Buscar

Av1 - Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1 - Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança
O desenvolvimento humano ocorre dentro de quatro sistemas sociais que se relacionam quando visto por uma perspectiva ecológica.
É correto afirmar que esses sistemas são apresentados nos seguintes níveis:
a) Minissistema, Sistema Intermediário, Médio sistema e Máximo Sistema.
b) Sistema Externo, Sistema Interno, Sistema Menor e Sistema Maior.
c) Sistema Psicológico, Sistema Biológico, Sistema Social e Sistema Cultural.
d) Sistema Mínimo, Sistema Menor, Sistema Médio e Sistema Maior.
e) Microssistema, Mesossistema, Exossistema e Macrossistema.
Só é possível compreender as trajetórias de desenvolvimento e os comportamentos nos seres humanos se tivermos em conta o contexto de vida de cada um e, o conjunto dos seus sistemas - microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema -, assim como as relações que se estabelecem entre si.O modelo ecológico do desenvolvimento perspectiva o ser humano de um ponto de vista global e integrado, sendo que o conceito de pessoa tem de ser visto enquadrando-a nos seus contextos de vida.
Microssistema, Mesossistema, Exossistema e Macrossistema.
O desenvolvimento emocional infantil e´ classificado em emoções primárias e secundárias, segundo Cole e Cole (2003). Sobre essas categorias, analise as afirmativas abaixo, considerando V para verdadeiro e F para falso:
(v) As emoções primárias incluem a alegria, raiva, surpresa, medo e tristeza. Todos os seres humanos contemplam essa categoria, porém, a forma como são expressas e´ afetada por cada cultura.
( ) As emoções secundárias se caracterizam por vergonha, culpa, inveja, orgulho e ciúme. Essas pressupõem a interação com o outro para serem percebidas.
( ) As relações interpessoais nos bebês de até 18 meses de vida são inexistentes, bem como o desenvolvimento de ligações afetivas com os adultos.
( ) Aos seis meses de idade o bebe^ inicia o processo de leitura emocional do outro, mas apenas por volta dos 4 anos de idade conseguirão perceber pela observação o sentimento vivenciado por outra pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 
a) F,V,V,V. 
b) V,F,F,F 
c) V,V,F,V. 
d) V,V,F,F. 
e) F,V,F,V. 
De modo geral, há um consenso de que há seis emoções primárias, a saber: o medo, a tristeza, a raiva, o nojo, a surpresa e a alegria. Para alguns autores o amor também seria uma emoção primária. São consideradas primárias porque podem ser “sentidas” por qualquer ser humano (e por várias espécies de animais), independente da cultura. Também são conhecidas como emoções básicas. Diferentemente das emoções primárias, as secundárias são um pouco mais complexas. Segundo Ekman, elas são as emoções produzidas como resultado do nosso crescimento, da interação com os demais e da combinação de várias das emoções primárias. Além disso, não são tão facilmente identificáveis quanto as mais básicas. Isso quer dizer que nem sempre as expressaremos por meio de gestos, como um sorriso ou com o arquear de sobrancelhas, como é o caso da alegria ou do ódio.
Ekman, nos anos 1990, diferenciou as seguintes emoções secundárias:
Culpa.
Constrangimento.
Desprezo.
Complacência.
Entusiasmo.
Orgulho.
Prazer.
Satisfação.
Vergonha.
Uma característica saliente dessas emoções secundárias é que elas são aprendidas, são mentais e não desempenham uma função biológica adaptativa.
Fox et.al (2009) afirma que para ajudar as crianças quanto à aprendizagem e desenvolvimento social, pode-se seguir uma progressão na orientação, que seria uma pirâmide de apoio social que vai desde a construção de relações positivas possibilitando que a criança se sinta segura ao se proporcionar ambientes de apoio (físico e verbal) e ensinar e treinar todas as crianças até realizar intervenções individualizadas quando necessário, para lidar com comportamentos desafiadores, por meio de parceria entre profissionais e familiares e nos diferentes ambientes frequentados.
De acordo com Fox et. al (2008), no topo da pirâmide que representa o apoio social na orientação do comportamento e do desenvolvimento social das crianças encontra-se:
a) Ensinar e treinar.
b) Intervenções individualizadas intensivas.
c) Ambientes de apoio.
d) Relações positivas
e) Variações culturais.
As crianças realizam as primeiras interações, geralmente, com os pais. Essa interação dos pais com seus filhos em diversas situações é chamada de estilo parental.
Dentre os diversos estilos parentais, podemos dizer que aquele permeado por um alto grau de exigência e de responsividade, em que o adulto deixa claro as regras existentes, mantém monitoria sobre os filhos e valoriza a comunicação aberta entre eles e´ o: 
a) Estilo submisso. 
b) Estilo autoritário. 
c) Estilo indulgente. 
d) Estilo autoritativo. 
e) Estilo negligente. 
De acordo com Piaget ha´ três tipos de estruturas que caracterizam as atividades lúdicas infantis: jogo de exercício, jogo simbólico e o jogo de regras.
Nesse sentido, relacione a coluna 2 de acordo com a coluna 1
Coluna 1
I – Jogos de exercícios. 
II – Jogos simbólicos. 
III – Jogos de regras. 
Coluna 2
a - O principal jogo dessa fase e´ o brincar de faz-de-conta como: representar que esta´ cuidando da casa, indo ao mercado, entre outras ações, geralmente ocorrem a partir dos dois anos de idade.
b - Corresponde aos primeiros anos da criança, e´ o primeiro tipo de jogo que aparece em seu desenvolvimento, são também denominados de jogos sensórios motores.
c - Ocorre a partir dos 4 anos de idade quando a criança vai deixando de ser egocêntrica e começa a adaptar-se ás leis que fazem com que o grupo se torne coeso tendo como objetivo em comum: jogar. Sua principal característica e´ a interação social.
Assinale a alternativa que apresenta a correta correlação: 
a) I–c;II–b;III–a. 
b) I–b;II–c;III-a. 
c) I–c;II–a;III–b. 
d) I–a;II–c;III–b. 
e) I–b;II–a;III–c.
“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando