Buscar

Direitos fundamentais

Prévia do material em texto

Estado democrático de direito é o estado com poderes limitados pela constituição e pelas leis, no estado democrático de direito as leis não podem ser ditadas unilateralmente por um soberano.
segundo John Locke a liberdade do indivíduo não deve ser restringida por qualquer legislativo, somente por aquele que tiver sido regularmente eleito, nem está sob domínio de nenhuma lei a não ser aquelas aprovadas por esse legislativo.
Essa ideia foi sintetizada no artigo 16 da declaração universal dos direitos do homem e do cidadão em 1789, que estabelece "o estado que não reconhece os direitos fundamentais, nem a separação dos poderes não possui constituição".
Estado democrático de direito constitui um mecanismo de controle do poder estatal, para assim proteger os cidadãos contra o abuso e a opressão, é conforme afirmou Abraham Lincoln no seu famoso discurso em 1863 "o governo do povo, pelo povo para o povo".
Segundo Streek e Moraes o estado de direito democrático é um conteúdo onde estão presentes as garantias jurídicos-legais as conquistas democráticas e a preocupação social, eles indicam ainda dois pilares que se apoiam o estado democrático de direito: a democracia e os direitos fundamentais. Sendo assim o estado democrático de direito é formado por três elementos: o estado, a democracia e o direito.
Fazendo uma comparação do Estado democrático de direito com os modelos estatais anteriores, em relação aos direitos fundamentais, podemos observar várias falhas, no Estado liberal o estado era omisso e não adotava medidas para diminuir as desigualdades e só eram reconhecidos os direitos civis e políticos dos proprietários dos meios de produção, já no Estado social, os interesses eram grupais da classe trabalhadora, e não de cada indivíduo como pessoa humana e só eram reconhecidos alguns direitos.
Dessa forma é nítido a falha de ambos os estados tanto o liberal quanto social foram ineficientes pois nenhum dos dois mostrou-se adequado a realização dos direitos fundamentais.

Continue navegando