Buscar

DESAFIO COLABORATIVO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESAFIO COLABORATIVO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Aprender a conhecer
Este pilar se refere à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”.
Simultaneamente ela visa não tanto à aquisição de um repertório de saberes codificados, mas antes, os domínios dos próprios instrumentos do conhecimento. É um meio, porque pretende que cada um aprenda a compreender o mundo que o cerca, pelo menos na medida em que isso lhe é necessário para viver dignamente. Finalidade, porque seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir.
Aprender a fazer
Nas sociedades assalariadas que se desenvolvem a partir do modelo industrial ao longo do século XX, a substituição do trabalho humano pelas máquinas tornou cada vez mais imaterial e acentuou o caráter cognitivo das tarefas. Aprender a fazer não deve limitar o ensino apenas a uma tarefa material bem definida.
 Qualidades como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerenciar e de resolver conflitos, tornam-se cada vez mais importantes. E essa tendência torna-se mais forte devido ao desenvolvimento do setor de serviços.
Aprender a viver com os outros
Este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Se aposta na educação como veículo de paz, tolerância e compreensão.
.
Aprender a ser
Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três. Considera-se que a Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”.
À semelhança do aprender a viver com os outros, fala-se aqui da educação de valores e atitudes, mas já não direcionados para a vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual.
Referências
↑ http://www.pucsp.br/ecopolitica/documentos/cultura_da_paz/docs/Dellors_alli_Relatorio_Unesco_Educacao_tesouro_descobrir_2008.pdf
↑ (PDF) http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001298/129801por.pdf Em falta ou vazio |título= (ajuda)
↑ DELORS, Jacques (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012.
↑ NIKEL, Mateus. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO – Jaques Delors (FICHAMENTO) in: http://blogdonikel.wordpress.com/2014/05/06/os-quatro-pilares-da-educacao-jaques-delors-fichamento/
Então meu caro (a), baseados numa pesquisa sobre o Relatório Delors (Quatro Pilares da Educação) e sobre a Base Comum Curricular, no que se refere ao novo Ensino Médio – Formação Técnica e Profissional, respondam qual (is) dos quatro pilares da educação é ou são contemplados, conceituando-o (s).
Quando falamos em formação técnica e profissional no ensino médio com relação a BNCC e os quatros pilares da educação, conseguimos chegar a uma conclusão, que todos os quatros pilares da educação faz parte da formação e preparação do aluno para sua vida profissional, já que no decorrer do ensino infantil e fundamental o aluno vai adquirindo conhecimento e vai se tornando um sujeito crítico, vai ganhando sabedoria para que futuramente tenha êxito em suas escolhas profissionais.
Então quando chegam ao ensino médio vão ter todo o conhecimento que adquiriram com o passar do tempo, vão chegar com tanta dúvida relacionadas ao que querem para seus futuros, e sim, com todo conhecimento adquirido, vai ser muito mais fácil para esses alunos escolherem qual curso vão escolher, já que a BNCC no ensino médio se trata da formação técnico e profissional dos alunos. Sem sombra de dúvida todas fazem parte de processo de formação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais