Buscar

Ferramentas de Marketing e Desenvolvimento de Produtos

Prévia do material em texto

29/09/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/2
Acadêmico: Maria Gabriela dos Santos Rosa (1323075)
Disciplina: Gestão de Produtos e Marcas (MKT14)
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455963) ( peso.:1,50)
Prova: 12967221
Nota da Prova: 4,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O setor de marketing possui várias ferramentas, que têm como objetivo auxiliar na elaboração de estratégias adequadas para cada tipo de produto. Uma das ferramentas utilizadas pelo setor para analisar a gama de prod
organização é a matriz BCG, ou, ainda, matriz de participação de mercado. Com essa matriz, é possível visualizar onde se encontram os produtos no mercado, qual o posicionamento, bem como qual deles está no fim do
vida e qual produto é o mais lucrativo. Sobre os estágios apresentados na matriz, analise as sentenças a seguir:
I- Os produtos que são considerados os mais lucrativos da organização estão no quadrante dos produtos estrelas.
II- Os produtos que ainda são dúvidas para a organização são todos os produtos novos que são lançados no mercado, pois ainda não se sabe como será o desempenho do produto.
III- Os produtos geradores de caixa na matriz BCG são denominados como "vaca leiteira"; normalmente, esses são os produtos que mantêm os negócios.
IV- Na matriz BCG podem ser identificados os produtos "abacaxis", aqueles que já não são mais lucrativos para a organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
2. As organizações precisam inovar seus produtos de forma contínua. Um produto que não sofre alteração acaba por ser eliminado pelos demais produtos que estão em constante evolução. A partir de então, é preciso que s
produto ou ainda em algumas situações uma nova marca. A reestruturação das marcas ou criação de uma nova não é um processo tão simples. Para isso, é preciso que os profissionais envolvidos no processo se atente
itens. Com relação à importância desses itens para o desenvolvimento e remodelagem das marcas, analise as afirmativas a seguir:
I- Os profissionais devem elaborar opções que despertem o poder de escolha do cliente. A marca deve manter a originalidade em seus traços.
II- A atenção com a marca deve ser constante, pois com o passar do tempo ela se torna obsoleta.
III- A marca deve possuir nomes internacionais, pois, segundo as pesquisas, essas nomenclaturas são as mais lembradas pelos clientes.
IV- Quando se tratar de nomenclaturas internacionais, o profissional deve se atentar à questão de quais países receberão essa marca, pois nem sempre o significado para todos os países é positivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
3. Dentro da definição de novos produtos, podemos verificar que estes apresentam estratégias genéricas utilizadas no seu processo de desenvolvimento. Essas estratégias são fundamentais para definir esse processo ao d
novo produto. Estas estratégias genéricas são:
 a) Estratégias de ampliação de custos e de mercado.
 b) Estratégias similares dos concorrentes para o mundo e para a empresa.
 c) Estratégias de ampliação de linha de produtos e melhorias.
 d) Estratégias de fidelização do concorrente e reposicionamento da marca.
4. Toda empresa precisa conhecer bem o mercado no qual vai atuar e lançar o produto novo, para não se surpreender com os resultados em suas vendas. Temos alguns tipos de setores divididos no mercado, os quais são 
setor de volume, especializado, fragmentado e estagnado. Sobre essa classificação, assinale a alternativa CORRETA:
 a) No setor de volume, as empresas têm muitas oportunidades de diferenciação e todas elas têm um alto retorno. Algumas pequenas empresas podem ser tão lucrativas quanto outras de maior porte.
 b) No setor fragmentado, a lucratividade está relacionada ao poder da empresa e a sua participação de mercado.
 c) No setor especializado, as empresas encontram muitas oportunidades para diferenciação, mas todas elas são pequenas em relação à vantagem competitiva.
 d) No setor estagnado, há poucas vantagens competitivas, e as que existem são pequenas.
5. Uma marca forte para a empresa traz um grande diferencial, pois atrai muitos clientes e gera um resultado muito lucrativo para a organização. Uma marca boa no mercado sinaliza ao consumidor uma maior confiança e c
Uma marca é mais que um símbolo complexo, pois representa alguns níveis importantes para o consumidor. Sobre esses níveis que cativam o cliente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os valores de uma marca são fundamentais, pois representam a organização.
( ) Com relação aos atributos, traz na mente do consumidor os benefícios bons de uma marca.
( ) A cultura nunca representa uma marca para uma organização.
( ) Referente ao nível usuário, a marca não sugere o tipo de consumidor que adquire ou usa um certo produto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) V - F - V - F.
 c) F - F - V - V.
 d) F - V - F - V.
6. Houve uma expressiva evolução no que diz respeito ao mundo das marcas nesses últimos anos, com a eclosão de novas marcas e a remodelagem das marcas já conhecidas no mercado consumidor. No entanto, a marca
desenvolvido pelos especialistas de marketing não somente traz bons resultados como também promove vantagens promissoras para a organização. No que se refere às vantagens para a organização, classifique V para
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ter um posicionamento consistente contra a concorrência.
( ) Proporciona benefício competitivo.
( ) Competências geradas em custos nas realizações das campanhas.
( ) Gerenciamento da marca é a característica e a função principal dos profissionais de marketing.
Assinale a alternativa que apresentar a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - F.
 b) V - V - V - F.
 c) F - V - V - V.

29/09/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/2
 d) V - F - F - V.
7. Uma empresa, cujos alimentos são produzidos e lançados no mercado de limpeza e higiene, exige uma nova tecnologia, novos canais de distribuição e um novo processo produtivo, quando lança um produto no mercado
atua. Esse tipo de estratégia é aplicada quando os negócios que existem estão em fase de declínio ou maturidade, que não dão retorno aos investimentos da empresa. A partir disso, a organização não investe mais nos n
aplica esses novos recursos em produtos que tenham demanda de crescimento. Assinale a alternativa CORRETA que define esse tipo de estratégia:
 a) Estratégia de desenvolvimento de mercado.
 b) Estratégia de desenvolvimento de produto.
 c) Estratégia de penetração.
 d) Estratégia de diversificação.
8. Marca é um termo, nome ou título com conceito usado para referenciar um produto. Uma empresa pode ser identificada através de imagens, símbolos ou até do uso de nomes. A marca cria e desenvolve uma identidade, 
qualidade. Entretanto, na visão de Kotler (2000), para o consumidor, a marca tem seis níveis de significados para o consumidor. Sobre esses significados, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KOTLER, Philip. Administração de Marketing. A edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
 a) Os significados de uma marca para o consumidor estão relacionados à proteção, às estratégias, às linguagens, à identificação, ao desenvolvimento e ao prestígio.
 b) Os significadosde uma marca para o consumidor estão relacionados ao marketing, à essência, ao desafio, à diferenciação, à expansão e aos resultados.
 c) Os significados de uma marca para o consumidor estão relacionados aos atributos, aos benefícios, aos valores, à cultura, à personalidade e ao usuário.
 d) Os significados de uma marca para o consumidor estão relacionados à característica, à solidez, ao consumidor, aos desejos, à diferenciação e à qualidade.
9. A ferramenta do ciclo de vida do produto permite ao administrador tomar melhores decisões sobre seus produtos, pois poderá visualizar algumas situações reais sobre o produto e agir em torno dele. Sobre o gestor, class
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O gestor poderá desenvolver uma estratégia única de propaganda para o produto, sem levar em consideração a fase em que se encontra.
( ) O gestor poderá identificar estagnações do consumo e quedas de vendas do produto analisado.
( ) O gestor poderá identificar necessidade de investimentos, principalmente em campanhas de comunicação, ou promoção no ponto de vendas.
( ) O gestor poderá identificar no desenvolvimento do produto falhas, quando analisado o consumo ou aceitação do produto no mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
 a) F - F - V - F.
 b) F - V - V - V.
 c) V - V - F - F.
 d) V - F - F - V.
10. Ter conhecimento dos atributos de uma marca para os consumidores é essencial para obter sucesso nos produtos de uma empresa. Saber os benefícios e os atributos pode gerar uma fidelidade e satisfação maior para o
aumentando os lucros de um negócio. Os atributos possuem algumas classificações no processo de avaliação. Sobre essas classificações, analise as sentenças a seguir:
I- Os atributos salientes são aqueles que os consumidores identificam quando estão em uma organização, produto ou marca.
II- Já os atributos importantes são considerados essenciais por um grupo de consumidores que escolhe o produto na hora certa.
III- Os atributos determinantes são aqueles localizados entre os atributos fundamentais e que o consumidor investiga como sendo capazes de intervir negativamente na compra.
IV- Por último, temos os atributos de avaliação das marcas, que são aqueles que os consumidores avaliam por muito tempo, porém não compram.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
Prova finalizada com 4 acertos e 6 questões erradas.

Continue navegando