através de um responsável por marketing e sendo a mídia on line uma das mais representativas para a empresa.
– Comportamento do Consumidor
 
Faça um levantamento de quem é o público-alvo da empresa.
 O Perfil identificado de público-alvo da Adrenalina é toda e qualquer pessoa que se identifica com o setor marítimo da região entre outros. Além deste nicho, a empresa encontrou também a possibilidade de abrangência em setores não só de mergulho como também surfwear, passeio e todo turista local. Atendendo às classes A à D.
Faça um levantamento de qual é o perfil do consumidorda empresa escolhida, de acordo com a visão do empresário (Proprietário ou Gerente Geral).
Para o proprietário, a ideia inicial era atender ao público exclusivamente de mergulho, sendo então o público maior das classes A e B.
Com o crescimento de turistas na região e identificando um nicho pouco explorado, o mesmo reconheceu que abrangendo para as classes C e D, onde o retorno é bem considerável, o mesmo agregou em sua empresa produtos adequados a estes. 
 
Elabore um pequeno questionário para conhecer realmente como é o comportamento de compra do consumidor da empresa (ex.: idade, hábitos de compra, conhecimento do produto, qual a mídia que assiste ou acompanha, hábitos de uso do meio digital, qual é o seu papel de compra na família, quais as influências que sofre na sua compra etc.). Faça entrevista com pelo menos 15 clientes da loja/empresa. 
	Elaborando a pesquisa solicitada, identifiquei que a maioria dos consumidores da Adrenalina são turistas que estão com suas famílias temporariamente na cidade de Paraty e que utilizam seus produtos não só na região, mas sim em todos os locais próprios para tal esporte, ocasião própria e/ou dia a dia, dependendo do produto adquirido.
	Geralmente 70% dos compradores estão adquirindo os produtos para consumo próprio sendo ele mesmo o comprador e decisor da compra. E sua escolha pela loja é 90% sendo por mídias locais e boca a boca.
CONCLUSÃO
Ao término do trabalho, constataram-se os requisitos necessários para o bom desempenho de uma empresa, a sua visão perante a sociedade, a sua forma de lidar com pessoas, a importância de cada cargo dentro da mesma. Ainda nítida a importância do planejamento e das formas que movimenta o mercado da empresa, a sua finalidade para alcançar os objetivos esperados e sua preocupação com a imagem da empresa. 
Outro ponto que importante que chamou a atenção é a forma de comunicação da empresa na região e a força que a mesma tem na região principalmente pelas redes sociais e boca a boca.
Um plano bem estruturado e com concepção nos limites da realidade, leva um empreendedor a realizar um trabalho com otimismo e motivação crescente. Espera se que este plano de negócio possa ser utilizado por empresários ou gestores que queiram implantar e aprofundar a discussão sobre esse projeto
4 REFERÊNCIAS
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
CHURCHILL Jr., Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.
HOLAYAMA, Luciene Missae - Satisfação dos consumidores em estabelecimento varejista moveleiro na empresa comércio de móveis Glória Ltda. Firb, [São Paulo, 2004]. 
SHISHIBA, Regina J. FEA-USP, [São Paulo, 2007].

Continue navegando