Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA ATIVIDADE ALUNO 
Curso: Planejamento Estratégico 
	Disciplina: Planejamento Estratégico 
	Teleaula: 01 
	Competência(s): 
Na seção 1.1 você conhecerá o contexto em que se deu o surgimento da estratégia nas organizações. Na seção 1.2 saberá como se aplica a estratégia em cada um dos três níveis de uma organização: corporativo (no caso de empresas que atuam em mais de um tipo de negócio), unidade de negócios e funcional, isto é, nos departamentos da empresa, como Marketing, Finanças etc. Na seção 1.3 você verá cada uma das etapas que compõem o processo de elaboração do planejamento estratégico em uma organização. Por último, na seção 1.4, conhecerá as diretrizes estratégicas de uma organização, ou seja, sua missão, visão e valores, aspectos que caracterizam a essência de uma organização e que servem de parâmetro para estabelecer seus objetivos e estratégias. 
	Conteúdos: 
 Surgimento da estratégia nas organizações. 
 Os níveis de estratégia nas organizações. 
 Etapas do processo de Planejamento Estratégico. 
 Diretrizes estratégicas de uma organização. 
	Teleaula: U1 – Estratégia Empresarial. 
Título: Estratégia Empresarial 
Prezado(a) aluno(a), 
A aula atividade tem a finalidade de promover o autoestudo das competências e conteúdos relacionados à Unidade de Ensino. Ela terá a duração de 1 hora e 20 minutos e está organizada em duas etapas: “Avaliação de resultados de aprendizagem” e “Fechamento do Tópico da Unidade do Fórum de Discussão”. 
Siga todas as orientações indicadas e conte sempre com a mediação do seu tutor e a interatividade com o professor no Chat Atividade e Fórum de Discussão. 
Bons estudos! 
Avaliação de resultados de aprendizagem 
	O que o aluno deve conhecer previamente para fazer a atividade? 
	Descrição dos conhecimentos prévios para realização das questões. 
1) Surgimento da estratégia nas organizações. 
2) Os níveis de estratégia nas organizações. 
3) Etapas do processo de Planejamento Estratégico. 
4) Diretrizes estratégicas de uma organização. 
	O que o aluno fará? 
	Resolução individual das 4 (quatro) questões objetivas indicadas a seguir. 
	Em quanto tempo? 
	30 minutos. 
	Como? 
	
1. Resolver as questões objetivas individualmente; 
2. Comparar os meus resultados com o gabarito disponibilizado pelo professor no Chat Atividade; 
3. Registrar as respostas e/ou dúvidas pontuais no Fórum no Chat Atividade para mediação e ampliação comentada do gabarito pelo professor. 
	Quando? 
	No decorrer da aula atividade. 
	Por que? 
	Para avaliar os resultados de aprendizagem dos conteúdos propostos na Unidade de Ensino.
 
Questão 1. 
Leia atentamente o trecho a seguir: 
Os conceitos de _________ e _________ estão diretamente relacionados. As organizações primeiramente definem seus objetivos a médio e ________ prazo. Depois definem suas estratégias, isto é, de que maneira ________ seus objetivos. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: 
a) objetivo – receita – curto – adiarão. 
b) plano – receita – longo – melhorarão. 
c) estratégia – negócio – curto – realinharão. 
d) objetivo – estratégia – longo – alcançarão. 
e) objetivo – estratégia – curto – alcançarão. 
Questão 2. 
Analise o trecho a seguir: 
Este conceito pode ser definido como o resultado de uma determinada organização fazer algo diferente e/ou melhor que seus concorrentes e, com isso, criar maior valor para os consumidores e outros grupos de interesse na empresa, isto é, stakeholders. 
A qual conceito estudado o texto alude?
a) Estratégia Empresarial. 
b) Plano de Negócios. 
c) Vantagem Competitiva. 
d) Vantagem Contemplativa. 
e) Vantagem de Mercado. 
Questão 3. 
No nível corporativo, as estratégias podem criar valor para a organização ou por meio de economias de escala ou de economia de escopo. 
Frente ao exposto, analise as colocações a seguir e assinale (V) verdadeiro ou (F) falso: 
( ) – A economia de escala ocorre quando o custo unitário para realizar uma atividade diminui conforme a quantidade produzida aumenta. 
( ) - A economia de escopo ocorre quando o custo unitário de uma atividade cai porque os ativos (bens e equipamentos) utilizados são compartilhados com outras atividades. 
( ) – A economia de escopo ocorre quando o custo unitário para realizar uma atividade diminui conforme a quantidade produzida aumenta. 
( ) - A economia de escala ocorre quando o custo unitário de uma atividade cai porque os ativos (bens e equipamentos) utilizados são compartilhados com outras atividades. 
Assinale a resposta correta: 
a) V – V – F – F. 
b) V – F – V – F. 
c) F – V – F – V. 
d) F – F – V – V. 
e) F – F – F – F. 
Sobre o processo do Planejamento Estratégico, considere as colocações a seguir: 
I - A primeira etapa do processo de planejamento estratégico é a análise do ambiente externo e interno. 
II - A segunda etapa se inicia com o diagnóstico da situação da empresa. Com base no diagnóstico, define-se a diretriz organizacional, ou seja, os objetivos a serem alcançados 
III – Já na terceira etapa é formulada a estratégia, ou seja, são estabelecidas as ações que a organização deverá realizar para alcançar seus objetivos. 
Assinale a alternativa correta: 
a) Apenas a sentença I está correta. 
b) Apenas a sentença III está correta. 
c) Apenas as sentenças I e II estão corretas. 
d) Apenas as sentenças II e III estão corretas 
e) Todas as sentenças estão corretas. 
	Fechamento do Tópico da Unidade do Fórum de Discussão O que farei? 
	Realizar a atividade “Fechamento do Tópico da Unidade do Fórum de Discussão” descrita a seguir. 
	Em quanto tempo? 
	50 minutos. 
	Quando farei? 
	No decorrer da aula atividade. 
	Como farei? 
	
1. Leia atentamente a questão reflexiva proposta pelo professor. 
2. Buscar esclarecimentos ou retirar possíveis dúvidas com o professor no Chat Atividade; 
3. Resolver a questão utilizando os conteúdos estudados nas webaulas e no Livro didático. 
4. Apresentar no Chat atividade um resumo do processo de resolução para a mediação do professor. 
5. Compare sua resposta com as contribuições do professor. 
	Por que devo fazer? 
	Para avaliar o nível de aprendizagem alcançado durante a TA. 
	Com quem irei fazer? 
	Individualmente e, posteriormente, dividir com os colegas e no chat atividade. 
	Onde registrarei? 
	No Chat Atividade. 
Por onde começar o planejamento estratégico do seu empreendimento? Saiba quais são os itens básicos para realizar um bom planejamento estratégico. 
Para todo empreendedor que deseja crescer, um dos primeiros passos é entender como iniciar algo que proporcione boas chances de sucesso ao negócio. Como o próprio significado da palavra indica, planejar estratégias é uma arte que requer eficiência, informações adequadas e conhecimento de mercado, para que as decisões tomadas estejam bem casadas com a visão de futuro da empresa. 
É aconselhável, para todas as situações, que o plano esteja traçado no papel antes que seja colocado em ação. Portanto, o inicio de todo planejamento estratégico passa por algumas definições simples: 
 Quem somos? Qual a nossa missão? Qual a relevância do nosso negócio para o mercado? Afinal, aonde queremos chegar? 
 Quais os atores envolvidos nesse planejamento? Quem deve ter participação importante nas análises que traçarão os caminhos da empresa; 
 Definidos os papeis de cada um, é o momento de ter em mãos o máximo de informações que lhe darão uma visão mais completa do mercado. Saiba de tudo que se refere à análise de mercado, crescimento e desenvolvimento de funcionários, concorrentes, áreas e mercados para explorar; 
 Esteja informado sobre os insumos (internos e externos) para realização de seu negócio. O entendimento de mercado é tão bom quanto à compreensão do que ocorre dentro da sua própria empresa. 
A importância das
métricas dentro do seu planejamento estratégico 
Acabaram-se os anos em que o que importava era bater o concorrente com gastos milionários em campanhas publicitárias. Hoje, quem não realizar uma métrica bem relacionada com o planejamento e ambições da empresa estará atrasado. 
As métricas nada mais são do que estratégias para mensurar qualquer investimento ou ação relacionada à sua empresa, em quantidade e qualidade. Mas o mais importante é que ela deve estar diretamente relacionada aos planos de estratégia. Não adianta ter números e mais números, bons ou ruins, se esses números não estiverem dando respostas conclusivas para a gestão do negócio, se estamos ou não estamos chegando mais perto dos nossos grandes objetivos. Portanto, métricas de sucesso são aquelas em que os resultados serão um termômetro para saber se os objetivos da empresa estão sendo alcançados. 
Colocando em prática seu Planejamento Estratégico 
Sair do papel e ir para a realidade pode muitas vezes ser um tema complicado para o empreendedor. Portanto, a primeira coisa que devemos levar em consideração na parte da execução é analisar como fazemos o que fazemos. Ou seja, qual é a forma como conduzimos o processo de pessoas/equipe, a estratégia e nossos planos operacionais. Quanto mais organizada e bem feita for essa execução, mais poderemos medir o nível de maturidade de uma empresa. 
Por exemplo, as realizações de reuniões periódicas precisam trazer realidade aos debates e alguns obstáculos que exigirão decisões. O nível de profissionalismo que se darão essas reuniões e as decisões feitas a partir desses possíveis obstáculos darão o tom da eficiência da sua execução. No livro “Execução”, escrito por Larry Bossidy & Ram Charan, a definição da palavra para a gestão empresarial é esclarecedora: “No seu sentido fundamental, executar é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre ela”. 
Contudo, a sua prática está diretamente relacionada à seriedade e organização com que trata a execução de seus planejamentos. Será sempre um desafio mental complexo, sem muita intuição, mas de um pensamento sistêmico e de forte trabalho. Veja alguns pontos a que devemos nos atentar: 
· A sincronia dos processos de gestão pessoas, estratégia e rotina são essenciais para uma boa execução; 
· Divisão de funções, atribuições e responsabilidades são partes importantes para alcançarmos os objetivos com organização; 
· Não devemos dar passos maiores do que podemos. Planos maiores que nossa capacidade geram frustação, pois, plano bom é aquele conseguimos implantar estando dentro da realidade; 
· Se quisermos uma execução boa, devemos saber premiar e incentivar as pessoas envolvidas nessa evolução; 
· Estar aberto a novas realidades, saber a hora de mudar e abrir mão de algo com flexibilidade e sabedoria, será um bom controle de qualidade dos seus planos estratégicos. 
Um planejamento estratégico completo requer muito mais esforço e dedicação do que normalmente imaginamos, mas se feito com qualidade, formarão o caminho das pedras para a conquista de todos os seus objetivos. Empresas que colocam com eficiência todos os seus planos e práticas, são as que abandonam estratégias equivocadas com facilidade traçando novos rumos, aproveitando boas oportunidades, formando grandes líderes e criando resultados mais sustentáveis e lucrativos. 
Agora responda: 
1 – Como você enxerga o Planejamento em seu cotidiano? 
2 - Você realiza Planejamentos apenas para a vida profissional ou também planeja a sua vida pessoal? Divida conosco conquistas (pessoais ou profissionais), que você planejou e alcançou (ou que ainda está buscando alcançar). 
3 – Você acredita que o Planejamento Estratégico é algo, que quando bem estruturado e seguido com disciplina, pode fazer você conquistar aquilo que sonha? Por quê? Cite três benefícios que o Planejamento Estratégico possa te proporcionar. 
Não se esqueça de debater estas questões, dividir com todos e com a Profa. em nosso chat. 
Bons estudos!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando