Buscar

Trabalho Final Teorias Analíticas Avançadas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CIÊNCIAS DE DADOS E BIG DATA
Teorias Analíticas Avançadas
ODERLAN BERNARDO CARDOSO
 Trabalho da disciplina: Teorias Analíticas Avançadas
 	Tutor: Prof. DENIS GONÇALVES COLPE
Fortaleza - CE
2019
Introdução
	O empreendedorismo tem se intensificado de todas as formas, em forma de pequenos negócios onde produzem serviços e produtos para atender demandas que não eram atendidas por empresas maiores, gerando empregos e aquecendo a economia de maneira geral, um exemplo são as startups que veem quebrando paradigmas e inovando na criação de solução nunca imaginadas, um exemplo: São Bancos que oferecem serviços sem tarifas e oferecem cartão de crédito sem anuidades, esse tipo de serviço tem atraído uma carteira de clientes de diversas faixas etárias.
	Muitas ideias surgem por conta de lacunas deixadas por muitas empresas ou por perspectivas de novas tendências de negócios, foi o caso da Luminar que nasceu de uma reunião entre o empresário Walter Ulloa presidente e fundador da Entravision Communications Corporation e Franklin Rios, um profissional de marketing independente com objetivo inicial de criar uma divisão da Entravision com objetivo de criar soluções de consultoria na área de análise de grandes volumes de dados usando Big Data para tomada de decisões mais inteligentes.
Desenvolvimento
	O processo de criação da Luminar envolveu intensamente as táticas e conhecimento que Rios possuía na área de gestão e marketing, e toda capacidade de investimento da Entravision nesse novo negócio, muitos questionamentos por ele feitos foram primordiais para criação de estratégias que unissem os investimentos feitos pela Entravision e as possibilidades de receitas novas atraídas pela Luminar, no entanto, existia também a preocupação de quanto a nova divisão seria viável e como garantir a aceitação dos colaboradores da Entravision devido ao fato da mesma não ser uma empresa genuinamente para tratamento de dados, e sim de mídia e entretenimento para um público alvo específico, que seria os Latinos de várias etnias, porém não homogêneo.
	Pesquisas mostram que o poder de compras dos latinos estava em alavancagem crescimento, esse tipo de informação é muito valiosa e as empresas se movem para medir tendências de consumo e avaliar melhor o perfil de cada consumidor, identificando melhor quais as usas preferências para que, desta forma, as campanhas de marketing sejam melhor direcionadas. Em números, um aumento em mais US $ 806 bilhões em 2010 e foi prevista para 2015 um crescimento que poderia chegar à US $ 1,0 trilhão e US $ 2,0 trilhões até 2025. É importante entendermos a percepção de Rios e Ulloa em criar um negócio que pudesse medir as preferências e padrões de compras deste público usando tecnologias de Big Data e vender esse tipo de informação para outras empresas interessadas e aumentar sua carteira de potenciais clientes. Algumas características próprias dos latinos chamaram a atenção de pesquisadores de mercados pelo fato de terem hábitos de consumo particulares, por exemplo: lojas pequenas no centro das cidades eram alvos constantes e preferencias de compras do “latinos” aos quais preferiam pagar em dinheiro ao cartão de crédito, nesse sentido, seria possível mapear e traçar perfis de consumo dessa pessoas, evidente que a união de informações de diversos pontos só seria possível usando tecnologia de Big Data, desta forma, percebia –se que existia em um mercado em potencial crescimento gerando grande possibilidade da Luminar criar corpo e ascensão rápida, colaborando com diversas empresas clientes na geração de receitas e maior rentabilidade em seus negócios, embora a visão de Ulloa e Rios fosse gerar mais uma possibilidade de rendimentos para Entravision, existia real interesse dos mesmos de tornar seus possíveis clientes mais rentáveis e perenes.
	Rios sabia que, o poder de compra dos latinos estava em alavancagem crescimento, esse tipo de informação é muito valiosa e as empresas se movem para medir tendências de consumo e avaliar melhor o perfil de cada consumidor, identificando melhor quais as usas preferências para que, desta forma, as campanhas de marketing sejam melhor direcionadas.
	Rios Disse:
“ Embora um agregado familiar latino médio nos EUA tivesse menos renda disponível do que a família média norte americana, o agregado latino passou de 7 por cento a mais por ano do que os um agregado familiar médio não-Latino nos EUA de comida em casa, 80 por cento a mais de roupa de crianças, 48 por cento mais de calçados, 29 por cento mais de lavanderia e produtos de limpeza doméstica e 23 por cento a mais de telefones móveis”.
	Aqui é mais uma informação valiosa onde se mostra crescimento por linha de produtos, dando uma ideia para onde as empresas iram focar seus investimentos de marketing de atração.
“A população americana em geral está envelhecendo, mas a população latina é jovem - com mais de 60 por cento com menos de 35 anos de idade e 75 por cento com menos de 45 anos. O perfil demográfico dos latinos está fornecendo um impulso para diversos setores da economia nos Estados Unidos, como imóveis (principalmente residencial), alimentação (supermercado e restaurantes), varejo (especialmente roupas e eletrônicos), educação (ensino superior e escolas técnicas), serviços financeiros (empréstimos pessoais), transporte (automotivo e de linha aérea) e entretenimento (programação especial étnica) ”.
Disponível em: Página 3 - LATINOS NOS ESTADOS UNIDOS - 9B14M063
Outra informação muito valiosa mostrando a capacidade que os latinos terão de adquirir vários produtos de segmentos diferentes e por longos anos. 
	O Big Data proporcionou a maior motivação para criação da Luminar na cabeça de Rios e Ulloa, pois a tecnologia proporcionaria a análise de grandes volumes de dados em velocidades inimagináveis, garantindo que um varejista por exemplo, poderia utilizar dados de geolocalização de telefones celulares para determinar quantos clientes estavam em seu estacionamento em um determinado dia e estimar as vendas potenciais para este dia de diversões produtos, poderia inclusive medir e comparar com a temperatura ambiente e oferecer produtos para hidratação, agindo desta forma, as perspectivas de aumento de receitas e melhor direcionamento de ofertas com base em preferências, seriam reais e sustentáveis. 
O crescente reconhecimento de que dados possuem valor, aumentou a procura por analises via Big Data, outro ponto importante foi a diminuição dos custos de implantação e aumento da escalabilidade da estrutura alimentada inclusive com incremento de diversas tecnologias como computação em nuvem, portanto, o uso de Big Data, permitiu que as empresas pudessem personalizar de diversas formas para os consumidores, resultando em maior retenção de clientes e lealdade.
Rios disse: 
O Big Data traz precisão e rigor nas informações aos decisores. Ela reduz os riscos de indecisão. Ao invés de confiar na intuição, e, provavelmente, fazer erros de julgamento, os gestores têm dados concretos para trabalhar. O Big Data garante que decisões gerenciais sejam baseadas na realidade.
	O profissional de marketing com perfil de Rios, sabe que a informação precisa ser concisa, concludente, potencialmente estratégica para qualquer negócio, portanto, ele tinha total confiança que as tecnologias de Big Data poderiam geram muito valor para Luminar e Entravision, diminuindo os riscos na tomada de decisões, agregar melhores rendimentos para os acionistas, por exemplo, com vendas cruzadas, melhorar as receitas e tornar seus possíveis clientes mais rentáveis.
Conclusão
	A vontade de modificar o perfil de empresa da Entravision por Ulloa alinhado com a vontade de Rios empreender em um novo mundo de negócio usando Big Data, nasceria ali uma Divisão de Entravision chamada Luminar com a missão de levar informação relevante para potenciais clientes a nível de empresas, desta forma, a base de tudo seria
utilizar tecnologias de Big Data para criação de dados analíticos com precisam suficiente para diagnosticar perfis e tendências de consumo utilizando dados estruturados e não estruturados de diversas fortes, tal proeza, previa fontes de receitas e rendimentos para Liminar e em contrapartida a Entravision ganharia com geração de valor e valorização de suas ações. Contudo, a Liminar em sua essência, seria uma empresa fabricante de informações analíticas, com proposito de desvendar mercados para seus possíveis clientes, utilizando técnicas matemáticas e estatísticas a fim interpretar dados e ajudar as empresas a alavancar os resultados. Concomitantemente, a Luminar estaria ajudando seus clientes a aumentar sua experiência sobre mercado Latino e com isso direcionar seus investimentos em marketing e conquistar novos mercados. 
Por fim, fica evidente que a decisão de Rios e Ulloa em utilizar recursos financeiros da Entravision para investir na alavancagem da Luminar, geraria grandes possibilidades de novas receitas para ambas, simplesmente pelo fato de estarem lançando no mercado serviços de consultoria inovadores na busca detalhada e cruzada de informações relevantes para estratégia da Luminar de traçar perfis, padrões e preferências de consumo do público Latino para seus clientes, com isso, as empresas teriam em mãos informações mineradas de tal forma que poderiam ser utilizadas para direcionar produtos e serviços com base em modelos comportamentais, tipos de culturas, categorias étnicas, faixas de idade, sexo, religião, portanto, possuir informações geradas por Big Data daria aos clientes da Luminar um grande diferencial competitivo.
Referências:
LUMINAR: CRESCIMENTO DE BIG DATA USANDO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0223/Biblioteca_46611/Biblioteca_46611.pdf
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?