Logo Passei Direto
Buscar

atividade 4

User badge image
Desiree

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Avaliação mediadora exige do professor uma intervenção baseada na avaliação individual, buscando observar de forma crítica-reflexiva o processo de ensino-aprendizagem da criança. A intencionalidade da avaliação mediadora é pensar em novas estratégias de aprendizagem, levando em conta a dificuldade de aprendizagem encontrada pelo professor, por meio desse tipo de avaliação.
Uma das características da avaliação mediadora pode ser descrita como:
um processo de elaboração de estratégias iniciais que o professor utiliza para identificar as necessidades e dificuldades das crianças no início de ano letivo.
um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.
um processo de maturação por meio de estágios de desenvolvimento.
avaliação dos dados coletados não devem nunca contar para a progressão dos alunos, mas apenas servir de indicador para o professor.
um levantamento de conhecimentos dos alunos considerados pré-requisitos, para abordar determinados conteúdos.

A avaliação é o processo que vai demonstrar os principais conhecimentos adquiridos pelas crianças. Identificar os conceitos e quais tipos de avaliação correspondem à Educação Infantil é papel primordial do professor que deseja atuar com crianças na faixa etária entre zero e cinco anos de idade.
A respeito da avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que:
na Educação Infantil, a faixa etária não é pré-requisito para que se avalie as crianças, uma vez que há predominância do lúdico.
o processo avaliativo na Educação Infantil exige apenas a observação da apropriação do conteúdo pela criança.
a avaliação na Educação Infantil necessita de uma perspectiva avaliativa que enfoque na qualidade do processo de ensinar e aprender.. Correta
avaliação na Educação Infantil pode ser utilizada para realização de atividades em grupo.
rabiscos, perguntas descontextualizadas, relações das crianças com acontecimentos do cotidiano não são considerados possibilidades de avaliação.

O uso de blocos lógicos na Educação Infantil agrega-se ao uso metodológico de ensino relacionado aos jogos, pois cada estrutura de aplicação matemática dos blocos interage de forma dinâmica e lúdica com os modos específicos de pensar da criança.
A respeito dos blocos lógicos na Educação Infantil, é correto afirmar que:
possui quarenta e oito peças e sua organização envolve três características: cor, utilidade e tamanho.
permitem às crianças o desenvolvimento e a ampliação do raciocínio hipotético-dedutivo.
as cores dos blocos lógicos são azul, vermelho e verde.
os blocos lógicos possuem formato de quadrado e retângulo.
a manipulação de blocos lógicos é indicada para crianças acima de cinco anos.

O trabalho com blocos lógicos na Educação Infantil auxilia o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente, nas primeiras noções abstratas de classificação, seriação, ordem e sistematização de padrões. Para estimular o raciocínio combinatório, é aconselhável o uso das árvores de possibilidades.
Existem duas situações distintas nas quais as árvores de possibilidades podem ser utilizadas, são elas:
uma em que o professor sugere diferentes classificações e pede aos alunos que representem com o uso da árvore de possibilidades e a outra, quando o professor classifica a árvore de possibilidades.
uma em que o aluno cria as classificações e a árvore de possibilidades e a outra, quando o professor desenha a árvore de possibilidades e solicita aos alunos nomear os elementos constituintes.
uma em que professor estimula o raciocínio lógico-matemático e a outra em que ele estimula a cognição motora e espacial.
uma em que o professor sugere diferentes classificações e pede aos alunos que representem com o uso da árvore de possibilidades e a outra quando desenha a árvore de possibilidades e solicita aos alunos para nomear os elementos constituintes.
uma em que o professor estimula a inteligência lógico-matemática e a outra em que ele estimula a inteligência linguística e espacial.

A função da Matemática Infantil, enquanto conteúdo curricular, é desenvolver nas crianças inseridas na Educação Infantil o pensamento lógico-matemático, articulado ao raciocínio por meio de estruturas mentais que envolvem números, lógicas geométricas, medidas e grandezas.
No que diz respeito à lógica, é correto afirmar que:
a lógica matemática na Educação Infantil relaciona-se com conceitos matemáticos independentes da aplicabilidade social.
na produção do conhecimento infantil, a lógica matemática está relacionada ao modo como as crianças pensam sobre o objeto/conhecimento.
a lógica preocupa-se com o que se pode ou não concluir, a partir de certas informações. as relações lógicas estabelecidas na infância são finitas.
lógica trata das formas de argumentação, das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar, a partir de fatos detalhados, nossas conclusões.

A prática docente deve buscar articular, de maneira crítica, as políticas públicas educacionais, os conteúdos curriculares, bem como o mundo infantil das crianças de zero a cinco anos de idade. O planejamento das aulas deve ser desenvolvido de maneira democrática, participativa e voltada para a realidade e transformação social.
Sobre o planejamento das aulas na Educação Infantil, é correto afirmar que:
o planejamento é inflexível e, como tal, não permite ao educador que revise os conteúdos planejados para a sua prática pedagógica.
o planejamento na Educação Infantil não deve abordar questões extraclasses, como notícias, curiosidades e atualidades.
o planejamento deve levar em conta apenas o aprendizado coletivo para fins de organização, sendo inflexível com relação às possibilidades de alteração pelo educador.
os portfólios funcionam como estratégia de planejamento enquanto acompanhamento evolutivo do aprendizado em relação aos conteúdos propostos e, ao mesmo tempo, permitem a observação de como as crianças estão articulando os conteúdos entre si e com sua vida cotidiana.
a orientação do planejamento educacional permite ao professor estabelecer conexões apenas de conteúdos entre as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil.

As práticas pedagógicas sempre corresponderam a um modelo de material didático específico que esteve ou está ligado, direta ou indiretamente, ao conceito de Didática, que antecede até mesmo a formação docente inicial. As tendências e teorias que perpassaram a educação brasileira auxiliam o professor em seu processo de ensino.
A alternativa que melhor caracteriza a Teoria da Pedagogia Crítico-Social é a:
na teoria da pedagogia crítico-social, os conteúdos estão subordinados aos métodos.
nessa teoria, os métodos precisam favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos professores.
o material didático é o próprio conhecimento/conteúdo articulado às exigências do governo e do mercado de trabalho.
nessa teoria, o processo de ensino e aprendizagem é baseado nas relações sociais e nos modos como estudantes adquirem conhecimento e lidam com ele socialmente.
nessa teoria, o objetivo era privilegiar a prática para o mercado de trabalho.

As tarefas educativas estão associadas a mecanismos e estratégias de ensino que podem ser conceituadas como materiais didáticos.
Dadas as afirmativas: I- Os materiais didáticos, como recurso pedagógicos, assumem como função didática a mediação, pois aproximam os conteúdos curriculares dos modos como as crianças pensam. II- Materiais como mesas, cadeiras,cadernos, caneta, borracha, lápis, quadro e giz, folhas mimeografadas ou fotocopiadas e livros didáticos podem ser considerados materiais didáticos. III- Os materiais didáticos devem estar presentes no ambiente escolar independente da sua correspondência ao conteúdo curricular. A opção que contém as afirmativas corretas é a:
Apenas a I.
I e III.
Apenas a II.
I e II.
II e III.

O uso de materiais didáticos no contexto da Educação Infantil deve atender aos modos específicos de cada contexto imaginário das crianças, bem como recursos manipuláveis e concretos adequados às idades e aos conteúdos curriculares. Desde a criação do termo Didática, os tipos de recursos foram sendo pensados e analisados como estratégia de ensinar qualquer conteúdo a qualquer sujeito.
A alternativa que melhor define o termo didática é a:
busca trazer como centro do processo de ensino o aluno e suas concepções de mundo.
quando o professor é o centro do conhecimento e da aprendizagem.
ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
é o grau máximo de relações entre as disciplinas que supõe uma integração global de um sistema totalizador.
método no qual somente o professor fala e o aluno escuta, mantendo postura de passividade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Avaliação mediadora exige do professor uma intervenção baseada na avaliação individual, buscando observar de forma crítica-reflexiva o processo de ensino-aprendizagem da criança. A intencionalidade da avaliação mediadora é pensar em novas estratégias de aprendizagem, levando em conta a dificuldade de aprendizagem encontrada pelo professor, por meio desse tipo de avaliação.
Uma das características da avaliação mediadora pode ser descrita como:
um processo de elaboração de estratégias iniciais que o professor utiliza para identificar as necessidades e dificuldades das crianças no início de ano letivo.
um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.
um processo de maturação por meio de estágios de desenvolvimento.
avaliação dos dados coletados não devem nunca contar para a progressão dos alunos, mas apenas servir de indicador para o professor.
um levantamento de conhecimentos dos alunos considerados pré-requisitos, para abordar determinados conteúdos.

A avaliação é o processo que vai demonstrar os principais conhecimentos adquiridos pelas crianças. Identificar os conceitos e quais tipos de avaliação correspondem à Educação Infantil é papel primordial do professor que deseja atuar com crianças na faixa etária entre zero e cinco anos de idade.
A respeito da avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que:
na Educação Infantil, a faixa etária não é pré-requisito para que se avalie as crianças, uma vez que há predominância do lúdico.
o processo avaliativo na Educação Infantil exige apenas a observação da apropriação do conteúdo pela criança.
a avaliação na Educação Infantil necessita de uma perspectiva avaliativa que enfoque na qualidade do processo de ensinar e aprender.. Correta
avaliação na Educação Infantil pode ser utilizada para realização de atividades em grupo.
rabiscos, perguntas descontextualizadas, relações das crianças com acontecimentos do cotidiano não são considerados possibilidades de avaliação.

O uso de blocos lógicos na Educação Infantil agrega-se ao uso metodológico de ensino relacionado aos jogos, pois cada estrutura de aplicação matemática dos blocos interage de forma dinâmica e lúdica com os modos específicos de pensar da criança.
A respeito dos blocos lógicos na Educação Infantil, é correto afirmar que:
possui quarenta e oito peças e sua organização envolve três características: cor, utilidade e tamanho.
permitem às crianças o desenvolvimento e a ampliação do raciocínio hipotético-dedutivo.
as cores dos blocos lógicos são azul, vermelho e verde.
os blocos lógicos possuem formato de quadrado e retângulo.
a manipulação de blocos lógicos é indicada para crianças acima de cinco anos.

O trabalho com blocos lógicos na Educação Infantil auxilia o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente, nas primeiras noções abstratas de classificação, seriação, ordem e sistematização de padrões. Para estimular o raciocínio combinatório, é aconselhável o uso das árvores de possibilidades.
Existem duas situações distintas nas quais as árvores de possibilidades podem ser utilizadas, são elas:
uma em que o professor sugere diferentes classificações e pede aos alunos que representem com o uso da árvore de possibilidades e a outra, quando o professor classifica a árvore de possibilidades.
uma em que o aluno cria as classificações e a árvore de possibilidades e a outra, quando o professor desenha a árvore de possibilidades e solicita aos alunos nomear os elementos constituintes.
uma em que professor estimula o raciocínio lógico-matemático e a outra em que ele estimula a cognição motora e espacial.
uma em que o professor sugere diferentes classificações e pede aos alunos que representem com o uso da árvore de possibilidades e a outra quando desenha a árvore de possibilidades e solicita aos alunos para nomear os elementos constituintes.
uma em que o professor estimula a inteligência lógico-matemática e a outra em que ele estimula a inteligência linguística e espacial.

A função da Matemática Infantil, enquanto conteúdo curricular, é desenvolver nas crianças inseridas na Educação Infantil o pensamento lógico-matemático, articulado ao raciocínio por meio de estruturas mentais que envolvem números, lógicas geométricas, medidas e grandezas.
No que diz respeito à lógica, é correto afirmar que:
a lógica matemática na Educação Infantil relaciona-se com conceitos matemáticos independentes da aplicabilidade social.
na produção do conhecimento infantil, a lógica matemática está relacionada ao modo como as crianças pensam sobre o objeto/conhecimento.
a lógica preocupa-se com o que se pode ou não concluir, a partir de certas informações. as relações lógicas estabelecidas na infância são finitas.
lógica trata das formas de argumentação, das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar, a partir de fatos detalhados, nossas conclusões.

A prática docente deve buscar articular, de maneira crítica, as políticas públicas educacionais, os conteúdos curriculares, bem como o mundo infantil das crianças de zero a cinco anos de idade. O planejamento das aulas deve ser desenvolvido de maneira democrática, participativa e voltada para a realidade e transformação social.
Sobre o planejamento das aulas na Educação Infantil, é correto afirmar que:
o planejamento é inflexível e, como tal, não permite ao educador que revise os conteúdos planejados para a sua prática pedagógica.
o planejamento na Educação Infantil não deve abordar questões extraclasses, como notícias, curiosidades e atualidades.
o planejamento deve levar em conta apenas o aprendizado coletivo para fins de organização, sendo inflexível com relação às possibilidades de alteração pelo educador.
os portfólios funcionam como estratégia de planejamento enquanto acompanhamento evolutivo do aprendizado em relação aos conteúdos propostos e, ao mesmo tempo, permitem a observação de como as crianças estão articulando os conteúdos entre si e com sua vida cotidiana.
a orientação do planejamento educacional permite ao professor estabelecer conexões apenas de conteúdos entre as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil.

As práticas pedagógicas sempre corresponderam a um modelo de material didático específico que esteve ou está ligado, direta ou indiretamente, ao conceito de Didática, que antecede até mesmo a formação docente inicial. As tendências e teorias que perpassaram a educação brasileira auxiliam o professor em seu processo de ensino.
A alternativa que melhor caracteriza a Teoria da Pedagogia Crítico-Social é a:
na teoria da pedagogia crítico-social, os conteúdos estão subordinados aos métodos.
nessa teoria, os métodos precisam favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos professores.
o material didático é o próprio conhecimento/conteúdo articulado às exigências do governo e do mercado de trabalho.
nessa teoria, o processo de ensino e aprendizagem é baseado nas relações sociais e nos modos como estudantes adquirem conhecimento e lidam com ele socialmente.
nessa teoria, o objetivo era privilegiar a prática para o mercado de trabalho.

As tarefas educativas estão associadas a mecanismos e estratégias de ensino que podem ser conceituadas como materiais didáticos.
Dadas as afirmativas: I- Os materiais didáticos, como recurso pedagógicos, assumem como função didática a mediação, pois aproximam os conteúdos curriculares dos modos como as crianças pensam. II- Materiais como mesas, cadeiras,cadernos, caneta, borracha, lápis, quadro e giz, folhas mimeografadas ou fotocopiadas e livros didáticos podem ser considerados materiais didáticos. III- Os materiais didáticos devem estar presentes no ambiente escolar independente da sua correspondência ao conteúdo curricular. A opção que contém as afirmativas corretas é a:
Apenas a I.
I e III.
Apenas a II.
I e II.
II e III.

O uso de materiais didáticos no contexto da Educação Infantil deve atender aos modos específicos de cada contexto imaginário das crianças, bem como recursos manipuláveis e concretos adequados às idades e aos conteúdos curriculares. Desde a criação do termo Didática, os tipos de recursos foram sendo pensados e analisados como estratégia de ensinar qualquer conteúdo a qualquer sujeito.
A alternativa que melhor define o termo didática é a:
busca trazer como centro do processo de ensino o aluno e suas concepções de mundo.
quando o professor é o centro do conhecimento e da aprendizagem.
ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
é o grau máximo de relações entre as disciplinas que supõe uma integração global de um sistema totalizador.
método no qual somente o professor fala e o aluno escuta, mantendo postura de passividade.

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
A Avaliação mediadora exige do professor uma intervenção baseada na avaliação individual, buscando observar de forma crítica-reflexiva o processo de ensino-aprendizagem da criança. A intencionalidade da avaliação mediadora é pensar em novas estratégias de aprendizagem, levando em conta a dificuldade de aprendizagem encontrada pelo professor, por meio desse tipo de avaliação. 
  
Uma das características da avaliação mediadora pode ser descrita como:
	
	
	um processo de elaboração de estratégias iniciais que o professor utiliza para identificar as necessidades e dificuldades das crianças no início de ano letivo.
	
	
	um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.
	
	
	um processo de maturação por meio de estágios de desenvolvimento.
	
	
	avaliação dos dados coletados não devem nunca contar para a progressão dos alunos, mas apenas servir de indicador para o professor.
	
	
	um levantamento de conhecimentos dos alunos considerados pré-requisitos, para abordar determinados conteúdos.
0,2 pontos   
PERGUNTA 2
A avaliação é o processo que vai demonstrar os principais conhecimentos adquiridos pelas crianças. Identificar os conceitos e quais tipos de avaliação correspondem à Educação Infantil é papel primordial do professor que deseja atuar com crianças na faixa etária entre zero e cinco anos de idade. 
  
A respeito da avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que:
	
	
	na Educação Infantil, a faixa etária não é pré-requisito para que se avalie as crianças, uma vez que há predominância do lúdico.
	
	
	o processo avaliativo na Educação Infantil exige apenas a observação da apropriação do conteúdo pela criança.
	
	
	a avaliação na Educação Infantil necessita de uma perspectiva avaliativa que enfoque na qualidade do processo de ensinar e aprender.. Correta
	
	
	avaliação na Educação Infantil pode ser utilizada para realização de atividades em grupo.
	
	
	rabiscos, perguntas descontextualizadas, relações das crianças com acontecimentos do cotidiano não são considerados possibilidades de avaliação.
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
O uso de blocos lógicos na Educação Infantil agrega-se ao uso metodológico de ensino relacionado aos jogos, pois cada estrutura de aplicação matemática dos blocos interage de forma dinâmica e lúdica com os modos específicos de pensar da criança. 
  
A respeito dos blocos lógicos na Educação Infantil, é correto afirmar que:
	
	
	possui quarenta e oito peças e sua organização envolve três características: cor, utilidade e tamanho.
	
	
	permitem às crianças o desenvolvimento e a ampliação do raciocínio hipotético-dedutivo.
	
	
	as cores dos blocos lógicos são azul, vermelho e verde.
	
	
	os blocos lógicos possuem formato de quadrado e retângulo.
	
	
	a manipulação de blocos lógicos é indicada para crianças acima de cinco anos.
0,2 pontos   
PERGUNTA 4
O trabalho com blocos lógicos na Educação Infantil auxilia o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente, nas primeiras noções abstratas de classificação, seriação, ordem e sistematização de padrões. Para estimular o raciocínio combinatório, é aconselhável o uso das árvores de possibilidades.
 
Existem duas situações distintas nas quais as árvores de possibilidades podem ser utilizadas, são elas:
	
	
	uma em que o professor sugere diferentes classificações e pede aos alunos que representem com o uso da árvore de possibilidades e a outra, quando o professor classifica a árvore de possibilidades.
	
	
	uma em que o aluno cria as classificações e a árvore de possibilidades e a outra, quando o professor desenha a árvore de possibilidades e solicita aos alunos nomear os elementos constituintes.
	
	
	uma em que professor estimula o raciocínio lógico-matemático e a outra em que ele estimula a cognição motora e espacial.
	
	
	uma em que o professor sugere diferentes classificações e pede aos alunos que representem com o uso da árvore de possibilidades e a outra quando desenha a árvore de possibilidades e solicita aos alunos para nomear os elementos constituintes.
	
	
	uma em que o professor estimula a inteligência lógico-matemática e a outra em que ele estimula a inteligência linguística e espacial.
0,2 pontos   
PERGUNTA 5
A função da Matemática Infantil, enquanto conteúdo curricular, é desenvolver nas crianças inseridas na Educação Infantil o pensamento lógico-matemático, articulado ao raciocínio por meio de estruturas mentais que envolvem números, lógicas geométricas, medidas e grandezas. 
  
No que diz respeito à lógica, é correto afirmar que:
	
	
	a lógica matemática na Educação Infantil relaciona-se com conceitos matemáticos independentes da aplicabilidade social.
	
	
	na produção do conhecimento infantil, a lógica matemática está relacionada ao modo como as crianças pensam sobre o objeto/conhecimento.
	
	
	a lógica preocupa-se com o que se pode ou não concluir, a partir de certas informações.
	
	
	as relações lógicas estabelecidas na infância são finitas.
	
	
	lógica trata das formas de argumentação, das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar, a partir de fatos detalhados, nossas conclusões.
0,2 pontos   
PERGUNTA 6
A prática docente deve buscar articular, de maneira crítica, as políticas públicas educacionais, os conteúdos curriculares, bem como o mundo infantil das crianças de zero a cinco anos de idade. O planejamento das aulas deve ser desenvolvido de maneira democrática, participativa e voltada para a realidade e transformação social. 
  
Sobre o planejamento das aulas na Educação Infantil, é correto afirmar que:
	
	
	o planejamento é inflexível e, como tal, não permite ao educador que revise os conteúdos planejados para a sua prática pedagógica.
	
	
	o planejamento na Educação Infantil não deve abordar questões extraclasses, como notícias, curiosidades e atualidades.
	
	
	o planejamento deve levar em conta apenas o aprendizado coletivo para fins de organização, sendo inflexível com relação às possibilidades de alteração pelo educador.
	
	
	os portfólios funcionam como estratégia de planejamento enquanto acompanhamento evolutivo do aprendizado em relação aos conteúdos propostos e, ao mesmo tempo, permitem a observação de como as crianças estão articulando os conteúdos entre si e com sua vida cotidiana.
	
	
	a orientação do planejamento educacional permite ao professor estabelecer conexões apenas de conteúdos entre as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil.
0,2 pontos   
PERGUNTA 7
As práticas pedagógicas sempre corresponderam a um modelo de material didático específico que esteve ou está ligado, direta ou indiretamente, ao conceito de Didática, que antecede até mesmo a formação docente inicial. As tendências e teorias que perpassaram a educação brasileira auxiliam o professor em seu processo de ensino. 
  
A alternativa que melhor caracteriza a Teoria da Pedagogia Crítico-Social é a:
	
	
	na teoria da pedagogia crítico- social, os conteúdos estão subordinados aos métodos.
	
	
	nessa teoria, os métodos precisam favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos professores.
	
	
	o material didático é o próprio conhecimento/conteúdo articulado às exigências do governo e do mercado de trabalho.
	
	
	nessa teoria, o processo de ensino e aprendizagem é baseado nas relações sociais e nos modos como estudantes adquirem conhecimento e lidam com ele socialmente.
	
	
	nessa teoria, o objetivo era privilegiar a prática para o mercado de trabalho.
0,2 pontos   
PERGUNTA 8
As tarefas educativas estão associadas a mecanismos e estratégias de ensino que podem ser conceituadas como materiais didáticos. 
  
Dadas as afirmativas:I- Os materiais didáticos, como recurso pedagógicos, assumem como função didática a mediação, pois aproximam os conteúdos curriculares dos modos como as crianças pensam. 
  
II- Materiais como mesas, cadeiras,cadernos, caneta, borracha, lápis, quadro e giz, folhas mimeografadas ou fotocopiadas e livros didáticos podem ser considerados materiais didáticos. 
  
III- Os materiais didáticos devem estar presentes no ambiente escolar independente da sua correspondência ao conteúdo curricular. 
  
A opção que contém as afirmativas corretas é a:
	
	
	Apenas a I.
	
	
	I e III.
	
	
	Apenas a II.
	
	
	I e II.
	
	
	II e III.
0,2 pontos   
PERGUNTA 9
O uso de materiais didáticos no contexto da Educação Infantil deve atender aos modos específicos de cada contexto imaginário das crianças, bem como recursos manipuláveis e concretos adequados às idades e aos conteúdos curriculares. Desde a criação do termo Didática, os tipos de recursos foram sendo pensados e analisados como estratégia de ensinar qualquer conteúdo a qualquer sujeito.
 
A alternativa que melhor define o termo didática é a:
	
	
	busca trazer como centro do processo de ensino o aluno e suas concepções de mundo.
	
	
	quando o professor é o centro do conhecimento e da aprendizagem.
	
	
	ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
	
	
	é o grau máximo de relações entre as disciplinas que supõe uma integração global de um sistema totalizador .
	
	
	método no qual somente o professor fala e o aluno escuta, mantendo postura de passividade.
0,2 pontos   
PERGUNTA 10
O planejamento deve ser encarado de maneira aberta, ou seja, todas atividades, conteúdos, objetivos, critério de avaliação, recursos didáticos e metodológicos devem permitir sua flexibilidade. 
  
De acordo com estudos realizados no decorrer da Unidade 4, são exemplos de itens de um esquema de planejamento semanal para a Educação Infantil:
	
	
	Nome, Turma, Idade, Professor, Notas.
	
	
	Conteúdo Proposto, Objetivo a Ser Alcançado, Curiosidade das Crianças, Crianças Atendidas.
	
	
	Recurso, Flexibilidade, Notas, Frequência.
	
	
	Número de Erros, Número de Acertos, Faltas, Refeições
	
	
	Conteúdo Proposto, Frequência, Notas, Nome, Turma.
0,2 pontos   
_1632655888.unknown
_1632655899.unknown
_1632655906.unknown
_1632659270.unknown
_1632659272.unknown
_1632659273.unknown
_1632659271.unknown
_1632659266.unknown
_1632659268.unknown
_1632659269.unknown
_1632659267.unknown
_1632659264.unknown
_1632659265.unknown
_1632659263.unknown
_1632659262.unknown
_1632655903.unknown
_1632655905.unknown
_1632655900.unknown
_1632655893.unknown
_1632655896.unknown
_1632655898.unknown
_1632655895.unknown
_1632655891.unknown
_1632655892.unknown
_1632655890.unknown
_1632655880.unknown
_1632655884.unknown
_1632655886.unknown
_1632655887.unknown
_1632655885.unknown
_1632655882.unknown
_1632655883.unknown
_1632655881.unknown
_1632655869.unknown
_1632655875.unknown
_1632655877.unknown
_1632655878.unknown
_1632655876.unknown
_1632655871.unknown
_1632655873.unknown
_1632655870.unknown
_1632655863.unknown
_1632655866.unknown
_1632655867.unknown
_1632655865.unknown
_1632655861.unknown
_1632655862.unknown
_1632655858.unknown
_1632655859.unknown
_1632655856.unknown

Mais conteúdos dessa disciplina