Buscar

floricultura e paisagismo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI
CURSO DE AGRONOMIA 
DIVINA DALATH NUNES DOS SANTOS
FLORICULTURA E PAISAGISMO
GURUPI – TO
2019
Como faço um canteiro de jardinagem?
Primeiro deve ser feito um estudo sobre onde o jardim será implantado, na próxima etapa devem ser verificados a área disponível, tipo o terreno, topografia, vegetação, tipo de solo etc. e buscar conciliar as necessidades e aspirações dos usuários com as possibilidades e limitações do local. 
Como plantar:
Nome comum: Espadinha de São Jorge
Família: Ruscaceae 
Nome cientifico: Sansevieria trifasciata
Segundo a profissional, o método mais prático é utilizar uma muda da planta, retirando-a do local original e realizando o plantio no local desejado. “Separe a touceira (tufo espesso, composto por diversos eixos de uma única planta), retirando pelo menos 1 folha contendo um pedaço de rizoma, e plante-a em um vaso com substrato orgânico já preparado”.
O vaso deve ter o solo ideal para o plantio, com a seguinte sequência: o fundo deverá ser coberto com argila expandida. Sobre ela, posicione uma manta bidim e adicione areia até completar 2/3 do vaso. Finalize com o composto orgânico misturado com terra e então posicione a muda da planta. Complete com casca de pinus para manter a umidade e servir como matéria orgânica.
Nome comum: Orelha de coelho
Família: Cactaceae 
Nome cientifico: Opuntia microdasys
Esse tipo de planta é muito versátil e se adapta a qualquer local, pois elas crescem à medida que possuem espaço. Se não houver mais espaço, eles estacionam no tamanho que conseguiram chegar.
Portanto você pode plantar primeiro em vasos pequenos, na versão mini, que são uma fofura para ter dentro de casa sobre a mesa de centro, escrivaninha ou até na mesa do escritório e depois evoluir para espécies grandes que podem ornamentar um cômodo inteiro.
Escolha o vaso ideal. Cactos podem ser plantados em qualquer tipo de vaso: plástico, cerâmica, vasos de barro, recipientes de vidro e até mesmo em xícaras. É importante que o vaso escolhido tenha furos para facilitar a drenagem da água ou o seu cacto pode morrer “afogado”. Preencha o vaso com o substrato próprio para cactos com terra misturada com areia e evite solo argiloso.
Retire um broto da planta mãe com cuidado, pois os espinhos podem machucar e encaixe-o em um pequeno buraco feito na terra. Em até dois meses o seu broto vai desenvolver raízes. Para finalizar, cubra o vaso com pedrinhas ou cascalho. Para replantar o cacto e fazer com que ele cresça, você deve providenciar um vaso grande que tenha de 25cm a 1 metro de profundidade. Prepare o substrato conforme descrevemos acima, retire o cacto do vaso pequeno e transplante-o no vaso maior respeitando o mesmo nível que ele se encontrava. Use sempre luvas para proteger as mãos quando for manusear os cactos, pois os espinhos machucam de verdade. E mantenha o vaso com o cacto transplantado na sombra por alguns dias.
Nome comum: Mandacaru
Família: Cactaceae 
Nome cientifico: Cereus peruvianus 
Pode ser plantado em dois momentos: sob meia sombra em reflorestamentos ou em pleno sol. Pode ser usado na decoração, neste caso, poderá ser plantado em fileiras pela beira da estrada (verificar o espaço entre cada uma das árvores de 3 x 3 metros) ou em renques. Se for o caso de plantá-la em um pomar doméstico, verificar o espaço necessário de 4×4 metros em cada uma das plantas.
O mandacaru exige que as covas tenham uma preparação especial que se inicia 3 meses antes de plantá-lo. Ver tamanho: 40 centímetros de altura, profundidade e de largura, de terra são 20 centímetros para cobrir e a colocação de 5 quilos de composto orgânico, de preferência bem curtido e mais 100 gramas de fosfato de roxa, 500 gramas de calcário e 500 gramas de cinza.
Depois do cultivo somente quando se formar copas é que deverá ser feita a poda. Nela, todos os ramos que nascem dentro da copa ou na base do caule deverão ser retirados. Sobre o adubo, faça uma coroa de 30 centímetros do caule e coloque dentro 30 gramas de nitrogênio ou ureia e 5 quilos de matéria orgânica. Também pode substituir, a plantação de amendoim forrageiro. As frutas do mandacaru aparecem entre janeiro e março. Elas possuem uma casca avermelhada e lisa. Se come a polpa cortando a fruta ao meio.
Nome comum: Agave
Família: Agavaceae 
Nome cientifico: Agave americana L.
Necessita de sol e é resistente ao calor e ao vento, vegetando bem em áreas de ares salinos. Nas regiões de invernos muito frios elas paralisam o crescimento, mostrando certa suscetibilidade a baixas temperaturas. O solo de cultivo deve ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado.
Como a maioria das plantas de deserto e áreas secas, prefere terrenos mais alcalinos em planos o seu pH de cultivo deve ser mais alto. Colocar húmus de minhoca misturado a adubo animal de curral bem curtido em partes iguais na cova de plantio. Tomar cuidado com os espinhos, para plantar vamos enrolar as folhas com um saco de aniagem para nossa proteção. Regar bem após o plantio e nos dias seguintes, para que a muda tenha esta água extra, depois espaçar as regas.
Nome comum: Coroa-de-cristo, Dois irmão
Família: Euphorbiaceae
Nome cientifico: Euphorbia milii
Coroa-de-cristo é o nome popular da Euphorbia milli. Ela tem esse nome em razão dos espinhos nos ramos que se parecem com os da coroa usada por Jesus. No entanto, os espinhos não são a característica mais marcante deste arbusto. A folhagem larga e elíptica dele lembra folhas de louro e as delicadas flores parecem um pouco com maria-sem-vergonha.
A coroa-de-cristo pode ser cultivada dentro ou fora de casa. Em algumas regiões, ela geralmente é cultivada como uma planta de interior ou em um vaso de plantas ao ar livre, que pode ser movido para dentro de um local abrigado no inverno.
É facilmente propagada através de podas no verão ou no início da primavera, quando o crescimento é mais robusto.
Método de propagação
Use uma faca limpa e afiada para tirar cortes de 7 a 10 cm da planta-mãe. Escolha ramos mais longos para os cortes, de modo que a poda também dê forma à planta-mãe. Pulverize água fria na extremidade cortada da planta-mãe para estancar o fluxo de látex do corte. Espalhe os cortes em toalhas de papel e deixe-os secar por cerca de um dia. 
Prepare potes para os cortes novos usando uma mistura umedecida composta por partes iguais de turfa e areia ou turfa e perlite. Com o dedo ou um lápis, faça furos de cerca de 4 cm de profundidade para plantar os cortes. Isso evitará a remoção do hormônio de raiz das pontas dos cortes, quando forem plantados. Mergulhe as extremidades dos cortes em hormônio de raiz, que é encontrado em qualquer loja de material de jardinagem. Plante as mudas nos vasos preparados, socando a mistura delicadamente em torno das hastes, para remover quaisquer bolhas de ar. Coloque os potes onde possam pegar muita luz indireta. Regue todos os dias, mas só o suficiente para manter a mistura ligeiramente úmida. As plantas devem criar raízes em cerca de seis a oito semanas.
REFERENCIAS 
 
Decorfacil - 19 de fevereiro de 2019. DISPONIVEL: >>https://www.decorfacil.com/como-cuidar-de-cactos/ << 19/08/2019.
LORENZI, Harri. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 4. ed. SP: Instituto Plantarum, 2008.

Continue navegando