Buscar

PCC Curriculo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA 
PCC de Currículo
CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA – CEL 0374
 Currículo Escolar: Uma elaboração significativa?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Proposta de Prática como Componente Curricular, apresentado a Universidade Estácio de Sá, solicitado pela tutora e orientadora da disciplina Currículo: Teoria e Prática (CEL0374), do curso de Pedagogia.
SUMÁRIO
0. INTRODUÇAÕ........................................................................................04
0. ANÁLISE DO CURRÍCULO ESCOLAR..................................................06
0. PRODUÇÃO DO MATERIAL...................................................................09
0. CURRÍCULO ESCOLAR: UMA ELABORAÇÃO SIGNIFICATIVA...........10
0. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................11
0. INTRODUÇÃO
 O presente relatório pretende abordar a importância do currículo como um elemento enriquecedor para o ensino na Educação Básica. Incluem – se na educação básica, alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, em todo o território brasileiro. Ele aborda a metodologia e o processo de ensino- aprendizagem que deverão ser vivenciados pelos alunos.
O que é um currículo escolar?
 A escola é uma das principais protagonistas na construção do indivíduo como cidadão e o currículo escolar tem a missão de promover as habilidades necessárias para a sua formação, de forma ética e democrática.
 O currículo escolar é um importante documento elaborado pelos membros da escola para orientar o trabalho pedagógico do professor dentro da sala. Ele é um referencial que envolve as competências, as disciplinas, os conteúdos e as atividades necessárias para o desenvolvimento pleno do aluno. De acordo com BRASIL “A reflexão sobre currículo está instalada como tema central nos projetos políticos – pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes”. Ele influencia diretamente na formação do aluno, na sua aprendizagem e na produção dos conhecimentos.
 O currículo escolar para ser bem elaborado, deve ser flexível e dinâmico, sempre aberto para mudanças e atualizações, já que sempre aparecem novas propostas e estratégias de ensino que valorizam a aprendizagem. Porém, é necessário ressaltar que o currículo no qual está inserido, levando em consideração as normas estabelecidas pela BNCC. 
O que é BNCC?
 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento elaborado para servir de referencial determinante dos conhecimentos, competências e habilidades essenciais para que todos os alunos da Educação Básica tem o direito a aprender ao longo de sua jornada escolar, de acordo com o que foi definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/1996), Diretrizes Curriculares Nacionais, Plano Nacional de Educação e na Constituição de 1988.
 O documento assegura também o desenvolvimento de dez competências gerais para serem trabalhadas com o aluno tendo o propósito de construir uma sociedade mais democrática, ética, inclusiva e responsável. De acordo com a BNCC, competência é definida como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e sócio – emocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”
São elas: 
1. Conhecimento
1. Pensamento científico, crítico e criativo 
1. Repertório cultural
1. Comunicação 
1. Cultura digital
1. Trabalho e projeto de vida
1. Argumentação 
1. Autoconhecimento e autocuidado
1. Empatia e cooperação 
1. Responsabilidade e cidadania 
Como os dois funcionam?
 A escola deverá usar a BNCC como referencial obrigatório para a construção e reformulação de suas propostas, avaliações, livros didáticos e políticas de formação de professores. Vale esclarecer que o BNCC não é a mesma coisa que currículo. O BNCC é um documento que orienta a construção do currículo, ele estabelece o que todos os alunos tem direito a aprender e os objetivos que devem ser alcançados. Já o currículo são as propostas e estratégias para garantir que o BNCC seja executado. Ou seja, o documento determina o que deve ser aprendido e quando deve ser aprendido, já o currículo determina como será feito.
1.2 ANÁLISE DO CURRÍCULO ESCOLAR
 O procedimento escolhido foi observar as tarefas de casa de uma criança. Foram analisadas as tarefas de uma aluna de 12 anos que frequenta o 7ª ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no município de São José do Barreiro – SP, bairro Formoso. Seu currículo contém as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Educação Artística e Educação Física.
 A escola costuma passar tarefas para serem realizadas em casa, além das tarefas a jovem leva trabalhos que valem nota. Os trabalhos são variados: resumos, pesquisas, entrevistas. A maioria dos trabalhos é feito de forma individual e raramente é feito em grupo, a escola disponibiliza o espaço e computadores para a realização dos trabalhos.
 Depois de uma semana de análise, comparando o BNCC com o currículo da escola, baseado nas tarefas da criança escolhida, as seguintes observações foram feitas:
PORTUGUÊS
De acordo com o BNCC: “No componente Língua Portuguesa, amplia -se o contato dos estudantes com gêneros textuais relacionados a vários campos de atuação e a varias disciplinas, partindo -se de práticas de linguagem já vivenciadas pelos jovens para a ampliação dessas práticas, em direção a novas experiências. Como consequência do trabalho realizado em etapas anteriores de escolarização, os adolescentes e jovens já conhecem e fazem uso de gêneros que circulam nos campos das práticas artístico – literárias, de estudo e pesquisa, jornalístico/midiático, de atuação na vida pública e campo da vida pessoal, cidadãs e investigativas”.
De acordo com o currículo da escola: O aluno está reforçando o que já aprendeu (atualmente: artigos, pronomes e predicados) em testos mais complexos. Passando a identificar conteúdos já aprendidos em poesias, artigos e trechos literários. A professora também investe em redação e criação de poesias de variados temas, o mais recente foi sobre o folclore. A disciplina acompanha o que está disposto na BNCC.
MATEMÁTICA 
De acordo com a BNCC: “Com referência ao Ensino Fundamental – Anos Finais, a expectativa é a de que os alunos resolvam problemas com números naturais, inteiros e racionais, envolvendo as operações fundamentais, com seus diferentes significados, e utilizando estratégias diversas, com compreensão dos processos neles envolvidos. Para que aprofundem a noção de número, é importante coloca – lós diante de problemas, sobretudo os geométricos, nos quais os números racionais não são suficientes para resolve – los, de modo que eles reconheçam a necessidade de outros números: os irracionais. Os alunos devem dominar também o cálculo de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, incluindo o uso de tecnologias digitais”.
De acordo com o currículo da escola: O aluno está revendo e ampliando os conteúdos já aprendidos. Atualmente está dividido entre formas geométricas, porcentagem e equação do 1º grau. Sendo assim, em comparação com os planos do BNCC, a disciplina está de acordo com a proposta.
CIÊNCIAS 
De acordo com a BNCC: “Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental. Todavia, ao longo desse percurso, percebem – se uma ampliação progressiva da capacidade de abstração r da autonomia de ação e de pensamento, em especial nos últimos anos, e o aumento do interesse dos alunos pela vida social e pala busca de uma identidade própria”. 
De acordo com o currículo da escola: Oaluno está aprendendo sobre divisão dos seres vivos em cinco reinos. Apesar de ter o livro dentro dos parâmetros da BNCC, a professora utiliza o livro didático em junção com um material de apoio para complementar a aprendizagem do aluno.
HISTÓRIA
De acordo com a BNCC: “No 7º ano, as conexões entre Europa, América e África são ampliadas. São debatidos aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais ocorridos a partir do final do século XV até o final do século XVIII”.
De acordo com o currículo da escola: Atualmente o aluno está aprendendo sobre história da Europa. Está estudando sobre a Idade Média, feudalismo, a Igreja Católica, abrangendo o século V e levando o aluno até o final do século XV. Ou seja, está dentro dos parâmetros do BNCC.
GEOGRAFIA
De acordo com a BNCC: “No 7º ano, os objetos de conhecimento abordados partem da formação territorial do Brasil, sua dinâmica sociocultural, econômica e política. Objetiva – se o aprofundamento e a compreensão dos conceitos estado – nação e formação territorial, e também dos que envolvem a dinâmica físico – natural, sempre articulado às ações humanas no uso do território”.
De acordo com o currículo da escola: “Atualmente o aluno está aprendendo sobre formação do território, tratados, limites e sobre a economia brasileira ao longo dos séculos, respeitando assim o que determina o BNCC.
INGLÊS 
De acordo com a BNCC: “A BNCC de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental – Anos Finais está organizada por eixos, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. As unidades temáticas, e sua grande maioria, repetem–se e são ampliadas as habilidades a elas correspondentes. Para cada unidade temática, foram selecionadas objetos de conhecimento e habilidades a ser enfatizados em cada ano de escolaridade (6º, 7º, 8º e 9º anos), servindo de referência para a construção dos currículos e planejamentos de ensino, que devem ser completamente redimensionados conforme as especificidades dos contextos locais”.
De acordo com o currículo da escola: Estão sendo abordado conteúdos antigos em textos mais extensos e complexos, para consolidação e ampliação dos conhecimento, a professora treina a fala e a escrita com os alunos, estando assim conforme indicado pelo BNCC.
ARTES
De acordo com a BNCC: “No Ensino Fundamental – Anos Finais, é preciso assegurar aos alunos a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos. Essas práticas podem ocupar os mais diversos espaços da escola, espraiando – se para o seu entorno e favorecendo as relações com a comunidade”.
De acordo com o currículo da escola: “O último trabalho feito foi um desenho em papel de gramatura alta onde a criança deveria fazer um desenho de livre escolha utilizando apenas tinta guache. Em aula o professor dialoga sobre as diferentes manifestações artísticas em diferentes épocas.
EDUCAÇÃO FÍSICA
De acordo com a BNCC: “Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõem uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar”. As unidades temáticas são: Brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais.
De acordo com o currículo: Em geral a aula é, mais teórica do que prática, em sala os alunos aprendem sobre fatos importantes envolvendo esportes.
1.3 PRODUÇÃO DE MATERIAL
Criar um Jornal escolar
 A ideia é criar uma atividade de caráter lúdico que englobe todas as disciplinas disponíveis na escola, fazendo assim como que todos os professores trabalhem juntos em único projeto. Cada disciplina deve se propor a desenvolver habilidades necessárias para a produção de um jornal. Com essa atividade, os alunos desenvolvem a leitura e escrita, o pensamento crítico, passam a se interessar mais pelo que acontece no mundo, aprende a diferenciar notícias verdadeiras de Fake News, desenvolve o aspecto social e estabelece laços com a comunidade escolar e o seu bairro pois esse jornal pode ser oferecido a comunidade também, realizando uma parceria escola, família e comunidade.
1.4 CURRÍCULO ESCOLAR: UMA ELABORAÇÃO SIGNIFICATIVA?
 O currículo escolar baseado nas propostas do BNCC é uma estratégia válida para elevar a qualidade do ensino. É fundamental definir o que todo aluno tem que aprender durante a sua vida acadêmica, ano a ano, pois assim garante que todos os alunos tenham o direito a aprender de forma igualitária, independente da escola que frequenta, diminuindo assim a desigualdade educacional. Então, um aluno da rede pública aprenderá a mesma coisa que um aluno da rede privada. Depois de analisar as tarefas da jovem, pude perceber que a escola já está com o currículo adaptado para as propostas do BNCC. Apenas senti uma falha na disciplina de Educação Física, pois acredito que o professor deveria envolver os alunos em atividades físicas fora da sala de aula.
 O currículo escolar é sem dúvida o grande norteador de todo o processo educacional de uma escola, estando vinculado diretamente ao processo de ensino-aprendizagem. Com objetivo de orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino. É de responsabilidade do currículo, a construção da trajetória a ser percorrida por todos os educandos numa instituição de ensino.
0. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2019. 
BRASIL. Ministério da Educação, 2019. Indagações sobre currículo, Conhecimento e Cultura
FUNDAÇÃO LEMANN, Fundação Lemann, 2019
BRASIL ESCOLA, 2019. O que é um currículo escolar?

Continue navegando