Buscar

Prova Comunicação Empresarial- com gabarito. UNIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 299060 - Comunicação Empresarial
Questão 1: “Quando se pretende escrever um texto, as primeiras perguntas a serem respondidas, antes de começar a escrevê-lo, são: o que você quer comunicar?; para quem você quer comunicar? (qual o perfil do interlocutor e qual a “sua língua”); quando você vai comunicar? (agendar ou imediato); qual meio/veículo você vai utilizar? (email, ofício, carta, entre outros) e por que você vai comunicar? (o que você espera alcançar)”. (Apostila de Comunicação Empresarial). 
Observando-se essas simples questões, pode-se eliminar o tempo perdido com retrabalhos na comunicação escrita e também com novos contatos para acertar e explicar o que não ficou claro na primeira vez.
Analise as afirmativas:
I - Como todo texto, a redação comercial deve ter uma introdução ao assunto; em seguida, deve-se desenvolver as ideias e, finalmente, chegar à conclusão ou desfecho.
II - O texto da redação deve ser claro, direto, preciso, objetivo e conciso. Usar frases curtas e evitar demasiadas intercalações ou ordens inversas desnecessárias.
III - É importante lembrar que se deve anotar tudo o que vier à cabeça, à medida que as ideias forem fluindo livremente. Depois, deve-se fazer uma seleção, organizar as ideias e, finalmente, preparar um roteiro com os principais pontos que se pretende escrever, começando pelo principal.
Escolha a alternativa correta:
A) Para construir um bom texto escrito a afirmativa I é desnecessária.
B) Redações devem ter textos rebuscados e, quanto mais eruditos, melhor; bem diferente da afirmativa II.
C) A afirmativa III não deve ser levada em conta ao se construir textos, pois o que importa mesmo é o resultado final, ou seja, o texto, o qual não precisa necessariamente ser planejado.
D) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
E) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Questão 2: Segundo a autora Maria Alzira Pimenta, escrever bem é obedecer às regras gramaticais, evitando erros de sintaxe, pontuação, ortografia etc.; procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido e agradar ao leitor, empregando expressões elegantes e fugindo de um estilo muito seco. Os textos escritos representam um desafio para os profissionais de quaisquer áreas, pois, quando não faz parte de suas atribuições rotineiras, escrever torna-se uma grande dificuldade. Observe as afirmativas a respeito de uma comunicação escrita eficaz:
I - É preciso clareza e objetividade, para que a mensagem implique uma resposta.
II - Não é preciso ser observada a precisão das palavras utilizadas, pois os receptores devem ter amplo leque de conhecimentos, e facilmente compreender quaisquer tipos de textos.
III - A persuasão no texto é desnecessária para obter a colaboração e a resposta esperadas, pois os objetivos das comunicações são apenas de informar algo.
Sobre as afirmativas, escolha a alternativa correta:
A) Apenas a I é verdadeira.
B) Apenas I e III são verdadeiras.
C) Apenas II e III são verdadeiras.
D) Apenas a III é verdadeira.
E) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
Questão 3: Na fala das pessoas, podem ser encontrados reflexos dos fatores regionais, culturais e contextuais. Isso gera os diferentes níveis de fala (ou de linguagem), que podem ser classificados em nível formal (culto) e nível informal. É incorreto afirmar:
A) No nível formal (culto) são obedecidas as regras prescritas pela gramática normativa. 
B) O nível formal é próprio de discursos acadêmicos e trabalhos científicos, bem como na língua escrita, em textos literários e didáticos, cartas, documentos oficiais etc.
C) O nível informal (coloquial ou popular), oposto ao formal, não segue estritamente a norma gramatical, apresentando gírias e formas contraídas. 
D) O nível informal é a linguagem familiar ou espontânea, usada no dia-a-dia em bilhetes, cartas, diários íntimos, nas conversas com amigos etc. É o que a maioria das pessoas utiliza no cotidiano.
E) Pessoas que se utilizam do nível técnico ou profissional não se utilizam dos jargões específicos de sua profissão, uma vez que esse tipo de comunicação só é admitido no nível informal.
Questão 4: Função da linguagem é a forma como se colocam as palavras na composição do texto, de acordo com a intenção do emissor de informar algo, para que aconteça a comunicação e a compreensão desejada. Há uma correspondência entre os elementos da comunicação e as funções da linguagem, pois os objetivos a serem alcançados, por meio da comunicação, são variados. Observe as funções da linguagem:
1 - Função emotiva (ou expressiva): ocorre quando o emissor é posto em destaque, revelando sua emoção, sua opinião. É a linguagem dos livros autobiográficos, de memória, poemas líricos, bilhetes e cartas de amor. Subjetiva, nela prevalecem a pessoa do singular, interjeições e exclamações.
2 - Função referencial (ou denotativa): ocorre quando o referente é posto em destaque. O emissor procura oferecer informações; é a linguagem das notícias de jornal, dos textos científicos, uma vez que o importante é traduzir a realidade. Objetiva, direta e denotativa, nela prevalece a pessoa do singular.
3 - Função metalinguística: ocorre quando o código é posto em destaque. É o uso da linguagem para falar dela própria. Dizemos também que há metalinguagem ou função metalinguística da linguagem em, por exemplo, um poema que reflete a criação poética, um filme que tematiza o próprio cinema, um programa de televisão que debate o papel social da televisão etc. 
4 - Função fática: ocorre quando o canal é posto em destaque. É o estabelecimento do contato cujo objetivo é prolongar ou não a conversa com o receptor, ou testar a eficiência do canal. É a linguagem das falas telefônicas e dos prefixos radiofônicos. 
5 - Função conativa (ou apelativa): ocorre quando o receptor é posto em destaque. O emissor procura influenciar o comportamento do receptor. É a linguagem de discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. 
6 - Função poética: ocorre quando a mensagem é posta em destaque. É a valorização da mensagem em si mesma por recursos estilísticos, bem-elaborada, com jogos de sons, por meio de trocadilhos, através da disposição das palavras no papel etc. 
A partir das definições acima, identifique as funções da linguagem, presentes nos textos abaixo, e escolha a alternativa que apresenta a ordem correta:
I - “Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher, uma criança e eu.” (Lygia Fagundes Telles).
II - “Chuva ácida afeta regiões do mundo.
Parte dos 120 mil km cúbicos de chuvas que, em média, a cada ano caem sobre os continentes, já não trazem mais a vida, mas a morte lenta e penosa para lagos, florestas, animais e pessoas, numa escala sem precedentes, desde que a Segunda Revolução Industrial criou o motor a explosão e, com ele, libera a cada ano milhares de toneladas de resíduos combustíveis fósseis na atmosfera da Terra.” (Folha de S. Paulo).
III - O melhor exemplo dessa função da linguagem são as aulas, os livros de gramática e os dicionários de língua.
IV - Linguagem carregada de expressões, como: “alô” (que pode ter carga emotiva, dependendo da entonação de quem o falar), “então”, “entende?”, “aí então”, “está me ouvindo?”, “então tchau”, “aqui é a rádio”, “Pronto!”, “Oi, Tudo bem?”, “Boa tarde!” 
V - Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso dos pronomes “você” e “tu”, ou o nome da pessoa, além de vocativos e imperativos. Ex.: Crianças, fiquem quietas!
VI - Na mensagem, o emissor revela recursos imaginativos, com uma linguagem afetiva, sugestiva, conotativa e metafórica. É a linguagem figurada presente em obras literárias, tanto em prosa como em verso, letras de músicas, algumas propagandas
e a fala fantasiosa de crianças. Ex.: “A vida é pra valer / A vida é pra levar.” (Vinícius de Moraes)
Escolha a alternativa que apresenta a ordem correta das funções da linguagem dos textos apresentados:
A) Emotiva, metalinguística, referencial, fática, poética e conativa.
B) Referencial, emotiva, fática, metalinguística, conativa e poética.
C) Emotiva, referencial, metalinguística, fática, conativa e poética.
D) Referencial, metalinguística, emotiva, poética, fática e conativa.
E) Poética, emotiva, referencial, metalinguística, fática e conativa.
Questão 5: Quanto às comunicações escritas, segundo a autora Maria Alzira Pimenta, é preciso tomar cuidado com: interferência física (dificuldade visual, má grafia das palavras, cansaço, falta de iluminação etc.); interferência cultural (palavras ou frases complicadas ou ambíguas, diferenças de nível social etc.) e interferência psicológica (mensagem que contenha agressividade, aspereza, antipatia etc.). Se não houver o cuidado de eliminar essas dificuldades, a comunicação poderá ser prejudicada. Sobre esse tema, é correto afirmar:
A) Problemas na transmissão da mensagem, como erros de português, não afetam sua compreensão, pois as pessoas estão acostumadas a escrever e ler textos escritos de forma errada na internet.
B) Se o receptor não estiver enxergando bem a mensagem, por causa da iluminação, seu entendimento não será afetado, pois a visão é apenas uma das formas para a compreensão da mensagem.
C) As diferenças regionais e culturais são muito importantes para uma comunicação eficaz. Se for dita ou escrita uma palavra com sentido diferente em locais diferentes, poderá ser gerada grande confusão na compreensão.
D) Mensagens agressivas são permitidas nas convenções de vendas das empresas para cobrar resultados dos vendedores, principalmente quando os gerentes regionais precisam chamar a atenção dos funcionários.
E) O estado físico do receptor não importa para o resultado de uma boa comunicação. Mesmo cansado, um interlocutor pode muito bem compreender adequadamente uma mensagem.
Questão 6: O atendimento ao cliente tem sido considerado uma das principais áreas das empresas, pois clientes satisfeitos sempre voltam para comprar mais e fazem propaganda espontânea sobre seus produtos. São componentes do atendimento ao cliente:
I - SAC - serviço de atendimento ao cliente: esclarece dúvidas, presta informações e registra as queixas dos consumidores.
II - Ombudsman: nas empresas, este profissional tem a função de defender e brigar pelos direitos do cliente. É quem vai atrás da causa do problema, quem checa a informação e quem luta pela solução do problema junto à presidência e diretoria.
Escolha a alternativa correta:
A) O ombudsman é totalmente desnecessário se a empresa tiver um bom SAC.
B) O SAC não é necessário se a empresa tiver uma boa equipe de vendas, sempre bem informada.
C) O ombudsman representa o cliente perante a direção da empresa.
D) O SAC é que defende o cliente perante a direção da empresa.
E) Ombudsman só deve existir em empresas mais sofisticadas, pois o cidadão comum não usa os serviços desse profissional.
Questão 7: A comunicação dentro e fora da empresa pode ser considerada como um dos grandes gargalos organizacionais da atualidade. É difícil manter todos os públicos de interesse bem informados e com a informação correta que se pretende transmitir a cada um deles. Analise as afirmações:
I - É preciso comunicar-se com os clientes externos: consumidores/usuários; opinião pública/sociedade; acionistas e fornecedores; governos municipais, estaduais e federais, além dos concorrentes.
II - Os clientes internos; funcionários, colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados não precisam fazer parte dos públicos de interesse da comunicação da empresa.
III - É preciso ter bom contato com a mídia em geral, representada pelos meios de comunicação (jornais, revistas, rádio, televisão e Internet).
Sobre as afirmativas, escolha a alternativa correta:
A) Apenas a I é verdadeira.
B) Apenas II e III são verdadeiras.
C) Apenas a II é verdadeira.
D) Apenas I e III são verdadeiras.
E) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
Questão 8: “É a denominação do conjunto de estratégias, processos e ferramentas, concebidas para viabilizar a utilização das informações a respeito de clientes, advindas das diversas áreas da empresa, transformando-as em ações concretas, no sentido de satisfazer e fidelizar clientes, rentabilizando ao máximo as oportunidades de negócios, dentro de cada perfil específico.” (Apostila de comunicação empresarial). Este é o conceito de:
A) Marketing de relacionamento.
B) Marketing de fidelização.
C) Customer relationship management (CRM).
D) Relações institucionais.
E) Marketing da comunicação empresarial.
Questão 9: Analise os seguintes elementos:
1 - Narrador: quem conta o fato.
2 - Fato: o acontecimento em si.
3 - Enredo: é a trama, a história a ser contada.
4 - Ambiente: é o espaço onde as personagens atuam e onde se desenrola o enredo.
5 - Tempo: quando os fatos acontecem.
6 - Personagens: são os seres que atuam, isto é, que vivem o enredo.
Estes elementos pertencem ao seguinte tipo de texto:
A) Descrição.
B) Narração.
C) Dissertação.
D) Dissertação objetiva.
E) Descrição objetiva.
Questão 10: Ao falar, usamos um código, ou seja, um conjunto de signos (palavras) que permite uma diversidade de usos. Para uma boa comunicação, deve-se buscar a adoção do que seja mais adequado às exigências do momento. As pessoas falam de formas diferentes, conforme o local em que nasceram, o sexo, a idade etc. Essas alterações são as variações linguísticas decorrentes de vários fatores e podem ser observadas na utilização da língua, individual ou social, entre as quais:
I - Fatores regionais (variações regionais = regionalismos): o português falado no Sul do país difere do falado no Norte. O regionalismo está circunscrito nas regiões geográficas, isto é, é típico de cada região.
II - Fatores culturais (ou sociológicos): o grau de escolarização e a formação cultural do indivíduo são também fatores que determinam usos diferentes da língua. Uma pessoa culta, estudada, como dizem, utiliza a língua de maneira diferente da pessoa inculta ou com baixo grau de escolarização. Esses fatores também estão ligados à idade, sexo e profissão.
III - Fatores contextuais (variações situacionais): dependendo do ambiente, assunto, ouvinte, relação entre os falantes etc., o falante altera o registro de sua fala de acordo com a situação em que se encontra.
Sobre as afirmativas, escolha a alternativa correta:
A) Apenas a I é verdadeira.
B) Apenas I e III são verdadeiras.
C) Apenas II e III são verdadeiras.
D) Apenas a III é verdadeira.
E) I, II e III são verdadeiras.
	QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	D
	2
	A
	3
	E
	4
	C
	5
	C
	6
	C
	7
	D
	8
	C
	9
	B
	10
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando