Buscar

atividade reflexiva III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
Nome: Barbara Uiara da Silva		
RGM: 18597017
Unidade III – Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização e Letramento, Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico.
 
Nesta Unidade, trabalhamos conceitos das Ciências Naturais, da Matemática e da Alfabetização.
Pensando nisso, assista ao vídeo sobre o letramento na Educação Matemática:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BvPBG4ZPNfg>.
Comente as atividades apresentadas no vídeo e destaque a importância de trabalharmos o letramento nas aulas de Matemática.
“Podemos dizer que alfabetização é o processo de aquisição do domínio do sistema linguístico, assim como o desenvolvimento das habilidades de usar este sistema para ler e escrever. Seria, portanto, o domínio das ferramentas e o conjunto de técnicas que são necessárias ao exercício da escrita e da leitura.
Quanto ao letramento, caminha ao lado da alfabetização, permitindo que a criança possa se engajar em práticas sociais letradas. Portanto, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.” (Material Teórico Unidade III - Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização e Letramento, Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico.)
 O eixo principal deste trabalho, tendo por base o vídeo em destaque, fundamenta-se em discutir e destacar a importância do ensino de Matemática através do letramento e do lúdico na Educação Infantil. 
A Matemática é fundamental em nossas vidas e deve ser trabalhada desde cedo de maneira divertida. As brincadeiras, para o aprendizado da Matemática, devem ser dirigidas e com finalidades, desenvolvendo assim capacidades importantes como: memorização, imaginação, noção de espaço, percepção e atenção.
Para que o resultado seja positivo o professor deve estar preparado e abusar da criatividade proporcionado prazer em aprender aos alunos. 
O letramento no ensino da Matemática, na Educação Infantil, além de dinâmico, faz com que os alunos sintam maior prazer em aprender, por eles se identificam bastante com as brincadeiras e jogos. O primeiro contato com o lúdico faz com que os alunos participem ativamente das aulas, fugindo da mesmice das aulas tradicionais.
Na fase da Educação Infantil, a criança ainda está desenvolvendo a capacidade de atenção, pois eles dispersam com muita facilidade e as brincadeiras ajudam nesse processo, pois as crianças se sentem atraídas pela a atividade voltada para seu mundo.
Os jogos, no ensino da matemática, proporcionam a sensação de prazer e bem estar, devolvem o gostos pelos números, deixando a criança livre para se expressar, não tendo medo de errar e expor suas opiniões. 
Para as crianças a serventia dos jogos, no ensino da matemática, se tornou algo mais do que necessário para a aprendizagem, pois é jogando e brincando que todos irão entender e compreender melhor. 	
Os professores não devem esquecer-se de passar aos alunos a importância das regras e, com isso, o jogo só deve começar a partir do momento em que todos os jogadores conseguirem compreender os significados das regras e da cooperação.
Trabalhando o significado das regras pelo jogo, desde a infância, a criança cresce aprendendo o sentido das coisas, compreendendo o que pode e o que não pode, diferenciando o certo do errado. Além disso, os conceitos matemáticos podem ser trabalhados e construídos de forma prazerosa.
Através das brincadeiras a criança descobre muito dos outros e de sim mesma, desenvolvendo sua socialização, memorização, imaginação, noção de tempo/espaço, criatividade, raciocínio lógico, além de aspectos afetivos e emocionais.
Com as brincadeiras a criança compreende melhor sua realidade e a explora dando-lhe significados. 
Referência: 
Material didático desta matéria
Vídeo sobre o letramento: 
https://www.youtube.com/watch?v=RBtnYj8BZ5I

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando