Buscar

CURSO Mediação educativa em espaços não formais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mediação educativa em espaços não formais
	1.
	O Brasil, com a sua imensa diversidade ambiental, tem sete áreas consideradas pela Unesco como Patrimônios Naturais da Humanidade. Dentre elas encontram-se:
	A)
	Complexo de conservação da Amazônia Central; Costa do Descobrimento - Reservas de Mata Atlântica (Bahia e Espirito Santo) e Dunas da Lagoa da Conceiçao.
 
 
	B)
	Nenhuma das alternativas acima.
 
	C)
	Praia de Copacabana, Dunas da Lagoa da Conceiçao, Mata Atlântica – Reservas do Sudeste.
 
 
	D)
	Parque Nacional de Iguaçu; Área de Conservação do Pantanal e as ilhas Fernando de Noronha e Atol das Rocas.
 
	2.
	Patrimônio histórico é o conjunto de coisas que contam a história de uma comunidade por intermédio de sua arquitetura, traje, acessórios, mobílias, objetos, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos. Levando em conta as características do patrimônio histórico, analise as sentenças a seguir.
 
 
I) Até final da década de 1970, tinha propósito político/elitista. 
 
II) A partir de 1980 houve um processo de democratização destes princípios, no momento em que passaram a ser consideradas como importantes outras etnias e classes sociais. 
 
III) O patrimônio histórico é fundamental para a conhecimento da identidade histórica, para que os seus bens não se desarmonizem ou desapareçam da memória coletiva e para preservar vivos os usos e costumes culturais de uma determinada sociedade.
 
IV) O patrimônio histórico não se distingue do patrimônio cultural e natural.
 
 
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Todas as sentenças estão corretas.
 
 
	B)
	As sentenças I, II, III estão corretas.
 
	C)
	Apenas a sentença II está correta.
 
 
	D)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Os patrimônios ambientais, também chamados de patrimônios naturais, são territórios escolhidos por conta de suas qualidades naturais ou científicas figurarem como prioritárias em processos de preservação para as gerações futuras. Sobre os patrimônios ambientais, compreendemos que:
 
 
I) Os órgãos nacionais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), escolhem esses locais e, ao destacarem a sua valia, buscam criar critérios para que essas áreas não sofram ações destrutivas.  
 
II) Observar uma área ou formação natural como patrimônio equivale dizer que ela é fundamental e pertence a todos, por causa disso necessita ser tratada com máximo zelo para que perdure no tempo. 
 
III) A escolha de um processo de patrimônio ambiental não é similar ao da preservação do patrimônio histórico e cultural. 
 
IV) Áreas de grande biodiversidade acabam sendo beneficiadas ao serem consideradas patrimônios naturais, especialmente se estão na lista de Patrimônios Naturais da Unesco, órgão das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura.  
 
 
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Todas as sentenças estão corretas.
 
 
	B)
	As sentenças I, II, IV estão corretas.
 
	C)
	As sentenças II e III estão corretas.
 
 
	D)
	Apenas a sentença II está correta.
 
	4.
	A educação não formal é aquela que acontece fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a esse. É um processo estruturado, porém frequentemente os resultados de aprendizado não são avaliados formalmente. Analise as questões a seguir acerca da natureza da educação não formal:
 
I-O conceito acerca da educação não formal é único e ou consensual. 
II-Nas últimas décadas, “educação não formal" tornou-se a concepção sumária para aquilo que, no passado, se conhecia por “educação fora da escola".
 
III-A pedagogia não formal é entendida como complementar – e não contraditória ou alternativa – ao sistema de educação formal.
 
IV-Assumimos hoje, realmente, que a educação não formal se distingue da educação formal (ou ensino tradicional) em termos de estrutura.
 
 
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
	B)
	Todas as sentenças estão corretas.
 
 
	C)
	Apenas a sentença II está correta.
 
 
	D)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O conceito de educação não formal envolve, como uma parte necessária do desenvolvimento de saberes e competências, um abrangente conjunto de princípios sociais e éticos, tais como os direitos humanos, a tolerância, a fomento da paz, a cooperação e a justiça social, o diálogo intergeracional (entre as gerações, isto é, entre pessoas de idades diferentes), o equilíbrio de oportunidades, a cidadania democrática e o aprendizado intercultural, entre outros. Para além disso:
 
I) a educação não formal não valoriza o progresso de técnicas de aprendizado participativos, baseados na experiência, na autonomia e na responsabilidade de cada aluno. 
 
II) Na educação não formal, a forma é o conteúdo. 
 
III) As metas e as metodologias próprias das práticas educativas num ambiente de educação não formal leva fortemente em conta o desenvolvimento e a experiência única do acadêmico como indivíduo. 
 
IV) A educação não formal busca atender às aspirações e necessidades específicas do aluno, bem como para aumentar as suas competências pessoais, potenciando a sua criatividade. 
 
 
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Apenas a sentença II está correta.
 
 
	B)
	Todas as sentenças estão corretas.
 
 
	C)
	As sentenças II, III estão corretas.
 
	D)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	1.
	A Organização das Nações Unidas define como projeto “um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados” (ONU, 1984). Em relação aos projetos culturais, analise as sentenças e escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso: 
 
 
(  ) Cada projeto cultural possui qualidades próprias, seu desenho final depende de sua natureza, intenção e de seu porte. 
 
(  ) O projeto cultural não precisa partir de um contexto social, histórico e cultural para que seja devidamente articulado. 
 
(  ) Não há necessidade de avaliar o contexto no qual um projeto está inserido.
 
(  ) Precisamos sempre levar em consideração o público beneficiado e o conjunto de indivíduos que se deseja alcançar positivamente nas ações do projeto cultural. 
 
 
De acordo com as sentenças acima, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	V – F – V – V.
 
 
	B)
	V – V – F – V.
 
	C)
	V – V – V – F.
 
 
	D)
	V – F– F – V.
	2.
	Produção cultural é uma atividade profissional que consiste em gerenciar a organização de eventos culturais ou a confecção de bens culturais. Analise as sentenças a seguir:
 
 
I)Produtores culturais podem organizar vários tipos de eventos, shows, exposições de arte, e inúmeras outras atividades de expressão cultural. 
 
II)Eventos culturais não precisam ser organizados, pois são fruto de uma ação espontânea das comunidades. 
 
III)Cada evento cultural é organizado a partir de uma ideia vaga, o importante, no final, é a rentabilidade do evento, não o conteúdo.  
 
IV)Identidade e diferença não são temas importantes na contemporaneidade, e não devem ser centrais em um projeto de evento cultural. 
 
 
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Apenas a sentença I está correta.
 
 
	B)
	Todas as sentenças estão corretas.
 
 
	C)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
	D)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	O teatro é uma das formas mais completas de manifestações artísticas do ser humano. A relação entre os protagonistas e telespectadores se dá de muitas formas. Entre elas estão:  
	A)
	A relação interpessoal, a inteligência linguística, noções de lógica e causalidade, linguagem não verbal.
 
 
	B)
A relação pessoal, a inteligência emocional, noções de lógica e causalidade, linguagem não verbal.
 
 
	C)
	Nenhuma das alternativas acima.
 
	D)
	Noções de lógica e causalidade, linguagem verbal, inteligência racional e relação em grupo.
 
	4.
	“Para que o teatro dramático exista são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público” (GUINSBURG 2001). Sobre a natureza de uma peça de teatro, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Nas encenações, os atores não precisam acatar um roteiro, mas sempre interpretar seus papéis de modo espontâneo. 
 
 
	B)
	O teatro não passa de mera diversão, e não é essencial na formação cultural de uma pessoa.
 
	C)
	Uma peça de teatro é uma forma literária geralmente constituída de diálogos entre personagens e destinada a ser encenada – não somente lida.
 
 
	D)
	As peças teatrais, tais como as que conhecemos no mundo ocidental, surgiram na Itália no período medieval.
 
	5.
	Os museus contemporâneos se deparam hoje em dia com instalações de objetos artísticos produzidos com componentes tecnológicos analógicos e digitais, mecânicos e eletrônicos, frequentemente multimídia, e incluem diversos objetos, tais como hardware, software, sistemas eletrônicos, imagens das mais diversas origens, materiais tradicionais e não tradicionais. Neste contexto, analise as sentenças a seguir, no que tange aos desafios da curadoria na contemporaneidade: 
 
 
I)Desde o advento da arte da fotografia, seguida pela videoarte, muitas vezes conectadas a instalações e arte ambiental, os espaços museológicos foram diminuindo de tamanho para abrigar uma obra de arte mais enxuta.  
 
II)O crescimento qualitativo da produção artística e a centralidade crescente de seu papel na cultura levaram a uma diminuição dos espaços dos novos museus. 
 
III)Atualmente, os museus procuram agradar a plateias menores e seletas, predominantemente das camadas sociais mais altas. 
 
IV)É também por meio dessas novas tecnologias que novas sensibilidades vão sendo incorporadas nas práticas cotidianas do público, na maior parte das vezes, jovens ávidos por conhecer, saber, sentir, como acontece em países como o Brasil.
 
 
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
	B)
	Apenas a sentença IV está correta.
 
 
	C)
	Todas as sentenças estão corretas.
 
 
	D)
	As sentenças I, III e IV estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais