Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III AVALIANDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	
	
	1a Questão (Ref.:201401865815)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carlos ajuizou uma ação revisional em face do INSS perante a Vara Federal de seu Estado. No entanto, transcorrido 30 dias da distribuição, o autor foi informado, por seu advogado, de que o tema objeto de sua pretensão já foi resolvido favoravelmente pelo Superior Tribunal de Justiça através do julgamento de um recurso especial representativo da controvérsia (julgamento por amostragem). Neste caso, qual conduta processual é a correta em relação ao sistema de julgamento por amostragem:
		
	
	Carlos deverá emendar à petição inicial para adequar sua causa de pedir aos fundamentos articulados na tese fixada pelo Superior Tribunal de Justiça.
	 
	Poderá desistir da ação ajuizada considerando o princípio da celeridade processual e o fato de que o julgamento favorável do recurso representativo da controvérsia lhe permitirá alcançar o mesmo objetivo pretendido na via judicial.
	
	Carlos deverá renunciar ao direito pleiteado considerando o julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça.
	
	Carlos deverá prosseguir em sua demanda até a sentença de primeiro grau, sendo vedada a interposição de apelação em face da sentença contrária à tese fixada pelo Superior Tribunal de Justiça no julgamento por amostragem;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401865777)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Código de Processo Civil de 2015 remodelou o procedimento do recurso de apelação aprimorando as normas referentes ao referido recurso. Considerando esse aspecto analise as assertivas abaixo: I. A apelação será recebida em seus efeitos suspensivo e devolutivo não se admitindo exceções a essa regra. II. O tribunal poderá reapreciar e julgar livremente todas as questões discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas pelo juiz, desde que relativas ao capítulo impugnado na sentença. III. É vedado ao Tribunal, em qualquer hipótese, julgar o mérito da demanda quando a apelação for interposta contra sentença que não resolveu o mérito da demanda. IV. É cabível apelação contra sentença que confirma ou revoga a tutela provisória concedida. São corretas as assertivas:
		
	 
	II, III e IV
	 
	III e IV
	 
	I e IV
	 
	II e IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401882903)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401883145)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O recurso adesivo é comportável:
		
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	 
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401882898)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	 
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.
	 
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
	 
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
	 
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

Continue navegando