Buscar

PROVAS ADMINISTRAÇÃO 2019 SERVIÇO SOCIAL 6 PERIODO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVAS ADMINISTRAÇÃO 2019
QUESTIONÁRIO – PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO
1 - A Escola da Administração Científica foi seguida pela Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, que enfatizava a estrutura 
Organizacional da empresa. Podemos citar, ainda, a Escola Burocrática de: 
R - Max Weber. 
Comentário: A Escola Burocrática de Max Weber, um sociólogo que foi um grande estudioso da administração científica, se baseia na racionalidade , na adequação dos meios aos objetivos, para que se obtenha o máximo de eficiência na empresa. A Teoria da Burocracia de Weber procura utilizar um conjunto de regras e normas para tornar as atividades organizacionais mais previsíveis e eficientes. 
 
2 - A administração pública indireta, que deve ter sua área de atuação definida em lei complementar, é conhecida por: 
R – Fundação 
Comentário: A fundação pública é um a espécie de Terceiro Setor: não possui fins lucrativos e deve seguir fielmente as especificações legais. O inciso XIX do artigo 37 da Constituição prevê a edição da lei complementar que define as áreas de atuação das fundações públicas . 
 
3 - A via correta a ser seguida por um a organização é a que respeita e se baseia no tripé administrativo que valoriza as questões: 
R - Econômicas humanas e sociais. 
Comentário: A organização não pode somente visar à parte econômica, é essencial que ela também tenha uma visão humanista e social: Assim, a via correta a ser seguida é a que respeita e se base ia no tripé admi nistrativo que valoriza as questões econômicas, humanas e sociais. 
 
4 - Nas contratações de serviços públicos podemos afirmar que: 
R - Todas as alternativas anteriores es estão corretas. 
Comentários: A licitação pode ocorrer por concorrência (grandes valores), tomada de preço (contratos de médio valor) e carta- convite (valores redu zidos). Todos especificados em lei. Após a definição do vencedor da licitação, cabe à administração pública proceder à homologação e adjudicação da proposta. Esse é o ato anterior à formalização do contrato administrativo. Na fase d execução do contrato administrativo, é obrigação da admin istração pública a realização de fiscalização, conforme o que está previsto nos Artigos 66 e 67 da Lei de Licitações. 
Análise das afirmativas: 
 
I. Afirmativa falsa. Diante de uma crise, as atenções voltam -se mais para as ações diretas, visando evitar perdas ou diminuir os prejuízos. A atuação tática, por sua natureza, relaciona -se aos objetivos de m ais curto prazo e, em geral, relacionados a uma única área funcional, o que permite uma visão mais próxima da operação e de resultados mais imediatos do que a estratégica. 
 
II. Afirmativa verdadeira. O administrador deve atuar menos no nível estratégico, devido ao distanciamento das questões operacionais. Deve assumir uma posição mais operacional, para permitir um aproximidade maior com os detalhes operacionais e das atividades e tarefas. 
 
III. Afirmativa falsa. Ao permanecer nesta posição de distanciamento, com uma visão do todo organizacional e de horizonte de longo prazo, o gestor não conseguirá analisar os detalhes envolvendo, por exemplo, custos, receitas, receitas por produtos, atividades envolvidas, colaboradores importantes, e com isso, não obterá ou processará informações imprescindíveis para a tomada de decisões diante da crise. 
 
IV. Afirmativa verdadeira. O gestor, diante da crise, deve adotar um a postura mais plantada nos níveis táticos e operacionais da organização, microfocando a operação, de modo a se ater ao maior volume de detalhes sobre a operação, subsidiando minuciosamente o processo decisório

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando