Buscar

APOL 5 Estado e Politica Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 5
Questão 1/5 - Estado e Politica Social
Leia atentamente o text abaixo, sobre políticas de proteção social, e em seguida escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas.  
“Quando pensamos em política social, costumamos relacionar o assunto diretamente com proteções ofertadas pelo Estado ao seu povo, de modo a assegurar os direitos sociais estabelecidos em sua legislação, e pensamos logo em exemplos, como as políticas de __________,  ________ e ______________.”
 
Assinale a alternativa que corretamente a lacunas.
Nota: 20.0
	
	A
	Saúde, educação e previdência social.
 
Você acertou!
Alternativa correta de acordo com o conteúdo da aula 03. Ver material para impressão tema 01.
	
	B
	Segurança, econômica e esportes
	
	C
	Educação, esportes e saúde
	
	D
	Saúde, cultura e Segurança social.
Questão 2/5 - Estado e Politica Social
O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma das principais legislações brasileiras de proteção aos direitos na área da infância e adolescência. Ele reconhece que crianças de 0 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos são sujeitos de direitos e encontram-se em fase peculiar de desenvolvimento. Contempla também direitos que são específicos a esta faixa etária, caracterizando-os em 05 principais direitos fundamentais.
 
Analise dentre as alternativas abaixo e assinale V (verdadeiro) para aquela que representam direitos fundamentais das crianças e adolescentes segundo o ECA e F (falso) para aquelas que não tratam destes tipos de direitos:
(   ) vida e saúde;
(   ) liberdade, respeito e dignidade;
(   ) prioridade absoluta;
(   ) profissionalização e trabalho proteção no trabalho.
 
Agora, assinale dentre as opções que seguem, aquela que apresenta o correto preenchimento da coluna acima:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, V, F, F.
	
	C
	F, F, V, V.
	
	D
	V, V, F, V. 
Você acertou!
Correta por apresentar o preenchimento adequado.
Questão 3/5 - Economia Politica Aplicada
Após a Segunda Guerra Mundial várias medidas foram tomadas para reerguer os países da Europa Ocidental destruídos pelo conflito, uma dessas medidas abrangeu inicialmente 16 países e foi lançado na Conferência de Paris em 1947. Marque, dentre as alternativas apresentadas, qual contém o nome da medida executada com êxito entre os períodos de 1948 e 1951.
Nota: 20.0
	
	A
	Plano Roosevelt
	
	B
	Plano Cruzado
	
	C
	Plano Marshall
Você acertou!
A questão é considerada fácil porque tem relação com uma fase temporal. A medida lançada na Conferência de Paris em 1947 e que foi executada com êxito entre os períodos de 1948 e 1951, foi o Plano Marshall, que está contido na alternativa 03. É o único, das alternativas apresentadas, que foi colocado em prática logo após a Segunda Guerra Mundial. A alternativa 01 foi colocado em prática em 1933. A alternativa 02 foi colocada em prática em 1986 e a alternativa 04 em 1989.
	
	D
	Plano Braddy
	
	E
	Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 4/5 - Estado e Politica Social
O Estatuto do Idoso é uma das grandes conquistas de cidadania para a população idosa do Brasil. Observe com atenção o disposto em seu artigo 3º:
“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”
Sobre o Estatuto do Idoso, assinale dentre as alternativas a seguir aquela que apresenta afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O Estatuto do Idoso foi aprovado pela Lei Federal nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994.
	
	B
	O Estatuto do Idoso foi aprovado pela Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003.
Você acertou!
Está correta . A lei citada na alternativa 01 refere-se à aprovação da Política Nacional do Idoso. O Estatuto do Idoso foi aprovado por lei federal, portanto não cabe a cada estado a sua aprovação. O Estatuto do Idoso é uma Lei independente da LOAS e não se trata de um capítulo desta
	
	C
	O Estatuto do Idoso é aprovado em cada unidade da federação por Lei Estadual própria.
	
	D
	O Estatuto do Idoso é um dos capítulos da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, aprovada em 1993.
Questão 5/5 - Economia Politica Aplicada
As referências bibliográficas da Disciplina de Economia Política destacam que “as instituições de Bretton Wood organizaram sua intervenção nos países latino-americanos com o objetivo de superar a crise da dívida externa atuando em duas fases. Na primeira, organizaram políticas de estabilização econômica, sob o acompanhamento do FMI, na segunda, a reforma estrutural, sob a coordenação do Banco Mundial”. As instituições citadas foram as principais propositoras do Consenso de Washington. Marque a única alternativa correta que representa o viés teórico que respalda as políticas do Consenso.
Nota: 20.0
	
	A
	o keynesianismo.
	
	B
	o neoliberalismo.
Você acertou!
Questão considerada fácil porque se trata de um tema muito discutido dentro da Economia Política contemporânea, o neoliberalismo. O Consenso de Washington tem sua teórica no neoliberalismo, por isso a alternativa correta é a 02. As demais alternativas não possuem relação com o Consenso de Washington.
	
	C
	o marginalismo
	
	D
	o marxismo.
	
	E
	o socialismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando