Buscar

CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
1a aula
	
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		
	30/08/2019
	
	2019.3 EAD
	CEL0361 - CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT. 
	201801238987
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As várias concepções de ciência não são sucessivas, isto é, podem coexistir numa mesma época, ainda que uma delas prevaleça sobre as outras como a mais aceita ou praticada. A concepção (X), que se estende de Platão até o final do século XVII, afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática. Portanto, seria capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. Uma ciência é a unidade sistemática de axiomas, postulados e definições e demonstrações. Enquanto os três primeiros determinam a natureza e as propriedades do objeto investigado, as demonstrações provam as relações de causalidade que regem esse objeto. O objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas, e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma. As experiências científicas são realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas, e não para produzir o conhecimento do objeto, pois este é conhecido exclusivamente pelo pensamento. O objeto científico é matemático, porque a realidade tem uma estrutura matemática, ou, como disse Galileu, "o grande livro da natureza está escrito em caracteres matemáticos".
De acordo com as principais concepções de ciências, pode-se substituir, adequadamente, a incógnita entre parênteses no parágrafo acima pela letra:
		
	
	Construtivista
	 
	Racionalista
	
	Humanista
	
	Universalista
	 
	Empirista
	Respondido em 30/08/2019 09:35:06
	
Explicação: As várias concepções de ciência não são sucessivas, isto é, podem coexistir numa mesma época, ainda que uma delas prevaleça sobre as outras como a mais aceita ou praticada. A concepção racionalista, que se estende de Platão até o final do século XVII, afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Estudos têm demonstrado que os melhores métodos para ensinar a atitude e a habilidade científica são aqueles que tratam da solução de problemas de forma sistêmica. É preciso que exista algo para se resolver, e que esteja relacionado com a realidade do aluno. O ensino de Ciências tem o potencial de desenvolver algumas habilidades nos estudantes, desde as primeiras séries do ensino fundamental. Escolha a alternativa que melhor representa esse "rol de habilidades":
		
	 
	a capacidade de perceber lacunas, de usar caminhos diferentes na solução de um problema, o respeito às ideias do professor, saber manipular equipamentos sofisticados no laboratório, estudar apenas o conteúdo mencionado no livro didático e não apresentar ideias novas ao assunto que está sendo abordado.
	 
	Inicialmente, as habilidades processuais dos alunos são limitadas e assistemáticas, por tentativa e erro. As habilidades mais simples envolvem: observar, classificar, questionar e levantar hipóteses, mas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, como planejar, prever e interpretar dados.
	
	Aprender os conteúdos científicos ensinados pelo professor, observar, classificar, planejar e prever dados que serão comprovados no laboratório de ciências, sem questionar ou levantar hipóteses.
	
	São as habilidades de saber manusear os equipamentos do laboratório de ciências, saber pesquisar, saber escrever relatórios científicos e fazer a previsão de dados resultantes dos experimentos.
	
	Habilidades de levantar hipóteses; comprovar, sem questionar, os conceitos mencionados no livro didático; manipular experimentos científicos no laboratório para demonstrar a teoria explicada; classificar seres vivos e planejar dados obtidos anteriormente pelos cientistas.
	Respondido em 30/08/2019 09:35:08
	
Explicação:
Seriam as observações, classificações, questionamentos e levantamento de hipóteses, sempre através de bons planejamento, prevendo habilidades e competências.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No que se refere ao conceito de Ciência: I- É a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza social, biológica e tecnológica; II- É composta de fatores abióticos, bióticos e cultura humana; III- Sua principal função é o aperfeiçoamento do conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais significativa. Logo, é correto afirmar:
		
	 
	As alternatinas I e III estão corretas
	 
	Apenas a altenativa II está correta
	
	As alternatinas I e II estão corretas
	
	Apenas a altenativa III está correta
	
	Apenas a alternativa I está correta
	Respondido em 30/08/2019 09:35:11
	
Explicação:
Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, sujo significado é "conhecimento" ou "saber¿. Em geral, a ciência comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos.
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O senso comum nasce da tentativa do ser humano de resolver os problemas da vida diária. Assinale abaixo a única característica que NÃO corresponde ao Senso Comum:
		
	
	tender a estabelecer relações diretas de causa e efeito
	 
	as conclusões podem ser verificadas por qualquer outro pesquisador que repita o experimento nas mesmas condições
	
	não necessitar de demonstrações
	
	não ter preocupação com análises e críticas;
	 
	não explicar o porquê das coisas
	Respondido em 30/08/2019 09:35:14
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	-A formação de cientistas não é a única razão para a necessidade de desenvolver o ensino de ciências nas escolas: ¿ a ciência e a tecnologia são essenciais.... para nossa qualidade de vida, e estão no centro da nossa história e cultura¿ (Science and Technology Committee, 2002, Introdução, p.1) Assinale a resposta abaixo que nos informa o que é a ciência?
		
	
	Ciências tem uma concepção elitista e individualista
	
	Na Ciências há dicotomia entre teoria e prática além de uma visão rígida e infalível.
	
	A Ciência revela a verdade , e não propões modelos explicativos
	 
	Ciência é uma atividade humana complexa, histórica e coletivamente construída, que influencia e sofre influências de questões sociais, tecnológicas, éticas e culturais.
	
	Ciências é uma atividade humana complexa , histórica e coletivamente construída, que não influencia e nem sofre influências de questões sociais e tecnológicas.
	Respondido em 30/08/2019 09:35:17
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Bizzo (2002), "o domínio do conhecimento científico hoje em dia é indispensável para que se possa realizar tarefas tão triviais como ler o jornal ou assistir televisão. Da mesma forma, decisões a respeito de questões ambientais por exemplo, não podem prescindir da informação científica que deve estar ao alcance de todos", da mistura do leite com manga ao preparo da mandioca até ao exemplo trágico e extremo que foi o acidente de 1987 em Goiânia (GO) quando um aparelho de radioterapia "um cilindro" foi levado por dois catadores que o venderam a um ferro velho e nesse o dono distribuiu para a família causando mortes e contaminação de muitas pessoas. Qual o papel da escola frente a acontecimentos como esse?
		
	
	proporcionar acesso somente a formas de conhecimento transmitido pelos livros-texto.
	 
	proporcionar acesso somente a formas de conhecimento científico.
proporcionar acesso somente a formas de conhecimento cotidiano.
	
	proporcionar acesso as formas de conhecimento cientifico.
	 
	proporcionar acesso a todas as formas de conhecimento (seja ele cultural, científico e artístico).
	Respondido em 30/08/2019 09:35:19
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A educação científica contribui para o desenvolvimento de um país. Isso se dá pelo fato de se oportunizar:
		
	
	A realização de exercícios apenas teóricos nas aulas de acordo com o currículo de Ciências.
	
	Aulas práticas sem nenhuma teoria prevista.
	
	A construção do conhecimento apenas a partir de aulas teóricas dentro de sala de aula.
	 
	A construção de conceitos somente através de questionários.
	 
	A criticidade dos estudantes pela formação de conceito e problematização nas aulas de Ciências.
	Respondido em 30/08/2019 09:35:21
	
Explicação:
Sempre trabalhar com a críticidade dos alunos através da problemtaização principalmente nas aulas de ciências.
 
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No âmbito do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais o que pode ser colocado sobre a Alfabetização cientifica:
		
	 
	não considera o acesso à linguagem científica como relevante.
	 
	pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida.
	
	considera que aspectos pessoais e sociais dos alunos são irrelevantes.
	
	considera o acesso à linguagem científica como relevante, mas dispensável.
	
	não pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida.
	Respondido em 30/08/2019 09:35:24
	
Explicação: Os aspectos sociais e pessoais dos alunos devem ser considerados, para que haja, a transposição dos saberes científicos para o contexto escolar, o que é uma necessidade para garantir o exerci cio da cidadania

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais