Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
(PE: VAE)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA
Aluno: Genildo Ferreira de Carvalho. RA 1890620
Princesa Isabel – PB
2019
ROTEIRO PARA O PLANO DE AULA
a) Identificação
Nível de Ensino/ Turma: 1º Ano do Ensino Médio 
Disciplina: Sociologia 
Tema da Aula: Revolução Industrial e Seus Efeitos no Meio social (4º Revolução Industrial).
Tempo de Duração da Aula: 60 minutos. (Visto quê a Escola usada como campo de estudo, têm suas aulas com duração de 45 minutos, porém, segundo a direção, aulas que tratem de ciências sociais, sociologia e filosofia, têm seu tempo estendido).
b) Conteúdos:
O objeto do plano de aula proposto é realizar dentro da sala de aula um debate sobre o tema estabelecido. Levando em consideração a realidade social vivenciada no momento, o mundo atual (ano 2019),em meio às novas tecnologias que surgem a cada dia. Será que as tecnologias vieram beneficiar o homem? Quais suas tendências, seus objetivos? Existem melhorias no meio social com uso de tecnologias atuais? E os aparatos tecnológicos que irão surgir, vai beneficiar a sociedade ou apenas fatores econômicos?
c) Objetivos:
Despertar o interesse do aluno pela história, para que ela, a história, não se perca no tempo, não receba adaptações insidiosas. Não apenas mostrar fatos históricos, mas mostrar o real impacto das ações praticadas no passado, sua atuação no presente e no futuro.
Discutir as Etapas da Revolução Industrial.
Revolução Industrial no século XVIII, seus efeitos no meio social na época. Mostrar que hoje, 2019 no século XXI, estamos inseridos em uma nova Revolução Industrial.
 Trazer a história (o mundo , o cenário dos fatos) para a sala de aula. Tornar o ambiente um lugar de busca de informações. Não apenas mostrar o que está em livros didáticos, mas também dados científicos disponibilizados na Nuvem (internet).
Despertar opiniões sobre as tecnologias sem fios. Quais seus principais benefícios para o meio social. Sua utilização realmente traz um conforto social? Ou apenas um conforto para poucos?
Fatores econômicos envolvidos, e o capitalismo feito de forma errada que vai contra os preceitos sociais.
Relatar o momento atual, como as ferramentas tecnológicas atuam no dia a dia de cada um.
d) Recursos:
A sala de aula, que poderia ser um ambiente fora da escola, o uso do aparelho celular, para pesquisas e abrir discursões em sala de aula, uso de projetor, lousa, e alguns artigos impressos. 
e) Etapas da Aula / Introdução ao Tema Aventado.
Uma breve apresentação dos conceitos em relação às ciências sociais. Dispondo de questionamentos, assim despertar, mostrar ao aluno o real sentido das ciências sociais, quais seus objetivos, onde deve ser emprega e qual sua influência no meio tecnológico e econômico. (Duração pretendida, 15 minutos).
Logo após a apresentação inicial, buscar informações sobre a Primeira revolução industrial no século XVIII, entre 1750 a 1860. A segunda revolução Industrial, entre 1860 a 1900. A terceira Revolução Industrial, século XX e XXI. (Duração pretendida , 25 minutos).
Depois da apreciação da história, será aplicado um pequeno questionário com 5 perguntas básicas a serem respondidas. O objetivo é realmente ver a visão do aluno sobre o tema solicitado. Com o uso do aparelho celular, será possível buscar imagens sobre o tema. Também será solicitado aso alunos tentar mostrar, tentar trazer para sala de aula, suas vivências sociais, como se comportam com o uso da tecnologia. (20 minutos)
e.1) Desenvolvimento da Aula com o tema apresentado.
Será disponibilizado no início da aula folhetos com o seguinte tema: Revolução Industrial trouce benefícios para o homem ou apenas lucros para alguns? E logo abaixo terá uma breve história da revolução industrial, o seu impacto na vida social e socioeconômica no século XVIII ao século XXI. 
Com a utilização de um projetor, serão apresentados fatos, história de como a vida social mudou tragicamente para os operários, assalariados. Mostrar que a falta de técnicas, de planejamento sobre o social, causam efeitos trágicos, que podem perdurar por gerações. A utilização de alguns trechos do livro de David Le Breton. Como uma das seguintes frases que realmente pode ser vista como realidade nos dias atuais. (A valorização da força lhes confere a uma maior tolerância à dor, eles não admitem, sobretudo, sentirem-se doentes. Certamente, nunca ter sido afastado por doença foi, durante muito tempo, motivo de orgulho e valor respeitado por inúmeros operários" (p. 82).
A primeira revolução industrial, que surgiu na Inglaterra no fim do século XVIII, mudou o paradigma de produção e consumo mundial. Com o uso do carvão, vapor e ferro. A produção atingiu patamares nunca antes vistos na época. Os britânicos tornaram-se a principal potência mundial entre 1750 a 1850.
A segunda revolução industrial ocorreu em meados do século XIX e teve como protagonistas a eletricidade, a química e o petróleo. O período foi marcado pela massificação da manufatura, e do desenvolvimento de tecnologias como o avião, refrigeradores, alimentos enlatados e os primeiros telefones.
A terceira revolução industrial, por sua vez, é algo mais próximo das gerações atuais. A partir da segunda metade do século XX, a informação se tornou uma importante matéria prima. Os primeiros computadores surgiram e aumentaram a velocidade para se realizar qualquer processo de desenvolvimento científico. Portanto, revolucionou os avanços em todas as áreas do conhecimento. Desde a manipulação atômica até a tecnologia espacial só foram possíveis com o auxílio de um maquinário digital inovador.
Visto isso, toda a história das máquinas, a substituição da produção artesanal para a utilização de máquinas, substituição da força manual do homem por máquinas. As grandes empresas ganharam, tiveram lucros absurdos com o uso de máquinas. Na época tinha-se um pensamento voltado para atender e trazer um bem social melhor para o homem, o lema era produzir e produzir, usar máquinas e assim o homem tiraria esse fardo das costas, o trabalho pesado. Porém o pensamento não perdurou por muito tempo, visto que se produzia muito, não tinha consumidores o suficiente. O ser humano tem que trabalhar produzir, vender e comprar. 
A expressão criada por Klaus Schwab (alemão) é uma mudança de paradigma que está transformando a forma como consumimos e nos relacionamos – entender os impactos para o seu emprego e para a economia. A revolução informacional – ou terceira revolução industrial – trouxe eletrônicos, tecnologia da informação e das telecomunicações. Utilizando estas tecnologias como fundação, a indústria 4.0 tende a ser totalmente automatizada a partir de sistemas que combinam máquinas com processos digitais. É a chamada “fábrica inteligente”.
A quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital", esclarece Schwab, em seu livro A Quarta Revolução Industrial. As tecnologias que fazem parte do conjunto da Indústria 4.0 não estão restritas aos universos da nanotecnologia, neurotecnologia, biotecnologia, robótica, inteligência artificial e armazenamento de energia.
e .2) Atividades para os estudantes / alunos / individuais ou coletivos.
Os objetivos, os esclarecimentos mostrados em sala de aula, irão mostrar despertar no aluno curiosidades até antes não questionadas em aula. É fato de que as tecnologias melhoraram sim a vida, trouxeram avanços na saúde, bem estar e mobilidade. O problema está em como usar tais ferramentas para o bem de todos. Isso será discutido em sala de aula com debates entre alunos. Proponho a formação de duplas em sala de aula, fazer assim uma pequena redação sobre o tema, focando o desenvolvimento tecnológico e o bem social ao mesmo tempo. Esse é um tema bastante curioso, pois envolve fatores econômicos,
principalmente no mundo atual, onde o capitalismo, o dinheiro, bens materiais se sobre põem as relações sociais.
f) Avaliação:
A avaliação consiste na mensuração do que foi aprendido, o mais objetivamente possível, contemplando os aspectos conceituais, e o tema trabalhado em sala de aula. Espera-se que os alunos busquem informações , dados científicos confiáveis . Como apresentado em sala de aula, espera-se que alunado tenha uma visão além do senso comum, mais ao contrário, ter uma visão crítica, não apenas obedecer a ordens sem questionar, sem questionamento é uma porta aberta para aplicar o que bem entender, e isso foi passado no projeto, a ideia de preservar o social. Sem um desenvolvimento humano adequado, não teremos uma sociedade voltada para o próximo. Em 60 minutos não é suficiente para expor tudo, mas é possível dar partida, dar a largada, abrir a estrada do conhecimento, sendo o aluno o construtor, aquele que constrói o caminho, melhorando a vida de quem os seguem.
Referências:
https://www.startse.com/noticia/nova-economia/60414/industria-4-0-entenda-o-que-e-quarta-revolucao-industrial#targetText=A%20quarta%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20industrial%2C%20ou,por%20diversos%20te%C3%B3ricos%20da%20%C3%A1rea.
https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-669758-dt-content-rid-2803808_1/institution/2019/GRADE%20EAD/DISCIPLINAS/5467-20_5467-30_1132-20%20-%20Pr%C3%A1tica%20de%20Ensino_%20Viv%C3%AAncia%20no%20Ambiente%20Educativo/Manual.pdf
https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php
https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309
https://www.sinonimos.com.br/proposto/#targetText=Apresentado%3A,%2C%20lembrado%2C%20recomendado%2C%20sugerido.
https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/estado-de-bem-estar-social

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?