Buscar

CLODOVIS BOFF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA
Curso de Bacharelado em Teologia
Disciplina de Introdução à Teologia
Turma: 1º Período
Clodovis Boff
Clodovis nasceu em Concordia Santa Catarina em 1944. É neto de imigrantes italianos do Vêneto que chegaram no sul do Brasil ao final do século XIX. Seus primeiros anos de estudos se deram nas cidades de Concórdia, Rio Negro e Agudos. 
Estudou Filosofia em Mogi das Cruzes e obteve o Doutorado em Teologia na Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. É um teólogo católico da ordem dos Servos de Maria, inicialmente adepto da Teologia da Libertação, mais tarde muda repentinamente seu pensamento teologico e passa a criticar a teologia da libertação ficando plenamente de acordo com os bispos latino-americanos reunidos em Aparecida em 2007. 
Atualmente Clodovis mora em Curitiba e é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Embora na década de 80 tenha perdido a cátedra na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi impedido de lecionar na faculdade teologica de sua ordem, não foi processado pela Congregação para a Doutrina da Fé, como ocorrera com seu irmão.
No inicio de seus escritos Clodovis enfatisava dentro da teologia da libertação o caracter politico, fazendo com esse fosse o principal aspecto que a compunha. Nesse periodo é que foi publicado a sua Tese Doutoral publicada em 1976 e também o livro Teologia e Pratica. Em um segundo momento Boff passou a retratar a libertação como perspectiva de uma teologia global como se todas as teologias se voltassem para esse foco, nesse periodo escreve Retrato de 15 anos da Teologia da Libertação e também Como Fazer Teologia da Libertação, ambos em 1986. Em um terceiro momento a teologia da libertação passa a ser vista como a libertação da teologia, objetiva-se nesse periodo superar a ambiguidade epistemologica a cerca daquilo que fundamenta a teologia, destaca-se messe momento a obra Teologia da Libertação e Volta ao Fundamento de 2007.
Dessa forma até hoje Clodovis contribui de maneira significativa com a teologia, apontando caminhos dentro da mariologia, por exemplo, e até mesmo ajudando a refletir as potencialidades e os limites da teologia da libertação, fazendo com que a mesma dê passos e qualifique, ainda mais, o anuncio do Reino que ocorre por meio da libertação.

Continue navegando