Buscar

Introdução a Teologia, APOL obajetiva 1

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Introdução à Teologia
Considere o fragmento de texto:
“Portanto, a espiritualidade é concebida como orientada em modo inerente para a descoberta, para novas percepções e novas compreensões da realidade, em uma íntima conexão com a teologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Alfredo Sampaio. Teologia e Espiritualidade: em busca de uma colaboração recíproca. Revista Perspectiva Teológica, São Paulo, n. 38, p. 323-348, 2006. p. 325.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Teologia e espiritualidade: por uma teologia que ilumine a mente e inflame o coração sobre o estabelecimento de uma teologia espiritual, assinale a afirmação correta sobre o relacionamento do teólogo com a espiritualidade:
Nota: 10.0
	
	A
	A espiritualidade para o teólogo deve estar subordinada à racionalidade.
	
	B
	O teólogo deve privilegiar a a espiritualidade uma vez que a “letra mata”.
	
	C
	Como não se pode chegar a conhecer a verdade, a espiritualidade não influencia a vida do teólogo.
	
	D
	O teólogo precisa ser uma pessoa de Deus para produzir uma teologia espiritual capaz de superar o racionalismo.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta, pois, “[s]eja como for, não há teologia espiritual sem experiência espiritual. Portanto, nenhuma teologia será espiritual, se, primeiro, o próprio  teólogo não se espiritualizar, ou seja, se não se esforçar por ser um ‘homem de Deus’. Como vimos, o autoenvolvimento do teólogo em seu objeto é uma exigência intrínseca do próprio objeto” (texto-base, p. 136).
	
	E
	O racionalismo para o teólogo pode comprometer a espiritualidade.
Questão 2/10 - Introdução à Teologia
Leia o seguinte trecho de texto:
“Todo batizado é convidado a ‘dar razão de sua esperança’ (1 Pd 3,15). Em tese, qualquer fiel, na simplicidade de seu coração, é um(a) teólogo(a), quando o Espírito lhe faz conhecer o sentido da vida [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Henrique Cristiano José. Estudar teologia: iniciação e método. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 20.
A partir do fragmento de texto acima e do texto-base O perfil do Teólogo hoje sobre a figura do teólogo, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Para o teólogo cristão, basta que ele seja um homem que tenha alguma fé para que desempenhe o seu papel na teologia.
	
	B
	O teólogo tem um papel fundamental dentro da Igreja junto à hierarquia, por isso não deve se manifestar fora da Igreja
	
	C
	O teólogo, mais do que um  pensador individual, deve se perceber como membro do corpo eclesial em diálogo permanente com a sociedade.
Alternativa correta “[O teólogo] Age como ‘homem de Igreja’ mais do que como pensador individual e dialoga com a sociedade, e desta forma o teólogo precisa coragem de participar na investigação de novos campos relevantes para o ser humano em nosso planeta” (Texto-base, p. 342).
	
	D
	O teólogo não precisa dialogar com outros saberes, basta seu conhecimento bíblico.
	
	E
	O teólogo não tem um papel específico dentro da Igreja, uma vez que a revelação já está dada por Deus.
Questão 3/10 - Introdução à Teologia
Considere o seguinte fragmento de texto:
“As compreensões e definições de teologia elaboradas no decorrer da história têm essa afirmação fundamental: submeter os dados da fé, os conteúdos revelados, ao exame racional e submeter a realidade ao exame da fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASSO, João Décio. Teologia e outros saberes: Uma introdução ao pensamento teológico. São Paulo: Paulinas, 2010. p. 139.
Em relação ao fragmento do texto anterior e ao conteúdo apresentado na Aula 1 - Videoaula 3 - Tema 2 – Natureza da Teologia, no que consiste a natureza da teologia? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A natureza da teologia compreende a aplicação de ferramentas lógicas para a interpretação da Bíblia.
	
	B
	A teologia tem como sua natureza a interpretação social das questões espirituais.
	
	C
	A natureza da teologia tem como fundamento a interpretação literária das Escrituras
	
	D
	Consiste em compreender e aprofundar as verdades reveladas à luz da razão iluminada  pela fé.
Você acertou!
Resposta Correta C: A natureza da teologia consiste em procurar compreender e aprofundar a partir da da luz da razão as verdades reveladas.(Aula 1, Videoaula 3, Tema 02 – 0’45’’. Natureza da Teologia.)
	
	E
	A natureza da teologia consiste na busca da resposta para as questões humanas no material religioso produzido pela humanidade
Questão 4/10 - Introdução à Teologia
Leia com atenção o fragmento de texto a seguir:
“Quando se mantém firme a convicção de que a teologia é finalizada ultimamente na prática amorosa e libertadora da fé, evita-se o perigo maior em que pode cair o teólogo: a ‘alienação’, entendida como fuga da vida concreta, desengajamento da história salvífica, afastamento do compromisso do amor".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOFF, Clodovis. Teoria do Método Teológico. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 401.
A partir da afirmação acima e do conteúdo do texto-base O perfil do Teólogo hoje, percebemos que o teólogo é um profissional com responsabilidades sociais e eclesiais. Em relação a estas qualificações e conhecimentos, assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ainda que o teólogo deva conhecer as diversas ciências, ele precisa mostrar que a Teologia é superior a elas.
	
	B
	O teólogo não tem responsabilidades com a sociedade em geral, apenas com a Igreja. Por isso não precisa dialogar com outros saberes.
	
	C
	O mais importante para o teólogo é conhecer os documentos da Igreja, ainda que não tenha tempo para olhar e analisar a sociedade ao seu redor.
	
	D
	Os conhecimentos que o teólogo adquiriu são importantes; porém, é necessário que ele esteja atento para aplicar este conhecimento nos novos problemas científicos e práticos.
Você acertou!
"[...]  o teólogo não se pode contentar com a assimilação e reprodução dos conhecimentos já adquiridos, mas deve ocupar-se com a aplicação desses saberes aos novos problemas científicos e práticos [...]” (Texto-base, p. 344).
	
	E
	O teólogo não precisa conhecer a prática da Igreja, nem frequentar a comunidade de fé, uma vez que seu trabalho é exclusivamente a interpretação das Escrituras.
Questão 5/10 - Introdução à Teologia
Leia atentamente a seguinte citação:
“A partir dessa época, a teologia adquire, então, o significado de reflexão sobre os dados da fé. A reflexão sobre as Verdades reveladas e testemunhadas pelos textos bíblicos será sempre o esforço da inteligência humana por melhor compreender para melhor acolher a Palavra de Deus na vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASSO, João Décio. Teologia e outros saberes: Uma introdução ao pensamento teológico. São Paulo: Paulinas, 2010. p. 106.
Considerando a citação anterior, bem como o texto-base Teologia e espiritualidade, com relação à palavra Teologia é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A palavra “Teologia” tem uma origem cultual e significava uma palavra sagrada em relação aos deuses greco-romanos.
“[...] a palavra ‘teologia’ nasceu num contexto especificamente cultual e [...], com efeito, significava uma palavra sacra dirigida à divindade ou a ela referente [...] ”.  (Texto-base, p. 122).
	
	B
	Na Bíblia, a palavra “Teologia” está sempre relacionada à inteligência, à cabeça, à razão.
	
	C
	A palavra Teologia está vinculada ao saber secular e filosófico.
	
	D
	A ligação entre o conceito de  Teologia e a piedade (ou espiritualidade) é algo que não é possível, pois a teologia é apenas um saber teórico.
	
	E
	Tanto o conceito quanto a palavra Teologia têm sua origem na Bíblia.
Questão 6/10 - Introdução à Teologia
Considere o trecho de texto:
 
“A Teologia contextual, [...] da igreja local, tornou-se preocupação entre teólogos e teólogas a partir dos anos 60 [...]. Desde essa época, o termo contexto setornou crucial para distinguir traços característicos do trabalho e do produto final do teólogo, no intuito de que este representasse as características culturais, sociais, políticas, econômicas e religiosas[...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANCHES, Sidney de Moraes. A contextualização da teologia: conceitos, história, tensões, métodos e possibilidades. Revista Tecer, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 1-20, nov., 2009. p. 1.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base História dos dogmas, história da teologia, história do pensamento cristão: considerações sobre alguns conceitos da historiografia eclesiástica sobre a história da teologia na América Latina, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	De acordo com Otto Maduro, a teologia é fruto de um trabalho socialmente situado e contextualizado.
De acordo com Otto Maduro, a teologia é fruto de um trabalho socialmente situado e contextualizado. Para Otto Maduro, não se trata de determinar ou negar, mas sim fazer teologia a partir do contexto social. “Maduro e a Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina (CEHILA) optaram, em suas publicações, pelo conceito de ‘história da teologia’. [...] [Maduro] está interessado [...] em esclarecer o conceito de teologia como ‘objeto da história’: ‘a teologia é o produto de um trabalho socialmente situado’. O trabalho teológico – segundo Maduro: ‘ler, escutar, refletir, discutir, escrever e expor’ – e o produto desse trabalho, ‘a teologia propriamente dita’, ‘estão ambos – em cada caso específico de estudo – situados em um contexto sócio-histórico peculiar’” (texto-base, p. 93-94).
	
	B
	Segundo Otto Maduro, a teologia independe do contexto social latino-americano.
	
	C
	De acordo com Otto Maduro, a teologia é fruto de trabalho abstrato, intelectual e atemporal.
	
	D
	Conforme Otto Maduro, a dogmática deve prevalecer em relação ao contexto social.
	
	E
	Otto Maduro afirma que o contexto social é o elemento mais importante da produção teológica.
Questão 7/10 - Introdução à Teologia
Considere o seguinte excerto de texto: 
 “[...] [A]s doutrinas não surgem por geração espontânea, nem são enviadas diretamente do céu, à parte de qualquer relação com as circunstâncias humanas particulares.[...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONZALEZ, Justo L. Uma história do pensamento cristão. Trad. de Paulo Arantes e Vanuza Helena Freire de Mattos. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. v. 1. p. 27. 
Em relação ao fragmento do texto anterior e ao conteúdo apresentado na Aula 2 - Videoaula 2 - Tema 01 – Teologia-Fonte, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas características do período da comunidade primitiva, que deu origem à teologia fonte? .
Nota: 10.0
	
	A
	Retração da evangelização, influência do judaísmo.
	
	B
	A influência da filosofia grega e a criação das primeiras igrejas oficiais
	
	C
	Expansão missionária e elaboração dos escritos do Novo Testamento (as cartas apostólicas e os Evangelhos)
Você acertou!
A característica do início das comunidades cristãs se deu pela expansão missionaria. O testemunho dos primeiros cristãos, a constituição da teologia e a elaboração dos escritos do N. T. ( Aula 2, vídeo 2, Tema 01 – Teologia-Fonte– 1’00’’ – 3:19. Teologia Fonte.)
	
	D
	Elaboração teológica da Patrística e a expansão do cristianismo.
	
	E
	Pregação do evangelho nas sinagogas e influencia na cultura romana.
Questão 8/10 - Introdução à Teologia
Leia a passagem de texto a seguir:
“Isso mostra que por trás da teologia há um encontro espiritual com Deus. Teólogo algum pode cair no ‘esquecimento genético’ a respeito de sua prática teórica. Lembrará sempre que a teologia é originariamente oração a Deus e proclamação de Deus”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOFF, Clodovis. Teoria do Método Teológico. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 134.
Segundo a passagem de texto anterior e, levando em consideração o texto-base Teologia e espiritualidade sobre “Teologia afetiva”, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	É a teologia contrária à especulativa e dela se distancia.
	
	B
	Tornou-se o modo de fazer teologia após o Concílio de Trento
	
	C
	É a teologia acompanhada e imbuída de afeto.
“[...] teologia afetiva” não é teologia feita graças ao afeto, mas teologia acompanhada pelo afeto e dele impregnada”. (Texto-base, p. 121)
	
	D
	É a teologia baseada nos romances.
	
	E
	É a teologia que dispensa o conhecimento intelectual, pois está acima dele.
Questão 9/10 - Introdução à Teologia
Considere o fragmento de texto:
“A teologia escolástica foi criticada durante a Reforma por ter atribuído um valor excessivo à racionalidade da fé e por ter dado muito pouco peso ao dano do pecado à razão. A teologia católica respondeu, [...] enfatizando a Igreja como o lugar onde Deus pode ser verdadeiramente conhecido [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. Teologia hoje: perspectivas, princípios e critérios [n. 69]. <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_doc_20111129_teologia-oggi_po.html>. Acesso em 05 fev. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base O perfil do teólogo hoje sobre as mudanças com as quais o teólogo católico defrontou-se na modernidade, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As mudanças ocorridas no período moderno não trouxeram impactos para a reflexão teológica.
	
	B
	As mudanças que impactaram e as que o teólogo teve que lidar na modernidade foram a corrida espacial e a perspectiva do homem habitar outros planetas.
	
	C
	As mudanças com as quais o teólogo teve que lidar foram apenas de ordem eclesiástica.
	
	D
	A principal mudança com a qual o teólogo se deparou estava relacionada ao debate sobre o conceito hermenêutico ligado à possibilidade de conhecer a verdade.
	
	E
	As mudanças com as quais o teólogo se deparou envolvem novos desafios advindos das descobertas geográficas e da revolução científica, bem como com a contrarreforma.
Esta é a afirmativa correta, pois, “[n]os tempos modernos, o teólogo católico defronta-se com uma dupla mudança. Por um lado, com os novos desafios colocados pelas descobertas geográficas e a revolução científica; por outro, a Teologia, no Ocidente, está marcada pela Contrarreforma, até ao Concílio Vaticano II” (texto-base, p. 338).
Questão 10/10 - Introdução à Teologia
Considere o trecho de texto:
“[...] [O] cristianismo primitivo frequentemente pensava a si mesmo não como uma nova religião, mas sim como uma verdadeira filosofia, agora capaz de atingir a verdade última. O cristianismo entendia poder ensinar a verdade tanto sobre Deus quanto sobre a existência humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. Teologia hoje: perspectivas, princípios e critérios [n. 65]. <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_doc_20111129_teologia-oggi_po.html>. Acesso em 05 fev. 2019.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base O perfil do teólogo hoje sobre a dupla função do teólogo no início do cristianismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Uma das funções do teólogo foi impor a força a doutrina como verdade revelada.
	
	B
	No início do cristianismo uma das funções do teólogo era prestar auxílio aos mendicantes e desvalidos fortalecendo a sua fé.
	
	C
	Uma das funções do teólogo foi sistematizar criticamente a doutrina.
Comentário: Esta é a afirmativa correta, pois o papel do teólogo, “[n]o início do cristianismo, [...] [foi] sistematizar criticamente a doutrina e traduzi-la para os homens d[e] cultura da época” (texto-base, p. 338).
	
	D
	A partir da comunidade de fé, um dos papeis do teólogo era traduzir as Escrituras para os idiomas conhecidos na época.
	
	E
	Na verdade no início do cristianismoo teólogo não tinha uma função muito clara de qual eram suas atribuições.
Questão 1/10 - Introdução à Teologia
Considere o seguinte fragmento de texto:
“As compreensões e definições de teologia elaboradas no decorrer da história têm essa afirmação fundamental: submeter os dados da fé, os conteúdos revelados, ao exame racional e submeter a realidade ao exame da fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASSO, João Décio. Teologia e outros saberes: Uma introdução ao pensamento teológico. São Paulo: Paulinas, 2010. p. 139.
Em relação ao fragmento do texto anterior e ao conteúdo apresentado na Aula 1 - Videoaula 3 - Tema 2 – Natureza da Teologia, no que consiste a natureza da teologia? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A natureza da teologia compreende a aplicação de ferramentas lógicas para a interpretação da Bíblia.
	
	B
	A teologia tem como sua natureza a interpretação social das questões espirituais.
	
	C
	A natureza da teologia tem como fundamento a interpretação literária das Escrituras
	
	D
	Consiste em compreender e aprofundar as verdades reveladas à luz da razão iluminada  pela fé.
Você acertou!
Resposta Correta C: A natureza da teologia consiste em procurar compreender e aprofundar a partir da da luz da razão as verdades reveladas.(Aula 1, Videoaula 3, Tema 02 – 0’45’’. Natureza da Teologia.)
	
	E
	A natureza da teologia consiste na busca da resposta para as questões humanas no material religioso produzido pela humanidade
Questão 2/10 - Introdução à Teologia
Considere o trecho de texto:
“[...] [O] cristianismo primitivo frequentemente pensava a si mesmo não como uma nova religião, mas sim como uma verdadeira filosofia, agora capaz de atingir a verdade última. O cristianismo entendia poder ensinar a verdade tanto sobre Deus quanto sobre a existência humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. Teologia hoje: perspectivas, princípios e critérios [n. 65]. <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_doc_20111129_teologia-oggi_po.html>. Acesso em 05 fev. 2019.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base O perfil do teólogo hoje sobre a dupla função do teólogo no início do cristianismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Uma das funções do teólogo foi impor a força a doutrina como verdade revelada.
	
	B
	No início do cristianismo uma das funções do teólogo era prestar auxílio aos mendicantes e desvalidos fortalecendo a sua fé.
	
	C
	Uma das funções do teólogo foi sistematizar criticamente a doutrina.
Você acertou!
Comentário: Esta é a afirmativa correta, pois o papel do teólogo, “[n]o início do cristianismo, [...] [foi] sistematizar criticamente a doutrina e traduzi-la para os homens d[e] cultura da época” (texto-base, p. 338).
	
	D
	A partir da comunidade de fé, um dos papeis do teólogo era traduzir as Escrituras para os idiomas conhecidos na época.
	
	E
	Na verdade no início do cristianismo o teólogo não tinha uma função muito clara de qual eram suas atribuições.
Questão 3/10 - Introdução à Teologia
Considere o fragmento de texto:
“Portanto, a espiritualidade é concebida como orientada em modo inerente para a descoberta, para novas percepções e novas compreensões da realidade, em uma íntima conexão com a teologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Alfredo Sampaio. Teologia e Espiritualidade: em busca de uma colaboração recíproca. Revista Perspectiva Teológica, São Paulo, n. 38, p. 323-348, 2006. p. 325.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Teologia e espiritualidade: por uma teologia que ilumine a mente e inflame o coração sobre o estabelecimento de uma teologia espiritual, assinale a afirmação correta sobre o relacionamento do teólogo com a espiritualidade:
Nota: 10.0
	
	A
	A espiritualidade para o teólogo deve estar subordinada à racionalidade.
	
	B
	O teólogo deve privilegiar a a espiritualidade uma vez que a “letra mata”.
	
	C
	Como não se pode chegar a conhecer a verdade, a espiritualidade não influencia a vida do teólogo.
	
	D
	O teólogo precisa ser uma pessoa de Deus para produzir uma teologia espiritual capaz de superar o racionalismo.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta, pois, “[s]eja como for, não há teologia espiritual sem experiência espiritual. Portanto, nenhuma teologia será espiritual, se, primeiro, o próprio  teólogo não se espiritualizar, ou seja, se não se esforçar por ser um ‘homem de Deus’. Como vimos, o autoenvolvimento do teólogo em seu objeto é uma exigência intrínseca do próprio objeto” (texto-base, p. 136).
	
	E
	O racionalismo para o teólogo pode comprometer a espiritualidade.
Questão 4/10 - Introdução à Teologia
Considere o fragmento de texto:
“A teologia escolástica foi criticada durante a Reforma por ter atribuído um valor excessivo à racionalidade da fé e por ter dado muito pouco peso ao dano do pecado à razão. A teologia católica respondeu, [...] enfatizando a Igreja como o lugar onde Deus pode ser verdadeiramente conhecido [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. Teologia hoje: perspectivas, princípios e critérios [n. 69]. <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_doc_20111129_teologia-oggi_po.html>. Acesso em 05 fev. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base O perfil do teólogo hoje sobre as mudanças com as quais o teólogo católico defrontou-se na modernidade, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As mudanças ocorridas no período moderno não trouxeram impactos para a reflexão teológica.
	
	B
	As mudanças que impactaram e as que o teólogo teve que lidar na modernidade foram a corrida espacial e a perspectiva do homem habitar outros planetas.
	
	C
	As mudanças com as quais o teólogo teve que lidar foram apenas de ordem eclesiástica.
	
	D
	A principal mudança com a qual o teólogo se deparou estava relacionada ao debate sobre o conceito hermenêutico ligado à possibilidade de conhecer a verdade.
	
	E
	As mudanças com as quais o teólogo se deparou envolvem novos desafios advindos das descobertas geográficas e da revolução científica, bem como com a contrarreforma.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta, pois, “[n]os tempos modernos, o teólogo católico defronta-se com uma dupla mudança. Por um lado, com os novos desafios colocados pelas descobertas geográficas e a revolução científica; por outro, a Teologia, no Ocidente, está marcada pela Contrarreforma, até ao Concílio Vaticano II” (texto-base, p. 338).
Questão 5/10 - Introdução à Teologia
Leia atentamente a seguinte citação:
“A partir dessa época, a teologia adquire, então, o significado de reflexão sobre os dados da fé. A reflexão sobre as Verdades reveladas e testemunhadas pelos textos bíblicos será sempre o esforço da inteligência humana por melhor compreender para melhor acolher a Palavra de Deus na vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASSO, João Décio. Teologia e outros saberes: Uma introdução ao pensamento teológico. São Paulo: Paulinas, 2010. p. 106.
Considerando a citação anterior, bem como o texto-base Teologia e espiritualidade, com relação à palavra Teologia é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A palavra “Teologia” tem uma origem cultual e significava uma palavra sagrada em relação aos deuses greco-romanos.
Você acertou!
“[...] a palavra ‘teologia’ nasceu num contexto especificamente cultual e [...], com efeito, significava uma palavra sacra dirigida à divindade ou a ela referente [...] ”.  (Texto-base, p. 122).
	
	B
	Na Bíblia, a palavra “Teologia” está sempre relacionada à inteligência, à cabeça, à razão.
	
	C
	A palavra Teologia está vinculada ao saber secular e filosófico.
	
	D
	A ligação entre o conceito de  Teologia e a piedade (ou espiritualidade)é algo que não é possível, pois a teologia é apenas um saber teórico.
	
	E
	Tanto o conceito quanto a palavra Teologia têm sua origem na Bíblia.
Questão 6/10 - Introdução à Teologia
Considere o seguinte excerto de texto: 
 “[...] [A]s doutrinas não surgem por geração espontânea, nem são enviadas diretamente do céu, à parte de qualquer relação com as circunstâncias humanas particulares.[...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONZALEZ, Justo L. Uma história do pensamento cristão. Trad. de Paulo Arantes e Vanuza Helena Freire de Mattos. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. v. 1. p. 27. 
Em relação ao fragmento do texto anterior e ao conteúdo apresentado na Aula 2 - Videoaula 2 - Tema 01 – Teologia-Fonte, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas características do período da comunidade primitiva, que deu origem à teologia fonte? .
Nota: 10.0
	
	A
	Retração da evangelização, influência do judaísmo.
	
	B
	A influência da filosofia grega e a criação das primeiras igrejas oficiais
	
	C
	Expansão missionária e elaboração dos escritos do Novo Testamento (as cartas apostólicas e os Evangelhos)
Você acertou!
A característica do início das comunidades cristãs se deu pela expansão missionaria. O testemunho dos primeiros cristãos, a constituição da teologia e a elaboração dos escritos do N. T. ( Aula 2, vídeo 2, Tema 01 – Teologia-Fonte– 1’00’’ – 3:19. Teologia Fonte.)
	
	D
	Elaboração teológica da Patrística e a expansão do cristianismo.
	
	E
	Pregação do evangelho nas sinagogas e influencia na cultura romana.
Questão 7/10 - Introdução à Teologia
Leia com atenção o fragmento de texto a seguir:
“Quando se mantém firme a convicção de que a teologia é finalizada ultimamente na prática amorosa e libertadora da fé, evita-se o perigo maior em que pode cair o teólogo: a ‘alienação’, entendida como fuga da vida concreta, desengajamento da história salvífica, afastamento do compromisso do amor".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOFF, Clodovis. Teoria do Método Teológico. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 401.
A partir da afirmação acima e do conteúdo do texto-base O perfil do Teólogo hoje, percebemos que o teólogo é um profissional com responsabilidades sociais e eclesiais. Em relação a estas qualificações e conhecimentos, assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ainda que o teólogo deva conhecer as diversas ciências, ele precisa mostrar que a Teologia é superior a elas.
	
	B
	O teólogo não tem responsabilidades com a sociedade em geral, apenas com a Igreja. Por isso não precisa dialogar com outros saberes.
	
	C
	O mais importante para o teólogo é conhecer os documentos da Igreja, ainda que não tenha tempo para olhar e analisar a sociedade ao seu redor.
	
	D
	Os conhecimentos que o teólogo adquiriu são importantes; porém, é necessário que ele esteja atento para aplicar este conhecimento nos novos problemas científicos e práticos.
Você acertou!
"[...]  o teólogo não se pode contentar com a assimilação e reprodução dos conhecimentos já adquiridos, mas deve ocupar-se com a aplicação desses saberes aos novos problemas científicos e práticos [...]” (Texto-base, p. 344).
	
	E
	O teólogo não precisa conhecer a prática da Igreja, nem frequentar a comunidade de fé, uma vez que seu trabalho é exclusivamente a interpretação das Escrituras.
Questão 8/10 - Introdução à Teologia
Leia o seguinte trecho de texto:
“Todo batizado é convidado a ‘dar razão de sua esperança’ (1 Pd 3,15). Em tese, qualquer fiel, na simplicidade de seu coração, é um(a) teólogo(a), quando o Espírito lhe faz conhecer o sentido da vida [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Henrique Cristiano José. Estudar teologia: iniciação e método. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 20.
A partir do fragmento de texto acima e do texto-base O perfil do Teólogo hoje sobre a figura do teólogo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Para o teólogo cristão, basta que ele seja um homem que tenha alguma fé para que desempenhe o seu papel na teologia.
	
	B
	O teólogo tem um papel fundamental dentro da Igreja junto à hierarquia, por isso não deve se manifestar fora da Igreja
	
	C
	O teólogo, mais do que um  pensador individual, deve se perceber como membro do corpo eclesial em diálogo permanente com a sociedade.
Você acertou!
Alternativa correta “[O teólogo] Age como ‘homem de Igreja’ mais do que como pensador individual e dialoga com a sociedade, e desta forma o teólogo precisa coragem de participar na investigação de novos campos relevantes para o ser humano em nosso planeta” (Texto-base, p. 342).
	
	D
	O teólogo não precisa dialogar com outros saberes, basta seu conhecimento bíblico.
	
	E
	O teólogo não tem um papel específico dentro da Igreja, uma vez que a revelação já está dada por Deus.
Questão 9/10 - Introdução à Teologia
Leia a passagem de texto a seguir:
“Isso mostra que por trás da teologia há um encontro espiritual com Deus. Teólogo algum pode cair no ‘esquecimento genético’ a respeito de sua prática teórica. Lembrará sempre que a teologia é originariamente oração a Deus e proclamação de Deus”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOFF, Clodovis. Teoria do Método Teológico. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 134.
Segundo a passagem de texto anterior e, levando em consideração o texto-base Teologia e espiritualidade sobre “Teologia afetiva”, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É a teologia contrária à especulativa e dela se distancia.
	
	B
	Tornou-se o modo de fazer teologia após o Concílio de Trento
	
	C
	É a teologia acompanhada e imbuída de afeto.
Você acertou!
“[...] teologia afetiva” não é teologia feita graças ao afeto, mas teologia acompanhada pelo afeto e dele impregnada”. (Texto-base, p. 121)
	
	D
	É a teologia baseada nos romances.
	
	E
	É a teologia que dispensa o conhecimento intelectual, pois está acima dele.
Questão 10/10 - Introdução à Teologia
Considere o trecho de texto:
 
“A Teologia contextual, [...] da igreja local, tornou-se preocupação entre teólogos e teólogas a partir dos anos 60 [...]. Desde essa época, o termo contexto se tornou crucial para distinguir traços característicos do trabalho e do produto final do teólogo, no intuito de que este representasse as características culturais, sociais, políticas, econômicas e religiosas[...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANCHES, Sidney de Moraes. A contextualização da teologia: conceitos, história, tensões, métodos e possibilidades. Revista Tecer, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 1-20, nov., 2009. p. 1.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base História dos dogmas, história da teologia, história do pensamento cristão: considerações sobre alguns conceitos da historiografia eclesiástica sobre a história da teologia na América Latina, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	De acordo com Otto Maduro, a teologia é fruto de um trabalho socialmente situado e contextualizado.
Você acertou!
De acordo com Otto Maduro, a teologia é fruto de um trabalho socialmente situado e contextualizado. Para Otto Maduro, não se trata de determinar ou negar, mas sim fazer teologia a partir do contexto social. “Maduro e a Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina (CEHILA) optaram, em suas publicações, pelo conceito de ‘história da teologia’. [...] [Maduro] está interessado [...] em esclarecer o conceito de teologia como ‘objeto da história’: ‘a teologia é o produto de um trabalho socialmente situado’. O trabalho teológico – segundo Maduro: ‘ler, escutar, refletir, discutir, escrever e expor’ – e o produto desse trabalho, ‘a teologia propriamente dita’, ‘estão ambos – em cada caso específico de estudo – situados em um contexto sócio-histórico peculiar’” (texto-base, p. 93-94).
	
	B
	Segundo Otto Maduro, a teologia independe do contexto social latino-americano.
	
	C
	De acordo com Otto Maduro, a teologiaé fruto de trabalho abstrato, intelectual e atemporal.
	
	D
	Conforme Otto Maduro, a dogmática deve prevalecer em relação ao contexto social.
	
	E
	Otto Maduro afirma que o contexto social é o elemento mais importante da produção teológica.
image1.wmf
image2.wmf