Buscar

Aula adaptada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
	DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
	NOME COMPLETO: Rafael da Silva Martins
	DATA: 07/04/2019
	TURMA: Boa Esperança
	TUTOR: Sandrine Montes
	DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
Plano de Aula
Turma: 7ª série - Matutino
Turma com 20 alunos (mista)
Tema: Vivenciando Práticas Novas
Objetivo: Promover a integração entre os alunos e portadores das deficiências físicas e/ou sensoriais, compreendendo os desafios das aulas de Educação Física.
Problematizar as situações de locomoção provenientes do ser deficiente físico e/ou sensorial;
Vivenciar práticas corporais adaptadas para deficientes físicos e/ou sensoriais que viabilizem o aprimoramento de habilidades específicas, tais como, espaço temporal e lateralidade; além de vivenciar a diversidade de esportes adaptados, vôlei sentado;
Turma de inclusão: Possue 3 alunos cadeirantes
Justificativa:
É de conhecimento de todos que no ambiente escolar nos deparamos com a problemática da “inclusão” de indivíduos com deficiência na sociedade, tal problemática, muitas vezes, é abordada a partir da presença de um aluno com necessidades especiais, sem uma reflexão prévia sobre possíveis ações pedagógicas viáveis ao respeito público.
Sabe-se que é dever do professor fazer com que a inclusão nas aulas de Educação Física aconteça naturalmente, assim os alunos poderão vivenciar as modalidades esportivas sem qualquer distinção. Assim, torna-se necessário muita das vezes realizar práticas corporais adaptadas, para se facilitar o ensino, pode-se ainda alterar algumas regras e criar outras para um melhor desenvolvimento dos alunos na aula, utilizando de esportes já conhecidos dos alunos, vivenciando cada modalidade e possibilitando brincar enquanto se aprende, sem discriminação.
Recursos Necessários: Quadra, rede, bola, apito, som e pendrive com músicas.
Desenvolvimento:
Atividade 1: 5 min
Estando na quadra, pedir que os alunos sentados, experimentem o deslocamento pelo espaço. Na seqüência, o professor deve propor um Alongamento e soltar uma música para aquecimento.
Atividade 2: 15 min
Nesse momento, pedir que os alunos se dividam em dois grupos todos ficarão sentados. Um grupo se posicionará na linha de fundo de um lado da quadra e o outro grupo espalhado na quadra adversária. Posicionar a rede a 1metro do chão. No grupo 1, o primeiro aluno se desloca sentado até o centro de sua quadra, onde estará uma bola de voleibol. Ele então lança a bola para a quadra adversário e o grupo 2 tenta agarrar a bola, sem deixar que ela toque no chão. Feito isso, o aluno que lançou a bola se dirige para o final da fila e o próximo realiza o mesmo movimento. Quando todos de um mesmo grupo já tiverem lançado a bola, os grupos trocam de função e o grupo 2 passa a lançar a bola.
Atividade 3: 10 min
Nesta atividade, o professor deverá pedir aos dois grupos já divididos anteriormente que se espalhem, cada grupo em seu campo. Eles então começarão um jogo, muito próximo do voleibol sentado, mas, ao invés de os jogadores executarem os gestos do toque ou manchete eles devem agarrar a bola e realizar dois passes antes de lançá-la ao campo adversário.
Atividade 4: 15 min
Para finalizar, o professor pedirá que os alunos se misturem e depois formem dois novos grupos. Cada grupo ocupará um dos campos da quadra que poderá ser redimensionada com fita crepe a partir do número de alunos na turma, de modo que cada aluno ocupe 1m² da quadra. Eles então poderão experimentar uma variação do voleibol sentado com um número maior de jogadores, mas bem próximo da modalidade oficial, assim não haverá diferença entre os alunos, todos encontrarão a mesma dificuldade de se locomover sentado sem o auxílio das pernas, inclusão.
Avaliação: 5 min
Para finalizar pedimos que os alunos formem um circulo na quadra para avaliação final, os alunos então, sentados receberão uma bola de voleibol. A pessoa que estiver com a bola, fala rapidamente das suas dificuldades, facilidades e as relações (semelhanças ou diferenças) que percebeu entre o voleibol e o voleibol sentado. Feito isso, ela realiza um toque para outra pessoa da roda que receberá a bola e também fará um breve relato. E assim segue a dinâmica até o final da aula.

Continue navegando