Buscar

Fisioterapia na saúde da mulher BDQ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201704553300)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O assoalho pélvico sofre importante sobrecarga com a gravidez e parto. Alguns fatores interferem nesse impacto, tais como:
		
	
	Tempo prolongado no segundo estágio do trabalho de parto.
	
	Perímetro cefálico fetal aumentado.
	
	Idade avançada da mãe.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Peso elevado do recém-nascido.
	Respondido em 20/11/2019 15:58:33
	
Compare com a sua resposta: Não, pois a paciente apresenta apenas um dos critério de Roma III, que definem a constipação intestinal. Segundo o critério a paciente deveria apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas: esforço durante pelo menos 25% das defecações; fezes ressecadas ou em cíbalos em pelo menos 25% das defecações; sensação de obstrução anorretal ou defecação incompleta em pelo menos 25% das defecações; menos que 3 defecações por semana; necessidade de laxativos para evacuar.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704553896)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma paciente de 35 anos de idade, branca, com sobrepeso, em segunda gestação, com um parto anterior via vaginal, queixa-se de perda urinária quando tosse ou espirra, e, às vezes, apresenta vontade súbita de urinar, o que, frequentemente, culmina com perda urinária. Relata ainda sentir dor lombar que aumenta de intensidade ao final do dia. Considerando o caso clínico descrito, avalie as informações a seguir que constituem condutas adequadas referentes à queixa urinária da paciente.
I. Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (MAP), com ênfase nas fibras do tipo I e II.
II. Eletroestimulação transvaginal, alternando a frequência 10 Hz e 50 Hz durante as sessões de fisioterapia, e o fortalecimento dos MAP, com ênfase nas fibras do tipo I.
III. Realização de exercícios de propriocepção e o fortalecimento dos MAP para fibras tipo I, com uso de cones vaginais.
IV. Tratamento comportamental (diário miccional) e ações de educação em saúde postural e consciência corporal.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e IV.
	
	II e IV.
	
	I, II e III.
	
	I e III.
	
	II, III e IV
	Respondido em 20/11/2019 15:58:14
	
Compare com a sua resposta:
 
parto vaginal.         
 
deficiência estrogênica.
 
  tabagismo.             
 
Obesidade
 
Sedentarismo
Idade
multiparidade
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704552861)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: O sistema urinário passa por modificações durante o período gestacional que geram mudanças no padrão urinário, a principal é ________________ da frequência urinária. As mudanças fisiológicas quando associadas, por exemplo, ao aumento da suscetibilidade a processos infeciosos pode causar ______________________. Como a uretra feminina é muito pequena e o útero grávido cresce pressionando a bexiga contra a sínfise púbica e o aumento da pressão intra-abdominal, pode ocorrer ________________________ (mais comumente no terceiro trimestre de gestação).
		
	
	aumento, incontinência urinária, infecção urinária
	 
	aumento, infecção urinária, incontinência urinária
	
	diminuição, infecção urinária, incontinência urinária
	
	aumento, infecção generalizada, ciatalgia
	
	aumento, infecção urinária, lombalgia
	Respondido em 20/11/2019 16:02:20
	
Compare com a sua resposta: Histerocele é o descenso (ou queda) do útero, causada pelo desequilíbrio das forças que empurram e que mantém o útero no local (há a ruptura do complexo ligamentar cardinal útero sacral do anel pericervical).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704552990)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais são as Fases do Ciclo ovariano:
		
	
	Fase Proliferativa, Secretiva e Luteínica
	
	Fase Proliferativa e Secretiva
	
	Fase proliferativa, Secretiva e Folicular
	 
	Fase Folicular e Fase Luteinica
	
	Fase proliferativa e Fase Luteinica
	Respondido em 20/11/2019 16:03:57
	
Compare com a sua resposta: Decúbito lateral (flatus), orientar em relação a deambulação precoce, ensinar exercícios respiratórios (volta diafragmética), elevação dos MMSS, orientar em relação a postura durante amamentação, troca de fralda, banho.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704553708)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fisioterapia pode contribuir de modo significativo para o tratamento dos desconfortos musculoesqueléticos oriundos das adaptações fisiológicas da gestação. A respeito do tratamento fisioterapêutico no pré-natal marque a alternativa correta.
		
	
	Entre as técnicas indicadas para tratamento das álgias pélvicas durante a gestação estão: Exercícios posturais de alongamento global, exercícios respiratórios e relaxamento; eletroterapia (TENS) intracavitária e Pilates.
	 
	A fisioterapia pode ser iniciada após 12 semanas, após liberação médica, e devem ser introduzidos exercícios de preparação para o parto com atividades corporais que permitam que a mulher tenha melhor percepção do seu corpo e aprenda a reconhecer as diferentes sensações de contração e relaxamento.
	
	Entre as atribuições dos fisioterapeutas que atendem gestantes destacam-se: oferecer informações sobre a gestação e parto; realizar medidas de altura uterina e prevenir ou minimizar os desconfortos gestacionais.
	
	Durante a gestação, várias alterações podem predispor o aparecimento de sintomas urinários, sendo o mais comum deles a perda urinária aos esforços. Condição esta que pode ser tratada com cinesioterapia específica, terapia manual, cones vaginais e biofeedback pressórico.
	
	A síndrome do túnel do carpo, presente em 25 a 30% das gestantes, pode ocorrer devido ao edema que acarreta em diminuição do espaço do túnel carpo com compressão do nervo mediano e dos tendões que estendem os dedos.
	Respondido em 20/11/2019 16:04:29
	
Compare com a sua resposta:
Aumento no tamanho e peso das mamas de 400 a 800g levando a uma maior sensibilidade e formigamento que comprimem as terminações nervosas.
A progesterona que promove o desenvolvimento das células alveolar e glandular secretoras de leite;
Mamilos e aréolas tornam-se mais pigmentados devido o efeito da progesterona que aumenta a atividade melanogênica.
As glândulas sebáceas da região do mamilo tornam-se dilatadas e mas ativas, Tubérculos de Montgomey, o sebo ajuda a tornar o mamilo mais macio e mais flexível.
	1a Questão (Ref.:201704553568)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As alternativas abaixo falam sobre o controle neurofisiológico da micção. Assinale a correta:
		
	 
	A micção vonluntária inicia com a contração abdominal, que diminui a pressão da urina na bexiga, permitindo a entrada de mais urina no colo vesical e uretra posterior sob pressão.
	
	Os centros superiores estimulam a micção, através da contração tônica contínua do esfíncter externo até que surja um momento conveniente.
	
	A excitação dos receptores de estiramento vesical inibe o reflexo de micção estimulando simultaneamente o esfíncter uretral externo.
	
	Quando chega o momento de urinar, os centros corticais podem inibir os centros sacros da micção e ativar o esfincter externo para que ocrra a micção.
	 
	Os centros superiores mantem o tempo todo o reflexo de micção parcialmente inibido, exceto quando o indivíduo deseja urinar.
	Respondido em 20/11/2019 17:30:58
	
Compare com a sua resposta:
Capacidade da bexiga urinária de acumular urina sem haver elevação de pressão vesical
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704553700)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
		A incontinência urinária é um problema que afeta um grande número de indivíduos e tem o tratamento fsioterapêutico como um dos recursos indicados no tratamento conservador das mulheres portadoras
da mesma. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
 
		
	
		A incontinência urinária de urgência é o principal tipo de incontinência, ocorre devido à hiperatividade do detrusor na fase de enchimento vesical, ocorrendo perda de urina em jato de moderada a grande quantidade, sincronizado ao esforço
 
	
		O tratamento com cones vaginais realizado de forma ativa tem como objetivo a perda de urina em jato sincronizado.
 
	 
		O tratamento com cones vaginais realizado de forma ativa tem como objetivo recrutar fbras musculares do tipo I (vermelhas, tônicas, com alta concentração de mioglobina e altamente resistentes à fadiga).
 
	
		Os músculos conhecidos por elevadores do ânus são: pubococcígeo, iliococcígeo e pubovaginal.
 
	 
		O biofeedback utiliza-se de um eletrodo inflável introduzido no canal vaginal, previamente lubrificado com gel e tem como objetivos o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e o autoconhecimento da paciente.
 
	Respondido em 20/11/2019 17:30:46
	
Compare com a sua resposta:
Desejo sexual hipoativo, disfunção de excitação, dispareunia e anorgasmia.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704553984)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação funcional do assoalho pélvico (AFA) é realizada pelo fisioterapeuta por meio da palpação bidigital, tal técnica é validada e amplamente utilizada na literatura (LAYCOCK e WHELAN, 2008). Sua graduação deve ser feita através da escala de Oxford, que considera como função muscular adequada quando a paciente atinge o grau:
		
	
	 três.
	
	 sete
	 
	 cinco.
	
	 quatro.
	
	 seis.
	Respondido em 20/11/2019 17:29:39
	
Compare com a sua resposta:
ESFÍNCTER EXTERNO DA URETRA E TRANSVERSO PROFUNDO DO PERÍNEO.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704554089)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A síndrome da bexiga hiperativa, síndrome de urgência ou síndrome de urgência-frequência é um diagnóstico clínico caracterizado por urgência miccional, com ou sem urge-incontinência, usualmente acompanhada de noctúria e de aumento da frequência urinária, na ausência de fatores infecciosos ou metabólicos (NORTON e BRUBAKER, 2006). Os sintomas da bexiga hiperativa são variados e, em geral, associam-se à hiperatividade do músculo:
		
	 
	 oblíquo interno do abdômen.
	 
	 detrusor.
	
	 transverso do abdômen.
	
	 reto abdominal.
	
	 oblíquo externo do abdômen.
	Respondido em 20/11/2019 17:28:27
	
Compare com a sua resposta:
Força, tônus, resistência, controle de contração, controle de relaxamento e propriocepção.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704553842)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente HJO, 24 anos de idade apresenta dor durante o ato sexual como queixa. A atuação do profissional de fisioterapia em saúde da mulher é de grande importância para essas pacientes no tratamento. Sendo assim, para essa temática, marque a alternativa verdadeira sobre: I) Qual a possível disfunção que a paciente pode está apresentando? II) Qual a fase da função sexual pode está acometida?.
 
		
	
	I) Vaginismo; II) Fase do Orgasmo.
	
	I) Anorgasmia; II) Fase de desejo.
	
	I) Anorgasmia; II) Fase de Orgasmo.
	
	I) Desejo hipoativo; Fase do Orgasmo.
	 
	I) Vaginismo; II) Fase de excitação.
	Respondido em 20/11/2019 17:26:59
	
Compare com a sua resposta:
Anorgasmia e Fase de orgasmo.
	1a Questão (Ref.:201704553875)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os objetivos fisioterapêuticos em pacientes com câncer de mama, marque a alternativa correta: 
		
	
	Evitar aderência cicatricial, manter edema, ganhar força. 
	
	Gerar hipertrofia de MMSS, manter amplitude de movimento e aderência cicatricial. 
	
	Manutenção da amplitude de movimento, manter edema e ganhar força muscular.
	 
	Evitar aderência cicatricial e edema, manter amplitude de movimento. 
	
	Ganhar força muscular, manter edema e cicatriz hipertrófica.
	Respondido em 20/11/2019 17:31:55
	
Compare com a sua resposta:
De acordo com a Resolução do COFFITO 401 de 18 de agosto de 2011 que disciplina a especialidade de fisioterapia em saúde da mulher, 4 campos de atuação são privado, terceiro setor, ambulatório, hospital; e, 4 atribuições desse profissional são chefia, gerenciamento, auditoria, responsável técnico. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704552851)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: O período puerperal é dividido em três estágios: do 1º ao 10º dia é chamado de puerpério _______________; do ___________ dia é chamado de puerpério tardio; do ___________ dia é conhecido como o puerpério _______________.
		
	 
	imediato; 11º ao 40º; a partir do 41º; remoto
	 
	imediato; 11º ao 30º; a partir do 31º; remoto
	
	imediato; 11º ao 20º; a partir do 21º; remoto
	
	principal; 11º ao 40º; a partir do 41º; distante
	
	principal; 11º ao 20º; a partir do 21º; distante
	Respondido em 20/11/2019 17:36:30
	
Compare com a sua resposta: O fisioterapeuta poderá perguntar sobre: qual a queixa sexológica atual; quando foi o início da atividade sexual, qual o nível de conhecimento da paciente sobre sexo, qual o grau de satisfação sexual da paciente, qual a orientação sexual da paciente, com qual frequência ela tem intercurso sexual, se a paciente realiza masturbação (ou se apenas assim alcança prazer), se é necessário a paciente fantasiar para alcançar prazer, se existia outra disfunção anterior à queixa atual, se ela realizou tratamento prévio, se a queixa é de ordem relacional, se o parceiro também tem distúrbio sexológico, como a paciente administra sua disfunção sexológica, se a queixa pode ser localizada e identificada, se a queixa é da paciente ou do parceiro.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704554121)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A fisioterapia pode contribuir de modo significativo para o tratamento dos desconfortos musculoesqueléticos oriundos das adaptações fisiológicas da gestação. A respeito do tratamento fisioterapêutico no pré-natal analise as assertivas e marque a alternativa que corresponde a sequência correta.
Entre as atribuições dos fisioterapeutas que atendem gestantes destacam-se: oferecer informações sobre a gestação e parto; realizar medidas de altura uterina e prevenir ou minimizar os desconfortos gestacionais.
Entre as técnicas indicadas para tratamento das álgias pélvicas durante a gestação estão: Exercícios posturais de alongamento global, exercícios respiratórios e relaxamento; eletroterapia (TENS) intracavitária e Pilates.
A fisioterapia pode ser iniciada após 12 semanas, após liberação médica, e devem ser introduzidos exercícios de preparação para o parto com atividades corporais que permitam que a mulher tenha melhor percepção do seu corpo e aprenda a reconhecer as diferentes sensações de contração e relaxamento.
A síndrome do túnel do carpo, presente em 25 a 30% das gestantes, pode ocorrer devido ao edema que acarreta em diminuição do espaço do túnel carpo com compressão do nervo mediano e dos tendões que estendem os dedos.
Durante a gestações várias alterações podem predispor o aparecimento de sintomas urinários, sendo o mais comum deles a perda urinária aos esforços. Condição esta que pode ser tratada com cinesioterapia específica, terapia manual, cones vaginais e biofeedback pressórico.
		
	 
	FFVVF
	
	VFFFV
	 
	VVVFF
	
	FVVVF
	
	VVVVF
	Respondido em 20/11/2019 17:36:27
	
Compare com a sua resposta:
Funções: Suporte para as vísceras pélvicas, Estabiliza a pelve durante a marcha, Suporte durante a gestação, Função de armazenamento e eliminação de fezes e urina e Contribui na sexualidade. Músculos que o compõem: Levantador do ânus
(composto pelo Puboretal, pubococcigeo e ileococcigeo) e o isquiococcigeo.
 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704552710)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A incontinência urinária (IU) é uma experiência que acomete milhões de pessoas de todas as idades, principalmente as do sexo feminino, afetando a qualidade de suas vidas. O número de mulheres na meia idade, com IU tende a aumentar cada vez mais, em decorrência de:
		
	 
	Aumento progressivo da expectativa de vida da população,
	 
	Aumento da prevalência de infecções urinárias na população
	
	Morte prematura de homens
	
	Aumento do número de filhos
	
	Aumento da prevalência de partos vaginais.
	Respondido em 20/11/2019 17:36:05
	
Compare com a sua resposta: No período pós-parto, a fisioterapia atua proporcionando o bem-estar da puérpera, amenizando suas queixas e melhorando a sua qualidade de vida, garantindo assim um retorno rápido e máximo da função muscular comprometida.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704552849)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No climatério, o hipoestrogenismo é responsável pela diminuição do "status" de saúde das mulheres e vários dos sinais e sintomas dessa fase da vida (Baracho, 2012). Leia com atenção as afirmativas abaixo e marque a INCORRETA.
		
	 
	A terapia de reposição hormonal pode ser uma opção para prevenir que a mulher venha a ter osteoporose.
	
	Antes que a osteoporose se instale, surge a osteopenia (diminuição da densidade mineral óssea).
	
	Na osteoporose ocorre perda da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo.
	 
	O aumento do estrógeno causa desequilíbrio entre a formação e reabsorção óssea, com diminuição da densidade mineral óssea.
	
	São efeitos da osteoporose: fragilidade óssea e aumento no risco de fraturas.
	Respondido em 20/11/2019 17:36:23
	
Compare com a sua resposta: O fisioterapeuta poderá perguntar sobre: qual a queixa sexológica atual; quando foi o início da atividade sexual, qual o nível de conhecimento da paciente sobre sexo, qual o grau de satisfação sexual da paciente, qual a orientação sexual da paciente, com qual frequência ela tem intercurso sexual, se a paciente realiza masturbação (ou se apenas assim alcança prazer), se é necessário a paciente fantasiar para alcançar prazer, se existia outra disfunção anterior à queixa atual, se ela realizou tratamento prévio, se a queixa é de ordem relacional, se o parceiro também tem distúrbio sexológico, como a paciente administra sua disfunção sexológica, se a queixa pode ser localizada e identificada, se a queixa é da paciente ou do parceiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando