Buscar

PsiAplic Aula 4 ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
O Condicionante do Comportamento Humano nas Organizações 
UNIDADE 4
Origens do behaviorismo 
Princípios do behaviorismo metodológico 
Distinção entre comportamento respondente e comportamento operante 
Fatores que influenciam o condicionamento respondente.
O behaviorismo e a motivação
Condicionamento humano nas organizações  
PROFA. MS. YEDA PORTELA   
*
*
	Psicologia:
	tem como objetivo o estudo do ser humano, do comporta-mento humano.
o estudo do ser humano no contexto da organização:
as relações entre si;
suas relações com esse cenário estruturado por valores, culturas, objetivos, hierarquia de poder, funções, processos organizacionais;
	e, tecnologia.
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
*
*
Psicologia: psyche = alma; logos = discurso;
Nos primórdios: Filosofia Mental; psiche = mente; Psicologia passou a ser ciência da mente;
A Psicologia é parte das Ciências Sociais, à medida que seu objeto foi definido como comportamento observável dos seres vivos.
As diversas teorias psicológicas têm entendido esse objeto de formas diferentes, por terem partido de compreensões diferentes ou paradigmas de pensamentos diferentes acerca do que é ser humano.
Definição e evolução da Psicologia como ciência:
*
*
Ser Condicionado: comporta-se em função de estímulos externos, condicionamentos socieconômicos ou culturais;
Ser inteligente: o ser humano é concebido como um ser pensante, desenvolvendo um processo cognitivo. No entanto, não se elimina a possibilidade de fazê-lo pensar, sentir e agir como a sociedade deseja;
Ser humanizado e livre: com vocação para a liberdade, desenvolve a sua consciência crítica, resultante de um processo contínuo entre fatores internos e externos em interação.
NATUREZA HUMANA:
*
*
As divergências ocorrem devido a influência do paradigma de pensamento seguido pelos psicólogos pertencentes às diversas correntes psicológicas.
Cada pesquisador parte de valores e de pressupostos filosóficos que orientam sua concepção do ser humano.
Divergências na definição do comportamento humano
*
*
CORRENTES INFLUENTES DA PSICOLOGIA:
Behaviorista = O paradigma do pensamento dominante é a concepção materialista do ser humano e a ideia de cientificidade, tendo como exigência básica a relação de causa-efeito (mecanicismo cartesiano), a observação direta e a quantificação. 
Homo mechanicus (Homem-máquina): Um ser programado para associar informação de alimentação (imput) com resultados (output) de comportamento. 
	
Pavlov, Hull, Skinner, Sears, Bandura;
Thorndike (1911 – 1932): observou animais no processo de aprendizagem (abertura de caixas para obter alimentos);
Miller e Dollard (teoria do estímulo-resposta) estudaram a personalidade dentro da abordagem S-R (estímulo-resposta) e realizaram investigações que ilustram e testam a posição teórica que adotaram.
	
Pesquisa experimental; Socialização; Controle social; Prêmios e castigos.
*
*
BEHAVIORISMO/COMPORTAMENTALISMO/ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO
É uma abordagem psicológica clássica que se mantém até os dias atuais, composta de várias correntes: determinista, funcionalista, método experimental e condicionamentos.
Pavlov: Diante de um estímulo sensorial, surgem reflexos, reações inatas, ou mesmo reações imediatas. Considera o organismo dotado de uma série de respostas, tendências ou reações que, diante de estímulos apropriados, naturais ou incondicionados, conduzem esse organismo a uma ação, emitindo determinada resposta.
Teoria conexista (Thorndike, 1874-1949): conexão resultante da associação entre as impressões dos sentidos e os impulsos para a ação. 	S 				R
*
*
S 				R
Lei do exercício: a conexão é mais forte, quanto mais frequentemente é exercida;
Lei do efeito: S – R é reforçada diante de resultados agradáveis e enfraquecida diante de resultados desagradáveis (a recompensa é mais poderosa do que a punição);
Lei da predisposição ou da prontidão: a aprendizagem é a formação de conexões entre S-R, ou a modificação de conexões já formadas. Tais conexões são fixadas pelo exercício.
*
*
Watson (1913), precursor do Behaviorismo
O objeto de estudo: comportamento;
Comportamento: Fenômeno observável diretamente e explicável como resposta do organismo a modificações ambientais ou a estímulos.
Propõe que por meio da manipulação dos estímulos, com planejamento, pode-se formar o ser humano.
Apesar de não negar os comportamentos inatos, acreditava que os comportamentos adquiridos pela experiência são os mais importantes e de maior número.
*
*
WATSON
“Dai-me uma dúzia de crianças sadias, bem-formadas e um ambiente de acordo com minhas especificações e garanto que poderei tornar qualquer uma ao acaso e treiná-las para que se torne qualquer tipo de especialista – médico, advogado, artista, comerciante , executivo, mendigo, ou mesmo um ladrão independente de suas inclinações, tendências, talentos, habilidades, vocações e da raça de seus ancestrais”.
*
*
CLASSES DE COMPORTAMENTO
Respondente (reflexo): é a resposta que o organismo dá a um estímulo (salivação diante do cheiro ou gosto de comida); são respostas orgânicas e fisiológicas do organismo a determinados estímulos, que podem se manifestar automaticamente, independente da vontade do indivíduo, pois envolvem reações físico-quimicas que dependem do sistema nervoso central.
Operante: é o que ocorre em reação ao meio externo, sem que se possam identificar estímulos específicos que o teriam provocado; o operante é emitido (posto fora).
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando