Buscar

Atividade Reflexiva III Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização e Letramento, Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia 4º Semestre - EAD
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil
Nome: Anna Cristina Soares Alexandre Poletto
 RGM: 21674698
 2º Semestre de 2019
Unidade III - Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização e Letramento, Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico
Atividade Reflexiva
O letramento é a porta de entrada para a toda a vivência acadêmica que as crianças terão no futuro. Através dela damos início ao processo de alfabetização e devemos fazê-lo com atividades que despertem o interesse dos alunos e façam com que se divirtam ao mesmo tempo que aprendem, o que torna o processo mais prazeroso e interessante para as crianças.
Durante o vídeo ‘’ A matemática na educação infantil’’, conseguimos ver na prática a aplicação de atividades que desenvolvem o letramento no ensino de matemática, através do jogo ‘’corrida dos brinquedos’’, no dado temos os brinquedos correspondentes a cada aluno, e ao ter o brinquedo selecionado, o aluno correspondente a figura dá um passo a frente. 
‘’O jogo pode tornar-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto visando a uma finalidade de aprendizagem, isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento, alguma relação ou atitude. Para que isso ocorra, é necessário haver uma intencionalidade educativa, o que implica planejamento e previsão de etapas pelo professor, para alcançar objetivos predeterminados e extrair do jogo atividades que lhe serão decorrentes.’’ (RCNEI, 1998, p.212)
Podemos observar o planejamento das professoras mediante a intenção final da atividade, tendo dividido atividade em duas etapas, inicialmente chamando atenção das crianças com as imagens dos brinquedos e depois substituindo as imagens por números, aplicando e desenvolvendo o letramento matemático.
Através do planejamento e da reflexão da práxis pedagógica, o letramento antes que era tido uma experiência complexa e frustrante para as crianças, se torna uma experiência divertida e atrativa trazendo o conhecimento de forma natural, incluindo objetos que já fazem parte do seu cotidiano.
Referências:
Brasil, Ministério da Educação. Referencial curricular para a Educação Infantil. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil. A teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre, Editora Artes Médicas: 1996.

Outros materiais