Buscar

Gonorreia: DST causada por bactéria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gonorreia
D.s.t
1
2
A Gonorréia ou Blenorragia uma doença sexualmente transmissível - D.S.T., causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, ou gonococo.
É transmitida pelo gonococo Neisseria gonorrhoeae uma bactéria Gram-negativa, que tem forma de diplococo com cerca de 1 micrómetro (assemelham-se a um rim) que se agrupam aos pares.
3
O factor mais importante de virulência do gonococo é a existência de pílios e da proteína Opa. Estas estruturas permitem à bactéria permanecer aderente à mucosa do tracto urinário, resistindo ao jacto da micção.
O gonococo infecta principalmente as células cilíndricas da uretra, poupando geralmente a vagina e útero, cujos epitélios são de células escamosas .
4
Transmissão
durante o acto sexual quando a(o) companheiro(a) estão contaminados; no parto, se a mãe estiver infectada, ou por contaminação indirecta se, por exemplo, uma mulher usar artigos de higiene íntima de uma amiga contaminada . Há casos raríssimos de contágio em vasos sanitários, se houver um ferimento proeminente na vulva feminina e por contágio através de uso  de artefactos contundentes ou agulhas infectadas chamada séptemia gonocóquica.
5
Progressão e Sintomas
Normalmente o mais comum no homem é a ardência ao urinar ou disúria acompanhada de febre baixa e o aparecimento de um corrimento amarelo e purulento saindo da uretra. Por isso é também conhecida como uretrite gonocócica. Das mulheres, 70% não apresentam sintomas (perigoso porque podem se desenvolver complicações sem tratamento). Nas restantes é comum ocorrerem dores ou disúria ao urinar, acompanhada de Incontinência Urinária (urina solta) e corrimento vaginal. Uma complicação perigosa é consequência de disseminação para o tracto genital superior, com dores abdominais após algumas semanas da contaminação, a DIP – Doença Inflamatória Pélvica. Esta é devida a infecção do útero, tubas uterinas e cavidade abdominal. Pode resultar em infertilidade.
6
Tratamento
Por meios de Antibióticos.
                                 Prevenção
Uso de preservativo em todas as relações sexuais.
- Evitar ter muitos parceiros sexuais.
 Consultar um ginecologista periodicamente (no caso das mulheres) ou um urologista (no caso dos homens).
 Se você foi diagnosticado com gonorreia, trate também o parceiro/a.
Controle regular e sistemático em caso de relações sexuais com inúmeros parceiros, mesmo na ausência de sintomas (lembre-se que a doença pode ser assintomática).
7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais