Buscar

PIM4_02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto Integrado Multidisciplinar
Software para controle de vendas de peças teatrais
 Fabiano Ferreira Nunes - RA 1816350 - Jaboatão dos Guararapes/PE
 Jéssica Cristina de Morais Godinho - RA 1809053 – Uruguaiana/RS
Nicomedes Santos Silva – RA 1868226 – São Leopoldo/RS
 Rafael Silva Santana - RA1814612 – Unaí/MG
Ricardo Franquelino Porto - RA 1830333 - Nova mutum/MT
 Rogério Pereira Jardim - RA 1812446 -  Sorocaba/SP
 2º Semestre
UNIP - EAD
2018
UNIP - INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Software para controle de vendas de peças teatrais
UNIP - EAD
2018
RESUMO
Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um software para gestão de vendas de bilhetes para peças teatrais, será desenvolvido em linguagem de programação C++, utilizando o DEV C++, a aplicação deverá ser utilizada na bilheteria do teatro e terá como principais funcionalidades a venda de bilhetes com previsão de assentos disponíveis e uma tabela de preço com descontos especiais para determinados dias da semana ou faixas etárias que será aplicado no momento da compra do bilhete, ao final do dia o operador deverá encerrar seu caixa e emitir um relatório onde constarão todos os dados referentes a venda do dia.
Palavras-chave: Teatro, desenvolvimento, software, programação, C++.
INTRODUÇÃO
	Automatizar ou informatizar tarefas não somente facilitam o dia a dia de instituições como também visam diminuir a quantidade de falhas ou erros que ocorrem quando o processo é feito de forma totalmente manual, a partir da ideia de que os processos devem ser bem definidos e que os resultados gerados pelos processos devem ser conhecidos as empresas começaram a automatizar seus processos através da utilização de softwares e desde então essa atividade só cresce a cada ano de forma a auxiliar empresas de diversos tamanhos e áreas de atuação a melhorarem seus processos e a obterem suas informações de forma cada vez mais precisas de forma a auxiliar seus diversos setores na tomada de decisão e na produção de um trabalho cada vez mais eficaz por parte de seus funcionário e colaboradores. A partir da necessidade de automatizar o processo de vendas de ingressos na bilheteria, o teatro XXXXX, solicitou através de documento com suas necessidades principais o desenvolvimento de um software para tal tarefa de forma a tornar o processo mais rápido e preciso evitando problemas costumeiramente sofridos pelo trabalho totalmente manual como por exemplo a venda de ingressos duplicados para uma mesma poltrona em uma mesma sessão de uma peça teatral e ter um relatório diário que mostre suas vendas dentro daquele período.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver um software para gestão de venda de bilhetes para teatros que contemples todas as necessidades destacadas pelo cliente, de forma a lhe proporcionar um maior controle sobre suas vendas assim como precisão nas informações diárias de venda por peças que estiverem em cartaz, dando-lhe assim subsídios para atuar de forma mais objetivas nas suas estratégias de venda.
MODELO DE CICLO DE VIDA
O modelo que adotamos para o desenvolvimento de nossa aplicação foi o modelo waterfall ou modelo cascata, essa escolha se deu pelo fato de ser um projeto de pequeno porte, de ter as definições de requisitos bem claras e além da necessidade de visibilidade do produto ser somente na sua entrega, pois no existe previsão de apresentação do produto durante o processo de desenvolvimento, por esses motivos decidimos adotar uma metodologia que foi muito utilizada desde a década de 70 e teve praticamente unanimidade de seu uso até a década de 80, embora outros modelos tenha surgido durante esse tempo entendemos que a abordagem mais direta e menos administrativa do modelo atenderia de forma suficiente o desenvolvimento de nossa aplicação.
LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES
	Os requisitos para o desenvolvimento de nosso sistema de vendas de ingressos para teatro foram retirados do documento utilizado pelo cliente onde expressou suas necessidades principais para que o sistema o atendesse, são eles:
Prever uma tabela de valores para ingressos, com as seguintes variações de preços possíveis:
Meia-entrada (50% de desconto) para estudantes, crianças de 2 a 12 anos, adultos a partir dos 60 anos de idade e professores de escolas públicas.
Gratuidade (100% de desconto) para crianças carentes da rede pública de ensino somente nas terças-feiras.
Emissão, em tela, de um ticket com a data, hora, nome da peça e número da poltrona.
Não pode permitir a venda de mais de um ingresso para a mesma poltrona na mesma peça teatral de uma determinada sessão.
Informar que não existem mais lugares disponíveis para uma determinada peça em um determinado horário e impedir a venda de ingressos nesta situação.
Gestão de caixa
Informar todas as movimentações diárias realizadas no momento de fechamento do caixa, incluindo o saldo de fechamento do dia.
	O sistema será desenvolvido em linguagem C++, com a utilização da ferramenta DEV C++, conforme solicitação do próprio cliente.	
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS
O softwares será de uso exclusivo da bilheteria do teatro e não prevê a utilização em rede, sendo assim, desenvolveremos uma aplicação para desktop totalmente “stand alone”, ou seja, não dependerá de redes ou servidores para seu completo funcionamento, o sistema operacional para homologação da aplicação será o Windows 10, com as configurações mínimas necessárias para a instalação desse sistema operacional. Embora não esteja contemplado no escopo do desenvolvimento vale deixar claro ao nosso cliente a possibilidade de novos ajustes e uma nova compilação para utilização em sistema operacional Linux.
TESTES
Adotamos apenas os testes de comportamento também chamado por alguns de teste funcional ou teste de caixa-preta da aplicação, esses testes visam avaliar se o programa de fato reage como deveria aos comandos executados pelo seu operador através das entradas e saídas ao acessarmos cada função da aplicação. Esse teste possuí a vantagem de poder ser executado em qualquer momento do desenvolvimento e por qualquer pessoa que tenha acesso a aplicação rodando, quanto mais tempo um usuário puder passar entrando com dados na aplicação e verificando se os resultados obtidos são pertinentes maior será a confiabilidade desse teste. Além disso o teste pode ser realizado por várias pessoas o que termina validando de certa forma a usabilidade, ou seja, a facilidade de uso da aplicação.
FLUXOGRAMA DA APLICAÇÃO
	
CONCLUSÃO
	Após o início da utilização do software em sua bilheteria o teatro certamente terá mais subsídios para tomada de decisões estratégicas sobre cada uma das peças em cartaz, podendo contar para isso com os relatórios de caixa que lhe serão fornecidos além de garantir a satisfação dos seus espectadores por não mais se depararem com a situação constrangedora de ver alguém com ingresso comprado para a mesma poltrona dele. A escolha de adotar um software para sua bilheteria certamente trará mais credibilidade, assertividade para os seus negócios, além de tornar o processo de venda mais rápido, evitando filas, duplicidade nas vendas e aumentando assim também a satisfação do seu cliente, somente com essa pequena ação é possível que o teatro alavanque os seus negócios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais