Buscar

apol psicanalise aplicada a psicopedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Considere a seguinte situação: 
Preocupado que seja realmente inteligente e ao se deparar com uma nota abaixo da média em um trabalho realizado em equipe, mesmo ninguém comentando algo ou fazendo alguma crítica, um aluno inseguro acusa um de seus colegas pelo fracasso do grupo. 
Fonte: Texto elaborada pelo autor da questão. 
De acordo com o texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos, o mecanismo de defesa que é resultado de uma rejeição do ego em aceitar um impulso do id tido como potencialmente reprovável, atribuindo-o a outra pessoa é:
Nota: 20.0
	
	A
	a repressão.
	
	B
	a racionalização.
	
	C
	a projeção.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “A projeção é resultado de uma rejeição do ego em aceitar um impulso do id tido como potencialmente reprovável, atribuindo-o a outra pessoa” (livro-base, p. 142).
	
	D
	a formação reativa.
	
	E
	o isolamento.
Questão 2/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a seguinte citação: 
“Esquizofrenia é uma palavra composta de dois termos de origem grega ‘skhizen’, que significa fender, rasgar, dividir, separar e ‘phrên’, ‘phrênos’, que quer dizer pensamento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STERIAN, A. Esquizofrenia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001, p.43. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos sobre a esquizofrenia, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	geralmente se manifesta quando ocorre um evento marcadamente negativo.
	
	B
	está vinculada ao cansaço e à fadiga constantes.
	
	C
	está relacionada a sintomas físicos consideráveis, com várias nuances.
	
	D
	é a fragmentação de ideias, pensamentos e ações que compromete o raciocínio.
Você acertou!
Comentário: A Esquizofrenia é uma psicose grave em que há uma fragmentação das ideias, pensamentos, afetos e do Ego que comprometem a percepção e raciocínios (livro-base, p. 155).
	
	E
	está relacionada ao sentimento de culpa e a questionamentos sem valor.
Questão 3/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a seguinte citação: 
“Na Educação, o professor só pode alternar entre o proibido e o permitido se estiver investido de autoridade, se conseguir delimitar um lugar diferente do ocupado pelo aluno, ou seja, se estiver investido de poder e autoridade através da transferência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTIAGO, A. L. O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisa intervenção na área de psicanálise e educação. In: Castro L. R. de; BESSET V. L. (orgs.). Pesquisa – Intervenção na infância e juventude Rio de Janeiro: Trarepa/ FAPERJ, p. 113-131. 
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos psicanalíticos, sobre a relação da Psicanálise com a Educação, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A psicanálise ajuda o professor a compreender os impulsos do desenvolvimento infantil e também evitar que a criança faça tudo que quiser.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Freud afirma que o Educador deve “inibir, proibir e suprimir”. A psicanálise auxilia o professor a entender os impulsos do desenvolvimento infantil e também não deixar a criança fazer o que desejar. A supressão forçada conduz a formação de doenças nervosas futuras. Assim a educação deve adaptar os desejos a realidade evitando a formação de neuroses. “[...] Freud dava grande valor às atribuições do educador e ao papel preventivo que este poderia ter junto a seus alunos, apontando para a imposição de limites que, além dos pais, os professores têm de exercer. Freud retoma o tema várias vezes, mas talvez o texto mais conhecido a respeito é Novas conferências introdutórias (1912-1976) (Freud, 1980f), no qual o autor afirma que o ‘educador deve inibir, proibir e suprimir’, fato verificável em todos os períodos da história. Entretanto, entende-se que, na análise, essa supressão de instintos envolve o risco de doenças neuróticas”. (livro-base, p. 34).
	
	B
	A Educação deve suprimir os desejos e impulsos infantis garantindo a homogeneização dos pensamentos.
	
	C
	A Educação deve compreender que os impulsos e desejos infantis fazem parte do desenvolvimento infantil e que devem ser deixados livres.
	
	D
	A Educação deve evitar a contratransferência por parte do Educador, pois na relação professor e aluno não pode haver uma relação afetiva/emocional.
	
	E
	A Educação deve se preocupar com os métodos de ensino ou com a didática, acima da relação afetiva professor e aluno.
Questão 4/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a seguinte citação: 
“Para Winnicott, a mãe suficientemente boa é aquela que faz uma adaptação ativa às necessidades do bebê, uma adaptação que vai diminuindo à medida que o bebê se torna capaz de suportar as falhas nesse processo e tolerar a frustração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975, p. 25. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos, sobre a relação maternal da teoria de Winnicott, assinale a afirmativa que apresenta corretamente um ambiente que corresponde ao de uma “mãe suficientemente boa”:
Nota: 2.0
	
	A
	Impede a satisfação dos desejos do bebê para que ele possa desenvolver a frustração.
	
	B
	Coloca as necessidades da mãe em primeiro plano desenvolvendo no bebê o valor de autoridade.
	
	C
	Busca atender as necessidades do bebê, proporcionando todo conforto, proteção e segurança.
	
	D
	Corta qualquer vínculo com o bebê para desenvolver a independência do mesmo.
	
	E
	Exige a presença do pai do bebê para que este se desenvolva de forma sadia, tanto física quanto mentalmente.
Questão 5/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a citação:
“Ansiedade é o nome dado a uma experiência subjetiva universal do ser humano em situações de perigo ou risco de desfechos negativos das mais diversas naturezas. É o conjunto de reações comportamentais, fisiológicas e cognitivas percebida pelo sujeito que está numa situação aversiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, R da S, LAFER, B, Transtornos ansiosos. In: BETBEDÉ, A. et al., Psiquiatria interdisciplinar. Barueri, SP: Manole, 2016. p.76 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos sobre a ansiedade, assinale a afirmativa que apresenta corretamente os três tipos de ansiedade:
Nota: 20.0
	
	A
	Neurótica, realística e moral.
Você acertou!
Comentário: Os três tipos de ansiedade são: Neurótica, “que se faz presente quando há energia emocional reprimida no id”; Realística, que “ocorre quando o indivíduo se vê ameaçado por eventos externos e opera no âmbito do Ego”; e Moral quando “tem origem no superego punitivo e promotor de culpa” (livro-base, p. 136).
	
	B
	Neurótica, psicótica e moral.
	
	C
	Realística, reativa e moral.
	
	D
	Realística, neurótica e psicótica.
	
	E
	Reativa, paranoica e neurótica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando