Buscar

Mini Curso Camila 2017.2-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mini Curso: TCC – Trabalho de Conclusão de Curso: afinidade com o tema; relevância para a comunidade científica e para a sociedade.
Professora: Camila Cordeiro
TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior.
Etapas necessárias para o desenvolvimento de um trabalho científico 
Escolha o tema no qual você tem mais afinidade.
1º PASSO: Procure dentro das disciplinas desenvolvidas em todo curso a que mais você se identificou;
2º PASSO: Dentro da disciplina que mais te chamou atenção, crie um tema para ser desenvolvido;
3º PASSO: Pense, deixe sua mente criar, busque por exemplo uma solução para um problema; seja criativo; faça de sua escolha uma descoberta para o mundo acadêmico e científico.
Como fazer a introdução do TCC?
Uma boa introdução é aquela que consegue abordar, em um texto de no máximo 10 parágrafos, os principais elementos que compõem o TCC, como o tema delimitado, o problema, o objetivo e a metodologia utilizada.
Apresente o tema
Logo no primeiro parágrafo da introdução, apresente o tema do seu TCC e explique o que ele significa. Escreva de maneira superficial e objetiva, afinal, o aprofundamento será realizado ao longo do desenvolvimento.
Deixe clara a delimitação
Quem faz um trabalho acadêmico precisa se preocupar em delimitar bem o tema escolhido, até mesmo na hora de escrever a introdução. Deixe clara a delimitação, ou seja, a questão que será investigada no TCC.
Uma forma de delimitar o tema é apresentar a problemática do trabalho. Faça isso elaborando uma pergunta, ou seja, um questionamento que motivará a investigação.
Lembre-se: quando a introdução é muito abrangente, ela deixa margem para a banca levantar questionamentos que, muitas vezes, o trabalho não abordou. Isso com certeza terá influência na nota.
Apresente hipóteses, objetivos e justificativas
Apresente os objetivos do TCC na sua introdução, ou seja, as etapas fundamentais para resolver o problema de pesquisa. Também é interessante tratar, de forma superficial, algumas hipóteses levantadas.
Fale sobre as metodologias usadas
De forma sucinta e objetiva, escreva um pouco sobre a metodologia usada no TCC. Coloque no texto o tipo de pesquisa e os instrumentos utilizados para desenvolver o trabalho.
As abordagens dos capítulos
No final da sua introdução, vale a pena falar um pouco sobre as intenções de cada capítulo. A estrutura deve ser abordada de forma direta e resumida para não deixar o texto muito longo.
Mostre a relevância do trabalho
O conteúdo deve mostrar, de forma resumida, porque a sua questão de pesquisa é importante e porque ela deve ser investigada. Quando falamos sobre relevância do tema, estamos tratando das justificativas do trabalho. Responda a seguinte pergunta: Por que esse TCC é importante?
Você ainda tem dúvidas como fazer a sua introdução? Então vamos esquematizá-la:
1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto.
3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu TCC.
4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses.
5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho.
6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa.
7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. Foi pesquisa bibliográfica ou de campo? Você deve especificar o procedimento de forma concisa.
8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata cada capitulo.
Referencial Teórico
EMBASAMENTO TEÓRICO – Termo mais usado para projeto de TCC devido a sua característica reduzida. São pequenos embasamentos e argumentações do aluno para mostrar como ele pretende fortalecer seu TCC. São citações e argumentações do aluno dos principais livros que usará no TCC.
REFERENCIAL TEÓRICO – Termo para TCC, Dissertação, Tese e etc. Todos os artefatos científicos com exceção do Projeto de TCC. Na apresentação dos resultados de sua pesquisa surgirão termos que podem, além de causar duvidas no leitor, também podem gerar um certo medo de acreditar no resultado, por isso, um dos elementos do TCC é o Referencial teórico que nada mais é do que capítulos do seu TCC focados em falar da teoria por trás de um termo da sua pesquisa e fortalecer sua pesquisa.
A partir do momento em que a banca examinadora começa a corrigir um TCC, um dos primeiros pontos que eles julgam são as citações. Podem ser classificadas em vários tipos, sendo os mais comuns constituídos pelas citações diretas e indiretas.
De acordo com Santos, Molina e Dias (2007) elas podem ser de três tipos:
Citação direta (quando são colocados os pensamentos com as palavras do autor);
Citação indireta (quando o escolar descreve as ideias do autor com suas palavras);
Citação de citação (quando um texto é citado, mas não se teve acesso direto a ele). Com elas, o pupilo deverá direcionar os leitores para onde seus resultados estão, visto que, alguns deles podem ser leigos no tema TCC.
A citação direta deve ser reproduzida assim como está no livro, sem colocar nenhuma palavra a mais ou retirar palavras, no geral o aluno deve transcrever igualzinho.
A citação indireta deve ser a ideia do autor interpretada pelo aluno, então, isso quer dizer que o mesmo deve ler, interpretar e escrever com suas palavras, porém, mantendo a linha de raciocínio do autor. Um erro comumente cometido pelos alunos é tentar trocar palavras por sinônimos e isso não pode, mesmo citando a fonte, pode cair em plagio por não saber citar devidamente.
No referencial teórico é onde se discutem os diferentes pontos de vista de autores diferentes sobre o mesmo assunto. Ele se consiste em expor as ideias e com o intuito de fazer com que os leigos absorvam o máximo de conteúdo possível (LOPES, 2006).
Conhecer a literatura referente ao tema é fundamental para quem irá começar um trabalho científico. Buscar por citações de pesquisadores que tiveram seus trabalhos publicados em fontes confiáveis é a melhor maneira para isso (VITOLO, 2012).
O que importa mesmo é que, para descrever a Metodologia do TCC, você precisa:
Entender que a Metodologia do TCC é a descrição do seu processo de pesquisa, ou seja, COMO você pretende fazer a sua pesquisa.
E, para apresentar a Metodologia do TCC, você precisa considerar 3 Passos:
TIPO DE PESQUISA – a natureza da sua pesquisa, ou seja, se ela é exploratória, descritiva ou explicativa.
FONTES – onde e como você vai buscar suas informações e referenciais.
RESULTADOS – se você vai apresentar os seus resultados de forma quantitativa ou qualitativa.
Resultados e Discussões
Em uma pesquisa quantitativa, os resultados geralmente incluem:
apresentação dos resultados de estatística descritiva de suas análises (podem-se usar números, tabelas e/ou gráficos);
apresentação dos resultados de estatística inferencial de suas análises (podem-se usar números, tabelas e/ou gráficos);
explicação sobre os seus resultados, indicando (sem números) como eles podem ser interpretados com relação às perguntas de pesquisa e/ou hipóteses.
Na discussão, procura-se explicar os motivos que levaram aos resultados observados e suas implicações, assim como a maneira como eles contribuem para a literatura acadêmica na área.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando