Buscar

Controle Estatístico do Processo (CGQ09) Avaliação I - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Controle Estatístico do Processo (CGQ09)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O programa 5S, de origem japonesa, é um importante passo inicial para a implantação futura de outros programas relacionados à qualidade nas empresas. Sua base são conceitos de disciplina, organização, limpeza, entre outros, condensados em cinco sensos que devem ser praticados constantemente para manter as melhorias no ambiente de trabalho. Sobre os 5S, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que o programa tenha sucesso, é importante que a empresa demonstre para seus colaboradores e clientes que está preocupada com a obtenção de um ambiente de trabalho digno.
(    ) Os órgãos fiscalizadores e os auditores externos que demonstram a preocupação com o meio ambiente, saúde e segurança dos colaboradores não fazem parte do escopo dos 5S.
(    ) O programa 5S não deve em nenhuma hipótese promover a competição interna ou externa, mesmo que considerada sadia. Para tanto, a geração de indicadores deve ser abolida.
(    ) A implantação e a manutenção do 5S demonstra para a sociedade e para os acionistas a preocupação da empresa com a melhor utilização dos recursos, evitando desperdícios tanto de recursos materiais como de recursos humanos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	O processo industrial é bastante extenso, e cada dia surgem novidades. Em uma empresa industrial, entendemos como um processo o percurso realizado por um material desde que entra na empresa até que dela sai com um grau determinado de transformação. Por sua vez, uma operação é o trabalho desenvolvido sobre o material por homens ou maquinas em um determinado tempo. Em empresas de serviços, o material fundamental é a informação. A informação flui dentro da empresa circulando entre as áreas e as pessoas; sendo utilizada para a tomada de decisões ou para a execução de ações, que denominamos operações, traçando um paralelo simples com a empresa industrial. Portanto, seja na empresa industrial, seja na empresa de serviços, um processo é constituído de diferentes operações. Sobre os processos industriais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Poka-Yoke.
II- Teoria das Restrições.
III- Outsourcing.
IV- Lead Time.
(    ) Tempo de processamento de um pedido, desde o momento em que é colocado na empresa até o momento em que o produto é entregue ao cliente. É o tempo necessário para o produto completar toda a transformação (da matéria-prima ao produto acabado, através das diferentes fases). É utilizado para medir a eficiência do processo produtivo. 
(    ) Técnica à prova de erros, onde o setup ou a manufatura é desenvolvida para se prevenir um erro, que possa resultar em um defeito no produto, resultando na paralisação da produção automaticamente, caso o erro ocorra.
(    ) Técnica administrativa desenvolvida pelo físico israelense Eliyahu Goldratt, que consiste em identificar e explorar as restrições (ou "gargalos") em todas as atividades do negócio. 
(    ) Uso de terceiro, subcontratado, transportador, armazém ou operador logístico para realizar funções normalmente realizadas pela própria empresa. Transferir as operações ou ativos de uma empresa para outra, para sua gestão e abastecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	IV - I - II - III.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	III - IV - II - I.
	3.
	O coeficiente de variação é uma medida de dispersão relativa calculada através da razão entre o desvio-padrão e a média de uma variável e, geralmente, é apresentado na forma percentual. Assim, uma variável que apresenta média 20 e desvio padrão 2 terá:
	 a)
	CV = 5%.
	 b)
	CV = 2%.
	 c)
	CV = 10%.
	 d)
	CV = 20%.
	4.
	Walter Andrew Shewhart (1891-1967) foi um importante físico dos Estados Unidos. Sua contribuição para o estudo da estatística e sua aplicação no controle da qualidade no meio empresarial é frequentemente associada ao grande desenvolvimento da indústria japonesa no século XX. Com relação às contribuições de Shewhart para o Controle da Qualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atribui-se a Shewhart a criação do Controle Estatístico do Processo (CEP). Ele consiste em uma metodologia que permite análise e controle de processos produtivos.
(    ) O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) foi aplicado mundialmente por Deming e é associado ao seu trabalho. Contudo, quem idealizou o PDCA foi Shewhart.
(    ) O ciclo PDCA e o CEP são ferramentas que podem ser utilizadas em conjunto, para identificação, análise e solução de problemas em processos produtivos.
(    ) Embora o Controle Estatístico do Processo seja associado a Shewhart, o desenvolvimento pleno da ferramenta foi realizado somente na década de 1970 por Deming.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - F.
	5.
	Os passageiros de uma empresa aérea, por exemplo, representam uma das entradas do processo de transformação. Durante o processo, os clientes mudam do estado de "passageiros que têm necessidade de serem transportados" (recursos transformados) para o estado de "passageiros transportados" (resultados/saídas do processo). De acordo com a definição de processo, analise as seguintes sentenças:
I- Consiste em uma atividade que recebe uma entrada e gera uma saída para o cliente, agregando valor.
II- Os processos podem ser não somente de fabricação de produtos, mas também administrativos ou de serviços.
III- Pode ser definido como um conjunto de ações coordenadas, com o objetivo de atingir uma meta.
IV- Compreende exclusivamente atividades que geram produtos na forma de bens de consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, Luciano Costa. Projeto e Análise de Processos e Serviços: avaliação de técnicas de aplicação em uma biblioteca. 2000. 121 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A evolução tecnológica nas últimas décadas, baseada na eletrônica e principalmente na computação, fez com que a automação industrial dentro dos processos industriais atingisse o patamar de tecnologia estratégica em todos os sistemas de gestão. O processo antigo, baseado no trabalho do homem em sua plenitude, deu espaço para os sistemas automatizados, atingindo graus de produtividade, qualidade e otimização muito elevados, necessários para uma economia globalizada e de muita competitividade. O conhecimento dos conceitos básicos do controle dos processos industriais criam condições para identificar e classificar os mais variados processos, os principais instrumentos de medição desses processos industriais, conhecer a normatização para instrumentação e identificar os sistemas de medição no processo. Sobre os processos industriais, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- 5S.
II- Just-in-time.
III- Kanban.
IV- Kaizen.
(    ) É uma filosofia de manufatura baseada na eliminação planejada dos desperdícios e a elevação contínua da produtividade, somente tendo o exato material que necessita, zerando os defeitos, eliminado os tempos de setup e tamanho dos lotes e revisão contínua da operação. Consiste numa abordagem organizacional baseada em: produzir os produtos acabados no instante em que eles devam ser entregues, produzir os semielaborados e subcomponentes
no instante da utilização/montagem, abastecer-se de matéria-prima no instante de sua utilização.
(    ) É o aprimoramento contínuo em todas as áreas da empresa e não restrito à qualidade. Melhoria contínua envolvendo todos os membros da organização, eliminando-se desperdícios nas máquinas, na mão de obra ou nos métodos de produção. 
(    ) É um cartão anexado a peças específicas na produção, significando a entrega de determinada quantidade de peças a serem utilizadas na produção. Posteriormente à utilização, o mesmo cartão é enviado de volta às origens como um comando para entrega de novo lote de peças. Um dos sistemas de produção just-in-time, que utiliza contentores ou lotes de materiais padronizados com uma etiqueta anexada e os centros de trabalho comandam, com uma etiqueta ou cartão, a necessidade de materiais de um centro anterior no processo ou mesmo de um fornecedor, estabelecendo-se o sistema de puxar a produção a partir do mercado. 
(    ) É um programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	II - IV - III - I.
	7.
	O Diagrama de Pareto, assim como o Diagrama de Ishikawa e o Brainstorming, é uma ferramenta da qualidade que permite a avaliação de problemas relacionados com a qualidade (de produtos, no caso de empresas de manufatura). A utilização dessa ferramenta apresenta uma grande possibilidade de sucesso, tendo em vista um histórico de décadas de aplicação. O Diagrama de Pareto, no entanto, não apresenta a solução para o problema, mas permite a organização das informações, direcionando o(s) analisador(es) para a solução. Com relação ao Diagrama de Pareto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A etapa inicial para a elaboração de um Diagrama de Pareto consiste na definição do objeto de análise. Esse pode ser, por exemplo, a não conformidade de um produto. Após essa definição, inicia-se a coleta de dados e informações.
(    ) De acordo com a metodologia de Pareto, 80% das soluções podem ser aplicadas a 20% dos problemas. Portanto, pode-se concluir que, para cada quatro soluções encontradas, é possível aplicar uma dentre quatro soluções para resolver um único problema.
(    ) Em um Gráfico de Pareto, as causas são agrupadas de forma decrescente em termos do percentual de ocorrência, usualmente em forma de barras verticais. Adiciona-se ao gráfico uma linha indicando o percentual acumulado das ocorrências.
(    ) O Gráfico de Pareto pode ser aplicado como uma ferramenta complementar e subsequente ao Diagrama de Ishikawa, por exemplo. Enquanto no Diagrama de Ishikawa faz-se uma análise qualitativa, o Diagrama de Pareto permite uma análise quantitativa com relação às causas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Slack et al. (2006) afirma que o controle estatístico do processo é preferencialmente utilizado pelas organizações como o método preferido para controlar a qualidade, quando ela está sendo construída no processo industrial em si, e não só pela inspeção no final do processo fabril. O planejamento para a excelência em gestão da produção deve envolver todos os aspectos do ciclo produtivo: do projeto produtivo, layout, capacidade de produção, previsão de demanda, custos de produção, assim como a cultura da empresa. Trata-se de um planejamento a curto prazo, expresso em semanas. Este planejamento é de nível operacional e aponta questões do tipo: cor, tensão, modelo, embalagem - especificações detalhadas do produto com relação a ações diárias. Com base no exposto, sobre a terminologia dos processos e sistemas produtivos, analise as sentenças a seguir:
I- Material Requeriment Planning (MRP) ou Planejamento das Necessidades de Materiais consiste em um sistema de processamento de dados para o controle das existências, cadastro de produtos, programação da produção dos produtos, carga de máquinas e controle das necessidades líquidas de matérias-primas.
II- O processo de manufatura consiste em uma série de conformações realizadas no material para convertê-lo de matéria-prima ou de semiacabado em produto acabado.
III- O sigma mede a capacidade do produto em ser defeituoso. A escala sigma de medição está perfeitamente correlacionada a algumas características, como: defeito por unidades, peças por milhão não defeituosas e a probabilidade de falha.
IV- O Lean Production é um sistema produtivo que utiliza TPM, redução do material em processo, motivação, parceria, integração de projetos, relacionamento próximo com os clientes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/o-planejamento-do-plano-de-producao/21946>. Acesso em: 5out. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Com a alta tecnologia e a velocidade com que chegam e se perdem as novidades, a prática do 5S é mais necessária do que nunca. As coisas chegam muito depressa e rapidamente perdem o valor. Há chuva de informações e oportunidades chegando a todo momento. O 5S nos orienta para bom proveito e convívio com as novidades: como observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento e formação como pessoa, cidadão e profissional. Isso se faz no dia a dia, com Rotina 5S na vida pessoal, em empresas, escolas, famílias, comunidades e serviço público. Melhorias simples estimulam mais melhorias simples em melhoria contínua. Nesta cultura, surgem ideias para melhorias complexas e inovação, atendidas com PDCA. O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente. O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e a prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas. No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu. Em um setor de uma empresa, os operadores de máquinas, ao final do turno, são responsáveis pela limpeza da poeira que se deposita no chão. Essa poeira é causada pelas próprias máquinas, que liberam uma fina fuligem no ar, que aos poucos vai se depositando no chão. O tempo destinado à limpeza diária impacta negativamente na produtividade do setor. Após avaliação dos custos relacionados a esse procedimento, a empresa decidiu que seria viável a instalação de exaustores e filtros para retenção da fuligem. Como resultado, a frequência de limpeza do chão passou a ser semanal. Sobre como é denominado esse procedimento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://5s.com.br/2/o-que-e-5s.php>. Acesso em: 13 jul. 2018.
	 a)
	Senso de organização - SEITON.
	 b)
	Senso de saúde, higiene e padronização - SEIKETSU.
	 c)
	Senso de limpeza - SEISO.
	 d)
	Senso de utilização - SEIRI.
	10.
	A Ferramenta de Análise de Falhas" (FMEA) busca a identificação das variáveis críticas nas entradas ("input") que podem afetar a qualidade das saídas ("output") de um processo. A partir dessa
identificação são estabelecidas prioridades que guiarão o esforço de coleta de dados e a avaliação dos riscos associados aos defeitos. A elaboração e a atualização da FMEA é tarefa da equipe da FMEA, que é composta por colaboradores de diversos setores envolvidos com o produto, processo ou serviço em análise, bem como o líder de projeto e o moderador. Quem deve garantir que o processo de elaboração ou atualização seja realizado corretamente (de acordo com a metodologia) é o moderador, enquanto o líder de projeto faz a gestão do projeto em termos de escopo e prazos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma atividade realizada na primeira reunião da FMEA de produto:
	 a)
	Avaliação do plano de verificação de projeto.
	 b)
	A análise estrutural e funcional deve estar preparada.
	 c)
	É necessário ter em mãos a documentação técnica do cliente (TCD).
	 d)
	São verificados os critérios de classificação aprovados.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando