Buscar

RELÁTORIO ESTAGIO II GILVANE DE FREITAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL
LICENCIATURA EM QUÍMICA - EAD 
GILVANE DE FREITAS DAMASCENO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
2019
1. DADOS DO ALUNO/CURSO
Curso: Licenciatura em Química;
Instituição: Universidade Cruzeiro Do Sul;
Nome: Gilvane de Freitas Damasceno;
RGM: 18015727;
Disciplina: Ciências - Ensino Fundamental II;
Ano/semestre de realização do estágio: 6º simestre;
Quantidade de horas realizadas: 145:00:00h.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Nome da escola: ESCOLA MUNICIPAL ABRAÃO BARROS RODRIGUES;
Endereço: Povoado Juçaral do Capistrano, S/N, Zona Rural, Santa Inês/MA;
Escola pública vinculada a SEMED da cidade de Santa Inês/MA;
Anos e níveis de ensino observados: 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
A Escola Municipal Abraão Barros Rodrigues possui em sua estrutura física 07(sete) salas de aula, sala de secretaria, sala de professores, cozinha, cantina, refeitório, auditório, banheiros (ressaltando, que não são adequados a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida), pátio semicoberto e uma quadra poliesportiva.
A limpeza e a organização deixam um pouco a desejar, pois o número de operacionais é insuficiente (apenas duas operacionais para limpar toda a escola e ainda fazer o lanche dos alunos), nem todas as salas possuem lixeiras, o que dificulta ainda mais a organização e limpeza da escola. Poucas salas possuem ventiladores, e as que possuem, também não são suficientes para manter uma temperatura agradável, algo que pode prejudicar o aprendizado dos alunos; não tem boa iluminação, algumas salas possuem quadro branco, outras não; possuem janelas de concreto. 
A escola não possui laboratório de informática, nem biblioteca, mas possui um acervo de livros que por algumas vezes são utilizados pelos professores em sala de aula ou em oficinas de leitura. O acervo se encontra na sala dos professores
INTRODUÇÃO 
Compreendido como um momento importante fundamental ao do processo de formação profissional, o estágio constitui-se de uma base de treinamento que leva o estudante a vivenciar o que aprendeu na faculdade, entregando suas disciplinas e tendo a possibilidade de dimensionar seu engajamento na mesma.
Este relatório almeja apresentar a respeito de experiências e atividades feitas aprendidas ao longo das aulas ministradas em sala, na Escola Municipal Abraão Barros Rodrigues; ressaltando sobre a atividades desenvolvidas, modo de aplicação, linhas pedagógicas adotadas em sala, além da ponderação dos conteúdos abordados.
Observa-se ao longo do acompanhamento, que a escola em se aborda o Método Tradicional de linha pedagógica, que é caracterizada pela universalização do acesso do indivíduo ao conhecimento; tem-se a gestão e demais colaboradores aptos ao auxílio dos alunos, apesar da pouca distribuição dos mesmos, sendo que ambos possuem conhecimento em grande parte de informações julgadas necessárias para o desempenho de uma boa orientação, beneficiando assim um apoio positivo ao professor que estará presente em sala, sendo ele o professor dirigente ao mesmo o estudante estagiário. Verifica-se que o fato da situação escolar não ser vantajosa, seus colaboradores não se deixam manipular pela situação.
A experiência de estágio na qual atuei, proporciono-me a oportunidade de verificar a construção de um espaço onde há produção de conhecimento, além da pratica docente desenvolvida ao longo do cotidiano escolar, os métodos abordados, as diferentes metodologias trabalhadas, os equipamentos, recursos e meios avaliativo, e a importância do docente na construção do conhecimento e desenvolvimento dos alunos. Aproximando-me mais da realidade escolar, podendo discernir assim os possíveis desafios que possa vim a enfrentar ao longo do percurso da pratica docente de forma consciente e critica.
Em sala de aula vivenciei e abordei conteúdos compostos no planejamento escolar da disciplina de Ciências das séries finais do Ensino Fundamental, onde o mesmo trata de assuntos precisos para a formação do processo educativo. Conhecendo também o método utilizado pelo professor, onde pode me posicionar e me adequar de acordo com meu ponto de vista, para poder me encaixar e desenvolver minhas atividades pautadas.
Durante o estágio, em todo acompanhamento em sala e nos ambientes escolares, tive a oportunidade de observar que realmente há escolas que acreditam no ensino qualidade, e no potencial de seus alunos, que buscam sempre atender suas necessidades, mesmo não havendo recursos disponíveis, se prontificam a estar atentos a buscar o melhor. Mostrando que ensinar vai além de passar o conteúdo, aplicar um exame, pedir atividades ou ter presença na sala; ela envolve desde o relacionamento com alunos, a sua confiança em participar diretamente das aulas, tornando a mais dinâmicas.
Dando assim ênfase a afirmação de Freire (2002, p. 21): “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua construção”. Que ressalta a essência do ato de ensinar.
PERFIL DO PROFESSOR 
Obtive a oportunidade de expor um total de 145 horas de prática em sala de aula, aplicando meus conhecimentos e podendo compartilhá-los com os alunos, e professora responsável pela disciplina.
A professora que acompanhou o estágio, á graduada em Ciências com habilitação em Biologia, pela Universidade Estadual do Maranhão, Pós-graduada em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar, pela Faculdade Santa Fé.
Atua exatamente a 15 anos como docente, já lecionou na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e em Cursos de Magistério. Atualmente leciona no Ensino Fundamental II com componente curricular ciências e no Ensino Médio com componente curricular Biologia e Química.
É encantada por todas as áreas da Educação Básica, porém se identifica bastante com a área das ciências da natureza e suas tecnologias.
Caracterizada por ser uma professora lúdica em sala, a mesma ministra suas aulas com conhecimento e bastante domínio, mantendo sempre a interação para com os alunos, de modo a fazer com que os mesmos interajam e participem das aulas, tendo assim um momento proveitoso para ambos, pois trabalho de ensinar se torna uma dádiva quando se tem os alunos ouvintes atentos e participativos.
PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Como já abordado anteriormente, a escola em se aborda o Método “tradicional” de ensino, no entanto foi observado em sala, que a professora acompanha em pequena parte o método construtivo; que segundo o Piaget (1896_1980): “Este método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos”. [...] 
Com isso pode-se salientar que, dando autonomia ao aluno para participar das aulas, leva-os a uma reflexão mais abrangente ao conteúdo passado.
Para ministração das suas aulas das disciplinas de ciência, a professora se direcionava a partir de seu plano de aula, como já citado, feito e analisado nas reuniões de planejamento.
Usando assim de uma metodologia participativa, trazendo os alunos a vivenciar e ter a curiosidade de saber mais a respeito do mesmo. Ao observá-lo, pode notar, que a professora mantém um relacionamento de amizade, mas sempre se mantendo centrada e coerente, para não haver mal interpretação por parte dos alunos, porém deixando-os à vontade para se expressarem com maior liberdade perante sua imagem de professor.
Segundo Freire (1996:96) “O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do momento do seu pensamento [...]”.
Partindo desse pressuposto, e tendo uma visão geral, abrangido desde os métodos práticos, à escolhas e relacionamentos, não basta apenas seu esforço como professor para tornar a aula desafiadora e prazerosa, mas também tem que vim de seus alunos. 
FOCO I: Substâncias, Misturas e Soluções
Substâncias, Misturas e Soluções foi o primeiro tópico escolhido, entre os demais assuntos abordados em sala, o
mesmo foi tratado na disciplina de ciências, e já estando pautada no plano de aula. 
Para o desdobramento do conteúdo, foram usados além dos livros didáticos disponibilizados aos alunos pelo acervo da escola, utilizou-se também pesquisas em outras fontes, onde mostra o assunto mais aprofundado, abordando de maneira mais simplificada para melhor absorção da turma. 
Como observado em sala, o tema em si, apesar de envolver química básica, pode ser apresentado no âmbito das ciências, com vastos conteúdos, que podem ser envolvidas em aulas práticas, quem veem a enriquecer o assunto, como destacado nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (1998, pág:19):
“A preocupação de desenvolver atividades práticas começou a ter presença marcante nos projetos de ensino [...] O objetivo fundamental do ensino de Ciências Naturais passou a ser dar condições para o aluno vivenciar o que se denominava método científico, ou seja, a partir de observações, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos. 
Mostrando que determinada técnica leva os alunos a criarem raciocínios, fugindo do pensamento já dito consolidado.
Ao repassar o conteúdo para a turma, verificou-se que a abordagem do tema foi dirigida de maneira satisfatória; percebendo que para os alunos era algo desconhecido, em seus termos concretos, no entanto vivido. O professor optou por coloca-los ao trabalho, o que tornou a praticidade da aula desafiadora; mostrando através da pratica, os diferentes tipos de misturas, soluções e substâncias, além de seu tipo de separação, quantidades e formação, que fez com que a aula se tornasse uma oficina de ideias. Logo após foi passado atividades para fixação de conteúdo.
Saímos de sala, com o sentimento de dever comprido, pois os alunos se tornaram participativos, ao se deparem com algo ainda não visto pelos mesmos.
 FOCO II: Noções de repouso, Movimento, Referencial e Trajetória 
O segundo assunto abordado, determinado como foco II, foi ministrado nas turmas de 9º ano; ele nos leva a uma pequena introdução sobre cinemática, que está relacionada aos estudos dos movimentos dos corpos, que é direcionado à suas causas e analises; em especifico voltado mais para Noções de repouso, Movimento, Referencial e Trajetória.
Para ministração da aula, foi seguido o planejamento já pré-determinado, onde o mesmo foi elaborado para que os alunos atuassem diretamente nas atividades. Reforçando a ideia de Lourenço Filho, que diz: 
[...] “os alunos são levados a aprender observando, pesquisando, perguntando, trabalhando, construindo, pensando e resolvendo situações problemáticas apresentadas, quer em relação a um ambiente de coisas, de objetos e ações práticas, quer em situações de sentido social e moral, reais ou simbólicos. (1978, p. 151).
Foi proposto um experimento, como atividade investigativa, para que os alunos elaborassem um conceito inicial do assunto sem a abordagem do professor (que ficou como mediador), salientando que nenhum conceito havia sido passado aos mesmos. Através do experimento em si, teve como intenção exemplificar sobre os assuntos.
Após a realização, foi passado o conceito construído a respeito, apenas para concretizar o que já tinha sido formado nas observações das práticas dos alunos.
Para intensificar ainda mais o assunto foram lançadas situações problemas, com o intuído de verificar o aprendizado introduzido; logo após a identificação dos entendimentos e dificuldades, foi elaborada uma atividade de avaliação em sala para apontar o desempenho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do que foi exposto, vemos que o estágio é uma experiência que contribui para o crescimento da carreira do docente, pois na prática da profissão, e o trabalho desenvolvido pelo outro, pode-nos acrescentar conhecimentos a carreira e o desenvolvimento das práticas docentes aplicadas e observadas. 
O estágio pelo qual o aluno passa, é uma fase de estudos práticos, para a fixação da aprendizagem obtida em sala, abrangendo supervisão e revisão. Durante esse período o estagiário tem oportunidade de sobrepor seus conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso.
A experiência passada, me fez perceber a importância de se formar um profissional de qualidade, com domínio, e com capacidade de lidar com as dificuldades no meio de trabalho, seja em sala de aula, ou nas dependências gerais da escola.
Pode-se concluir com as observações feitas, que o estágio referido, é a forma de inserção dos estudantes e universitários ao meio escolar. Ressaltando que é de fundamental relevância para a formação de um novo professor Graduando.
REFERÊNCIAS 
LINHAS PEDAGOGICAS. Disponível: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/diaadia/pedagogia-e-as-linhas-pedagogicas/47451>. Acesso em: 22 de novembro de 2019. 
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ciências Naturais. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 23 de novembro de 2019.
A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO. Disponível em: <https://www.pedagogia.com.br/conteudos>. Acesso em: 25 de novembro de 2019.
ENSINO E APRENDIZAGEM: Em uma nova perspectiva da educação. Disponível: < www.periodicos.letras.ufmg.br>. Acesso em: 25 de novembro de 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais