Buscar

Contexto Histórico Filosófico Educação FINAL DISCURSIVA UNIASSELVI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447292) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9337141
	Nota da Prova:
	7,17
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A educação patrística constituiu e definiu o pensamento cristão, assim como consolidou as doutrinas da Igreja. Consistia na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra as heresias e ataques dos "pagãos". Nesse contexto, descreva dois fundamentos históricos ou teológicos da educação patrística.
	Resposta Esperada:
A patrística é a filosofia e a teologia cristã nascida nos primórdios da Igreja. O termo patrística deriva do fato de os primeiros líderes cristãos serem chamados de pais da Igreja. Esse movimento nasceu da necessidade de o cristianismo de firmar-se como doutrina contra as heresias. Também deveria firmar-se como filosofia que superasse o paganismo que os cristãos combatiam. A educação patrística é apologética (parte da teologia destinada a defender a religião contra os ataques dos adversários). Definiu o pensamento cristão e consolidou a doutrina da Igreja Cristã. A educação patrística visava amadurecer os conceitos fundamentais de teologia cristã.
	2.
	A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
	Resposta Esperada:
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932 ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando