Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

7
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: Diéssica R.M.Z.Giovanella
Prof. Clarice Piller 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (flex0650) – Estágio 
07/07/2019
RESUMO
O objetivo deste trabalho é descrever como as práticas pedagógicas através de atividades lúdicas, beneficiam o ensino-aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, estabelecendo assim que as atividades por meio de brincadeiras, jogos e brinquedos educativos são importantes instrumentos no ensino e aprendizagem. Com estudos bibliográficos, pesquisa qualitativa, e na intervenção do estágio e vivências, a ludicidade como recurso de aprendizagem favorece e muito a educação. Considerando que estas atividades motivam os alunos a quererem aprender. Concluíndo que o lúdico como metodologia de ensino é uma ferramenta a mais para os professores, apesar de ainda considerarem como recursos muitas vezes só de entretenimento e sem qualquer função pedagógica, é através dos resultados diários que mostram o quanto é importante estas metodologias dentro de sala de aula. 
Palavras-chave: Lúdico. Brincadeiras. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade estamos diante de inúmeros métodos de ensino, neste sentido a pesquisa busca mostrar a contribuição das atividades lúdicas na aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Os professores educadores devem entender que as práticas lúdicas são métodos que ajudam e que não andam sozinhos e sim cooperam e percorrem juntos, dentre inúmeros outros métodos de ensino. 
A pesquisa ajuda entender através de estudos e vivências do estágio, a contribuição e importância que a presença do lúdico em sala de aula traz para o desenvolvimento do saber dos alunos, e o quanto instiga a quererem aprender mais. 
Este processo educativo envolve muito mais que apenas o brincar, o professor enquanto mediador precisa planejar, estudar estratégias que os alunos possam participar deste processo de ensino. Deixando também os alunos participarem da construção de atividades com jogos como por exemplo, faz com que os alunos compreendam melhor, participando em conjunto, assim desenvolvem habilidades, criatividades, expandindo a aprendizagem proposta.
Sendo assim é por meio de atividades lúdicas que os alunos demonstram suas criatividades, trabalham em conjunto, desenvolvem sua atenção, imaginação, estabelecendo assim um resultado satisfatório quanto as suas aprendizagens. É por meio da brincadeira que a criança consegue aprender com mais facilidade, a criança obtém o conhecimento sem perceber.
Utilizar o lúdico como metodologia para auxílio nas aulas é um grande aliado para o processo de aprendizagem, trazendo para sala de aula algo diferenciado para que os alunos sintam mais interessados, já que trata-se de crianças e está forma de aprender brincando se torna mais natural, apresentando os conteúdos com maior significado para os alunos.
Através de atividades planejadas e organizadas para o estágio no ensino fundamental, como principal tema a ludicidade, sobre as intervenções que foram realizadas e seus resultados obtidos nas vivências, pode-se confirmar a importância do lúdico em sala de aula. Levando em conta que ao implantar esses métodos os professores necessitam de tempo e pesquisa para planejar, as atividades através de brincadeiras precisam ter um sentido e um significado seguro quanto ao que está sendo proposto, para não acabar tendo um resultado de apenas uma brincadeira, e sim uma contribuição na qualidade do processo de ensino aprendizagem.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Introduzir maneiras de se ensinar através da ludicidade em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental é um tema bastante abordado e questionado, a aprendizagem através do lúdico é um processo no qual contribui e muito, pois desperta um interesse maior se tratando de crianças que estão postas a enfrentar um ambiente diferente e desafios novos ao engressarem na escola. Os alunos sentem mais prazer de realizar e aprender em atividades cujo envolvimento é a brincadeira. 
	
A presença da Ludicidade no processo de ensino-aprendizagem é de fundamental importância, principalmente quando se trata de criança. Podemos dizer que ela envolve o universo da brincadeira, do jogo, do brinquedo e da própria atividade lúdica. ( MARINHO, 2007, p.89)
Este envolvimento de aprendizagem é enriquecedor, e contribui nesse processo de ensino, sabemos que há muitas outras práticas de desenvolver o ensino, mas podemos afirmar que a ludicidade ainda desperta maior inclusão diante desta metodologia.
O ato de brincar desempenha um papel imortante na infância, pois é brincando que a criança aprende e se desenvolve, experimenta e interage, relacionando aquilo que vivencia com o que observa a sua volta, estabelecendo as relações necessárias para a aquisição do conhecimento. ( MARINHO, 2007, p.91).
Diante de muitos pedagogos, professores que são opostos a este tipo de recurso do lúdico em sala de aula, e que ainda pensam se tratar de apenas um jogo ou uma brincadeira sem intuito algum, precisamos estar abertos para metodologias novas e recursos eficazes, este método da ludicidade é um método que elimina a forma mecânica de se ensinar, envolvendo as crianças a experimentarem e explorarem aquilo que estão aprendendo.
A escola deve priorizar, em seu projeto político-edagógico,o desenvolvimento de atividades que privilegiem o lúdico. Os educadores, por sua vez, no espaço da sala de aula, devem fazer da ludicidade um dos principais eixos norteadores de sua prática pedagógica. ( MARINHO, 2007, .91)
Atividades que envolvam diversas brincadeiras, jogos e criação de materiais do que os alunos irão aprender, possibilita momentos prazerosos e ao mesmo tempo incentivo para a criança continuar a querer aprender. Sabendo que o lúdico é natural do ser humano, principalmente na infância esses momentos devem estar ainda mais presentes, pois a criança tem consigo esta forma divertida e imaginária de vivenciar e adquirir o que as cercam, logo aprender através de jogos e brincadeiras será uma aprendizagem mais estimulante.
“A criança, um ser em criação. Cada ato é para ela uma ocasião de explorar e de tomar posse de si mesma; ou, para melhor dizer, a cada extensão a ampliação de si mesma. E esta operação, executa-a com vemência, com fé: um jogo contínuo. A importância decorre de conquista em conquista, uma vibração incessante.” ( MONTESSORI apud ALMEIDA 2003, p.19).
Quando nos referimos a contação de histórias, também envolvemos o lúdico, através dos livros que assim se define objeto brinquedo, como um processo educativo com a ludicidade.
Durante a pré-escola é o período preparatório para aalfabetização, a criança desenvolve capacidades e habilidades que a tomarão aptas a aprendizagem da leitura: a construção dos símbolos e o desenvolvimento da linguagem oral e da percepção permitem o estabelecimento de relações entre as imagens e as palavras. Os interesses voltam-se, nesta fase, para histórias curtas e rimas, em livros-brinquedos com muitas gravuras e pouco texto escrito que ermitem a descoberta do sentido mais através da linguagem visual. Paralelamente estão presentes as histórias mais longas, que falam do cotidiano infantil e são lidas ou contadas pelo adulto. (COSTA, 2007,p.101-102, apud BIASI, 2018, p.12).
Devemos parar de pensar que a brincadeira somente é uma forma de reacreação, mas que estas formas lúdicas de aprendizagem favorecem para exercitar a mente ajudando as crianças a terem mais interesse em aprender.
Para alguns autores os termos “jogo”, “brinquedo” são considerados sinônimos, pois sintetizam a vivencia do lúdico. Brincar é uma invenção humana, “um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente”. ( GOELLNER, 1999, p.17, apud BIASI, 2018, p.11).
No brincar a criança envolve suas emoções, movimentos, relaciona-secom o grupo, toda criança está em um processo de desenvolvimento e disposta a aprender, diante de métodos lúdicos a criança se sentirá mais tranquila em relação a aprender.
Pestalozzi ( 1746-1827) apud Almeida ( 2003, p.23) assim define:
Graças a seu espírito de observação sobre o processo do desenvolvimento psicológico dos alunos e sobre o êxito ou fracasso das técnicas pedagógicas em pregadas, abriu um novo rumo para a educação moderna. Segundo ele, a escola é uma verdadeira sociedade, na qual o senso de responsabilidade e as normas de cooperação são suficientes para educar as crianças, e o jogo é um fator decisivo que enriquece o senso de responsabilidade e fortifica as normas de cooperação.
Nas atividades com jogos e brincadeiras a criança possui uma comunicação com seu meio, portanto é indispensável a utilização desses métodos para seu processo de crescimento, auxiliando uma aprendizagem mais eficaz.
A educação lúdica integra uma teoria profunda e uma prática atuante. Seus objetivos, além de explicar as relações múltiplas do ser humano em seu contexto histórico, social, cultural, psicológico, enfatizam a libertação das relações pessoais passivas, técnicas para as relações reflexivas, criadoras, inteligentes, socializadoras, fazendo do ato de educar um compromisso consciente intencional, de esforço, sem perder o caráter de prazer, de satisfação individual e modificador da sociedade. ( ALMEIDA, 2003, p.31-32).
Uma atividade lúdica livre é diferente de uma com intuitos pedagógicos, quando os professores estão dispostos a repassarem algum conteúdo através de jogos, esta atividade deve ser bem planejada, para que não confunda o aluno a estar apenas brincando, o aluno deve estar conciênte dos objetivos a serem alcançados.
Não basta ter um ambiente profícuo para este trabalho, com muita riqueza de materiais; é reciso ter professores, educadores preparados para essa nova concepção de escola. Além de sua formação acadêmica ( domínio do conhecimento específico), os professores devem ser líderes a fim de poder viver bem com os estudantes e conduzir o processo de construção do conhecimento, incentivando o gosto e a paixão pela busca do conhecimento; estar atento a qualquer fato ou situação que possa provocar discussão, argumentação, descobrindo sempre novas possibilidades de crescimento e enriquecimento no processo de aprendizagem. ( ALMEIDA, 2003, p.81)
Os professores, pedagogos, a escola em geral precisa valorizar está metodologia de ensinar através do lúdico, repensar suas práticas, e pensar como está metodologia influencia na aprendizagem do aluno.
Portanto é necessário saber a diferença entre a brincadeira, o jogo e o brinquedo, para assim compreender e planejar as atividades através de aulas lúdicas. E o que significa a metodologia lúdica.
2.1 BRINCADEIRAS, JOGOS, BRINQUEDOS E LUDICIDADE:
2.1.1 BRINCADEIRAS
As brincadeiras são ações do brincar, onde as crianças se divertem através de movimentos, expressões, utilizando seu imaginário pelo meio de ações, desejos, fantasias. Fortalecendo suas capacidades cognitivas, e sua interação com o meio. Para que isso aconteça a brincadeira é algo fora da realidade, são formas de interpretar uma situação real. Através da brincadeira a criança se desenvolve, nas brincadeiras a criança simboliza seu mundo real, reproduzindo situações do seu cotidiano. No sentido de utilizar as brincadeiras como métodos de ensino o professor necessita obter conhecimento destas brincadeiras, como desenvolve-las para obter um resultado na construção da aprendizagem.
Partindo de que a verdadeira educação é aquela que cria na criança o melhor comportamento para satisfazer suas múltiplas necessidades orgânicas e intelectuais – necessidade de aber, de explorar, de observar, de trabalhar, de jogar, de viver -, a educação não tem outro caminho senão organizar seus conhecimentos, artindo das necessidades e interesses da criança. (ALMEIDA, 2003, p.24).
 2.1.2 JOGOS
Os jogos foram encontrados durante escavações arqueológicas e que marcam como sendo a centenas de anos antes de cristo, realmente os jogos sempre esteve presente na humanidade, nas famílias como forma de educar e distração. 
Sendo assim podemos definir os jogos como qualquer atividade realizada contendo algum jogador (um ou mais), e consequentemente regras a serem estabelecidas. O jogo vem do latim como “jocus”, divertimento, brincadeira. Aqui está sendo abordado jogos educativos, estimulando o racicocínio das crianças, habilidades e exercícios para promover o ensino. 
A importância do jogo no universo da criança, tanto no período da educação infantil como nas séries iniciais do ensino fundamental, tem sido evidenciada por vários estudiosos da aprendizagem e do desenvolvimento como um fato indiscutível, no sentido de que as crianças brincam grande parte de seu tempo e também porque o jogo constitui um os recursos de ensino mais eficientes ara a criança adquirir conhecimentos sobre a realidade. ( MARINHO, 2007, p.91).
2.1.3 BRINQUEDOS
Há muitos anos que os brinquedos são importantes no desenvolvimento das crianças, desde os tempos antigos as crianças brincavam com diferentes tipos de brinquedo. Na Grécia antiga e no Império Romano as crianças brincavam com brinquedos feitos de madeira. 
Na Idade Média costumava-se brincar com fantoches. No Brasil os brinquedos vieram com a família do Sr. Manoel Rebelo, este foi o pioneiro a construir lojas de brinquedos, localizada na cidade de São Paulo, vale ressaltar que a Rebelos’Funhouse é a loja mais visitada da América Latina.
Os brinquidos eram fabricado em casa até o final do século XIX, e hoje a maioria dos brinquedos são fabricados aos montes e comercializados.
O professor deve estudar primeiramente a função de determinado brinquedo, a fase que ele deverá ser utilizado pela criança, e a importância que ele trará para as atividades.
O brinquedo favorecerá a brincadeira e consequentemente o aprendizado, oferecendo assim uma forma divertida e ao mesmo tempo resultando o ato educativo proposto.
2.1.4 LUDICIDADE
Quando falamos de ludicidade não nos referimos apenas a jogos e brincadeiras, mas toda e qualquer atividade que envolvem a integração de todos e momentos de prazer naquilo que está sendo proposto, o que faz uma atividade ser lúdica é o envolvimento do professor educador na sua postura lúdica enquanto transmissor do saber, ter um envolvimento maior com seus educandos, com concepções inovadoras de ensino.
Com os métodos lúdicos nas séries iniciais vemos uma grande aliada para o desenvolvimento dos alunos, através de jogos e brincadeiras as atividades vão ajudando na formação da linguagem, da interação com o grupo e no seu processo de ensino.
 	O lúdico em sala de aula quanto ferramenta do processo de ensino deve ser aproveitado ao máximo, pois há um maior ganho para desenvolver aspectos cognitivos nos alunos. Trabalhando com esses métodos faz com que os alunos demosntrem mais a parte afetiva, assimilando seus sentimentos com seu mundo real,o envolvimento com o grupo e a abertura para novos conhecimentos. 
	Quando falamos de brincadeiras, jogos nas salas de aula nos referimos há atividades lúdicas não somente para satisfazer as necessidades dos alunos mas um envolvimento dessas atividades capaz de desenvolver capacidades dos alunos, influenciando no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, que irão influenciar na sua ingressão na sociedade futura.
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
O estágio foi realizado na Escola de Ensino fundamental Professor Emir Ropelato, do município de Timbó. Primeira semana iniciei com observação e em seguida regência de classe, A escola atende alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. A turma onde foi realizado a observação e a regência é uma turma de 2° ano, com idade de 7 a 8 anos e composta por 25 alunos no total. 
O procedimento do estágio foi observado e assim planejado para dar sequência a regência. Os planos de aula foram planejados a partir do tema sobre a páscoa, propostopela professora de classe Fabricia M.B. Mengarda, e divididos em atividades lúdicas. 
IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (considerações finais)
Com objetivo de aprender e ensinar, pude me satisfazer nos dois sentidos. Planejei este estágio com total empenho, pude contar com a ajuda da professora regente que prontamente sanou minhas duvidas. Com firmeza afirmo que foi uma experiência importante para minha carreira pedagógica, pois foi através deste estágio que tive certeza da área que pretendo atuar sendo a alfabetização. Durante o estágio percebi algumas dificuldades, como por exemplo falta de equipe de apoio, racionamento de material didático entre outros. Minhas expectativas foram alcançadas, tive êxito ao aplicar meus planos de aula.
A lúdicidade em turmas das séries iniciais do ensino fundamental é um tema importante e que contribui de maneira significativa no cotidiano pedagógico, pois os alunos tem a oportunidade de aprender de forma descontraída e divertida.
 
REFERÊNCIAS
MARINHO, Hermínia Regina Bugeste. et al. Pedagogia do Movimnto. Editora Ibpex 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books . Acesso em: 04 julho 2019.
BIASI, Mari De. Ludicidade Na Educação Infantil e Séries Iniciais. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books-jogos+nas+series+iniciais+do+ensino+fundamental. Acesso em: 04 julho 2019.
ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica. Editora Loyola, São Paulo, 2003.

Mais conteúdos dessa disciplina