Buscar

Cópia%20de%20Exercícios%20de%20revisão%20Ana%20e%20carla

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Positivo 
Curso de Enfermagem 
 
	 	Disciplina Bioagentes Patogênicos e Imunologia 
Nome: João Pedro Ursulino de Camargo 1818597 : noite 
 
EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE MICROBIOLOGIA 
 
Explique o experimento de Pasteur e diga o que estava sendo provado. 
 Inicialmente ele preparou um caldo nutritivo feito a partir de carne e acondicionou-o no interior de frascos de vidro. Posteriormente ele aqueceu os gargalos desses vidros no fogo e curvou-os (pescoço de cisne), impedindo assim a passagem de partículas que poderiam estar em suspensão, porém sem interromper a entrada de ar. Pasteur então colocou o caldo nutritivo para ferver até que se tornasse esterilizado, ou seja, sem micro-organismos. Pasteur então colocou o caldo nutritivo para ferver até que se tornasse esterilizado, ou seja, sem micro-organismos. Após a fervura, ele esperou que o material resfriasse e deixou o experimento em temperatura ambiente. após vários dias, o pesquisador percebeu que nada crescia no caldo nutritivo, que permanecia estéril. Isso pôde ser explicado pelo bico de cisne, que impedia a passagem de micro-organismos, funcionando, portanto, como um filtro.
Pasteur resolveu, então, quebrar os gargalos dos frascos para observar o que acontecia. Com o passar de alguns dias, foi possível verificar a presença de vários micro-organismos no caldo. Com isso, ficou claro que a contaminação ocorria em razão da presença desses seres no ar, o que anteriormente era impedido pela curvatura do gargalo.
Depois do experimento de Pasteur, realizado por volta de 1860, a teoria da abiogênese foi finalmente refutada. A partir daí ficou claro que todo ser vivo só pode surgir através de processos de reprodução, sendo assim, um ser vivo só nasce a partir de outro preexistente. Essa teoria é conhecida por biogênese.
O ano de 1995 marco o centenário da morte dos pesquisadores Louis Pasteur. Diversos eventos científicos ocorreram no mundo todo, inclusive no Brasil, em homenagem a este grande cientista. 
Observação de que o aparecimento de micróbios em caldos nutritivos decorre da contaminação pelos micróbios do ar; 
 
Como são classificadas as bactérias quanto à sua forma? Faça um desenho de cada tipo de bactéria quanto às suas formas. 
 As bactérias são organismos procariontes agrupados, de acordo com a classificação de cinco reinos, no Reino Monera. Quando analisamos a classificação em três domínios, as bactérias pertencem ao domínio Eubactéria e Archea, sendo esse último composto por bactérias que vivem em ambientes extremos, com alta concentração de sal, ácidos e temperatura. Principais formas de classificação das bactérias. As bactérias são organismos bastante simples que podem ser agrupados de diferentes formas. Analisando a forma e o arranjo das bactérias, temos as seguintes classificações:
 Cocos: Bactérias com formato esférico ou oval. Exemplo: Staphylococcus e Streptococcu.
Diplococos: Duas bactérias em formato de cocos unidas;
Tétrades: Quatro cocos agrupados;
Sarcina: Oito cocos unidos formando uma estrutura semelhante a um cubo;
Estreptococos: Cocos unidos como uma cadeia (veja figura do início deste texto);
Estafilococos: Cocos agrupados como um cacho de uvas.
Bacilos: Bactérias com formato cilíndrico ou em forma de bastão, que pode ser curto ou longo. Exemplo: Escherichia, Bacillus e Clostridium.
Diplobacilos: Bacilos dispostos aos pares;
Estreptobacilos: Bacilos unidos formando uma cadeia.
 Espiraladas: Bactérias com formato espiral. Exemplo: Vibrio cholerae e Leptospira.
Espirilos: Bactérias em forma de espiral que apresentam corpo rígido e locomovem-se com a ajuda de flagelos;
Espiroquetas: Bactérias em espiral que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas;
Vibriões: Bactérias que apresentam corpo semelhante a uma vírgula.
Existem ainda bactérias que se apresentam como um bacilo extremamente pequeno. Elas são consideradas uma forma de transição entre cocos e bacilos e recebem a denominação de cocobacilo.
Faça um esquema e explique a reprodução assexuada das bactérias. 
 A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
Quais são os tipos de reprodução sexuada das bactérias? 
As bactérias são organismos microscópicos pertencentes ao Reino Monera.São organismos procariontes,desprovidos de carioteca (membrana que reveste o núcleo celular) e por esse motivo o seu material genético se encontra espalhado no citoplasma celular. As bactérias se reproduzem assexuadamente por um processo chamado divisão binária,conhecida como cissiparidade ou bipartição.
A divisão binária ocorre quando uma bactéria duplica o seu material genético e logo em seguida se divide, originando duas bactérias idênticas a ela. Uma bactéria, quando em condições ideais de temperatura e nutrientes, leva aproximadamente vinte minutos para completar todo o processo de divisão. Algumas bactérias, quando em condições desfavoráveis, desidratam-se formando estruturas muito resistentes chamadas de endósporos. Essas estruturas são capazes de resistirem a altas temperaturas, à falta de água e até à ação de substâncias que, na maioria das vezes, matam micro-organismos. Quando encontram condições ambientais favoráveis, os endósporos se reidratam e a bactéria se reconstitui, voltando a se reproduzir por divisão binária. As bactérias não apresentam nenhum tipo de reprodução sexuada, e sim recombinação genética que pode ocorrer por transformação, transdução ou conjugação.
A transformação ocorre com algumas bactérias que conseguem absorver fragmentos de DNA que se encontram dispersos no meio. Esses fragmentos são incorporados ao material genético das bactérias transformando-as.
Na transdução bacteriana ocorre troca de material genético entre bactérias com a participação de um bacteriófago.
A conjugação bacteriana, assim como ocorre na transformação e na transdução, é a passagem de DNA de uma célula doadora para uma receptora. No caso da conjugação, é necessário o contato entre as células bacterianas, sendo que a doadora possui um plasmídio conjugativo, que possui genes que codificam, por exemplo, para o pili F (F= fertilidade). Este se liga a célula bacteriana receptora e recebe uma fita do Plasmídio (lembre-se que plasmídio são moléculas de DNA extracromossomal). Como as fitas são complementares, a que ficou serve de molde para outra fita e a que foi para outra célula também. A conjugação é uma forma de recombinação genética entre as bactérias. Como não há aumento no número de células bacterianas, não pode ser considerada uma forma de reprodução.
 
Dê exemplos da importância da molécula de ATP para a célula. 
Uma molécula que é indispensável à vida da célula é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é encontrado universalmente nos sistemas vivos. Sua função essencial é armazenar energia para as atividades vitais básicas das células. Estruturalmente, o ATP consiste de três grupos fosfato (PO 43-) e de uma unidade de adenosina composta de adenina e do açúcar ribose. O ATP libera uma grande quantidade de energia utilizável quando é desdobrado pela adição de uma molécula de água (hidrólise). Quando o grupo fosfato terminal é hidrolisado, e, dessa forma, removido, a molécula modificada é chamada de fosfato de adenosina (ADP). Esta reação libera energia. A energia fornecida pelo catabolismo do ATP em ADP é constantemente utilizada pela célula. Devido ao fornecimento de ATP em um dado momento ser limitado, existe um mecanismo de reabastecimento: m grupo fosfato é adicionado ao ADP para produzir mais ATP. É necessária energia para a produção de ATP. Esta energia necessária para ligar um grupo fosfato ao ADP é suprida primariamente pelo desdobramento do monossacarídeo glicose na célula, em um processo chamado de respiração celular. Estrutura do ATP e do ADP. As duas ligações fosfato
que podem ser utilizadas na transferência de energia estão indicadas pelo símbolo til (~). Com mais freqüência, a transferência de energia envolve hidrólise das ligações fosfato terminais. O ATP armazena energia química para várias atividades celulares.
 
Quais são as moléculas importantes no metabolismo energético, que participam de reações de oxido-redução? Dê exemplo de uma reação de óxido-redução envolvendo tal molécula. 
 A liberação da energia presente em moléculas orgânicas, como a glicose, por exemplo, acontece por meio da oxidação aeróbica. Nesse processo de degradação se formam água e gás carbônico, liberando energia para as atividades celulares. Durante esse processo ocorrem transferências de elétrons entre as substâncias participantes, através de reações de oxirredução. Assim, enquanto uma substância ganha elétrons durante a reação (redução), outra substância ganha elétrons (oxidação) durante a mesma reação. 
Defina: anabolismo e catabolismo. Como ambos processos se relacionam? Dê exemplo de uma via anabólica e uma via catabólica 
 Anabolismo é o conjunto de reações de síntese ou construção. Exemplo é a síntese de proteínas a partir dos aminoácidos.
Catabolismo em reações de degradação ou quebra. Um exemplo de catabolismo é a digestão, onde os alimentos que foram consumidos são quebrados e transformados em substâncias mais simples.
	Anabolismo
	Catabolismo
	Reações de síntese
	Reações de degradação
	Consome energia
	Produz energia
	Produção de moléculas complexas, como as proteínas
	Produção de moléculas simples, como os aminoácidos
	Exemplos: síntese de proteínas e fotossíntese
	Exemplos: digestão e respiração celular
O grupo Coliforme total é composto por bactérias da família enterobacteriaceae e tem a seguinte característica: 
(B) Capazes de fermentar a lactose com produção de gás, quando incubadas a 35- 37 ºC., por 48 horas. 
10) O “envelope celular” bacteriano diz respeito a todo o material externo ao citoplasma e que o envolve. Sobre isso, julgue as assertivas a baixo: 
A parede celular é composta por uma malha de polímeros interligados. A porção glicana é um polímero linear constituído de monossacarídeos, e a porção peptídica é composta por uma cadeia de poliácidos. 
A membrana celular é composta por fosfolipídeos, que atuam como uma barreira permeável. III. Bactérias gram-negativas possuem parede celular espessa, formada por várias camadas de peptideoglicana externamente à membrana celular e ligadas ao ácido teicoico. 
Bactérias gram-positivas possuem duas membranas, uma externa e uma interna, com uma camada de peptideoglicana entre as duas. 
Os pili são apêndices mais finos e mais curtos que os flagelos, que funcionam como órgãos de ancoragem, facilitando o contato entre células.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais