Buscar

POSTAGEM_1_2_PEOP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM FILOSOFIA 
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
HUMBERTO GUEDES DA SILVA
RA: 1824013
POO DE ALPHAVILLE
2018
Localizada na região sudeste do município de Carapicuíba, o Jardim Novo Horizonte é uns dos 165 bairros pequenos da cidade. O local escolhido como “ponto de partida” para observação foi a minha residência que situa-se na Avenida Netuno, 811, Jardim Novo Horizonte – Carapicuíba, São Paulo, e seu entorno.
Ambiente Escolar: Escola Estadual Nidelse Martins de Almeida; 
Escola Estadual Natalino Fidêncio Professor;
Escola de Educação Infantil Kerem Appuke
A Escola Estadual Nidelse Martins de Almeida está localizada na Rua Marte, 150, Jardim Novo Horizonte – Carapicuíba – São Paulo. Fundada em 13/06/1988. Atualmente o patrimônio suporta um público por volta de 1070 alunos. Cerca de uma grande porcentagem dos alunos moram no próprio bairro e ingressam sem terem frequentado a pré-escola. Pois a região possui um alto índice de vulnerabilidade social e o nível socioeconômico é baixo. A escola atende crianças do ciclo de alfabetização e intermediário (1º ao 5º ano) em dois períodos diurno, também oferece o projeto Escola da Família nos finais de semana que conta com os eixos importantes: Trabalho; Cultura; Saúde e Esporte, assim são divididas em várias atividades: Dança; jogo de tabuleiro; desenhos diversificados; sala de leitura; esporte – quadra/recreação; futebol; palestras, para crianças alunos e toda a comunidade do bairro ou vizinhos. Visando ao desenvolvimento e a participação de todos.
A escola está instalada em prédio próprio. Conta com vinte salas de aula, duas delas com dimensões menores (sala de 4 e 23); salas de informática; vídeo; biblioteca, brinquedoteca; secretaria; direção; coordenação; professores; cinco depósitos; cozinha; despensa da cozinha; refeitório; quatro sanitários para alunos; um sanitário para administração; dois sanitários para professores; quadra esportiva coberta; pátio coberto; pátio descoberto; pomar; horta, locar para estacionamento de veículos; duas áreas recreação, residência para zeladoria; A maioria das salas é ampla, porém duas salas de aula são adaptadas, dados fornecidos pela secretariada escola. A conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização de alunos e comunidade.
O bairro humilde conseguiu por muitos anos manter a escola em funcionamento e entregar a futuras gerações um ambiente educativo, respeito e de qualidade.
A Escola Estadual Natalino Fidêncio Professor situa-se Rua Zequinha de Abreu, sn - Parque Santa Teresa, Carapicuíba – SP. Fundada em Dezembro de 1994. Dando continuidade nas atividades dos ensinos Ensino Fundamental – 5ª a 8ª série e anos finais, períodos diurno, e Ensino Médio, período noturno. Sendo uma escola pública e urbana, consegue atualmente oferecer em seu espaço físico a Educação de Jovens Adultos- EJA – Supletivo (fundamental e médio).
Com uma infraestrutura de qualidade e com espaço para atender a grande demanda de alunos, possui 3 andares, e para ter seu acesso, foi construído rampas retas, lisas, para alunos com cadeira de rodas e para uma melhor circulação de pessoas. 
Sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de ciências, quadra de esportes coberta, cozinha, sala de leitura, banheiro com chuveiro, refeitório e pátio coberto.
O espaço possui: 51 salas existentes, 3 equipamentos de TV, 3 aparelhos de DVD, 4 copiadoras, 5 impressoras, 2 aparelhos de som, 2 projetores multimídia - Datashow, 24 computadores na escola, 10 para uso administrativo, 14 para uso dos alunos, 104 funcionários, acesso à internet e banda larga. Os dados fornecidos pelo site http://www.escolas.inf.br/sp/carapicuiba/6 e confirmado pela secretaria da escola.
A Escola de Educação Infantil está localizada na Rua Zequinha de Abreu, 18, Parque Santa Tereza, Carapicuíba – São Paulo. Ela atende crianças de 6 meses até 8 anos, com espaço para oferecer a Creche – Particular; Pré escola- Particular, classificados em Baby, Mini, Maternal Infantil l e ll e Recreação, em horário diurno. Na parte noturna a escola tem no seu espaço Curso Preparatório Supletivo para adultos que queira concluir o Ensino Fundamental e Médio em 6 meses.
Em um espaço de 300m² sua estrutura possui: Onze salas utilizadas; um laboratório de informática; uma cozinha com refeitório; uma biblioteca; um parque infantil coberta; um berçário; cinco banheiros; uma sala de secretaria e um alojamento para professores.
Ambiente não Escolar: Parque da Aldeia de Carapicuíba
Atualmente a Aldeia de Carapicuíba é um distrito do município de Carapicuíba – São Paulo. Criada em 27 de dezembro de 1985. Por ter um espaço livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de área verde, também está no mesmo lugar o Parque da Aldeia de Carapicuíba, conhecido pelo seus eventos comemorativos, o mais conhecido é a encenação da Paixão de Cristo que acontece no seu teatro ao ar livre.
 O Parque é aberto, sem portões ou muros cercando ao seu redor, o acesso é livre permite sua visita diária. Localizada numa região de área periférica com alto índice de criminalidade. As moradias ao redor estão irregulares. As pessoas podem aproveitar seu espaço com vários pontos de lazer como: playground; um lago e uma variedade de árvores preservada por lei.
Na região a Aldeia de Carapicuíba é conhecida pelo centro histórico, sua fundação é datada oficialmente em 12 de dezembro de 1580, uma das poucas aldeias conservada atualmente. Tombada em 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 
Com amplo espaço a Aldeia tem na parte inferior o parque, e na parte superior tem a Igreja da Aldeia, mantendo a sua conservação. Uma casa chamada Casa Da cultura, um teatro ao ar livre.
LICENCIATURA EM FILOSOFIA 
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO 
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
HUMBERTO GUEDES DA SILVA
RA: 1824013
POO DE ALPHAVILLE
2018
SUMÁRIO 
1. INTRODUÇÃO........................................................................................03 
2. OBJETIVOS............................................................................................04 
 2.1 OBJETIVO GERAL...........................................................................04
 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................05
 3. DESENVOLVIMENTO............................................................................05 3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...................................................................05
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS..............................................07 
 3.2.1 Ambientes e público-alvo.....................................................07 
 3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos.................08 
 3.2.3 Propostas de ação e estratégias didáticas........................08 
 3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma......................09
4. AVALIAÇÃO ...........................................................................................09
 4.1 RESULTADOS ESPERADOS..........................................................10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................10
REFERÊNCIAS...........................................................................................11
 3
1 INDTROCUÇÃO
 Nos últimos anos as áreas verdes do país foi reduzidas até chegarem em pequenos espaços físicos em meio as grandes cidades. Denominado de áreas verdes urbanos, são conhecidas por praças, parques e outros, pois apesar de sua redução na vegetação, ainda sim possui uma grande importância
na qualidade de vida da população. As cidades criou além de praças, se fez parques recreativos para população, com espaços para atividades físicas, pista de corrida e bicicleta, arvores e lagos que proporciona uma paisagem diferenciada nas grandes cidades. 
 O acelerado crescimento das cidades trouxe inúmeros problemas ao meio ambiente, assim uma reflexão na forma de conservação e valorização dos benefícios do ecossistemas foi repensada, a preservação é relacionada com conservação, que por sua vez é papel dos órgãos públicos dar todo a manutenção a estas áreas e dever da população mantê-las conservadas.
 O Parque da Aldeia de Carapicuíba localizada a pouco mais de 20 km do centro de São Paulo, foi fundada em meados de 1580, abrigou o Padre Belchior Pontes e índios de outras tribos a fim de protegê-los do ataque violento dos bandeirantes, estes liderados por Antonio Raposo Tavares. Sua conservação até os dias atuais trouxe uma grande valia ao município e a população, pois há também vários pontos de lazer, uma arena para o anfiteatro, um playground, um lago, e grandes áreas arborizadas nos seus arredores, onde se encontra grande variedade de árvores nativas. 
 Nesse ambiente histórico, está em seu local algumas ocas, e pequenas casas e igreja com sua aparência inicial. 
 Dentro da Aldeia construiu-se a Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC), ao seu lado tem um terreno que foi cedido pela Prefeitura de Carapicuíba para construção de um prédio para criar um Museu Regional de Arqueologia da Aldeia, porém, até o momento o museu não saiu do papel, está arquivado a mais de seis anos. Atualmente encontra-se apenas um prédio abandonado no local.
4
 Mesmo sendo um projeto arquivado, não é descartável, por isso a ideia de buscar um reaproveitamento desse projeto e desenvolver uma promoção do seu valor histórico, assim é possível elaborar conteúdos que demostre toda a cultura da cidade e dos povos que existiram ali. 
 Com o apoio da FALC o museu terá disponibilidade para atividades de ensino, incentivando seus alunos em pesquisas, reflexões sobre as etnias e o quanto recebemos a influência dos povos antigos, e por fim proporcionar várias visões de diversas disciplinas sobre as questões sociais passadas e contemporânea.
 Além dessa conservação histórica, o local escolhido foi de encontro com a presença do parque, que junto ao museu, tem seu valor ambiental e pode auxiliar na aprendizagem dos alunos e da população em seu pensamento crítico. Não somente o museu, mas o parque tem espação para a criação de aulas educacionais e de educação física, na finalidade de cooperar com a valorização a saúde e bem estar da sociedade. 
O projeto tem como alvo os alunos de graduação e pós-graduação da faculdade da Aldeia, e a população que vive ao redor, e utiliza de seu espaço para os passeios típicos e lazeres. 
2 OBJETIVOS 
 2.1 OBJETIVO GERAL
 O Museu estará aberto ao público para demonstrar suas exposições de relíquias da Aldeia, acervos do patrimônio que conta sua história. Com auxílio de pessoas capacidades e com conhecimento, a instituição irá promover a conscientização do valor da conservação ambiental e qualidade de vida de toda uma sociedade. Para os alunos da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba o espaço terá sua função para pesquisas, extensões em suas disciplinas e 
5
orientar para a contribuição da continuidade no processo de valorização da diversidade cultural e criando pensadores no desenvolvimento de descobertas e debates que possa possibilitar o convívio do homem com a natureza.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conversação dos matérias encontrados em território municipal;
- Compreender a valorização dos acervos, do local histórico e de toda a área verde que permanece viva no local;
- Desenvolver um centro de pesquisa para a releituras de artefatos que possa possibilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas;
- Expor as referências a criação da cidade e a origem o parque;
- Auxiliar na conscientização da preservação do meio ambiente;
- Elaborar projetos para atividades físicas e mentais para o relaxamento do público participativo do parque; 
- Ministrar aulas de teatro na arena, espaço teatral, com a sua ênfase para a conscientização da educação ambiental e participação do indivíduo na sociedade. 
 
3 DESENVOLVIMENTO
 3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
 
 
 De acordo com a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus, “Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, 
6
científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.” ( IBRAM)
 De instituições isoladas e esquecidas, os museus têm valorizado a atuação em redes e sistemas, procurando mostrar a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico. De instituições devotadas exclusivamente à preservação e comunicação de objetos e coleções, os museus têm assumido a responsabilidade por ideias e problemas sociais “preservação e comunicação de objetos e coleções, os museus têm assumido a responsabilidade por ideias e problemas sociais" (Cristina Bruno, 2007).
 Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
 A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.
 Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. MOUSINHO, P. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21.Rio de Janeiro: Sextante. 2003.
Independente da atividade escolhida, estar próximo à natureza trará bons resultados (fisioterapeuta do Espaço Fluir, Monique Ayala)
7
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
 3.2.1 Ambientes e público-alvo
 O projeto tem por sua finalidade buscar a concretização do Museu Regional de Arqueologia da Aldeia de Carapicuíba, para conscientização do valor da memória histórica da cidade e pesquisas cientificas ou arqueólogas para alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e a educação ambiental para a população ao redor que frequenta o Parque da Aldeia de Carapicuíba. 
- FALC – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, Estrada da Aldeinha, 245 – Jd Marilu – Carapicuíba – SP
- Parque da Aldeia de Carapicuíba, a Aldeia de Carapicuíba é um distrito do município de Carapicuíba.
 O Parque se encontra em área urbana na Aldeia de Carapicuiba, localizada a 29km da capital do Estado de São Paulo. Com um área aproximadamente 34,9 Km².  No Parque há também vários pontos de lazer, um playground, um lago, e grandes áreas arborizadas nos seus arredores, onde se encontra grande variedade de árvores nativas.
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
- História: Organizar acervos documentados, pesquisar, pensamento crítico, valorização da cultura.
-Arte: Desenvolvimento de peças teatrais na arena, trabalho em conjunto com a população, musicalidade, conceito sobre as formas e cores presente no meio.
- Educação Física: Elaboração das atividades para o corpo e a alma, zela pelo bem estar da saúde. 
 3.2.3 Propostas de ação e estratégias didáticas
8
Planejamento do Museu Regional de Arqueologia da Aldeia
 Finalização da construção do prédio para a inauguração do Museu. Com o apoio da FALC.
Historia – Buscar documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos, arqueologia, investigar, interpretar, com criticidade.
O museu terá seu espaço criado para expor seu acervo ao longo da história da cidade, juntamente com a FALC, a criação de um laboratório de pesquisa para a investigação e interpretação, com criticidade, elaborar conceitos baseado nos acontecimentos culturas e resgatando a memória do locar e ampliando, assim, a compreensão da condição atual da Aldeia.
 Mensalmente o museu terá uma programação de exposições criadas pelos alunos de forma que possa enfatizar a cultura regional e nacional.
Esclarecer dúvidas do território;
Dialogar a respeito na conservação da natureza;
A história do meio ambiente;
Como manter em conservação toda a área verde?
Assim os alunos da FALC, poderão exercer de maneira ativa todo o seu aprendizado e conhecimento, dando continuidade no projeto.
Planejamento do Parque da Aldeia de Carapicuíba
Arte – Pesquisar, estabelecer um pensamento crítico, desenvolvimento da percepção, da reflexão e o potencial criativo, encenação teatrais.
Aldeia possui uma arena, que anualmente acontece a encenação da Paixão de Cristo, o espaço é de valia para os alunos de Arte, que ali poderão desenvolver peças teatrais, palestras, ensaios de manifestação cultural, shows e etc. 
Anualmente na Sexta-Feira Santa a encenação da peça A Paixão de Cristo em um teatro ao ar livre
Criar um calendário com datas a serem preenchidas com atividade, eventos e shows.
Educação Física: Amplo conhecimento na área da Saúde/Educação Física, promoção e desenvolvimento de novos hábitos sociais, atividades físicas.
No Parque a disciplina utilizada será a Educação Física, exercer a função de criar novos hábitos, auxiliando na criação de atividades que possa trazer benefícios para a população.
Criação de um cronograma para divulgação das atividades
Palestras sobre bem estar e organização alimentar
Estrutura do Parque
Equipamentos de musculação
Bebedouros
Banheiros
Mesas e cadeiras
Espaço fixo dos comerciantes alimentícios
3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma
O museu será a aberto ao público gratuitamente
	
 Horário Data Fixa
	
08:00 – 18:00
	
Exposição dos artefatos achados em solo municipal.
Arena da Aldeia
9
	 
 Horário 13 e 14 de Abril 
	
19:30
	
18º encenação da Paixão de Cristo
Educação Física no Parques da Aldeia
	 
 Horário 13 e 14 de Abril 
	
08:00
	
Ioga
	
09:00
	
Palestra sobre saúde
	
10:00
	
Cross fit
	 
11:00
	
Palestra sobre a importância das atividades físicas
4 AVALIAÇÃO
 O projeto é considerado importante a população ao redor, a avalição acontecera de forma publica, considerando a frequência das pessoas, e a interação da população. O maior desfio é a construção do Museu e a restruturação do Parque e a arena. Temos caminhos longos, um projeto de 
10
caráter inovador e com benefícios prazerosos. Os alunos da FALC terão uma ampla estrutura, um lugar para executar seus trabalhos na pratica. 
4.1 RESULTADOS ESPERADOS
 A expectativa do projeto é a realização de um centro cultural dentro do que já é de grande valia para a cidade, pois com um histórico cultural já existente a sua renovação será de grande importância para o município, que seguira com possibilidades de turismo cultural.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 A formatação deste projeto envolverá colaborados que possam criar debates, atividades e a elaboração de formas para conscientizar a população dos cuidado com o meio ambiente, com sua própria saúde e o respeito ao próximo. O sistema prioriza o cuidado com a vida, e a vida em sociedade, abrangendo a ética, a educação e a interação homem e natureza.
 A faculdade FALC está colaborando com o campo de pesquisa e busca de aperfeiçoamento para uma aprendizagem de qualidade e fundamental para a iniciativa de uma nova consciência ecológica. 
A fim de uma vida saudável, e uma cidade valorizada pelas cidades vizinhas, para que todo esse planejamento possa estar ativo, e ainda terá que ser organizado para se manter em anos futuros. 
11
REFERÊNCIAS
Noticia - http://carapicuibanarede.com.br/museu-na-aldeia-entre-o-empurra-empurra/ - 9/outubro/2017
Brasil - http://www.museus.gov.br/ - Acesso em 11/12/2018
Carapicuíba - http://www.carapicuiba.sp.gov.br/ - Acesso em 11/12/20018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais