Buscar

Discursiva - Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Vivemos na era da sustentabilidade e estamos muito acostumados a ouvir sobre sustentabilidade nas empresas. Na realidade, sustentabilidade é uma das palavras da moda no mundo corporativo, e nem sempre é aplicada de uma forma correta. Mas, o que é uma empresa sustentável? É a empresa que continua gerando lucros para seus acionistas sem causar impactos negativos aos funcionários, ao meio ambiente, aos clientes, aos concorrentes, a comunidade em torno da empresa, etc. Portanto, se a organização consegue atingir seu objetivo principal o lucro, mantendo impactos positivos para todos aqueles que participam direta ou indiretamente das atividades da empresa, ela é uma empresa sustentável. A ideia de crescimento contínuo, da utilização irracional de recursos e do materialismo, foi considerada pela comunidade internacional, como um modelo socialmente injusto, ambientalmente incorreto e economicamente inviável, comprometendo condições de sobrevivência de gerações futuras se a ótica da sustentabilidade deve levar em consideração os resultados econômicos, sociais e ambientais, assim também, o uso e desenvolvimento de tecnologias devem ser redirecionados, compreendendo produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, que representem soluções de transformação social e ambiental e mudanças culturais decorrentes de sua implementação.
A sustentabilidade não se aplica somente às grandes corporações, estas somente “aparecem” mais porque possuem um alcance maior e, portanto, têm impacto em um número maior de pessoas. Lembre-se que seu empreendimento tem um impacto local, e que deve ser sustentável em seu ambiente. Para tornar sua empresa sustentável
É fato que empresas inseridas em questões de responsabilidade social não apenas garantem o cumprimento da lei, como ainda utilizam esta prática como marketing social, transformando uma obrigação em benefício para a imagem institucional, buscando um mercado diferenciado, investindo alto em produção limpa e gerando valor aos produtos e serviços desenvolvidos.
Aplicando o conceito de sustentabilidade em seu empreendimento, você não só poderá ver o crescimento da empresa e dos lucros no longo prazo, como se sentirá bem ao ver os impactos positivos que causa ao seu redor. O desenvolvimento sustentável de uma empresa aliado às tecnologias ambientais pode representar um plano de certo modo "custoso" à organização. Mas as empresas que investem em produzir com sustentabilidade, sem causar danos ao planeta, a fauna e a flora, ou pelo menos reduzir esses danos, no final tem sua recompensa, pois vivemos numa época em que os consumidores estão mais atenciosos sobre como foi produzido os produtos.
Como mostrado no exemplo do Banco Santander, a função das tecnologias ambientais, além de garantir a sustentabilidade de recursos (que garante que estes recursos estarão disponíveis a longo prazo), também auxilia na defesa dos valores da organização e na valorização da marca. Quanto as formas de contratação destas tecnologias ambientais, pode-se optar pela contratação de empresas que já detenham conhecimento tecnológico ou para desenvolver soluções tecnológicas.

Continue navegando