Buscar

trabalho curriculo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
ANGÉLICAMORAIS ROBERTA
TIMÓTEO 
2019
CONH EC ENDO A ESTRUTURA DA GESTÃO PÚB LICA NO B RASIL ATUAL
TIMÓTEO
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..................................................................................................04
ANÁLISE DO CURRICULO ESCOLAR........................................................06
PRODUÇÃO DE MATERIAL..........................................................................10
CURRÍCULO ESCOLAR:UMA ELABORAÇÃO SIGNIFICATIVA?.......11
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................12
4
INTRODUÇÃO
 O presente relatório tem a finalidade de abordar a importância do currículo como um elemento enriquecedor para o ensino na Educação Básica .Incluem-se na educação básica , os alunos da Educação Infantil,Ensino Fundamental e Ensino médio, da rede pública e privada de ensino em todo território brasileiro.Ele aborda a metodologia e o processo de ensino-aprendizagem que deverão ser vivenciados pelos alunos.
O que é currículo escolar?
 O currículo escolar é o grande norteador de todo o processo educacional de uma escola. A aprendizagem escolar está intrinsecamente vinculada ao currículo, sendo que esse é organizado como objetivo de orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino. Um bom currículo escolar deve considerar os valores que orientam a prática pedagógica, as necessidades e condições dos estudantes e, claro, o cotidiano escolar. Diversas transformações têm acontecido nas escolas em todo o mundo. Novas metodologias de ensino estão sendo utilizadas graças às inovações tecnológicas que acabam enriquecendo as aulas e tornando o ensino mais produtivo.
 O currículo escolar para ser bem elaborado, deve se flexível e dinâmico , sempre aberto para mudanças e atualizações,já que sempre aparecem novas propostas e estratégias de ensino que valorizam a aprendizagem.Porem é certo lembrar que o currículo deve sempre respeitar as necessidades dos alunos e o conceito social e cultural no qual está inserido.levando em consideração as normas estabelecidas pela BNCC.
O que é BNCC? 
 A base nacional comum curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras publicas e privadas . Para garantir direito a aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos estudantes .Por isso é um documento importante para promover igualdade no sistema educacional , colaborando para formação integral e para construção de uma sociedade mais justa , democrática e inclusiva.
 De acordo com a BNCC , competência é definida como a mobilização de conhecimentos(conceitos e procedimentos),habilidades (prática,cognitivas e sócio-emocionais),atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo no trabalho.
Como os dois funcionam juntos ?
 A escola deverá usar o BNCC como referencial obrigatório para a construção e reformulação de suas propostas , avaliações ,livros didáticos e políticas de formação de professores .Vale esclarecer que o BNCC não é a mesma coisa que o currículo,ele orienta na construção do currículo, e esclarece que todos os alunos tem direito a aprender e os objetivos a serem alcançados,já o currículo são propostas e estratégias para garantir que o BNCC seja executado.ou seja um determina o que deve ser aprendido e quando deve ser aprendido, já o outro determina como será feito.
2. ANÁLISE DO CURRICULO ESCOLAR
 O procedimento escolhido foi observar tarefas de casa de uma criança. foram analisados as tarefas de uma aluna de 7anos de idade,matriculada no 2° ano do ensino fundamental em uma escola da rede publica do município de Marliéria MG. Seu currículo escolar contém disciplina de (Português ,Matemática ,Ciências, História, Geografia , Artes e Educação Física).A escola manda tarefa 3 vezes na semana ( Terça feira , Quinta feira e Sexta-Feira). Alternando entre português e matemática . As outras disciplina só mandam tarefa na semana de prova.Após 15 dias de analise comparando o BNCC com o currículo da escola pude fazer as seguintes observações:
•	Português
De acordo com a BNCC:. A partir da implementação da Base, toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2º ano. Antes, esse prazo era até o terceiro ano – de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).Portanto, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco da ação pedagógica deve ser a alfabetização. Isso é sistematizado pela BNCC nos tópicos abaixo, que mostram as competências e as habilidades envolvidas no processo de alfabetização, e que a criança deve desenvolver: (Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação,Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, Conhecer o alfabeto,Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita,Dominar as relações entre grafemas e fonemas,Saber decodificar palavras e textos escritos,Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras).
De acordo com currículo da escola : A aluna está revendo e ampliando conteúdos já aprendidos,é estimulada muito a leitura através de fichas literárias , um tipo de trabalho realizado pela professora onde uma vez por semana o aluno leva um livro para casa para ser lido com familiares e depois o aluno ilustrar o que foi lido.Atividades para reconhecimento das letras do alfabeto.maioria das vezes a tarefa é assim , geralmente vai um pequeno texto para a aluna fazer leitura e interpretação, 
Matemática 
 De acordo com a BNCC:. Na área de Matemática, a BNCC inventiva que os alunos entendam e tragam os problemas para a vida real com criatividade, pensamento crítico e colaboração. A responsabilidade do professor aqui não é apenas ensinar a calcular, mas sim mostrar aos alunos o que está por trás das operações e que existem relações entre essas operações.Além da resposta correta, as crianças e jovens devem resolver problemas e aprender a justificar, explicar como e porque chegaram naquela resposta, mostrando o seu raciocínio para os demais colegas e professores. O que vale destacar, é que a BNCC determina conteúdos essenciais, mas não define a forma e nem o método, isso quem define e proporcionará aos alunos é a própria escola.ática 
3.PRODUÇÃO DE MATÉRIAL
Jogo memória da alfabetização.
A ideia foi criar uma atividade de caráter lúdico , voltado a matéria que a aluna tinha mais dificuldade.O objetivo desse jogo é fazer com que o aluno desperte o interesse na alfabetização, nomeação de desenhos.As cartelas com desenhos e nomes ficam posicionados para baixo ,os alunos tem que descobrir o nome dos desenhos. Esse jogo proporciona o raciocínio lógico levando-os a aquisição do processo de alfabetização. 
4- CURRÍCULO ESCOLAR: UMA ELABORAÇÃO SIGNIFICATIVA?
O currículo escolar baseado nas propostas BNCC é uma estratégia valida para elevar a qualidade do ensino brasileiro.É fundamental definir que todo aluno tem que aprender durante sua vida escolar,ano a ano,pois assim garante que todos os alunos tenham direito a aprender de forma igualitária ,independente da escola que frequenta,diminuindo assim a desigualdade educacional.Então um aluno de rede publica aprenderá a mesma coisa que um aluno da rede privada. Depois de analisar as tarefas dessa aluna pude perceber que a escola já esta com o currículo adaptada as propostas do BNCC. Só deixam a desejar na questão das tarefas serem alternadas apenas entre português
e matemática.
5-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC),2019 .Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 08setembro 2019.
NOVA ESCOLA. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/14019/base-e-curriculo-18-perguntas-e-respostas-sobre-a-bncc-do-ensino-fundamental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando