Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADMINISTRAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nos processos regulatórios, em regra, a IES ou o curso se submete a avaliação de uma comissão do INEP/MEC, que se utiliza de instrumentos de avaliação para os seguintes atos autorizativos: Marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	CREDENCIAMENTO
	
	AUTORIZAÇÃO
	
	RECONHECIMENTO
	 
	RENOVAÇÃO DO ALUNO
	
	RECREDENCIAMENTO
	Respondido em 16/09/2019 13:04:29
	
	
		
	2a Questão (Ref.:201002885187)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Veja as afirmativas relacionadas ao SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e assinale a resposta correta.
I - O SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
II - O SINAES avalia o desempenho dos alunos através das provas do ENADE e recomenda novas orientações ás instituições de ensino e reformulações do seu plano pedagógico de cursos, quando as notas forem inferiores a 2. III - O SINAES avalia o desempenho das instituições e dos alunos, através das provas do ENADE e das visitas técnicas feitas diretamente nos campi das universidades e faculdades do país. O processo é punitivo, mas não é eliminatório.
Estão corretas:
		
	 
	Somente I
	
	I, II e III
	
	Somente III
	
	II e III
	
	I e III
	Respondido em 16/09/2019 13:11:18
	
	
		
	3a Questão (Ref.:201005215020)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(ENADE 2016) A figura a seguir ilustra a apresentação do teatro de bonecos do grupo Riso do Povo, do mestre Zé Divina, de Pernambuco. Esse tipo de teatro, denominado mamulengo, está intimamente ligado ao contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo da região Nordeste do Brasil.
Apresentado em praças, feiras e ruas, em linguagem provocativa e irreverente, com repertórios inspirados diretamente nos fatos do cotidiano popular, o mamulengo ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos dos atores que manipulam os bonecos, narram as histórias e transcendem a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedução.
 
A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. O mamulengo dá vida ao objeto e à matéria e permite jogo cênico divertido em que os atores de carne e osso cedem às formas animadas o lugar central da comunicação teatral.
II. No mamulengo, os bonecos são os próprios agentes da ação dramática, e não simples adereços cenográficos.
III. No mamulengo, os atores interagem com o público de forma a transportá-lo para a mágica representação cênica.
 
É correto o que se afirma em
		
	
	III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I e III, apenas.
	 
	I, II, apenas
	
	II e III, apenas.
	Respondido em 21/10/2019 17:28:42
	
	
	4a Questão (Ref.:201005215027)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(ENADE 2013) Todo caminho da gente é resvaloso.
Mas também, cair não prejudica demais
A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!...
O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim:
Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,
Sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria,
E ainda mais alegre no meio da tristeza...
 
(ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005).
 
De acordo com o fragmento do poema acima, de Guimarães Rosa, a vida é:
		
	
	uma prova de coragem alimentada pela tristeza.
	
	um caminho incerto, obscuro e desanimador.
 
	 
	um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem.
	
	um caminhar de percalços e dificuldades insuperáveis.
	
	uma queda que provoca tristeza e inquietute prolongada.
	Respondido em 21/10/2019 17:30:04
	
	
	5a Questão (Ref.:201002882657)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No mundo em que vivemos, cheio de dificuldades, falta de cuidados com o outro, guerras, o descuido com as riquezas naturais, nos fazem refletir sobre o nosso papel no Planeta. Qual a ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem?
		
	
	Ecossistema
	
	Biosfera
	 
	Ecologia
	
	Biologia Marinha
	
	Biodiversidade
	Respondido em 16/09/2019 13:08:08
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201005121135)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	( FUNDEP) Sobre o termo "Sociedade da Informação" é CORRETO afirmar que:
		
	
	a expressão tem origem no mercado de capitais, em que informação privilegiada e bons relacionamentos pessoais sempre geram mais dinheiro e poder.
	
	todas as afirmações estão corretas
	 
	o termo expressa uma nova configuração econômica do capitalismo, em que setor de serviços, incluindo os diferentes segmentos de informatização, ganha crescente proeminência.
	
	o termo procura correlacionar modernas tecnologias de manipulação de massas com práticas sociais concretas, em geral, associadas à cultura jovem.
	
	a expressão correlaciona exclusivamente mídia impressa e poder, que, no mundo contemporâneo, são os pilares do Liberalismo e da Democracia.
	Respondido em 21/10/2019 17:36:32
	
	
	7a Questão (Ref.:201002908506)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É notório o crescimento da força de trabalho feminina no Brasil nos últimos 30 anos.  O curioso é que, no mesmo período, as taxas de crescimento da participação masculina permaneceram praticamente inalteradas.  Sobre  a expressão do trabalho profissional das mulheres em nosso país está correto afirmar que:
		
	
	O preço da hora de trabalho de uma mulher é normalmente superior a que é paga a um homem.
	
	Os princípios feministas lutam por salários superiores para as mulheres em qualquer circunstância.
	 
	As mulheres representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.
	
	É natural que as sociedades atribuam às mulheres maior relevância no contexto político.
	
	Os homens ocupam a maior parte das vagas de trabalho, porém têm salários inferiores aos das mulheres.
	Respondido em 21/10/2019 17:34:02
	
	
	8a Questão (Ref.:201002882760)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Novas relações mundiais implicam numa nova compreensão do lugar do ser humano, mulheres e homens, no conjunto das instituições sociais e nos ecossistemas. Entretanto, sabemos bem, que um novo mundo de relações não acontece de uma hora para outra. Ele vai se preparando lentamente ao longo de séculos de História até que passa a ter maior visibilidade e passa a integrar os novos comportamentos sociais. Pelo trabalho o homem se relaciona com o mundo físico e com o mundo cultural de todos os homens. Entretanto, diversas relações de trabalho surgiram ao longo da história, segundo Mozart Victor Russomano. Assinale a alternativa que NÃO SE APLICA.
		
	
	Regime das Manufaturas
	
	Regime de Servidão
	
	Regime das Corporações
	 
	Regime da escravidão no Brasil
	
	Regime do Salariato
	Respondido em 21/10/2019 17:35:48
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201002903272)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De forma a atender o perfil do profissional de Administração desejado, busca-se, através do Projeto Pedagógico do Curso, o desenvolvimento de três linhas gerais de habilidades, que são de grande importância para o aluno. Sobre a habilidade conceitual é correto afirmar:
		
	
	Relaciona-se com o entendimento de todos os conceitos que são de relevância técnica para a execução de uma determinada tarefa
	 
	Relaciona-se com a percepção, dentro de uma visão abrangente e integradora do mundo e da sociedade, as diferenças culturais, econômicas e suas sinergias
	
	Relaciona-se com a integração entre as culturas de diversos países dentro de uma organização multinacional.
	
	Relaciona-se com o entendimento das diferentes linguagens dos colaboradores
	
	Relaciona-se com a integração de todos os departamentos da organização
de forma a atingir os objetivos através de liderança autocrática
	Respondido em 16/09/2019 13:15:00
	
	
	10a Questão (Ref.:201002894178)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Administração está, fundamentada na autonomia e no desenvolvimento de atividades, modelando um desenho para o ensino e aprendizagem que garanta condições básicas para inserção satisfatória no mundo do trabalho, à plena atuação na vida cidadã e os meios para continuar aprendendo. Assim entendemos que o PPC é:
		
	 
	O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um documento acadêmico que concentra a concepção do curso de graduação em Administração. Este documento contempla vários elementos desde a história da criação do curso, objetivos, perfil do egresso, estrutura curricular, trabalho de conclusão de curso, estágio supervisionado etc.
	
	O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um documento acadêmico que concentra a concepção do curso de graduação em qualquer área de gestão. Este documento contempla vários elementos desde a história da criação do curso, objetivos, perfil do egresso, estrutura curricular, trabalho de conclusão de curso, estágio supervisionado etc.
	
	O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é a flexibilização do currículo que se caracteriza tanto pela verticalidade, quanto pela horizontalidade. A flexibilização vertical prevê diferentes formas de organização do saber ao longo do período de formação.
	
	O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o currículo que foi concebido como uma realidade dinâmica, flexível, propiciando a integração teoria e prática, o diálogo entre as diferentes ciências e saberes, e as atividades facilitadoras da construção de competências.
	
	O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é a flexibilização do currículo que se caracteriza pela verticalidade. A flexibilização vertical prevê diferentes formas de organização do saber ao longo do período de formação.
	IGC - Índice Geral de Cursos da Instituição é o Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos, que vão de: Marque a alternativa CORRETA.
		
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 4).
	 
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
	 
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 3).
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a10).
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 2).
	Respondido em 15/11/2019 18:12:58
	
	
	2a Questão (Ref.:201002882131)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Regulação do ensino brasileiro possui o seguinte quadro normativo: EXCETO.
		
	 
	Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 11.941/2009)
	
	Constituição da República (Arts. 205 a 207).
	 
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394/96).
	
	Plano Nacional de Educação 2001 - 2010 (Lei, nº 10.172/01).
	
	Lei do SINAES (Lei Nº 10.861/04).
	Respondido em 15/11/2019 18:13:01
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201005250560)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno alinhadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza. Visa-se aproximar O funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retorna, contratado, ao estado onde nasceu. Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em urna nova unidade. e ganha a companhia, que conta com profissional pronto e alinhado à cultura da empresa.
Considerando a situação descrita, verifica-se que um projeto como o referido no texto é vantajoso principalmente porque:
		
	
	Fortalece a cultura da organização ao afetar o desempenho financeiro da empresa e sua sobrevivência, além de garantir o preenchimento da vaga por um funcionário reconhecidamente capaz.
	 
	Promove a renovação da cultura da empresa ao possibilitar a entrada de novos valores adjacentes, e reforça a ideia de que a empresa prioriza a qualidade de vida dos funcionários.
	 
	Possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa. Além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
	
	Reduz os conflitos gerados por funcionários descontentes com seu local de trabalho e proporciona bom clima organizacional, decorrente da transferência de funcionários para local onde residem pessoas da sua família.
	
	Possibilita a promoção de cargo de funcionários em sua cidade natal, e assim, contribui para o aumento das vendas na nova localidade.
	Respondido em 15/11/2019 18:13:05
	
	
	4a Questão (Ref.:201002882603)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Democracia é o sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. No Brasil, as pessoas podem escolher seus representantes através do voto nas eleições. Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira de 1988. Hoje por meio das eleições diretas, podemos votar para: Marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	Vereadores
	
	Governadores
	 
	Presidente do Senado
	
	Prefeitos
	
	Senadores
	Respondido em 15/11/2019 18:13:07
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201002882666)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:
		
	
	Introduz tecnologias à produção agrícola.
	
	Apresenta estoques elevados de alimentos.
	
	Possui um sistema de transportes articulado.
	 
	Diversifica a matriz de geração de energia.
	 
	Concentra suas atividades no setor primário.
	Respondido em 15/11/2019 18:13:08
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201002882724)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma consciência ecológica de preservação do planeta, por parte de todos os habitantes do planeta Terra, faz-se necessária. A isso denominamos:
		
	
	Biodiversidade
	 
	Sustentabilidade
	
	Ecologia
	
	Ecossistema
	
	Globalização
	Respondido em 15/11/2019 18:13:09
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201002908506)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É notório o crescimento da força de trabalho feminina no Brasil nos últimos 30 anos.  O curioso é que, no mesmo período, as taxas de crescimento da participação masculina permaneceram praticamente inalteradas.  Sobre  a expressão do trabalho profissional das mulheres em nosso país está correto afirmar que:
		
	
	O preço da hora de trabalho de uma mulher é normalmente superior a que é paga a um homem.
	 
	As mulheres representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.
	
	É natural que as sociedades atribuam às mulheres maior relevância no contexto político.
	
	Os homens ocupam a maior parte das vagas de trabalho, porém têm salários inferiores aos das mulheres.
	
	Os princípios feministas lutam por salários superiores para as mulheres em qualquer circunstância.
	Respondido em 15/11/2019 18:13:11
	
	
	8a Questão (Ref.:201003128516)
	Acerto: 0,0  / 1,0
Para Grossi (2005), gênero é uma construção cultural, processado na educação formal e informal de homens e mulheres, contrariamente do senso comum, que compreende que biologicamente o sexo, por si só, determina os comportamentos masculinos e femininos. Desta forma, podemos afimar que os termos gênero e sexo são a mesma coisa. Marque a opção correta.
 
		
	
	Gênero tem ligação com a mulher principalmente pois externa com mais profundidade seus estilos. Sexo tem relação com o momento de vida de cada sexo.
 
	 
	Gênero é a maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história e sexo são as diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres.
	 
	Sexo tem ligação com homem principalmente pois este externa com mais profundidade seus estilos. Gênero tem relação com o momento de vida de cada sexo.
	
	Sexo tem ligação com a mulher principalmente pois esta externa com mais profundidade seus estilos. Gênero tem relação com o momento de vida de cada sexo.
	
	Sexo é a maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história e gênero são as diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres.
	Respondido em 15/11/2019 18:13:13
	
	
	9a Questão (Ref.:201002903155)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	"Permitirá ao aluno atuar de forma ética em um ambiente de competitividade e internacionalização do mercado de trabalho, podendo ainda adotar uma visão empreendedora, estabelecer estratégias para tomada de decisão e atuar em ambiente de mercado globalizado e de grande competitividade."
O conceito acima encontra-se inserido em qual tópico do Projeto Pedagógico do Curso de Administração?
		
	
	Público-alvo
	
	Estrutura Curricular
	 
	Perfil do egresso
	
	Habilidades específicas
	 
	Objetivos
	Respondido em 15/11/2019 18:13:15
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201002903683)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração material e financeiras e administração de produção compreendem alguns campos nos quais o administrador pode atuar. Para desempenhar tais funções, o administrador precisará ter qual tipo de habilidades?
		
	
	Humanas
	
	Estratégicas
	 
	Técnicas
	
	Conceituais
	
	Interpessoais
	O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos. O conceito é composto por: Marque a reposta CORRETA.
		
	
	Prova e correção.
	 
	Autoavaliação e Coleta de dados.
	
	Autocorreção e avaliação.
	
	Coleta de dados e avaliação.
	
	Autoavaliação e prova.
	Respondido em 15/11/2019 18:14:03
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201002882113)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Entre os componentes do SINAES, a avaliação das Instituições de Ensino é complexa. Nos processos regulatórios, para a IES ou para o curso, são levados em conta os referenciais de qualidade IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso). Dentre as alternativas abaixo, marque a que NÃO CONDIZ com esse processo de avaliação.
		
	
	Infraestrutura / Biblioteca.
	 
	Atendimento ao estudante.
	
	Ensino, pesquisa, pós e extensão.
	
	Sustentabilidade financeira.
	 
	Infraestrutura / Biblioteca/fotocópia.
	Respondido em 15/11/2019 18:14:05
	
	
	3a Questão (Ref.:201002882631)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	É uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos por elementos externos a estes sistemas. Defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura.
		
	
	Cultura
	 
	História
	
	Universalismo
	 
	Relativismo Cultural
	
	Diversidade Cultural
	Respondido em 15/11/2019 18:14:07
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201005215027)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(ENADE 2013) Todo caminho da gente é resvaloso.
Mas também, cair não prejudica demais
A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!...
O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim:
Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,
Sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria,
E ainda mais alegre no meio da tristeza...
 
(ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005).
 
De acordo com o fragmento do poema acima, de Guimarães Rosa, a vida é:
		
	
	uma queda que provoca tristeza e inquietute prolongada.
	 
	um caminhar de percalços e dificuldades insuperáveis.
	 
	um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem.
	
	uma prova de coragem alimentada pela tristeza.
	
	um caminho incerto, obscuro e desanimador.
 
	Respondido em 15/11/2019 18:14:08
	
	
	5a Questão (Ref.:201002882153)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os avanços tecnológicos neste século XXI com mais impacto no dia a dia das pessoas estão relacionados à tecnologia da informação (celulares e computadores ultra rápidos e multimídias); à biotecnologia, sobretudo na área médica (instrumentos/máquinas de diagnósticos e tratamentos sofisticados); e às tecnologias industriais, com grandes mudanças nas relações de trabalho (nos setores de serviço, na indústria e na agricultura). As capacidades de acesso à informação e aos equipamentos de computação mais simples de edição estão fazendo com que, por um lado as pessoas tenham acesso à tecnologia, por exemplo, para editar um vídeo doméstico e colocar na rede via youtube, mas, por outro lado jamais pisem numa boa livraria e ao mesmo tempo, possam encomendar livros numa rede mundial de distribuição de bons livros europeia pela internet. Tudo isso só é possível por conta da:
		
	
	Variedade de Sites.
	 
	Grande rede e a legislação nacional da Internet.
	
	Economia global.
	
	Economia Verde.
	 
	Globalização e da grande rede.
	Respondido em 15/11/2019 18:14:10
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201005210932)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(ENADE 2016) A articulação indígena-quilombola vem-se consolidando em Oriximiná, no Pará, desde 2012, com o objetivo de incentivar a parceria entre índios e quilombolas frente a novos desafios comuns.
A aliança possibilitou, em 2015, a reaproximação entre índios da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana e os quilombolas da Terra Quilombola Cachoeira Porteira, cujas relações, no processo de regularização de suas terras, haviam assumido ares de conflito.
Reunidos no Quilombo Abuí, escolhido como local neutro e livre de influências externas, em maio de 2015, lideranças indígenas e quilombolas de ambas as terras, com a mediação de lideranças quilombolas de outras comunidades, acordaram os limites territoriais para fins de regularização fundiária.
O acordo foi oficializado junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. (Disponível em: http://www.quilombo.org.br. Acesso em: 29 ago. 2016 (adaptado).)
 
A análise dessa situação evidencia a importância da
		
	
	definição, por atores externos, dos desafios comuns a serem enfrentados pelos povos tradicionais.
	 
	urgência de regularização das terras quilombolas e indígenas, priorizando-se áreas isentas de conflitos.
	
	intervenção prévia do Estado em situações de potencial conflito entre povos tradicionais.
	 
	autodeterminação dos povos tradicionais na definição de seus limites territoriais.
	
	participação do Ministério Público nas negociações de limites territoriais entre quilombolas e indígenas.
	Respondido em 15/11/2019 18:14:12
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201002882770)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história, chama-se:
		
	
	Estado Civil
	 
	Desigualdade Social
	
	Sexo
	 
	Gênero
	
	Pessoa Física
	Respondido em 15/11/2019 18:14:15
8a Questão (Ref.:201002914066)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A responsabilidade social em questões ambientais tem-se traduzido em adoção de práticas que extrapolam os deveres básicos tanto do cidadão quanto das organizações (Dias, 2011). As ações de responsabilidade social abrangem a relação da empresa com:
		
	 
	Clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente.
	 
	Comunidade, sociedade e acionistas.
	
	Clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas.
	
	Clientes e funcionários.
	
	Fornecedores, comunidade e órgãos de controle ambiental.
	Respondido em 15/11/2019 18:14:17
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201002903243)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De forma a atender o perfil do profissional de Administração desejado, busca-se, através do Projeto Pedagógico do Curso, o desenvolvimento de três linhas gerais de habilidades, que são de grande importância para o aluno, que são:
		
	
	Estratégicas, táticas e operacionais
	 
	Humanas, exatas e conceituais
	
	Técnicas, humanas e exploratórias
	
	Sistêmicas, conceituais e formais
	 
	Técnicas, humanas e conceituais
	Respondido em 15/11/2019 18:14:18
	
	
	10a Questão (Ref.:201002903257)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De forma a atender o perfil do profissional de Administração desejado, busca-se, através do Projeto Pedagógico do Curso, o desenvolvimento de três linhas gerais de habilidades, que são de grande importância para o aluno. Sobre a habilidade humana é correto afirmar:
		
	 
	Relaciona-se com a capacidade para trabalhar com pessoas, entendendo os processos motivacionais e utilizando-se de técnicas de liderança situacional
	 
	Relaciona-se com as relações entre os colaboradores, somente
	
	Relaciona-se com a capacidade de desenvolver relatórios gerenciais para os acionistas e colaboradores
	
	Relaciona-se com a capacidade de desenvolver problemas técnicos e a resolução destes através da contratação de consultores
	
	Relaciona-se com a capacidade de lidar com as pessoas e lidera-las, utilizando-se de técnicas de liderança autocrática
	Respondido em 15/11/2019 18:14:20
	
	
	Gabarito
Coment.
	
		A partir de qual evento abaixo é que o trabalho dos planejadores urbanos vai ser valorizado?
	
	
	
	Crise do petróleo
	
	
	Primeira Guerra Mundial
	
	
	Renascimento
	
	
	Segunda Guerra Mundial
	
	
	Revolução Industrial
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia as afirmações e verifique se são verdadeiras ou falsas:
I. As dimensões do planejamento urbano foram definidas por teóricos no início do século XX.
II. As dimensões do planejamento urbano são a base do Estatuto da Cidade.
III. As dimensões do planejamento urbano são um reflexo de como municípios diferentes organizam a sua administração.
Qual das alternativas a seguir é a correta?
	
	
	
	Verdadeira; Falsa; Falsa.
	
	
	Verdadeira; Verdadeira; Falsa.
	
	
	Falsa; Falsa; Falsa
	
	
	Falsa; Falsa; Verdadeira.
	
	
	Verdadeira; Verdadeira; Verdadeira.
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação ao Planejamento Ambiental nas Cidades, podemos afirmar:
	
	
	
	O Planejamento Ambiental para ser implementado, não depende de uma gestão específica.
	
	
	De acordo com as ferramentas do Planejamento Ambiental, sua definição é prerrogativa do Governo Federal
	
	
	Quem define o Planejamento Ambiental são os Estados
	
	
	Trata-se de uma prerrogativa das cidades brasileiras
	
	
	O Planejamento Ambiental poderá ser elaborado e desenvolvido pelos entes privados sem anuência da Gestão Pública.
	
	 
		
	
		5.
		Marque a única opção que define Planejamento Urbano
	
	
	
	Planejamento Urbano é obrigatório apenas para as cidades com mais de 50.000 habitantes
	
	
	Planejamento pode ser definido como um conjunto de ações consideradas mais adequadas para conduzir a situação atual na direção dos objetivos desejados de uma cidade
	
	
	Planejamento Urbano somente deverá ser implementado para Cidades de Grande porte como as Capitais Brasileiras
	
	
	Planejamento do espaço urbano apresenta diversas abordagens metodológicas mas não tem relação alguma com o uso do geoprocessamento.
	
	
	Planejamento Urbano trabalha com o desenho urbano e o projeto das cidades, agindo apenas em suas questões estéticas
	
	 
		
	
		6.
		O trabalho do planejamento urbano diz respeito a:
	
	
	
	Somente aos aspectos físicos de uma cidade.
	
	
	Adequações necessárias para sua contínua atualização.
	
	
	Embelezamento do meio.
	
	
	Aspectos estéticos do meio.
	
	
	Conforto de um ambiente.
	
	 
		
	
		7.
		Como definir as ações de Planejamento Urbano?
	
	
	
	O planejamento pode ser definido como um conjunto de ações consideradas mais adequadas para conduzir a situação atual na direção dos objetivos desejados pela sociedade.
	
	
	Planejamneto Urbano visa a estabelecer as melhores condições de moradia e mobilidade para os proprietários de grandes edificações.
	
	
	Planejamento Urbano são ações estabelecidas e associadas somente as questões ambientais.
	
	
	Planejamento Urbano não está relacionado ao Estatuto das Cidades.
	
	
	Para ser considerado Planejamento Urbano, o principal e decisivo fator é a questão estética, estando acima das questões sociais.
	
	 
		
	
		8.
		Como podemos definir uma Cidade Sustentável?
	
	
	
	Cidade sustentável é aquela que retira os veículos automotores de circulação e permitem apenas os deslocamentos por bicicletas
	
	
	Sustentáveis são as cidades que oferecem descontos progressivos no IPTU para moradores que tenham baixo consumo de energia elétrica
	
	
	Uma cidade sustentável o modelo e a dinâmica de desenvolvimento, além dos padrões de consumo, não devem ser considerados
	
	
	Não existe um conceito para Cidades sustentáveis.
	
	
	Uma cidade sustentável é uma cidade projetada considerando os impactos sócio-ambientais
		Luiza é a Diretora de ensino da Universidade XYZ. Analisando os documentos regulatórios pelos quais o MEC avalia a instituição, ela se deteve no capitulo sobre o CPC. O Conceito Preliminar de Curso é um indicador prévio para o MEC, da situação dos cursos. O conceito é composto por duas avaliações: as provas do ENADE feito pelos alunos e os insumos. No caso dos insumos, ela preferiu anotar cada uma das variáveis que compõem os insumos, pois notou que são diversificadas. Para chegar a totalização dos insumos, qual teria sido a lista de Luiza?
	
	
	
	Nota de pais dos alunos, nota de gestão de atendimento e nota de grau de evasão de alunos.
	
	
	Nota de professores, nota de infraestrutura e nota de organização didático-pedagógica.
	
	
	Nota de administradores, nota de gestão financeira e nota de capacidade dos laboratórios.
	
	
	Nota de alunos, nota de gestão de marketing e nota de grau de insatisfação dos alunos.
	
	
	Nota de acionistas e parceiros, nota de gestão de recursos humanos e nota de índice de pesquisas científicas.
	
	 
		
	
		2.
		O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos. Nos processos regulatórios, em regra, a IES ou o curso se submete a avaliação de uma comissão do INEP/MEC, que se utiliza de instrumentos de avaliação para os seguintes atos autorizativos. EXCETO:
	
	
	
	CREDENCIAMENTO
	
	
	RECREDENCIAMENTO
	
	
	RECONHECIMENTO/RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO
	
	
	MATRÍCULA ESTUDANTE
	
	
	AUTORIZAÇÃO
	
	 
		
	
		3.
		A Regulação do ensino brasileiro possui o seguinte quadro normativo: EXCETO.
	
	
	
	Lei do SINAES (Lei Nº 10.861/04).
	
	
	Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 11.941/2009)
Plano Nacional de Educação 2001 - 2010 (Lei, nº 10.172/01).
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394/96).
	
	
	Constituição da República (Arts. 205 a 207).
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação ao ENADE analise as afirmações e escolha a opção correta.
I - É o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
II - A prova é composta de 40 questões no total, sendo 20 questões da parte de formação geral e 20 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Prova de Conhecimento específico da área vale 50% da nota.
III - Serve para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
	
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente I e III estão corretas.
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I está correta.
	
	 
		
	
		5.
		É o Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma.
	
	
	
	ENEM - Exame Nacional do Ensino médio.
	
	
	IGC - Índice geral de cursos.
	
	
	FIES - Programa de Financiamento Estudantil.
	
	
	IES - Instituição de Ensino Superior.
	
	
	ENADE - Exame Nacional de desempenho de estudantes.
	
	 
		
	
		6.
		O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Compõe o SINAES, EXCETO:
	
	
	
	Avaliação de Desempenho 360 graus
	
	
	Avaliação dos estudantes
	
	
	Conceito Preliminar do curso - (CPC)
	
	
	Avaliação dos cursos
	
	
	Avaliação das Instituições
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	 
		
	
		7.
		As instituições realizam a autoavaliação continuamente e publicam o relatório anual com: Marque a resposta INCORRETA.
	
	
	
	Ações realizadas
	
	
	Ações corretivas
	
	
	Fragilidades
	
	
	Resultados
	
	
	Potencialidades
	
	 
		
	
		8.
		Processo que tem como finalidade aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	
	
	
	ENADE
	
	
	SINAES
	
	
	CPC
	
	
	MEC
	
	
	ICG
		O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. Com relação às informações obtidas nesse exame, analise as afirmações sobre sua utilização e escolha a opção correta.
I - Para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.
II - São úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.
III - São utilizados por empresas na seleção de funcionários e estagiários.
	
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Somente I e III estão corretas. 
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente I está correta.
	
	 
		
	
		2.
		Veja as afirmativas relacionadas ao SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e assinale a resposta correta.
I - O SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
II - O SINAES avalia o desempenho dos alunos através das provas do ENADE e recomenda novas orientações ás instituições de ensino e reformulações do seu plano pedagógico de cursos, quando as notas forem inferiores a 2. III - O SINAES avalia o desempenho das instituições e dos alunos, através das provas do ENADE e das visitas técnicas feitas diretamente nos campi das universidades e faculdades do país. O processo é punitivo, mas não é eliminatório.
Estão corretas:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	Somente III
	
	
	Somente I
	
	 
		
	
		3.
		O SINAES é formado por três componentes principais. Esses componentes são:
	
	
	
	Avaliação das instituições; avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes.
	
	
	Avaliação do mercado; avaliação dos cursos; avaliação do corpo docente.
	
	
	Avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes; avaliação do corpo docente.
	
	
	Avaliação das instituições; avaliação do corpo docente; avaliação dos estudantes.
	
	
	Avaliação do mercado; avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes.
	 
		
	
		4.
		IGC - Índice Geral de Cursos da Instituição é o Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos, que vão de: Marque a alternativa CORRETA.
	
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 4).
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 3).
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 2).
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a10).
	
	 
		
	
		5.
		O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. a partir dessa informação podemos afirmar que o SINAES:
	
	
	
	significa sistema nacional de avaliação da educação do ensino suplementar
	
	
	O sinaes é composto pela provinha Brasil e enem
	
	
	os dados obtidos pelo SINAES não são utteis para sociedade, estudantes e governo
	
	
	é exclusivamente composto pelo ENADE
	
	
	Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.
	
	 
		
	
		6.
		(ENADE 2013) Texto I
Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a um ataque à privacidade humana.
Ao contrário do que afirma o artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...) Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda maiores.
FITERMAN, J. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).
 
Texto II
Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo indica, também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito de decidir a política tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar? Com base em que princípio pode uma tal interferência ser justificada? A lei somente se justificaria caso
seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é estatal, como as repartições públicas. Não se pode confundir um recinto coletivo com um espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à propriedade.
PAVÃO, A. Disponível em: .
Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).
 
Os textos I e II discutem a legitimidade da lei antifumo no Brasil, sob pontos de vista diferentes. A comparação entre os textos permite concluir que, nos textos I e II, a questão é tratada, respectivamente, dos pontos de vista
	
	
	
	ético e legal
	
	
	moral e econômico.
	
	
	econômico e jurídico.
	
	
	histórico e educacional
	
	
	jurídico e moral.
	
	 
		
	
		7.
		Sergio está se preparando para submeter sua universidade à avaliação regulamentar do MEC, conforme previsto no SINAES - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Um dos indicadores de avaliação refere-se a qualidade construída com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Esse indicador é conhecido por:
	
	
	
	IGC - Índice Geral de Cursos da Instituição.
	
	
	NPM - Nota de Professores Mestres.
	
	
	NO - Nota de organização didático-pedagógico.
	
	
	ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.
	
	
	CPA - Comissão Própria de Avaliação.
	
	 
		
	
		8.
		Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma. O resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Sua divulgação é: Assinale a alternativa CORRETA 
	
	
	
	Mensalmente.
	
	
	Diariamente.
	
	
	Semestralmente.
	
	
	Semanalmente.
	
	
	Anualmente
		A arte é uma forma criativa de como a humanidade expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Em algum momento já sentimos o efeito de uma obra de arte sobre nós, que pode ser:
	
	
	
	Encanto
	
	
	Estranheza
	
	
	Curiosidade
	
	
	Todas as respostas estão CORRETAS
	
	
	Repúdio
	
	 
		
	
		2.
		É uma forma criativa de como a humanidade expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Ela pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras. Estamos nos referindo a:
	
	
	
	Ideal
	
	
	Arte
	
	
	Crença
	
	
	Cultura
	
	
	Filosofia
	
	 
		
	
		3.
		Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. Desta forma marque a opção incorreta a respeito dos conceitos básicos da cultura.
	
	
	
	São estórias fundamentandas na vidas dos seres vivos com foco nos animais.
	
	
	Transmitida de geração a geração, nas diferentes sociedades;
 
	
	
	É toda forma de intervenção humana na natureza;
 
	
	
	
Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade
	
	
	Criação exclusiva dos seres humanos;
 
	 
		
	
		4.
		Fazendo uma rápida viagem através da História da Arte, podemos afirmar que a Idade Moderna compreende:
	
	
	
	Arte Grega
	
	
	Realismo
	
	
	Impressionismo
	
	
	Renascimento e o Barroco
	
	
	Arte Romana
	
	 
		
	
		5.
		A Filosofia possui data e local de nascimento: final do séc. VII e início do séc VI a.C. nas colônias gregas da Ásia menor na cidade de Mileto. Surge pela necessidade de um outro tipo de explicação para a ordem do mundo -explicação racional. O primeiro filósofo foi:
	
	
	
	Platão.
	
	
	Tales de Mileto.
	
	
	Diógenes de Apolônia.
	
	
	Pitágoras.
	
	
	Sócrates.
	
	 
		
	
		6.
		Marque a alternativa CORRETA. A Filosofia possui data e local de nascimento: final do séc. VII e início do séc VI a.C. nas colônias gregas. O primeiro filósofo foi:
	
	
	
	Platão
	
	
	Tales de Mileto
	
	
	Aristóteles
	
	
	Sócrates
	
	
	Thomas Piketty
	
	 
		
	
		7.
		A tecnologia, enquanto domínio de uma técnica e o meio para um determinado fim ou uso, é o resultado de uma atividade essencialmente humana. Toda tecnologia, todo avanço tecnológico tem por finalidade a realização de desejos humanos. Os avanços tecnológicos neste século XXI com mais impacto no dia a dia das pessoas estão relacionados à:
	
	
	
	Aviões de última geração
	
	
	Tecnologia da informação
	
	
	Tecnologia de automóveis
	
	
	Fórmula I
	
	
	Tecnologia de novos celulares
	
	 
		
	
		8.
		(ENADE 2016) O plágio é daqueles fenômenos da vida acadêmica a respeito dos quais todo escritor conhece um caso, sobre os quais há rumores permanentes entre as comunidades de pesquisa e com os quais o jovem estudante é confrontado em seus primeiros escritos. Trata-se de uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor.
Como regra, o plágio desrespeita a norma de atribuição de autoria na comunicação científica, viola essencialmente a identidade da autoria e o direito individual de ser publicamente reconhecido por uma criação. Por isso, apresenta-se como uma ofensa à honestidade intelectual e deve ser uma prática enfrentada no campo da ética.
Na comunicação científica, o pastiche é a forma mais ardilosa de plágio, aquela que se autodenuncia pela tentativa de encobrimento da cópia. O copista é alguém que repete literalmente o que admira.
O pasticheiro, por sua vez, é um enganador, aquele que se debruça diante de uma obra e a adultera para, perversamente, aprisioná-la em sua pretensa autoria. Como o copista, o pasticheiro não tem voz própria, mas dissimula as vozes de suas influências para fazê-las parecer suas.
DINIZ, D.; MUNHOZ, A. T. M. Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica. Argumentum, Vitória (ES), ano 3, v. 1, n.3, p.11-28, jan./jun. 2011 (adaptado). Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.
	
	
	
	A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio.
	
	
	Pesquisadores e escritores acadêmicos devem ser capazes de construir, sozinhos, sua voz autoral, a fim de evitar a imitação e a repetição que caracterizam o plágio.
	
	
	O pastiche se caracteriza por modificações vocabulares em textos acadêmicos, desde que preservadas suas ideias originais, bem como sua autoria.
	
	
	A transcrição de textos acadêmicos, caso não seja autorizada pelo autor, evidencia desonestidade intelectual.
	
	
	O plágio é uma espécie de crime e, portanto, deve ser enfrentado judicialmente pela comunidade acadêmica.
		"A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para atendimento de necessidades das pessoas" (MAXIMIANO, 2007,p.3). Como alcance e reconhecimento de tal finalidade algumas das características das empresas neste Terceiro Milênio podem ser resumidas da seguinte maneira :
	
	
	
	Evolução dos modelos clássicos de gestão
	
	
	Administração de qualidade
	
	
	Papel dos gerentes
	
	
	Ética e Responsabilidade Sócio - Ambiental
	
	
	Administração na era da informação
	
	 
		
	
		2.
		______________É Todo complexo que inclui
conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade.  O termo que completa corretamente o espaço seria
	
	
	
	Sociedade
	
	
	Problema social
	
	
	Diversidade
	
	
	Determinismo biológico
	
	
	Cultura
	 
		
	
		3.
		A Filosofia surge pela necessidade de um outro tipo de explicação para a ordem do mundo. Marque a única alternativa CORRETA.
	
	
	
	Explicação nominal.
	
	
	Explicação espiritual.
	
	
	Explicação racional.
	
	
	Explicação matemática/exata.
	
	
	Explicação física.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Assinale a alternativa que mais atende a essa questão: A arte também manifesta fatos, acontecimentos, expressa ideias e, nesse sentido, possui também a função:
	
	
	
	Percepção do mundo
	
	
	Educativa e punitiva
	
	
	Formativa e educativa.
	
	
	Observação critica
	
	
	Observação
	
	 
		
	
		5.
		A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno alinhadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza. Visa-se aproximar O funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retorna, contratado, ao estado onde nasceu. Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em urna nova unidade. e ganha a companhia, que conta com profissional pronto e alinhado à cultura da empresa.
Considerando a situação descrita, verifica-se que um projeto como o referido no texto é vantajoso principalmente porque:
	
	
	
	Reduz os conflitos gerados por funcionários descontentes com seu local de trabalho e proporciona bom clima organizacional, decorrente da transferência de funcionários para local onde residem pessoas da sua família.
	
	
	Possibilita a promoção de cargo de funcionários em sua cidade natal, e assim, contribui para o aumento das vendas na nova localidade.
	
	
	Fortalece a cultura da organização ao afetar o desempenho financeiro da empresa e sua sobrevivência, além de garantir o preenchimento da vaga por um funcionário reconhecidamente capaz.
	
	
	Promove a renovação da cultura da empresa ao possibilitar a entrada de novos valores adjacentes, e reforça a ideia de que a empresa prioriza a qualidade de vida dos funcionários.
	
	
	Possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa. Além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
	
	 
		
	
		6.
		A Democracia é o sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. No Brasil, as pessoas podem escolher seus representantes através do voto nas eleições. Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira de 1988. Hoje por meio das eleições diretas, podemos votar para: Marque a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Prefeitos
	
	
	Governadores
	
	
	Senadores
	
	
	Vereadores
	
	
	Presidente do Senado
	
	 
		
	
		7.
		(ENADE 2013) Todo caminho da gente é resvaloso.
Mas também, cair não prejudica demais
A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!...
O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim:
Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,
Sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria,
E ainda mais alegre no meio da tristeza...
 
(ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005).
 
De acordo com o fragmento do poema acima, de Guimarães Rosa, a vida é:
	
	
	
	um caminhar de percalços e dificuldades insuperáveis.
	
	
	um caminho incerto, obscuro e desanimador.
 
	
	
	uma queda que provoca tristeza e inquietute prolongada.
	
	
	uma prova de coragem alimentada pela tristeza.
	
	
	um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem.
	
	
	 
		
	
		8.
		É uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos por elementos externos a estes sistemas. Defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura.
	
	
	
	Cultura
	
	
	Diversidade Cultural
	
	
	Universalismo
	
	
	Relativismo Cultural
	
	
	História
		Leia o trecho:
O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
	
	
	
	Recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	
	
	É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	
	
	Utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	
	
	Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
	
	
	Cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual a globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	
	 
		
	
		2.
		É o território que no interior do qual uma espécie encontra condições de vida:
	
	
	
	Nicho ecológico
	
	
	Comunidade biótica
	
	
	Habitat
	
	
	Comunidade
	
	
	População
	
	 
		
	
		3.
		Os avanços tecnológicos neste século XXI com mais impacto no dia a dia das pessoas estão relacionados à tecnologia da informação (celulares e computadores ultra rápidos e multimídias); à biotecnologia, sobretudo na área médica (instrumentos/máquinas de diagnósticos e tratamentos sofisticados); e às tecnologias industriais, com grandes mudanças nas relações de trabalho (nos setores de serviço, na indústria e na agricultura). As capacidades de acesso à informação e aos equipamentos de computação mais simples de edição estão fazendo com que, por um lado as pessoas tenham acesso à tecnologia, por exemplo, para editar um vídeo doméstico e colocar na rede via youtube, mas, por outro lado jamais pisem numa boa livraria e ao mesmo tempo, possam encomendar livros numa rede mundial de distribuição de bons livros europeia pela internet. Tudo isso só é possível por conta da:
	
	
	
	Globalização e da grande rede.
	
	
	Economia global.
	
	
	Economia Verde.
	
	
	Variedade de Sites.
	
	
	Grande rede e a legislação nacional da Internet.
	
	 
		
	
		4.
		(ENADE 2013) Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado
à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).).
 
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	 
		
	
		5.
		"A variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte: isso inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas". A isso chamamos de:
	
	
	
	Biologia
	
	
	Flora marinha
	
	
	Ecossistema
	
	
	Biodiversidade
	
	
	Fauna Marinha
	
	
	 
		
	
		6.
		A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:
	
	
	
	Diversifica a matriz de geração de energia.
	
	
	Introduz tecnologias à produção agrícola.
	
	
	Concentra suas atividades no setor primário.
	
	
	Apresenta estoques elevados de alimentos.
	
	
	Possui um sistema de transportes articulado.
	
	 
		
	
		7.
		No mundo em que vivemos, cheio de dificuldades, falta de cuidados com o outro, guerras, o descuido com as riquezas naturais, nos fazem refletir sobre o nosso papel no Planeta. Qual a ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem?
	
	
	
	Ecossistema
	
	
	Biologia Marinha
	
	
	Biodiversidade
	
	
	Ecologia
	
	
	Biosfera
	
	
	 
		
	
		8.
		(FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE - 2007 - BNB - Analista Bancário) O mundo assiste hoje ao que, comumente, é chamado de globalização. Nesse processo, massas enormes de capital financeiro, comandadas por grandes empresas/grupos, circulam entre países. Daí decorre que:
	
	
	
	todos os países participam igualmente da globalização.
	
	
	fome e desemprego no mundo globalizado não mais existem.
	
	
	fronteiras nacionais não mais existem.
	
	
	a rivalidade econômica cessou entre grupos e países em razão da crescente interdependência econômica.
 
	
	
	o comércio e o investimento internacionais são cada vez mais dominados por grandes grupos (oligopólios).
		( FUNDEP) Sobre o termo "Sociedade da Informação" é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	a expressão correlaciona exclusivamente mídia impressa e poder, que, no mundo contemporâneo, são os pilares do Liberalismo e da Democracia.
	
	
	o termo procura correlacionar modernas tecnologias de manipulação de massas com práticas sociais concretas, em geral, associadas à cultura jovem.
	
	
	o termo expressa uma nova configuração econômica do capitalismo, em que setor de serviços, incluindo os diferentes segmentos de informatização, ganha crescente proeminência.
	
	
	todas as afirmações estão corretas
	
	
	a expressão tem origem no mercado de capitais, em que informação privilegiada e bons relacionamentos pessoais sempre geram mais dinheiro e poder.
	
	
	 
		
	
		2.
		As empresas agroindustriais têm-se empenhado na busca de entender quais são as reais necessidades de seus consumidores e de que forma satisfazê-los.
Essa é a essência do marketing, que é definido como a atividade humana ou o processo social orientados para a satisfação de desejos ou necessidades de indivíduos e organizações através dos processos de troca.
 
Com relação a esse contexto, verifica-se que as empresas do agronegócio?
	
	
	
	Restringem sua ação a clientes com necessidades homogêneas e compradores e vendedores bem informados sobre os serviços e os produtos oferecidos por elas.
	
	
	Estão alinhadas na geração de marketing do setor, independentemente do elo da cadeia produtiva em que se encontram.
	
	
	Têm o marketing alimentar como o principal foco da satisfação de seus clientes.
	
	
	Comercializam produtos que carregam em si características particulares, o que não as impede de utilizar os conceitos de marketing aplicados a outros setores produtivos.
	
	
	Atuam em estratégias de marketing de forma não segmentada nas cadeias produtivas.
	
	 
		
	
		3.
		A biodiversidade é definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica como ¿a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte: isso inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas¿. Marque a opção incorreta a respeito da biodeversidade brasileira.
	
	
	
	O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis.O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis.
	
	
	Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente o MMA, eles podem representar apenas 10% da vida no país.
	
	
	Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas.
	
	
	O Brasil é tem pouca diversidade na amazônia devido as chuvas constantes na região.
	
	
	Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal.
	
	 
		
	
		4.
		A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembrarmos das Grandes Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz parte de um processo de integração global. Só que naquela época não se utilizava este termo. hoje podemos afirmar que a globalização tem as seguintes características, exceto:
	
	
	
	Internacionalização do estado;   
	
	
	Desconcentração do aparelho estatal;
Implantação de políticas protecionistas pelo estado, que participa diretamente da economia.
	
	
	Fragmentação das atividades produtivas nos diferentes territórios e continentes;
	
	
	Mundialização da economia;
	
	 
		
	
		5.
		A Educação Ambiental objetiva o contato direto entre o homem e o meio, o resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo; o desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais, a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício de cidadania, na busca de melhorias na: Marque a alternativa CORRETA.
	
	
	
	Vida dos insetos
	
	
	Qualidade de vida
	
	
	Qualidade das empresas
	
	
	Vida dos planetas
	
	
	Vida nas cidades
	
	 
		
	
		6.
		(ENADE 2016) Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), instrumento que garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos de discriminação. A Lei destaca a importância de estratégias de inclusão e de superação de barreiras
oriundas de deficiência.
Um exemplo de superação e inclusão é a atuação do atleta paralímpico Daniel Dias. O nadador, que nasceu no dia 24 de maio de 1988, sem partes de alguns membros, conquistou, aos 28 anos de idade, sua 24ª medalha, das quais 14 de ouro, sendo nove conquistadas nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro. Orgulho para os brasileiros.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à inclusão de pessoas com deficiência.
I. O esporte, para ser inclusivo, requer prática orientada para cada tipo de deficiência.
II. Na prática esportiva orientada, metas e objetivos são estabelecidos como ferramentas motivacionais a fim de promover ganhos motores e cognitivos à pessoa com deficiência.
III. A LBI foi fundamental para a inclusão de Daniel Dias, que se tornou o melhor nadador paralímpico da história.
 
É correto o que se afirma em
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, apenas.
	
	
	I e II apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
 
	
	 
		
	
		7.
		(ENADE 2016) A articulação indígena-quilombola vem-se consolidando em Oriximiná, no Pará, desde 2012, com o objetivo de incentivar a parceria entre índios e quilombolas frente a novos desafios comuns.
A aliança possibilitou, em 2015, a reaproximação entre índios da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana e os quilombolas da Terra Quilombola Cachoeira Porteira, cujas relações, no processo de regularização de suas terras, haviam assumido ares de conflito.
Reunidos no Quilombo Abuí, escolhido como local neutro e livre de influências externas, em maio de 2015, lideranças indígenas e quilombolas de ambas as terras, com a mediação de lideranças quilombolas de outras comunidades, acordaram os limites territoriais para fins de regularização fundiária.
O acordo foi oficializado junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. (Disponível em: http://www.quilombo.org.br. Acesso em: 29 ago. 2016 (adaptado).)
 
A análise dessa situação evidencia a importância da
	
	
	
	urgência de regularização das terras quilombolas e indígenas, priorizando-se áreas isentas de conflitos.
	
	
	definição, por atores externos, dos desafios comuns a serem enfrentados pelos povos tradicionais.
	
	
	participação do Ministério Público nas negociações de limites territoriais entre quilombolas e indígenas.
	
	
	autodeterminação dos povos tradicionais na definição de seus limites territoriais.
	
	
	intervenção prévia do Estado em situações de potencial conflito entre povos tradicionais.
	
	
	 
		
	
		8.
		A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2 O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
	
	
	
	Remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
	
	
	Aumentar a concentração atmosférica de H2O,molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
	
	
	Reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
	
	
	Reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
	
	
	Promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH.
		Marque a alternativa CORRETA. Diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres enquadram-se em:
	
	
	
	Sexo
	
	
	Desigualdade Social
	
	
	Estado Civil
	
	
	Pessoa Física
	
	
	Gênero
	
	 
		
	
		2.
		Novas relações mundiais implicam numa nova compreensão do lugar do ser humano, mulheres e homens, no conjunto das instituições sociais e nos ecossistemas. Entretanto, sabemos bem, que um novo mundo de relações não acontece de uma hora para outra. Ele vai se preparando lentamente ao longo de séculos de História até que passa a ter maior visibilidade e passa a integrar os novos comportamentos sociais. Pelo trabalho o homem se relaciona com o mundo físico e com o mundo cultural de todos os homens. Entretanto, diversas relações de trabalho surgiram ao longo da história, segundo Mozart Victor Russomano. Assinale a alternativa que NÃO SE APLICA.
	
	
	
	Regime das Manufaturas
	
	
	Regime do Salariato
	
	
	Regime da escravidão no Brasil
	
	
	Regime de Servidão
	
	
	Regime das Corporações
	 
		
	
		3.
		Trata-se de um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente. 
O conceito em questão denomina-se:
	
	
	
	Certificação Ambiental.
	
	
	Responsabilidade Social.
	
	
	Responsabilidade Cívica.
	
	
	Sustentabilidade.
	
	
	Identidade Social.
	
	 
		
	
		4.
		Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado). Aponte a alternativa INCORRETA. Fazem parte do Terceiro Setor:
	
	
	
	Entidades filantrópicas
	
	
	Organizações Não Governamentais
	
	
	Organizações sem fins lucrativos
	
	
	OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público)
	
	
	Sociedades de Economia Mista
	
	
	 
		
	
		5.
		As desigualdades de gênero foram construídas historicamente, em decorrência de um modelo de sociedade, marcadamente
Patriarcal. Na contraposição dessa organização social, nasce um movimento social, filosófico e político que objetiva basicamente a igualdade dos sexos. O movimento em questão é denominado de:
	
	
	
	Feminismo.
	
	
	Liberalismo.
	
	
	Machismo.
	
	
	Revanchismo.
	
	
	Sexismo.
	
	
	 
		
	
		6.
		Aponte a alternativa INCORRETA. O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona com:
	
	
	
	Acionistas Majoritários
	
	
	Comunidade
	
	
	Fornecedores
	
	
	Funcionários
	
	
	Meio Ambiente
	
	 
		
	
		7.
		É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. Na web são as páginas/canais que propiciam a interação entre pessoas de diferentes regiões, oferecendo diversos recursos para que a mesma aconteça. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Orkut
	
	
	Redes Sociais
	
	
	Internet
	
	
	Net
	
	
	Twitter
	 
		
	
		8.
		Assinale a opção correspondente. As desigualdades de gênero foram construídas historicamente, em decorrência de um modelo de sociedade, marcadamente:
	
	
	
	Visionária
	
	
	Patriarcal
	
	
	Pobre
	
	
	Filosófica
	
	
	Feminista
	
		A maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história, chama-se:
	
	
	
	Gênero
	
	
	Sexo
	
	
	Pessoa Física
	
	
	Desigualdade Social
	
	
	Estado Civil
	
	 
		
	
		2.
		A responsabilidade social em questões ambientais tem-se traduzido em adoção de práticas que extrapolam os deveres básicos tanto do cidadão quanto das organizações (Dias, 2011). As ações de responsabilidade social abrangem a relação da empresa com:
	
	
	
	Clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas.
	
	
	Fornecedores, comunidade e órgãos de controle ambiental.
	
	
	Clientes e funcionários.
	
	
	Clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente.
	
	
	Comunidade, sociedade e acionistas.
	
	
	 
		
	
		3.
		É notório o crescimento da força de trabalho feminina no Brasil nos últimos 30 anos.  O curioso é que, no mesmo período, as taxas de crescimento da participação masculina permaneceram praticamente inalteradas.  Sobre  a expressão do trabalho profissional das mulheres em nosso país está correto afirmar que:
	
	
	
	Os homens ocupam a maior parte das vagas de trabalho, porém têm salários inferiores aos das mulheres.
	
	
	Os princípios feministas lutam por salários superiores para as mulheres em qualquer circunstância.
	
	
	As mulheres representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.
	
	
	O preço da hora de trabalho de uma mulher é normalmente superior a que é paga a um homem.
	
	
	É natural que as sociedades atribuam às mulheres maior relevância no contexto político.
	
	 
		
	
		4.
		Para Grossi (2005), gênero é uma construção cultural, processado na educação formal e informal de homens e mulheres, contrariamente do senso comum, que compreende que biologicamente o sexo, por si só, determina os comportamentos masculinos e femininos. Desta forma, podemos afimar que os termos gênero e sexo são a mesma coisa. Marque a opção correta.
 
	
	
	
	Sexo é a maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história e gênero são as diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres.
	
	
	Sexo tem ligação com a mulher principalmente pois esta externa com mais profundidade seus estilos. Gênero tem relação com o momento de vida de cada sexo.
	
	
	Sexo tem ligação com homem principalmente pois este externa com mais profundidade seus estilos. Gênero tem relação com o momento de vida de cada sexo.
	
	
	Gênero tem ligação com a mulher principalmente pois externa com mais profundidade seus estilos. Sexo tem relação com o momento de vida de cada sexo.
 
	
	
	Gênero é a maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história e sexo são as diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres.
	 
		
	
		5.
		Trata-se de um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente. 
O conceito em questão denomina-se:
	
	
	
	Responsabilidade Social.
	
	
	Sustentabilidade.
	
	
	Identidade Social.
	
	
	Responsabilidade Cívica.
	
	
	Certificação Ambiental.
	
	 
		
	
		6.
		Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado). Aponte a alternativa INCORRETA. Fazem parte do Terceiro Setor:
	
	
	
	OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público)
	
	
	Organizações sem fins lucrativos
	
	
	Entidades filantrópicas
	
	
	Organizações Não Governamentais
	
	
	Sociedades de Economia Mista
	
	
	 
		
	
		7.
		As desigualdades de gênero foram construídas historicamente, em decorrência de um modelo de sociedade, marcadamente Patriarcal. Na contraposição dessa organização social, nasce um movimento social, filosófico e político que objetiva basicamente a igualdade dos sexos. O movimento em questão é denominado de:
	
	
	
	Liberalismo.
	
	
	Machismo.
	
	
	Sexismo.
	
	
	Feminismo.
	
	
	Revanchismo.
	
	 
		
	
		8.
		Aponte a alternativa INCORRETA. O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona com:
	
	
	
	Meio Ambiente
	
	
	Acionistas Majoritários
	
	
	Funcionários
	
	
	Fornecedores
	
	
	Comunidade
		De acordo com a Resolução n°4, de 13 de julho de 2005 do CNES/CES, a organização curricular dos cursos de Administração está estruturada em quatro campos interligados de formação. Podemos considerar como estratificação dos conteúdos de Formação Básica as seguintes disciplinas:
	
	
	
	Pesquisa de Mercado, Microeconomia e Gestão de Processos
	
	
	Macroeconomia, Legislação Tributária e Contabilidade Gerencial
	
	
	Contabilidade de Custos, Fundamentos de Comércio Exterior e Análise Organizacional
	
	
	Estatística Aplicada, Matemática Financeira e Mercado Financeiro
	
	
	Teoria Geral da Administração, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Análise Textual
	
	 
		
	
		2.
		O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Administração está, fundamentada na autonomia e no desenvolvimento de atividades, modelando um desenho para o ensino e aprendizagem que garanta condições básicas para inserção satisfatória no mundo do trabalho, à plena atuação na vida cidadã e os meios para continuar aprendendo. Assim entendemos que o PPC é:
	
	
	
	O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um documento acadêmico que concentra a concepção do curso de graduação em qualquer área de gestão. Este documento contempla vários elementos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais