Buscar

comparacao entre gramaticas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os processos de coordenação e subordinação a partir de compêndios gramaticais. 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL
Componente curricular: Língua Portuguesa I
Docente: André Luiz Faria
Discentes: Juliana Reis, Maria Matos e Sandra Esteves
RochaLima
MarioA. Perini
Evanildo Bechara
JoséCarlos Azeredo
Domingos PaschoalCegalla
Subordinação:Quandohá uma oração principal, que traz presa a si, comodependente, outra ou outras orações
Subordinação:Uma oração dentro da outra, no sentindo de uma oração fazer parte dos termos da outra.
HipotaxeouSubordinação:consiste na possibilidade de uma unidade correspondente a um estrato superior poder funcionar num estrato inferior, ou em estratos inferiores. É o caso de uma oração passar a funcionar como “membro” de outra oração.
Subordinação:orações subordinadas as unidades ou sintagmas formados por meio da combinação de umtranspositore uma oração.
Subordinação: asorações que dependem sintaticamente de outras, isto
é, que são termos (sujeito, objeto, complemento, etc.) de outras.
Coordenação:A comunicação de um pensamento em sua integridade, pela sucessão de orações gramaticalmente independentes.
Coordenação:duas orações sintaticamente equivalentes, onde não há oração principal mas um conjunto de orações independentes.
Parataxe ouCoordenação:Consiste a parataxe na propriedade mediante a qual duas ou mais unidades de um mesmo estrato funcional podem combinar-se nesse mesmo nível para constituir, no mesmo estrato, uma nova unidade suscetível de contrair relações sintagmáticas próprias das unidades simples deste estrato.
Coordenação:o é um processo de ligação entre unidades da mesma classe (dois ou mais sintagmas, duas ou mais orações etc.) ou da mesma função (dois ou mais sujeitos, dois ou mais adjuntos adverbiais etc.).
Coordenação:as orações se sucedem igualitariamente, sem que umas dependam
sintaticamente das outras.
Levantamento crítico
Segundo Perini, a subordinação e a coordenação “vem como uma dicotomia representa uma simplificação e está longe de dar conta de todos os fatos”. (p.129) enquanto Rocha Lima, adota um critério sintático, ao caracterizar a coordenação como uma “sucessão de orações gramaticalmente independentes” (p. 260), e a subordinação como uma oração principal que traz presa a si, como dependente outra, já que, cada uma tem seu papel como um dos termos da oração principal. 
Na gramática do autor Evanildo Bechara, sob o tópico "Orações Complexas" ele define as orações coordenadas e subordinadas também chamadas de parataxe e hipotaxe, sendo que tais processos que ocorrem nos estratos, ou seja, o texto.
Parataxe ou coordenação
hipotaxe ou subordinação 
Para o autor José Carlos Azeredo, os processos sintáticos de coordenação e subordinação, ocorrem através de conectivos, sendo eles, as conjunções inseridas , tal como esclarecido pelo autor Domingos Cegalla, onde ele assinala que a ligação no processo sintático de orações coordenadas sindéticas ocorre através de conjunções coordenativas. O processo de subordinação para Azeredo ocorre através de conectivos como a preposição, conjunções subordinativas, e pronomes relativos. O autor ainda ressalta que os processos de subordinação podem ser deslocados para o inicio da construção da frase obrigando também o conectivo a acompanhá-lo, enquanto no processo de coordenação isso jamais deve acontecer, uma vez que os conectivos devem estar entre as unidades de coordenação.
COSIDERAÇÕES FINAIS 
Pode-se observar que mescla desses autores nos proporciona a conclusão que as orações coordenadas pra todos eles, são independentes e podem ter ou não conectivos. Enquanto a subordinação além de ser dependente da oração coordenada, faz parte de uma hierarquia na gramática, sem oração coordenada não há oração subordinada, ou seja ela sempre ocorrerá como uma segunda construção sintática no texto.
Referências:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.
CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia da Editora Nacional, 2000.
LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1994.
PERINI, Mário A.. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996
AZEREDO, José Carlos de. Fundamentos da gramática do Português. Zahar, 2000

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando