Buscar

Formação de Professores de Arte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Observe a opinião da Profa. Ana Mae Brabosa sobre a formação dos Professores de Arte:
"Há três processos fundamentais para a formação do professor de arte. Primeiro, o fazer. Fazer arte para seu próprio crescimento perceptivo e inventivo. Segundo, a leitura da imagem. Tanto da imagem considerada arte pelos críticos, como das imagens que nos cercam – da embalagem de suco de laranja às revistas. Esse exercício prepara o indivíduo para decodificar imagens, encontrar o sentido escondido por trás delas. Terceiro, contextualizar. Em que contexto essas imagens estão inseridas? Esse processo é a porta aberta para a interdisciplinaridade, o diálogo com outras disciplinas. A história, por exemplo. É o momento de descobrir como aquilo que você está vendo se realiza em diferentes culturas."
ÉPOCA. "A importância do Ensino de Arte na Escola". 16.mai.2016. Disponível em: https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/05/importancia-do-ensino-das-artes-na-escola.html, acesso em 12.mar.2018.
A professora expôs alguns passos formativos para o professor se desenvolver enquanto professor de arte. Esses passos não se relacionam em específico com a formação, mas sim com uma série de objetivos pessoais. Vamos, a partir desse trecho, nos imaginar professores de arte em formação.
Nesse sentido, a partir da realidade social de cada um, procure identificar alguns mecanismos para você, enquanto futuro professor, integrar-se mais ao universo da arte. Aponte as instituições, festividades, comunidades locais que poderiam enriquecer seu repertório cultural em torno da arte. Apresente, com exemplos, quais seriam os conteúdos os quais locais como os identificados por você poderiam contribuir para sua melhor formação em âmbito artístico.
Inicialmente, diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos à cerca do conceito de artes. Questionar à turma o que seria arte. Após o diálogo, mostrar imagens de diversas formas de representação de artes: uma dança, um quadro, algum objeto de decoração, etc. Com base nas respostas dos alunos e na percepção cultural da turma, pode-se planejar os conteúdos a partir da realidade diagnosticada. Ao final da aula, aplicar atividade de desenho sobre o que se entende sobre artes, nos anos finais, 4º e 5º ano, o desenho poderá vir acompanhado de uma produção de texto.
Outro ponto que motivará o interesse dos alunos seria a fotografia, visto que está muito presente na vida das crianças o uso da câmera de celular, principalmente nos últimos anos da educação fundamental I, o quarto e quinto ano. Elaborar um trabalho sobre meio ambiente, por exemplo, onde os alunos iriam fotografar em preto branco paisagens construídas pelo homem, e em cor fotografias naturais, isso depois de uma exposição sobre a fotografia como arte e algumas orientações sobre o uso da câmera do celular. 
Um tema que envolve bastante os alunos são as danças e músicas da cultura nordestina. Tradições como as festas juninas, bumba-meu-boi, maracatu, e outras. Aqui no Nordeste, as crianças já conhecem algumas tradições, mas muitas não sabem os significados das simbologias. Por exemplo: Por que nas festas juninas é predominante o consumo do milho? Por que a presença de uma fogueira nas festas juninas? Essas questões e outras que podem surgir, deverão ser estudadas em sala de aula e assim valorizar e aprender mais sobre a própria cultura. Ainda dentro dessa vertente, pode-se conhecer as letras das músicas tradicionais da cultura, procurar interpretá-las e se aprofundar pesquisando sobre os instrumentos utilizados, os ritmos e os artistas locais. 
A cidade em que resido, Mossoró RN, traz oportunidades de se trabalhar artes através de fatos históricos representados através do teatro de rua, seria uma forma de trabalhar a realidade em que vivemos. Essas apresentações populares da cidade, são peças teatrais e apresentações musicais além de ricos em recursos visuais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando