Buscar

PROVA FINAL LEGISLAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Maria labora para MM malhas há mais de dez anos, e, durante aproximadamente dois anos, está em tratamento a fim de engravidar. Há dois meses descobriu que finalmente seu tratamento havia dado frutos, e ela estava grávida. Ocorre que, passado um mês da descoberta, começou a sentir fortes dores abdominais. Encaminhada ao hospital, teve a triste notícia de que havia sofrido um aborto espontâneo. Diante da narrativa, questiona-se: Maria possui algum direito como gestante? Em caso afirmativo, por qual período?
	Resposta Esperada:
Sim, Maria tem direito a licença aborto, pelo prazo de duas semanas, além da segurança de retorno à função exercida anteriormente ao afastamento, pois a Consolidação das Leis Trabalhistas assim contempla, em seu art. 395.
	2.
	Uma das características do empregador é admitir os empregados e designá-los cada qual a seu cargo. Essa característica é chamada de poder de direção do empregador, que define a atividade a ser exercida pelo empregado dentro da empresa. Valendo-se do poder de direção é que Pedro contratou um diretor de sociedade e atribuiu um cargo de confiança a um funcionário. Nesse contexto, disserte sobre a diferença existente entre o empregado diretor de sociedade e empregado de cargo de confiança.
	Resposta Esperada:
O empregado diretor de sociedade é amparado pela CLT e visto como empregado, caso cumpra algum dos requisitos que assim o caracterizem, como a subordinação. Por outro lado, para não ser considerado empregado, deve ter autonomia deliberatória e liberdade de horário.
Já o cargo de confiança geralmente é indicado a um funcionário da própria empresa, e possui algumas diferenças com relação aos demais celetistas, como a flexibilidade de horário, o que não faz gerar horas extras, por exemplo. Ele possui responsabilidades tal qual fosse o dono do negócio.

Continue navegando