Buscar

DIETOTERAPIA NAS ENFERMIDADES CRÔNICAS 0- OBESIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIETOTERAPIA NAS ENFERMIDADES CRÔNICAS
OBESIDADE
Enfermidade crônica, que se caracteriza pelo acumulo excessivo de gordura e que representa um comprometimento da saúde, esta associada a outras condições, como dislipidemia, diabete, hipertensão e hipertrofia ventricular esquerda.
Aumento na frequência de câncer de colón, reto e próstata em homens obesos, enquanto a obesidade em mulheres associa-se maior frequência de câncer de vesícula, endométrio e mamas. Quanto maior o grau de obesidade, maior o risco a saúde e qualidade de vida, o que no seu extremo é chamado de obesidade mórbida ou grau III, caracterizada pelo IMC acima de 40 kg/m2.
Etiologia: fatores genéticos (pais não obesos 9%, um dos pais obesos 50%, se ambos obesos 80%), fatores ambientais (habito inadequado, estilo de vida sedentário), fatores socioculturais e comportamentais; tem origem multifatorial incluindo-se entre elas fatores genéticos, endócrinos, comportamentais, neurológico, ambientais, socioculturais, emocionais e psicológicos.
O tratamento da obesidade envolve vários tipos de abordagens, sendo a dietoterapia, a atividade física e o uso de fármacos os principais pilares.
MICROBIOTA E OBESIDADE
A microbiota pode ser vista como um órgão metabólico ajustado a nossa fisiologia, o qual executa funções como habilidade de processar componentes dietéticos indigeríveis, tais como os polissacarídeos dos vegetais e função antibacteriana, pois as bactérias exercem proteção ecológica intestinal, impedindo o estabelecimento das bactérias patogênicas.
*Disbiose: desequilíbrio na configuração estrutural e/ou funcional da microbiota, levando à perda da homeostasia. [INCOMPLETO]
O excesso de tecido adiposo leva à complicações: risco de diabetes, síndrome metabólica (SM), intolerância à glicose, diabetes tipo 2, dislipidemias, hipertensão arterial, doença cardiovascular, doença hepática gordurosa não alcoólica, síndrome do ovário policístico, infertilidade feminina, câncer, apneia obstrutiva do sono, asma, osteoartrite, doença do refluxo gastresofágico e depressão.
Diagnóstico: IMC - peso de menor risco corresponde ao IMC entre 20 a 25 kg/m2, e até 27 kg/m2 para indivíduos acima de 60 anos; circunferência abdominal, razão cintura/quadril; razão cintura-estatura – medida pela circunferência abdominal (cm) dividida pela estatura (cm). O ponto de corte ideal é 0,5.
Circunferencia abdominal: homens 94 a 102 cm e mulheres de 80 a 88 cm.
Tratamento: inclui incorporação de hábitos alimentares saudáveis, suporte psicológico, pratica de atividade física regular, utilização de fármacos, cirurgia bariátrica para casos mais graves.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais