Buscar

Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio
	Aluno: Jorge O M. Neto
	RGM: 
	Polo: Barcarena - Vila dos Cabanos - PA
	Tutora: 
Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?
Introdução 
Vivemos em uma sociedade em que a informação é cada vez mais acessível, disseminada rapidamente e em grandes volumes, a tecnologia se inova rapidamente e a ciência tem mostrado novas descobertas. 
Nessa sociedade de constantes mudanças no qual a escola está inserida é necessário um profissional com atitude investigativa para lidar com as situações que se apresentam. O momento necessita de um professor com formação e perfil diferentes dos apresentados décadas atrás. (Souza et al. 2017)
Desenvolvimento 
Nesse contexto o professor deve buscar sempre manter-se atualizado sobre os fatos e acontecimento do mundo, da comunidade local e da escola, mas precisamente na sua área de atuação, para que possa promover uma boa contextualização dos desses assuntos, assim despertando interesse dos alunos a esses fatos, desenvolvendo suas praticas de modo que busque sempre estabelecer uma relação interdisciplinar dos assuntos tratados.
“a preparação das aulas de hoje envolve, além do levantamento do conteúdo e da escolha de alguma dinâmica para a interação em sala, a pesquisa na internet e a atenção aos fatos e às notícias publicados nos jornais e revistas que possam ser utilizados para a contextualização em sala ou trabalhados como um novo conteúdo. As aulas em si estão mais complexas pela diversidade maior dos alunos, resultado das políticas de inclusão social e de expansão do ensino.” Boing (2008, p.106).
O docente deve ser mais dinâmico e moderno frente a esses novos desafios que a educação apresenta. No entanto, o acumulo de conhecimento, técnicas, curso e ferramentas não significa que o docente será um bom profissional, sendo necessário um trabalho crítico-reflexivo sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal e profissional, conforme aponta Nóvoa (1992). Essa analise crítico-reflexiva exige uma demanda de tempo, investimento pessoal, trabalho livre e criativo com vista à construção de identidade profissional. (Nóvoa. 1992).
Essa construção da identidade e constante atualização profissional deve levar em conta o desenvolvimento da criatividade, criaticidade e senso crítico do aluno que além de uma formação cidadã dará a este uma formação voltada ao mercado de trabalho que exige isso deste.
O docente muitas vezes terá o desafio de acumular funções educacionais pertencentes a família, pois há em nossa sociedade uma desestruturação familiar, por motivo de carga de trabalho elevada dos pais, desinteresse pela vida escolar do aluno e falta de valores familiares, ficando assim por conta do professor a formação da personalidade e caráter do aluno, qual deveria ser competência exclusiva da família, isso será um desafio para o docente.
O professor enfrentará vários desafios na pratica docente, desde a sua formação continuada, constante atualização, uso de novas ferramentas em sala de aula, uso de informações que envolvam uma analise critica e despertem a atenção do aluno, a interdisciplinaridade dos assuntos, até a sua analise critica sobre suas praticas em sala de aula. Este devem também buscar realizar suas atividades de maneira independente, com planejamento e responsabilidade, mantendo uma postura ética, buscando alternativas para diferentes situações ou problemas, procurando desenvolver o total potencial de seus alunos.
A postura profissional que o professor assume em seu cotidiano escolar, suas atitudes e forma de trabalhar, aliadas à sua capacidade de estimular e mediar a construção do conhecimento desenvolverão laços de afinidade, respeito, confiança e afeto com os seus alunos, tão importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. (Souza et al. 2017)
Considerações Finais 
Sempre haverá desafios na pratica docente, o profissional deve sempre procurar o aperfeiçoamento de suas praticas através da formação continuada e constate atualização de seus conhecimentos, sempre realizando uma autocritica de seu trabalho para obter uma identidade e formação profissional capaz de resolver esses desafios e, prever e avaliar os que ainda surgirão.
Referências
BOING, L. A. Os sentidos do trabalho de professores itinerantes. 191 f. Tese (doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2008.
NÓVOA, A. Formação de professores. In: Nóvoa. A. (org.). Vidas de professores. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SOUZA, D. G. DE; MIRANDA, J. C; GONZAGA, G. R; SOUZA, F. S. Desafios da prática docente. Revista Educação Pública. 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais