Buscar

RESENHA DO FILME TRIBUNAL DE NUREMBERG

Prévia do material em texto

RESENHA DO FILME “TRIBUNAL DE NUREMBERG”
O filme “O Julgamento de Nuremberg”, escrito por Abby Mann e dirigido por Stanley Kramer em 1961 relata acerca do ocorrido na Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial e contou com uma formação inédita de um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial. Os procedimentos duraram de novembro de 1945 a outubro de 1946 e aconteceram no Palácio da Justiça de Nuremberg, na Alemanha. 
Como acusados estavam oficiais do Partido Nazista, militares de alta patente, bem como empresários, advogados e médicos que colaboraram ativamente com a ação nazista, exceto Adolf Hitler, pois este cometeu suicídio em abril de 1945.
A prática dos crimes cometidos levaram cerca de seis milhões de pessoas a morte, tendo sido assassinadas nos campos de concentração nazistas e muitas outras foram perseguidas ou banidas da Europa. 
Dos 22 reus julgados em Nuremberg, três foram absolvidos, três foram condenados a 10 anos de prisão, um foi sentenciado a 15 anos, outros três foram sentenciados a prisão perpétua e doze receberam a sentença de pena de morte por enforcamento.
Os julgamentos de Nuremberg são considerados um marco no Direito Internacional e no estabelecimento de uma Corte Internacional permanente, corte esta, conhecida também como Corte de Haia ou Tribunal de Haia, que tem por objetivo julgar indivíduos por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio.

Continue navegando