Buscar

ATIVIDADE 2 2511 ensino de literatura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1A
0,25 pontos 
O gráfico abaixo trata sobre a questão da Influência leitora: 
Adaptado de: FOLHA de São Paulo. Por Maria Fernandes Rodrigues. 44% da População brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. 18.mai.2016. Disponível em: http://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/44-da-populacao-brasileira-nao-le-e-30-nunca-comprou-um-livro-aponta-pesquisa-retratos-da-leitura/, acesso em 09.fev.2018.
Do gráfico a seguir podemos depreender que:
I - Existe um cunho individual na formação leitora;
II - As mídias sociais são fontes de incentivo à leitura;
III - Embora haja o cunho individualizado, há uma interferência considerável ainda da família e da escola na formação leitora.
Das afirmações, podemos considerar corretas:
a.I e III.
b.II e III. 
c.Apenas II.
d.I e II.
e.I, II e III.
PERGUNTA 2B
0,25 pontos 
Observe o texto abaixo:
"O leitor na contemporaneidade é compelido a transitar por essas diferentes categorias elencadas por Santaella (2004), dada a diversidade de contextos sociais, que exigem o domínio de inúmeros e variados protocolos de leitura, entre os quais se destacam atualmente os de natureza digital. A apropriação desses novos protocolos de leitura é decorrência do desenvolvimento, por exemplo, de uma produção literária em ambiente cibernético, denominada “literatura eletrônica”, a qual é definida por Hayles (2009, p. 21) a partir da concepção da Organização Literatura Eletrônica, como 'obra com um aspecto literário importante que aproveita as capacidades e contextos fornecidos por um computador independente ou em rede' ". 
CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de. "Literatura infantojuvenil: diálogos entre a cultura impressa e a cibercultura", Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, v. 6, n. 2, p. 154-169 - jul./dez. 2010.
O texto acima:
I - Aborda a emergência da cibercultura no espaço da leitura;
II - Acredita que o leitor precise conhecer as normas da língua culta para dominar o ciberespaço; F
III - Indica a formação de um leitor híbrido, que se interessa tanto pelo livro físico quanto por narrativas encontradas no cyberespaço como blogs.
Dentre as alternativas, podemos considerar CORRETAS:
a. II e III.
b. I e II.
c. II, apenas. 
d. I, II e III.
e. I e III. 
	
PERGUNTA 3A
A ficha literária é um recurso utilizado em algumas aulas de literatura no ensino fundamental II. Abaixo temos um exemplo de ficha de interpretação:
 Fonte: http://www.professorasnaweb.com/2016/10/11-fichas-de-leitura-para-o-ensino.html
Considerando as informações apresentadas e as atividades envolvendo a formação do leitor no Ensino Fundamental II, pode-se aferir que: 
I. As fichas de interpretação são um recurso pedagógico valoroso, pois estimula a criança em buscar informações.
II. Ao completar as questões solicitadas o estudante mostra compreender o texto e desenvolve o lado de observação quanto à estética da obra.
III. Aulas que visam somente a decodificação do texto literário tem como um dos instrumentos principais as fichas de interpretação. 
IV. As fichas de interpretação não priorizam o olhar da criança sobre a obra literária, consequentemente, irão limitar o debate na sala de aula e as múltiplas leituras possíveis do texto. 
É correto o que se afirma em:
III e IV, apenas.
 b. I e III, apenas.
Somente III.
II e III, apenas.
Somente a IV.
PERGUNTA 4A
0,25 pontos 
Leia um pequeno trecho de um artigo escrito pela professora Dolores Prades:
“Falar em formação de leitores também remete a um tipo de leitura específica – a leitura literária –, transgressora, livre e capaz de romper as barreiras do cotidiano e conduzir a mundos e universos novos. Só a literatura possui essa chave. O efeito da experiência iniciadora pode ser altamente significativo quando se trata de jovens leitores que, como esponjas, absorvem, sem preconceitos e livremente, tudo. A experiência de uma obra literária conduz a criança e o jovem a compreender melhor as relações humanas e os contextos sociais nos quais se desenvolvem, abrindo caminhos para a compreensão do mundo e do outro.”
Fonte: http://diplomatique.org.br/a-funcao-social-da-leitura-e-da-literatura-para-criancas-e-jovens/
Considerando o ensino e aprendizagem da literatura no ambiente escolar, podemos afirmar corretamente que:
a. A visão da autora apresenta uma íntima relação com a importância de utilizar a literatura para auxiliar na compreensão da sociedade e das relações sociais vivenciadas pelos alunos.
b. A professora Dolores Prades mostra uma visão anacrônica do uso da literatura no ambiente escolar, pois os textos literários devem ser utilizados somente para fruição e prazer do estudante. 
c. O texto literário na sala de aula deve ter como único objetivo o desenvolvimento da linguagem escrita, pois não cabe a literatura o exercício em compreender o mundo.
d. A professora considera a literatura como um instrumento para condução do leitor “a mundos e universos novos”, uma observação incorreta diante do caráter reduzido e obtuso das obras literárias. 
e. A obra literária é uma produção cultural fechada e não tem relações com o contexto social em que foi produzida, consequentemente, seu uso na sala de aula é apenas para lazer.
	
PERGUNTA 5D
0,25 pontos 
Leia o trecho a seguir:
"Desde seu primeiro livro para crianças, Monteiro Lobato, paradigma da literatura infantil brasileira, buscou inserir em suas obras elementos educativos. O sítio do Pica-Pau amarelo representa mais do que uma simples história ingênua e rural. O sítio não é apenas o cenário onde a ação pode ocorrer, mas representa uma concepção a respeito do mundo e da sociedade, bem como uma tomada de posição a respeito da criação de obras para a infância".
BIASIOLI, Bruna Longo. "As interfaces da Literatura Infanto-Juvenil: Panorama entre o Passado e o Presente". Terra roxa: Revista de Estudos Literários, Londrina, v. 9, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24804/18185, acesso em 08.fev.2018.
No trecho é possível dizer que a autora:
a.	Indica Monteiro Lobato como agente oculto da leitura no Brasil, despreocupado acerca de temas como educação e letramento infantil.
b.Compreende a obra de Monteiro Lobato como voltado a um público adulto, pois seus temas nada dizem respeito à vida das crianças.
c. Compreende o Sítio do Pica-pau Amarelo como uma fábula voltada exclusivamente a adultos.
d. Compreende Monteiro Lobato como principal autor brasileiro do início do século XX preocupado com a formação leitora infantil e, para isso, Lobato transformou o Sítio do Pica-pau Amarelo em um universo de projeções e concepções que o autor tinha sobre a sociedade e as formas das pessoas se relacionarem e construírem valores coletivos.
e. Questiona se a preocupação de Monteiro Lobato com as questões de letramento não estariam ligadas apenas a uma imagem demagógica, voltada à política do Vale do Paraíba.
	
PERGUNTA 6B
0,25 pontos 
A poesia constitui um exemplo de obra literária. Dentro do universo da poesia temos os denominados “haicais”. Os “haicais” são poesias curtas e com alta carga simbólica. Abaixo você poderá ler um haicai do poeta Paulo Leminski:
Fonte: http://www.blogclubedeleitores.com/2015_05_17_archive.html
Considerando as informações apresentadas e o tema da polissemia na produção literária, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A exemplo de outras obras do universo literário, o poema apresentado possui caráter polissêmico, contribuindo para múltiplas interpretações.
PORQUE
II. Semelhante aos textos não literários, a poesia é marcada pela subjetividade e para cada individuo estímula diferentes sentimos e valores emocionais.
a.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta da I.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e.As asserções I e II são proposições falsas.
PERGUNTA 7E
0,25 pontos 
Leia um trecho do texto que aborda o trabalho com a literatura em um ambiente escolar :
“As competências e habilidades propostas pelos PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e pelas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio permitem inferir que o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura busque desenvolver no aluno-leitor seu potencial crítico, sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão Linguística, sua capacitação como leitor efetivo dos mais diversos textos representativos de nossa cultura com vistas a ampliar ou construir o letramento Soares (2011) desses alunos-leitores:
Para além da memorização mecânica de regras gramaticais ou das características de determinado movimento literário, 
o aluno deve ter meios para ampliar e articular conhecimentos e competências que possam ser mobilizadas nas inúmeras situações de uso da língua com que se
depara na família, entre amigos, na escola, no mundo do trabalho (BRASIL, 2000, p.55). 
A formação do aluno leitor de Literatura é discutida nesses documentos de forma bastante ampla, apontando as necessidades de letramento literário que leve aos jovens a não lerem apenas as obras literárias, mas que possam ir além, conhecendo textos que falem da Literatura. Tais documentos orientam os professores, apontando caminhos que devem trilhar para que alcancem seus objetivos, para cumprir com esses objetivos em relação à formação de leitores na escola.Entretanto, segundo as orientações dadas por esses documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Cultura, não se deve sobrecarregar o aluno-leitor com apenas informações sobre épocas, estilos, características de escolas literárias como até hoje tem ocorrido, apesar de os PCNs, principalmente o (PCN, 2002, p.55), alertarem para o caráter secundário de tais conteúdos para além da memorização mecânica de regras gramaticais ou das características de determinado movimento literário.”
Fonte: REIS, Luciana Carvalho . OS PCNEM: CONCEPÇÕES DE LITERATURA E ENSINO Disponível em:: https://www.revistaacademicaonline.com/products/os-pcnem-concepcoes-de-literatura-e-ensino/
Considerando o trecho apresentado e escrito pela autora Luciana Carvalho dos Rei e as diretrizes atuais para o ensino da literatura, pode-se aferir que: 
I. É condição obrigatória que a prática da literatura tenha como foco o ensino da gramática, caso contrário, o jovem terá muita dificuldade na apreciação da boa literatura.
II. A leitura na escola deve propiciar o desenvolvimento crítico do estudante, mas priorizar o aprendizado dos períodos literários.
III. O letramento literário deve capacitar os jovens quanto aos diversos textos que representam nossa cultura, ampliando seu repertório linguístico.
IV. O ensino e prática da literatura na escola é essencial para a vivência social, cultural e, futuramente, profissional do jovem estudante. 
É correto o que se afirma em:
 	a.	
Somente III.
 	b.	
I e III, apenas,
 	c.	
Somente a IV.
 	d.	
II e III, apenas.
 	e.	
III e IV, apenas.
PERGUNTA 8C
0,25 pontos 
Leia o trecho abaixo:
"O livro é um produto intelectual, que se concretiza num certo suporte de material e envolve não só o autor e o leitor, mas diferentes pessoas que se incumbem de (re)organizar um conjunto de impressão, distribuição e circulação dessa mercadoria. Uma mercadoria que, como tal, é objeto de produção e consumo. No encontro entre o livro editado e o leitor se produz um universo de crença no valor do seu produto (leitura é um bem necessário), construído e determinado pelo mercado. A leitura vive de uma propaganda dela própria que é de interesse dos agentes econômicos envolvidos na produção de objetos de leitura e que investem em (novos e mais) consumidores". 
FERREIRA, apud BIASIOLI, Bruna Longo. "As interfaces da Literatura Infanto-Juvenil: Panorama entre o Passado e o Presente". Terra roxa: Revista de Estudos Literários, Londrina/PR, v. 9, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24804/18185, acesso em 08.fev.2018.
É possível dizer que: 
(I) O autor indica toda a cadeia produtiva presente no livro enquanto artefato e na construção de um valor simbólico do livro enquanto produto de leitura.
PORQUE
(II) Acredita que o mercado editorial se retroalimenta a partir da fetichização da leitura.
Sobre as asserções abaixo pode-se dizer que:
a. A asserção (I) está incorreta, mas a asserção (II) está correta.
b.A asserção (I) está correta, mas a asserção (II) está incorreta.
c. Ambas as asserções são corretas e se relacionam.
d. Ambas as asserções são incorretas.
e. Ambas as asserções são corretas, mas não se relacionam.
PERGUNTA 9B
0,25 pontos 
 A imagem abaixo mostra um grupo de crianças do ensino do fundamental II lendo obras literárias em uma biblioteca: 
Fonte: http://www.joaopedrororiz.com/single-post/2016/06/07/Novos-leitores-para-uma-nova-literatura-infantojuvenil
Considerando as informações apresentadas e o público infantojuvenil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diferentemente do leitor adulto, o público infantojuvenil é pouco exigente em termos de obras literárias.
 PORQUE
II. Consequentemente, os livros poderão possuir uma linguagem simples e apresentar traços de uma moral conservadora.
a.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c.As asserções I e II são proposições falsas.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
PERGUNTA 10C
0,25 pontos 
Leia os trechos textuais apresentados e que explicam, resumidamente, o que é a Teoria Literária e Movimentos Literários:
“A teoria da literatura objetiva-se a estudar a obra, o autor, o leitor e todo o processo que envolve as obras literárias. É com base na teoria da literatura que se fazem as resenhas, as análises, as críticas literárias. É uma base de dados, que permite construir-se um método de reflexão e análise dos textos literários. No cruzamento dos dados da história literária, pode-se estabelecer as mudanças ocorridas no processo histórico com relação ao homem e tudo que o envolve.”
Fonte: Teoria da Literatura: Conceitos Gerais. Disponível em: http://www.lpeu.com.br/q/g7osb
“Com o passar dos anos, os movimentos literários foram tomando proporções maiores com o surgimento de escritores brasileiros renomados. Desenvolveram-se, também no Brasil, manifestações baseadas nos mesmos ideais das escolas das escolas portuguesas como o Trovadorismo, Humanismo, Renascimento, Classicismo ou, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Paranasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e outros.”
Fonte: Movimentos Literários. Disponível em: http://generos-literarios.info/movimentos-literarios.html
Considerando as informações apresentadas, os temas teoria da literatura e movimentos literários e o processo de ensino e aprendizagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I -Cabe ao professor apresentar os teóricos literários aos alunos, pois é fundamental e obrigatório no ensino médio que o jovem reconheça a diferença entre o formalismo russo é o estruturalismo.
PORQUE
II. No ensino médio o estudante somente entenderá e apreciará as obras literárias quando as compreende dentro de um movimento literário.
a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.As asserções I e II são proposições falsas.
d.A
asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais