Buscar

Etica e Cidadania


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A premissa para a ocorrência dos direitos humanos depende, para os direitos naturais (lex Naturalis) da:
	
	
	
	Moral
	
	
	Crença
	
	
	Ética
	
	
	Influência
	
	
	Razão
	
Explicação: A lex naturalis depende da capacidade racional humana e a partir dela estabelecer os direitos humanos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É uma visão filosófica que defende que as diferenças entre culturas devem ser mais do que respeitadas, devem ser encorajadas e reconhecidas. 
   
	
	
	
	interculturalismo
	
	
	intraculturalismo
	
	
	multiculturalismo
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	globalização
	
Explicação:
O multiculturalismo é uma visão filosófica que defende que as diferenças entre culturas devem ser mais do que respeitadas, devem ser encorajadas e reconhecidas. 
   
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os direitos humanos continuam se expandindo, seguindo a lógica de que as novas configurações sociais, políticas e econômicas exigem novas proteções aos seres humanos. O impacto tecnológico, o estado crônico de beligerância, bem como o veloz processo de descolonização ocorrido no Pós-segunda guerra levaram ao surgimento de novos valores, demandando-se, por esta razão, novos direitos. Esses direitos, denominados por direitos de cooperação ou fraternidade, trazem como particularidade o fato de buscarem proteger grupos humanos (família, povo, nação), desprendendo-se, em tese, da originária perspectiva que era a de proteger o homem como pessoa individual. Nesse sentido, o teórico que primeiro teorizou sobre os diretos de segunda geração foi:
	
	
	
	Adam Smith
	
	
	Karl Marx
	
	
	Nelson Mandela.
	
	
	Michel Foucault
	
	
	Karel Vasak
	
Explicação: Esses direitos, denominados por direitos de cooperação ou fraternidade, conforme estudiosos, foi uma expressão criada pelo jurista franco-checo Karel Vasak
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Existe um princípio constitucional, extensão dos direitos humanos, conhecido por meio da expressão latina nullum crimen, nulla poena sine lege, que significa que 'não há crime, nem pena, sem lei anterior que os defina', é muito importante no estudo do Direito, sendo um norteador para leis e dispositivos. Esse princípio encontra-se em várias partes da Constituição Federal Brasileira e também em códigos penais e outros documentos. Este princípio de conhecido como:
 
	
	
	
	Princípio da legitimidade
	
	
	Princípio da anterioridade da lei
 
	
	
	Princípio da retroatividade da lei
	
	
	Princípio da legalidade
	
	
	Princípio da autoridade da lei
	
Explicação:
Princípio da legalidade.
Através da lei é possível criar deveres, direitos e impedimentos, estando os indivíduos dependentes da lei. Nesse princípio, aqueles que estão dentro dele devem respeitar e obedecer a lei. Pode-se ainda dizer que esse princípio representa uma garantia para todos os cidadãos, prevista pela Constituição, pois por meio dele, os indivíduos estarão protegidos pelos atos cometidos pelo Estado e por outros indivíduos. A partir dele, há uma limitação no poder estatal em interferir nas liberdades e garantias individuais do cidadão.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Se a primeira geração de direitos objetiva afirmar direitos políticos e civis individuais tais como liberdades públicas contra abusos do Estado, a segunda geração, inspirada no valor da igualdade, contraposta ao que se consideravam liberdades meramente formais dos direitos civis e políticos, buscava a conquista de direitos substanciais capazes de garantir o exercício efetivo das liberdades públicas pelas classes sociais menos favorecidas. Em razão de tais direitos terem sido reconhecidos em momento histórico posterior aos que citamos como os de ¿primeira geração¿, o segundo rol de direitos viria a ser considerados pertencentes à chamada ¿segunda geração de direitos humanos¿. Nesse sentido, os direitos de segunda geração são os:
	
	
	
	Direitos á fraternidade e igualdade
	
	
	Direitos de cidadania plena
	
	
	Direitos à paz, prosperidade e dignidade
	
	
	Direitos ao bem-estar político
	
	
	Direitos sociais, econômicos e culturais
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os direitos denominados por direitos de cooperação ou fraternidade, conforme expressões utilizadas por um estudioso checo, ou ainda direitos de solidariedade (nomenclatura usada por Etienne-Richard Mbaya), trazem como particularidade o fato de buscarem proteger grupos humanos (família, povo, nação), desprendendo-se, em tese, da originária perspectiva que era a de proteger o homem como pessoa individual. Esse estudioso que criou o termo direitos de cooperação ou fraternidade chama-se:
 
	
	
	
	Edmund Husserl
	
	
	Peter Singer
 
	
	
	Amartya Sen
	
	
	Karel Vasak
	
	
	Hans Kelsen
	
Explicação:
"Karel Vasak é um jurista tcheco-francês
Vasak nasceu na Tchecoslováquia e foi estudar direito na França, onde decidiu se fixar após a invasão soviética ao seu país em 1968. Adquiriu nacionalidade francesa e trabalhou para o Conselho da Europa em vários cargos.
Em 1969, Vasak tornou-se o primeiro secretário-geral do Instituto Internacional de Direitos Humanos em Estrasburgo, cargo que ocupou até 1980. Foi diretor da Divisão de Direitos Humanos e Paz da UNESCO e assessor jurídico do referido instituto e da Organização Mundial de Turismo.
Em 1979, inspirado nos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), Vasak foi o primeiro a propor uma divisão dos direitos humanos em gerações.[1].
Tal divisão seguiria a seguinte estrutura:
1ª Geração: Liberdade Foco no indivíduo visando diminuir a influência do Estado na vida particular. Esta geração é representada pelo Estado Liberal.
2ª Geração: Igualdade Após notar que o Estado obrigatoriamente precisava intervir na vida da sociedade para regulá-la da melhor forma possível, foi proposta a intervenção deste, aplicando e respeitando os Direitos Humanos, Fundamentais e Sociais. Esta geração é representada pelo Estado Social e Democrático.
3ª Geração: Fraternidade (Solidariedade) Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma forte comoção mundial a respeito da necessidade da proteção da humanidade como um todo. Foram propostos nesta geração direitos muito mais amplos, como o Direito ao Meio Ambiente, à Paz e ao Desenvolvimento."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Karel_Vasak
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Modelo de Estado em que a lei conduz a vida social e também a do Estado. Por meio da lei, todas as competências e funções dos órgãos do Estado são definidos, além disso, os cidadãos estarão protegidos por meio de mecanismos que lhes darão o direito de requerer do Estado, quando este não tiver cumprindo os seus objetivos. Essa tipo de Estado é denominado de:
	
	
	
	Estado de Bem-Estar social
	
	
	Estado Social
	
	
	Estado Socialista
	
	
	Estado de Direito.
	
	
	Estado Liberal
 
	
Explicação:
Estado de Direito é aquele cuja lei torna-se princípio diretivo da vida política de uma nação.  
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Quais são os direitos humanos da primeira geração?
	
	
	
	Os direitos econômicos e culturais cujo titular é o indivíduo.
	
	
	Os direitos civis e políticos cujo titular é o Estado.
	
	
	Os direitos à informação e ao pluralismo.
	
	
	Os direitos de liberdade, compreendendo os direitos civis, políticos.
	
	
	Os direitos de comunicação cujo títular é uma empresa.
Explicação:
São os direitos políticos que se referem à liberdade do indivíduo. Também, o indivíduo é visto como o títular destes direitos, e 
	Os direitos naturais foram concebidos como:
		
	
	direitos concedidos
	
	direitos natos
	 
	direitos inatos
	
	direitos inventados
	
	direitos conquistados
	Respondido em 30/11/2019 08:56:18
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O direito à liberdade corresponde ao direito de cada um agir sem restrições e sem coações externas enquanto for capaz de agir de modo racional. Assim, nesse caso, essa racionalidade refere-se à racionalidade:
		
	
	Jusnaturalista
 
	
	Liberal
	 
	Iluminista
	
	Romântica
	
	Renascentista
	Respondido em 30/11/2019 08:56:15
	
Explicação:
O direito à liberdade corresponde ao direito de cada um agir sem restrições e sem coações enquanto for capaz de agir de modo racional (novamente observa-se a importância que a mentalidade iluminista, que começa a surgir neste período histórico, concede à razão humana).
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Não são as leis que concedem fundamento para justificar a existência dos Direitos Humanos, pelo contrário, eles nascem de uma construção de natureza:
		
	
	Sociológica
	
	Histórica
	
	Filantrópica
	 
	Filosófica
	
	Jurídica
	Respondido em 30/11/2019 08:56:09
	
Explicação:
Não são as leis que concedem fundamento para justificar a existência dos Direitos Humanos, pelo contrário, nascem de uma construção de natureza filosófica muito consistente que afirma que esses direitos se situariam em uma posição de superioridade em relação a qualquer lei instituída por qualquer governo, pois seriam direitos que se constituiriam em um tempo anterior a qualquer organização política promovida pelos homens. Daí o fato de, em sua origem, terem sido denominados como ¿direitos naturais¿.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(Enem 2010) "Pecado nefando" era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia "tão péssimo e horrendo crime", tão contrário à lei da natureza, que "era indigno de ser nomeado" e, por isso mesmo, nefando.
NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA L. História da vida privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras. 1997 (adaptado).
O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT -Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.
Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/utimas_noticias.php?codnoticia=3871. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas
		
	
	à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
	
	a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.
	
	à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
	
	à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
	 
	a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
	Respondido em 30/11/2019 08:56:05
	
Explicação:
É uma questão que nos remete a reflexão de que ainda é preciso lutar por muitos direitos e preciso mudar culturalmente a forma de ver o mundo e a sociedade em pleno século XXI.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A internacionalização dos direitos humanos compreende que estes direitos:
		
	
	Estão necessariamente em vigor em todos os países do mundo.
	
	Precisam ser garantidos sem participação das autoridades locais.
	
	Não tem nada a ver com a obrigação dos Estados protegê-los.
	
	Ficam exclusivamente protegidos pelas organizações internacionais.
	 
	São um assunto de legitimo interesse internacional.
	Respondido em 30/11/2019 08:55:42
	
Explicação:
A internacionalização é uma característica essencial dos direitos humanos após a Segunda Guerra Mundial. Isto significa que os direitos mencionados se tornaram um assunto de legitimo interesse internacional.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O sistema especial de proteção dos direitos humanos se refere à proteção de pessoas:
		
	
	Sem emprego e renda suficiente para sobreviver.
	 
	Particularmente vulneráveis como crianças, mulheres, imigrantes etc.
	
	Que têm proteção especial das organizações internacionais.
	
	Que vivem na extrema pobreza em países em desenvolvimento.
	
	Que vivem nas regiões distantes e isolados ao redor do planeta.
	Respondido em 30/11/2019 08:55:46
	
Explicação:
O sistema especial de proteção dos direitos humanos foi criado para proteger as pessoas particularmente vulneráveis como crianças, mulheres, pessoas expostas à tortura, etc. Trata-se de especificação do sujeito de direito no contexto internacional.
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A expressão ..................... possui raiz filosófica, foram concebidos como direitos inatos, intrínsecos à própria natureza humana o que lhes garantiria uma certa superioridade sobre qualquer outro direito estabelecido.
 
		
	
	"direitos coletivos"
	
	"direitos civis"
	
	"direitos individuais"
	 
	"direitos naturais"
	
	"direitos intrínsecos"
	Respondido em 30/11/2019 08:56:00
	
Explicação:
A expressão ¿direitos naturais¿ possui raiz filosófica, foram concebidos como direitos inatos, intrínsecos à própria natureza humana o que lhes garantiria uma certa superioridade sobre qualquer outro direito estabelecido.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Como o relativismo cultural interpreta os direitos humanos?
		
	
	O fator que determina a promoção e a proteção dos direitos humanos num país é exclusivamente o Estado.
	 
	Os direitos humanos são estritamente determinados pelas condições sociais, culturais, políticas e econômicas de uma determinada sociedade.
	
	Os direitos humanos dependem completamente da vontade e da atuação dos indivíduos no local da sua promoção e proteção.
	
	Os direitos humanos não têm nada a ver com condições sociais, econômicas, culturais e políticos de uma determinada sociedade.
	
	Os direitos humanos são universais a serem implementados  numa situação específica.
	Respondido em 30/11/2019 08:55:56
	
Explicação:
O relativismo cultural defende que os direitos humanos dependem estritamente das condições culturais, sociais, políticas e econômicas em vigor numa determinada sociedade. O relativismo cultural rejeita a ideia de que os direitos humanos são universais.
	
	
	O conceito de cidadão foi elaborado pela primeira vez na:
		
	
	Na Roma Antiga.
	
	Na Índia Antiga.
	 
	Na Grécia Antiga.
	
	Na Inglaterra moderna.
	
	Na França moderna.
	Respondido em 30/11/2019 08:54:07
	
Explicação:
O conceito de cidadão foi elaborado pela primeira vez na polis grega em função do exercício da política, atividade capaz de solucionar a problemática da vida em comunidade.
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Numa sociedade, a cidadania:
Depende somente da vontade individual de respeitar e exercer os direitos civis, sociais e políticos.
	 
	Se constrói pelo proceso de socialização e pela aprendizagem de deveres e direitos civis, sociais e políticos.
	
	É dada pela própria natureza sem necessidade de aprendê-la e construí-la na vida social.
	
	Não depende das condições políticas, sociais e econômicas de uma determinada sociedade.
	
	Não tem nada a ver com democracia e igualdade de todos perante a lei.
	Respondido em 30/11/2019 08:54:18
	
Explicação:
A cidadania se constrói no processo da socialização e através da aprendizagem de deveres e direitos atribuídos ao cidadão. A socialização se refere à inclusão social e à adaptação às normas e aos valores vigentes numa determinada sociedade. Indivíduos aprendem seus deveres e direitos a serem exercidos na sua vida na sociedade.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	São os direitos que integram a esfera da autonomia individual de cada um de nós, os denominados direitos individuais como a liberdade de expressão, liberdade de ir e vir etc. São direitos que nos habilitam a vivenciar a liberdade de escolha e a liberdade de religião, por exemplo. Nesse caso, tais direitos podem ser denominados de:
 
		
	 
	Direitos Civis
	
	Direitos Especiais
	
	Direitos Econômicos
	
	Direitos Humanos
	
	Direitos Trabalhistas
	Respondido em 30/11/2019 08:54:23
	
Explicação:
Os direitos civis integram a esfera da autonomia individual de cada um de nós, sendo também chamados de direitos individuais como a liberdade de expressão, liberdade de ir e vir etc. São direitos que nos habilitam a vivenciar a liberdade de escolha e a liberdade de religião, por exemplo.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(Enem 2011) TEXTO I
A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade.
GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado).
TEXTO II
É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010.
Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, qual é a relevância dos meios de comunicação, de acordo com o Texto II, para a preservação e estabilização da Democracia?
		
	
	propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.
	
	apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.
	 
	fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.
	
	promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.
	
	orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar
	Respondido em 30/11/2019 08:54:28
	
Explicação:
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos tem os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade. Democracia, Inspirada na Epistemologia Popperiana,  ela é boa não porque represente a vontade do povo, mas porque é o sistema que mais facilita a remoção de políticas equivocadas e permite mudar governos sem violência. Para David Deutsch, as instituições se fortalecem não quando elegemos alguém, mas quando nos livramos de um dirigente e das políticas erradas que ele inevitavelmente implementou.  Os acertos, afinal, tendem a ser mantidos
 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A diferença entre o Brasil e os demais países europeus, particularmente a Inglaterra, estaria no fato de que aqui a construção da cidadania não foi conquistada ou uma construção do povo, mas o resultado de uma articulação política daqueles que estavam no exercício do poder, sem a participação popular, sem o amadurecimento das diferentes camadas da sociedade. Para muito estudiosos, os direitos de nossa cidadania foram:
		
	
	Conquistados
	
	Promulgados
	
	Adquiridos
 
	 
	Outorgados
	
	Construídos
	Respondido em 30/11/2019 08:54:49
	
Explicação:
Direitos outorgados porque, no Brasil, a construção da cidadania não foi uma articulaçoa das diversas camadas do povo, mas o resultado de uma costura política daqueles que estavam no exercício do poder, sem a participação popular, sem o amadurecimento das diferentes camadas da sociedade brasileira.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A cidadania compreende:
		
	
	A possibilidade de não respeitar e não exercer a democracia.
	
	O direito de atuar somente com base na vontade e nos seus interesses pessoais.
	
	Os direitos sem nenhuma obrigação de observar e respeitar as exigência da vida social.
	
	A reivindicação dos direitos sem cumprir os deveres estabelecidos pela sociedade.
	 
	Os deveres e os direitos civis, sociais e políticos atribuídos a um indivíduo que vive numa sociedade.
	Respondido em 30/11/2019 08:55:15
	
Explicação:
A cidadania se define em termos de deveres e direitos civis, sociais e políticos, estabelecidos dentro de uma sociedade. Indivíduos exercem sua cidadania por respeitar e cumprir os deveres e direitos mencionados.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(Enem 2014)                                              
TEXTO l
Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).
 
TEXTO II
Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.
Comparando os textos l e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)
		
	
	participação política.
	
	local de nascimento.
	
	grupo de parentesco.
	
	acúmulo de riqueza.
	 
	prestígio social.
	Respondido em 30/11/2019 08:55:05
	
Explicação:
A cidadania em Atenas era conhecida pela participação dos atenienses na gestão da Polis, considerando que na experiência democrática ateniense, o número de cidadãos, aqueles que tinham o direito de representar os interesses da Polis era diminuto em relação a totalidade da população, pois os escravos, mulheres e estrangeiros , não tinham o direito de participar das assembleias, assim somente os entendidos (cidadãos) é que podiam participar e se manifestar sobre os problemas da polis.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São formas de exercício de cidadania, exceto:
		
	
	Votar nas eleições presidencias
	
	Realizar trabalhos voluntários em hospitais
	
	Participar de associações de bairro
	 
	Contribuir para previdência privada
	
	Participar de campanhas contra violência infantil
	Respondido em 30/11/2019 08:55:10
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	O utilitarismo afirma que a felicidade compreende:
		
	
	O amor incondicional em relação ao outro.
	
	A ausência do dor e as boas
condições de vida.
	
	O alcance da gloria na vida de uma pessoa.
	
	A maior possível riqueza a ser alcançada.
	 
	O prazer a a ausência de dor.
	Respondido em 30/11/2019 08:52:48
	
Explicação:
O utilitarismo defende que as ações estão certas na medida em que promovem a felicidade. Produzir a maior felicidade é a base da ética utilitarista. A felicidade é definida em termos de prazer e ausência de dor. As ações são vistas com certas no sentido de promover a prazer e a ausência de dor.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Produzir a maior felicidade que nós pudermos, é o principio da ética:
		
	
	Naturalista.
	
	Empirista.
	
	Racionalista.
	
	Idealista.
	 
	Utlitarista.
	Respondido em 30/11/2019 08:52:55
	
Explicação:
O utilitarismo estabeleceu o princípio da utilidade de que Produzir a maior felicidade que nós pudermos é fundamental, visto que o utilitarismo baseia-se na maximização do prazer em razão da minimização da dor. O principio que aponta ser a felicidade importante, significa que o prazer deve sobrepujar a dor. Assim, o caráter moral de uma ação depende da felicidade que ela produz para as pessoas.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O ---------------------------- analisa as consequências de uma ação para julgar, se determinada conduta é boa ou não para alcançar a felicidade das pessoas envolvidas.
		
	
	materialismo
	
	caminho de uma autonomia da vontade livre
	
	estoicismo
	 
	utilitarismo
	
	epicurismo
	Respondido em 30/11/2019 08:53:08
	
Explicação:
O utilitarismo analisa as consequências de uma ação para julgar, se determinada conduta é boa ou não para alcançar a felicidade das pessoas envolvidas.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O caráter moral de uma ação depende das suas consequências na medida em que trazem felicidade para pessoas e não infelicidades. Esta afirmação pode ser atribuída à ética:
		
	
	Deontológica.
	
	Hedonista.
	
	Empirista.
	
	Racionalista.
	 
	Utilitarista.
 
	Respondido em 30/11/2019 08:53:13
	
Explicação:
Para o utilitarismo, as consequências produzidas por uma ação determinam o seu caráter moral, ou o ato moral. Tais consequências são definidas em termos de felicidade que elas trazem para as pessoas. Nesse sentido, a medida que as consequências do ato moral trazem ou não felicidade, este é o critério de uma ação ser vista como moral ou não.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Essa escola dentro da Ética, também conhecida como ecoética ou ecofilosofia, abrange o campo de questões que tem por objeto as relações que o ser humano mantém com a natureza. E assim busca investigar maneiras de ser e agir que respeitem a dignidade humana em sintonia com a dignidade de todos os seres vivos e a integridade da biosfera. Por quê? Porque há uma grande contradição no mundo contemporâneo que desencantou o projeto iluminista: apesar de todo suposto avanço tecnológico, enfrentamos as poluições, a escassez de bens valiosos como a água, o desaparecimento da diversidade biológica em determinados lugares, a produção de materiais tóxicos etc. Dessa forma, o texto se refere ä:
		
	
	Ética Humanista.
	 
	Ética Ambiental
	
	Bioética
	
	Ética Preservacionista
	
	Ética Conservacionista
 
	Respondido em 30/11/2019 08:53:22
	
Explicação:
A ética ambiental, também conhecida como ecoética, ética do meio ambiente ou até ecofilosofia, abrange o campo de questões que tem por objeto as relações que o ser humano mantém com a natureza e os seus elementos.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Toda doutrina para a qual o conhecimento só pode ser alcançado mediante a experiência sensorial, opondo-se, assim, a todo racionalismo e a toda transcendência metafísica, é chamada de ?
		
	
	c)Behavorismo
	
	d)Iluminismo
	
	e)Marxismo.
	
	b)Ceticismo
	 
	a)Empirismo
	Respondido em 30/11/2019 08:53:30
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O autor que destacou o utilitarismo para a ética filosófica foi:
		
	
	Schopenhauer
	
	Nietzsche
	
	Locke
	
	Rousseau
	 
	Bentham
	Respondido em 30/11/2019 08:53:37
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Esse filósofo foi discípulo de Bentham, mas se distanciou deste em relação ao uso do conceito de felicidade, no lugar do controvertido termo ¿prazer¿, que poderia ser reduzido a prazeres vulgares numa percepção materialista. Para esse filósofo, a moral vincula-se ao cumprimento de regras em termos utilitaristas, ou seja, devemos obedecer às regras que demonstraram, através da experiência, que foram capazes de produzir ¿a maior felicidade ao maior número de pessoas¿. Não devemos buscar regras dogmáticas, mas poderemos ter um resultado diferente em cada caso. Nesse caso, o filósofo a que o texto se refere chama-se:
		
	
	Adam Smith
	
	Thomas Hobbes
	
	Thomas Jefferson
	
	David Ricardo.
	 
	John Stuart Mill
	Respondido em 30/11/2019 08:53:44
	
Explicação:
"Mill, John Stuart (1806-1873) 0 filósofo e economista inglês (nascido cm Londres) .John Stuart Mill sempre esteve preocupado com a reforma e a melhoria das condições de vida dos homens. Toda a sua vida foi pautada por uma intensa atividade: fundou revistas, círculos de estudos e foi membro do Parlamento. Seus livros principais são: System of Logic (Sistema de lógica, 1843). Essays on Some Unsettled Ouestions on Political Economy (Ensaios sobre algumas questões não-resolvidas de economia política, 1844), Principles of Political Economy (Princípios de economia política. 1848). Utilitarianism (Utilitarismo, 1863). E considerado um dos primeiros a elaborar as chamadas leis da prova ou da pesquisa científica: expôs as quatro regras fundamentais do método experimental. já anunciadas por Francis *Bacon: concordância. diferença, resíduos e variações concomitantes. Retomou de *Bentham o princípio segundo o qual o interesse e o prazer constituem as molas da conduta humana, para elaborar uma moral utilitarista: do ponto de vista da moral. a utilidade é o principal critério da atividade humana: não há em nós uma consciência moral capaz de designar o bem e portadora de principios de ação; o bem e o mal são uma questão de experiência; a reflexão moral se funda no fato de que os homens são seres sociais: os sentimentos morais fundamentais são a simpatia e a fraternidade'.
Dicionário de filosofia de Marcondes e Japiassu. 
	O imperativo categórico, conceito singular da ética elaborada por Kant, se refere à ideia do cumprimento:
		
	
	Das promessas dadas a outras pessoas.
	
	Das boas intenções por puro dever.
	
	Das boas intenções pessoais.
	
	Das leis naturais que determinam a vida humana.
	 
	Dos princípios morais do dever por puro dever. 
	Respondido em 30/11/2019 08:51:46
	
Explicação:
O termo 'imperativo categórico' se refere à obrigatoriedade de cumprir incondicionalmente os princípios morais estabelecidos pela razão. Isso significa que tais princípios devem ser cumpridos por puro dever.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O conceito de dever em Kant está relacionado a:
		
	
	Subjetividade
	 
	Conduta
	
	Sabedoria
	
	Igualdade
	
	Liberdade
	Respondido em 30/11/2019 08:51:52
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Kant foi um pensador que investigou os problemas do eu tempo, por isso podemos afirmar que o século XVIII encontrou em sua filosofia a defesa mais contundente em favor de um elemento fundamental que se tornou central na construção da sociedade moderna. Cumpre dizer, também, que o filósofo se situou dentro da atmosfera
intelectual que caracterizou o iluminismo alemão, cujo lema era Sapere Aude, expressão de Horácio que designa: ouse saber. Podemos ainda pensar no lema do iluminismo como aquele que valorizava esse elemento central em que consiste fazer uso público da razão em todas as questões. Esse elemento central que marca o pensamento ético-político de Kant é:
		
	
	A  dignidade
	
	A igualdade
	 
	A liberdade
	
	A cidadania
	
	A virtude
	Respondido em 30/11/2019 08:51:58
	
Explicação:
Essa nova maneira de filosofar apresentada por Kant reivindicava como pressuposto fundamental a liberdade, e essa liberdade significa fazer uso público da razão em todas as questões sem a direção de outrem, isto é, expressar opiniões sobre todas as coisas em público. 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação às temáticas da vontade moral, da autonomia e da heteronomia no pensamento kantiano, podemos afirmar que:
		
	
	B - A heteronomia se constitui em um atributo da vontade que é determinada, pelo simples desejo de que uma determinada norma, de que uma determinada lei seja respeitada por si, pela convicção de seu caráter benéfico.
	 
	Se por autonomia se entende a faculdade de dar leis a si mesmo, é certo que a vontade moral é por excelência uma vontade autônoma.
	
	C - A vontade moral é aquela que não obedece a outra lei a não ser à lei moral e não se deixa determinar por certas inclinações ou por cálculos interessados.
	
	D - A autonomia da vontade, segundo Kant, ela é sempre definida por algo que vem "de fora", por algo que a determinada externamente.
	
	E - A moral, no pensamento kantiano, é determinada pela indistinção entre autonomia e heteronomia da vontade moral.
	Respondido em 30/11/2019 08:52:05
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Kant, os princípios morais estão baseados:
		
	 
	Na razão.
	
	Nos desjos.
	
	Nos sentimentos.
	
	Na intuição.
	
	Na natureza.
	Respondido em 30/11/2019 08:52:08
	
Explicação:
Como a capaciddae que define o ser humano é a razão, ela vistoa por Kant como a base dos principios morais. Tais principios são universais na atuação humana.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Questão Considerando que Kant foi um pensador que investigou o seu tempo. Diante disso podemos afirmar que Ele encontrou em sua filosofia um elemento fundamental na construção do Estado contemporâneo. Qual foi essa defesa contundente,?
		
	
	b)Da divisão dos trabalhos
	
	c)Da intolerância religiosa
	
	a)Da Indistinção de classes sociais
	
	e)Da tolerância religiosa
	 
	d)Da Liberdade
	Respondido em 30/11/2019 08:52:16
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Immanuel Kant elaborou sua ética em relação:
		
	
	Aos desejos.
	
	Ao poder.
	 
	À subjetividade.
	
	Aos bons sentimentos.
	
	À política.
	Respondido em 30/11/2019 08:52:23
	
Explicação:
Segundo Kant, a ética está relacionada com o ser humano enquanto sujeito, isso porque a razão estabelece os princípios morais que regulam o comportamento moral.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Kant formulou um princípio norteador para as máximas do agir, exatamente porque o ser humano não tem uma boa vontade como algo congênito. Esse princípio é um tipo de imperativo não visa à finalidade prática, nem se vincula a determinados objetivos, mas liga-se ao cumprimento da lei por puro dever. Trata-se de uma fórmula sem conteúdo específico a ser aplicada sempre que necessitamos verificar a moralidade das máximas de nossas ações. Esse princípio foi denominado de imperativo:
		
	
	Imperativo Hipotético
	
	Imperativo Moral
	
	Imperativo Prático
	 
	Imperativo Categórico
	
	Imperativo Político
	Respondido em 30/11/2019 08:52:31
	
Explicação:
Imperativo categórico.
"Imperativo (lat. imperativus, de imperare: comandar) Proposição que exprime uma ordem condicional ou categórica. 1. Imperativo categórico: princípio ético for-mal da razão prática, absoluto e necessário, fundamento último da ação moral, segundo Kant, expresso pela seguinte fórmula: "Age de tal forma que a norma de tua conduta possa ser tomada como lei universal."
Dicioário básico de filosofia - Japiassu-Marcondes
	
	
	Leia o fragmento abaixo:
"Os homens não são maus, mas submissos aos seus interesses... Portanto, não é da maldade dos homens que é preciso se queixar, mas da ignorância dos legisladores que sempre colocam o interesse particular em oposição ao geral. [...] Até hoje, as mais belas máximas morais não conseguem traduzir nenhuma mudança nos costumes das nações. Qual é a causa? É que os vícios de um povo estão, se ouso falar, escondidos no fundo de sua legislação." (Helvetius) Quais são as ideias principais contidas no fragmento acima?
		
	 
	Os homens buscam seus interesses e isso não significa que eles sejam maus.
	
	Não há nenhuma relação entre as leis e os costumes, pois sãos os homens que fazem as leis que os beneficiam.
	
	Para limitar os interesses humanos particulares, é preciso haver leis que prefiram os interesses gerais.
	
	O homem é lobo do homem.
	
	Há uma relação entre as leis e os costumes, pois as leis permitem ou impedem que os homens cometam erros.
	Respondido em 30/11/2019 08:44:46
	
Explicação:
texto
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Aristóteles escreve duas obras importantes para seus discípulos. A primeira é a Ética a Nicômaco que investiga os aspectos morais das ações humanas etc., ao passo que a segunda, a Política, examina as instituições políticas para os fins da associação dos homens em comunidades. Nesse caso, assinale a alternativa que, corretamente, corresponda às finalidades da ética e da política:
		
	
	A ética visa o homem esperançoso, enquanto a política visa o bom revolucionário.
	
	A ética visa o homem honesto, enquanto a política visa o homem probo.
	 
	A ética visa o homem virtuoso, enquanto a política visa o bom cidadão.
	
	A ética visa o bom cidadão, enquanto a política visa o homem virtuoso.
	
	A ética visa o homem educado, enquanto a política visa o bom contribuinte.
	Respondido em 30/11/2019 08:45:33
	
Explicação: A ética e a política integram, portanto, o que o filósofo chamou de ¿ciências práticas¿, que estudam a conduta humana, a construção do homem virtuoso e, consequentemente, do cidadão. Por quê? Porque o pensamento filosófico de Aristóteles relacionou o homem moralmente bom com o bom cidadão.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para Aristóteles, a finalidade do ser humano é alcançar um bem. Porém, há muitos bens possíveis, no entanto, segundo este filósofo, há um bem maior que é a:
		
	
	Riqueza
	 
	Felicidade
	
	Alegria
	
	Prosperidade
	
	Beatitude
	Respondido em 30/11/2019 08:46:02
	
Explicação:
Aristóteles considerou a felicidade como o maior bem, assim a finalidade da vida humana. Essa felicidade seria o florescimento de uma vida boa, ou seja, bem-sucedida e afortunada, o que significa dizer que o conceito deve ser entendido no horizonte da cultura grega de seu tempo. O conceito de felicidade aparece, portanto, em Aristóteles, numa relação íntima com a ética, pois a felicidade estaria vinculada a uma função da alma.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na teoria ética aristotélica, a felicidade está vinculada a(o), exceto:
 
		
	
	a prática das virtudes.
 
	
	ao exercício intelectual.
 
	
	praticar a meditação filosófica. 
 
	 
	aos fins que justificam os meios.
	
	viver numa sociedade justa.
 
	Respondido em 30/11/2019
08:47:01
	
Explicação:
"Dos filósofos gregos, Aristóteles (384-322a.C.), como sistematizador da ética, pondera que ela tem por fim investigar a  ¿virtude¿ enquanto grande bem. Para ele, o homem virtuoso mergulha na integralidade do desenvolvimento das suas faculdades, tendo a virtude como justo meio, a reta razão como suporte da mediania".
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(Enem 2010) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).
O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como
		
	
	aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.
	 
	instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
	
	meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
	
	mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
	
	parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
	Respondido em 30/11/2019 08:49:06
	
Explicação:
A Ética é um saber de origem filosófica que orienta a conduta humana, mostrando o que é certo ou errado de acordo com os valores contemplados pela sociedade contemporânea , onde o ato se realiza, ela será sempre a orientadora e avaliadora dos atos morais, por isso é objetiva e atemporal .
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O homem é ¿zoon politikón¿ (¿animal político¿). A qual filósofo grego pertencem estas palalvras?
 
		
	
	Sócrates.
	
	Plataõ.
	 
	Arisóteles.
	
	Hipias.
	
	Demócrito.
	Respondido em 30/11/2019 08:49:32
	
Explicação:
 
São as palavras de Aristóteles. Ele usou estas palavras para descrever o homem caracterizado pela racionalidade e necessidade de participar da política da pólis grega (cidade-estado).
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em que consiste a via prudencial na busca de uma vida virtuosa?
		
	
	Dominar a teoria sobre a relação individuo-sociedade.
	 
	Procurar o equilíbrio entre a vida social e pessoal.
	
	Somente agir a partir da sua vontade e dos seus sentimentos.
	
	Negligenciar comletamente a vida pessoal em relação a vida social.
	
	Mostrar a boa vontade nas relações sociais.
	Respondido em 30/11/2019 08:51:23
	
Explicação:
Na busca da vida virtuosa, trata-se de equilibrar os dois aspectos da vida humana: social e pessoa. É a via prudencial no sentido de que uma pessoa tem que identificar o ponto de equilíbrio mencionado. Este ponto não fica igual para os todas as pessoas.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação à temática da ética, do conhecimento, da felicidade e da virtude no pensamento aristotélico, é possível afirmar que:
		
	 
	A - Para Aristóteles, não é somente o conhecimento do que venha a ser justo ou injusto que é capaz de fazer o indivíduo mais ou menos virtuoso em termos práticos ¿ há que se interrogar qual é o fim (o objetivo) da ação humana.
	
	C - De acordo com Aristóteles, o bem, a felicidade que atinge o indivíduo deve ser usufruída exclusivamente por ele, sem qualquer preocupação com a sociedade em seu entorno.
	
	B - A virtude, segundo Aristóteles, significa tão somente contemplação e reflexão, sendo, portanto, virtuoso, o homem que busca a ascese, sem qualquer pretensão a um "ativismo social".
	
	D - A práxis aristotélica, como fundamento das reflexões éticas, ela se constitui como um ideal a ser perseguido, tal como a utopia platônica.
	
	E - Um dos postulados fundamentais da teoria política de Aristóteles é aquele que afirma que a realização plena do homem se dá única e exclusivamente em termos individuais.
	Respondido em 30/11/2019 08:50:41
	
	
	1a Questão
	
	
	
	Campo do saber teórico que investiga ou explica tipos de experiências humanas ou formas de comportamentos dos homens, o da moral, considerado, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade. O valor desse universo filosófico como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescreve ou recomenda com vistas às ações em situações concretas. Nesse caso, assinale abaixo, o campo do saber filosófico que investiga o mundo moral:
		
	 
	 Ética
	
	Religião
	
	Moral
	
	Ciência
	
	Filosofia
 
	Respondido em 30/11/2019 08:30:36
	
Explicação:
Ética é um ramo da Filosofia que consiste em investigar as ações humanas no marco da moralidade, preocupando-se com os sentidos de virtude, justiça, bem, amizade, liberdade, felicidade etc. Sendo a Ética um campo do saber que investiga os atos morais, a moral, por sua vez, é objeto de pesquisa da ética, portanto, moral, ao contrário da Ética que é um saber teórico, significa conjunto de princípios e regras que organiza as relações humanos no marco dos valores válidos do grupo social. Por fim, enquanto moral prescreve condutas humanas, Ética é um sistema investigativo sobre o universo moral.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O célebre filósofo parte da ideia segundo a qual a Ética possui raízes no fato moral que configura, por sua vez, num sistema de regulamentação das relações entre pessoas de uma determinada comunidade. A sua obra intitulada Ética é considerada referência básica para o estudos desse campo da Filosofia. Nesse caso, o texto se refere ao filósofo:
		
	
	John Rawls
	
	José Paulo Netto
	 
	Sanchez Vázquez
	
	Jean Paul Sartre
	
	Paul Singer
	Respondido em 30/11/2019 08:31:32
	
Explicação:
Adolfo Sánchez Vázquez (1915 ¿ 2011) foi um filósofo, professor e escritor espanhol. Viveu exilado no México. Nasceu em Algeciras, Província de Cádiz. Estudou filosofia na Universidade de Madrid. Foi para o México, em 1939, juntamente com outros companheiros intelectuais da época em busca de exílio, pois a Espanha enfrentava uma guerra civil, durante a Segunda República. Na Universidade Nacional Autônoma do México, obteve doutorado em Filosofia, conceituando-se em professor emérito da instituição. Foi também presidente da Associação Filosófica do México e membro do Conselho de Ciências do Governo (Consejo Consultivo de Ciencias de la Presidencia de la República).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Adolfo_S%C3%A1nchez_V%C3%A1zquez
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo Adolfo Vázquez, há uma área filosófica de investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, isto é, o fenômeno moral, considerado na sua totalidade, diversidade e variedade.  O valor desta área filosófica está naquilo que explica e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas. De acordo com a observação de Vázquez, este ramo da filosofia é denominado de:
 
		
	
	Epistemologia
	
	Lógica
	
	Política
	 
	Ética
	
	Gnosiologia
 
	Respondido em 30/11/2019 08:32:45
	
Explicação:
Ética (gr. ethike, de
ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever. natureza do bem e do mal, o valor da consciencia moral etc.), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas, Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme à sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida cm comum justa e harmoniosa.
Dicionário básico de filosofia (Danilo Marcondes e Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Zahar Editor). 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Aristóteles usou o termo etiké para designar:
		
	
	A prática cotidiana a ser usada para melhorar a vida cotidiana.
	
	O estudo das leis morais como a parte da mundo natural.
	
	A busca de uma política em favor do bem-estar da pólis.
	 
	O estudo racional sobre o fenômeno moral.
	
	As normas e princípios que determinam o comportamento moral.
 
	Respondido em 30/11/2019 08:34:05
	
Explicação:
 
O estudo das leis morais como a parte do mundo natural.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Vázquez, a ética se divide em três áreas, a saber: o sentido básico ou descritivo de ética, que está ligado ao significado etimológico do termo grego ethos, que designa costumes, hábitos e práticas de uma cultura, exemplo, os temos ethos europeu, o ethos brasileiro etc.; o sentido reflexivo ou filosófico que envolve as teorias ou concepções éticas tais como a ética aristotélica, a ética kantiana, o utilitarismo etc.; o terceiro e último é o sentido prescritivo de ética, segundo o qual a ética estaria ligada a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres. Nesse caso, temos como bons exemplos desde a ética cristã até os códigos de ética das profissões, por exemplo. Nesse caso, assinale a alternativa correta que indica o outro nome que figura ao lado do sentido prescritivo:
		
	 
	Normativo
	
	Assertivo
	
	Punitivo
	
	Justificativo
	
	Codificante
 
	Respondido em 30/11/2019 08:34:27
	
Explicação:
Normativo, ao lado do prescritivo está ligado a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres. Nesse caso, temos como bons exemplos desde a ética cristã até os códigos de ética das profissões, por exemplo.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A partir desta expressão: Aos amigos tudo, aos inimigos a lei, considere as afirmativas abaixo e marque a correta.
		
	
	A ética não se aplica a este ditado popular.
	
	Trata-se de um ditado popular que visa punir todos de forma ética e igualitária.
	
	A moral não se aplica a esta expressão.
	 
	Estão presentes questões sobre ética e moral nesta expressão.
	
	Está de acordo com um princípio religioso de justiça.
	Respondido em 30/11/2019 08:39:23
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens". Como definimos a moral?
		
	
	É uma interpretação a vida social.
	
	É uma visão filosófica que defende que as diferenças entre culturas.
	
	É uma autonomia da vontade livre.
	 
	São os hábitos e os costumes de uma determinada sociedade.
	
	São um conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais.
	Respondido em 30/11/2019 08:40:23
	
Explicação:
A Ética é uma área da filosofia, assim como a política, a estética, a lógica entre outras, o filósofo é aquele que reflete sobre os valores morais de uma determinada sociedade ou época. Busca explicar como se organizam moralmente e harmonizam em conjunto através dos valores morais (Moral) toda uma sociedade ou cultura, daí podem fundamentar teoricamente seus discursos com conceitos bem definidos. 
Vásquez no século XX, mostra que além da filosofia ter esse papel, também as ciências particulares como a Antropologia, a Sociologia, a Psicologia, a História... também podem exercer tal posição, então não só os filósofos, mas o antropólogos, os sociólogos, os psicólogos, os historiadores podem exercer essa atividade intelectual. É o que acontece hoje com o sociólogo Bauman quando escreve sob o conceito de Modernidade Líquida para descrever como lidamos com os nossos parentes, em nossas relações comerciais, intersubjetivas etc.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O que afirma o relativismo moral?
		
	 
	Não existem princípios e regras morais universais a serem aplicados a todos.
	
	Os princípios morais precisam ter o caráter absoluto para poder exercer sua função.
	
	O comportamento moral depende  das leis da natureza.
	
	As leis estabelecidas pelo Estado determinam o comportamento moral.
	
	A moral não tem nada a ver com condições culturais e sociais específicas.
	Respondido em 30/11/2019 08:40:55
	
Explicação:
O relativismo moral é a concepção que afirma que não há normas e princípios universais aplicáveis a todos. Princípios e normas dependem somente das condições especificas e particulares de uma cultura, sociedade até individuo.
	O que a metáfora platônica da caverna representa em nosso mundo material ou mundo sensível?
		
	
	Significa a falta de interpretação das pessoas perante a realidade visualizada;
	
	Representa que as imagens de cópias imperfeitas são as verdadeiras ideias;
	
	A caverna seria a nossa casa e as imagens o mundo fora dela;
	 
	Representa o nosso campo de existência, o mundo de nossas experiências;
	
	Significa que o ser humanos fica preso ao seu conhecimento, sem abertura a novos conhecimentos;
	Respondido em 30/11/2019 08:19:46
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Podemos pensar que a reflexão nos conduz a algumas ideias: em primeiro lugar, trata-se de um exercício interpretativo na tentativa de se compreender as razões ou motivos que fundamentam pensamentos e ações; em segundo lugar, possibilita a redefinição de ideias, assim como outras concepções à luz de novos tempos. Em terceiro lugar, é uma atitude que nos liga ao outro porque somos seres comunicativos, logo, mediados pela linguagem. Não há como existir sem estar no horizonte da alteridade, e a linguagem significa essa proximidade com o outro. Nesse caso, esse exercício interpretativo é estudado filosoficamente pela:
		
	
	Metafísica
	 
	Hermenêutica
	
	Lógica
	
	Linguística
	
	Gnosiologia
	Respondido em 30/11/2019 08:21:16
	
Explicação:
Hermenêutica (interpretar) 1. Termo originalmente teológico, designando a metodologia própria à interpretação da Bíblia: *interpretação ou exegese dos textos antigos, especialmente dos textos bíblicos. 2. 0 termo passou depois a designar todo esforço de interpretação científica de um texto difícil que exige urna explicação. No século XIX, vinculou o termo hermenêutica à filosofia da compreensão vital: as formas da cultura, no curso da história, devem ser apreendidas através da experiência íntima de um sujeito; cada produção espiritual é somente o reflexo de uma cosmovisão e toda filosofia é uma filosofia de vida. 3. Contemporaneamente, a hermenêutica constitui uma reflexão filosófica interpretativa ou compreensiva sobre os símbolos e os mitos em geral.
Dicionário básico de filosofia (Danilo Marcondes e Hilton Japiassú, Zahar Editor, 2006). 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As indagações fundamentais
em torno das quais se configura a ATITUDE FILOSÓFICA ("o que é?", "como é?", "por que é?") devem se mostrar sistemáticas, não se realizando nem ao acaso e muito menos de acordo com preferências e opiniões pessoais.  Assim, no que se refere às relações entre a atitude e a reflexão filosóficas, é possível afirmar que:
		
	 
	B - A reflexão filosófica traduz a necessidade de compreensão, por parte da Filosofia, de nossa capacidade de conhecer e de pensar.
	
	C - A reflexão filosófica, por ser radical, refere-se ao conhecimento do mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele.
	
	E - Ao perguntar "o que é?", a atitude filosófica se põe a interrogar e refletir como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo.
	
	D - Ao perguntar "como é?", a atitude filosófica se põe a interrogar e refletir porque algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor, de um comportamento.
	
	A - A atitude filosófica e a reflexão filosófica encontram-se claramente dissociadas, na medida em que a reflexão filosófica encontra-se voltada para a compreensão do mundo por meio do conhecimento do senso comum.
	Respondido em 30/11/2019 08:22:19
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para Platão, a filosofia é uma forma de saber que possui um caráter essencialmente: (Fonte: SEEDUC - RJ - CEPERJ ¿ 2015, com adaptações)
		
	
	teológico
	
	transcendental
	
	mitológico
	 
	reflexivo
	
	político
	Respondido em 30/11/2019 08:23:07
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Discípulo de Sócrates, esse filósofo nos ofereceu importantes diálogos que nos permitem experimentar o pensamento reflexivo em seu acontecer. São diálogos porque a presença do outro é indispensável para o reconhecimento dos nossos limites e do desenvolvimento da autoconsciência de si. A autoconsciência de si desvela a nossa condição como seres de relação, inseridos numa sociedade, que, por sua vez, interfere em nossa própria construção como sujeitos pensantes e no despertamento para a postura crítica, elementos que viabilizam a construção e a manutenção de uma democracia efetiva. Esse filósofo do qual o texto se refere chama-se:
		
	 
	Platão
	
	Parmênides
	
	Zenão
	
	Epicuro
	
	Aristóteles
	Respondido em 30/11/2019 08:24:22
	
Explicação:
Platão (427-348 a.C.), filósofo grego, discípulo de Sócrates, deixou Atenas depois da condenação e morte de seu mestre (399 a.C.) Peregrinou doze anos. Conheceu, entre outros, os pitagóricos. Retornou à Atenas em 387 a.C, com 40 anos, procurando reabilitar Sócrates, de quem guardava a memória e o ensinamento. Retomou a teoria de seu mestre sobre a ideia, e deu-lhe um sentido novo: a ideia é mais do que um conhecimento verdadeiro: ela é o ser mesmo, a realidade verdadeira, absoluta e eterna, existindo fora e além de nós, cujos objetos visíveis são apenas reflexos. A doutrina central de Platão é a distinção de dois mundos: o mundo visível, sensível ou mundo dos reflexos, e o mundo invisível, inteligível ou mundo das ideias. A essa concepção dos dois mundos se ligam as outras partes de seu sistema: a) o método é a dialética, consistindo em que o espírito se eleve do mundo sensível ao mundo verdadeiro, o mundo inteligível, o mundo das ideias; ele se eleva por etapas, passando das simples aparências aos objetos, em seguida dos objetos às ideias abstratas e, enfim, dessas ideias às ideias verdadeiras que são seres reais que existem fora de nosso espírito; b) a teoria da reminiscência: vivemos no mundo das ideias antes de nossa encarnação em nosso corpo atual e contemplamos face a face as ideias em sua pureza; dessa visão, guardamos uma mudança confusa; nós a reencontramos, pelo trabalho da inteligência, a partir dos dados sensíveis, por "reminiscência"; c) a doutrina da imortalidade da alma.
Dicionário básico de filosofia (Danilo Marcondes e Hilton Japiassú, Zahar Editor, 2006). 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo o estudioso, Jaime Paviani, ¿A filosofia de Platão nasce de perguntas e de respostas contextualizadas, do exame refutativo, (...) da busca da verdade e do desejo de livrar o homem dos sofismas e da falsa retórica¿. Platão nos ofereceu importantes diálogos que nos permitem experimentar o pensamento reflexivo em seu acontecer. Um dos diálogos mais importantes deste filósofo foi intitulado:
		
	
	Crítica da razão pura
	
	Ética a Nicômaco
	
	Contrato Social
	 
	República
	
	Emílio ou Sobre a Educação
	Respondido em 30/11/2019 08:25:34
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens que se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se. (Maquiavel, N. O Príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991).  A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser
		
	
	Sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.
	
	Possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.
	
	Naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.
	
	Munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
	 
	Guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
	Respondido em 30/11/2019 08:27:56
	
Explicação:
texto
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A diferença entre os sofistas, de um lado, e Sócrates e Platão, de outro, é dada pelo fato de que os sofistas aceitam a validade das opiniões e das percepções sensoriais e trabalham com elas para produzir argumentos de persuasão, enquanto Sócrates e Platão consideram as opiniões e as percepções sensoriais, ou imagens das coisas, como fonte de erro, mentira e falsidade, formas imperfeitas do conhecimento que nunca alcançam a verdade plena da realidade (fonte: IF/MT ¿ 2015 com adaptações). Com base nessa afirmativa, assinale a opção CORRETA.
		
	
	O mundo sensível ou mundo das ideias era o lugar das formas puras, segundo os sofistas.
	 
	Os sofistas eram considerados por Sócrates e Platão, como os algozes dos prisioneiros no mito da caverna.
	
	Os sofistas eram filósofos que lidavam com o conhecimento verdadeiro.
	
	Os sofistas eram filósofos que valorizavam o mundo das ideias.
	
	Platão e Sócrates foram importantes sofistas.
	São condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia:
		
	
	A invenção da moeda
	
	As viagens marítimas
	 
	Todas estão corretas
	
	A invenção do calendário
	
	O surgimento da vida urbana
	Respondido em 30/11/2019 08:11:23
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sentimos que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação, ao contrário, assemelha-se à fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de todas as preocupações. (SCHOPENHAUER, A. Aforismo para a sabedoria da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2005.) O trecho destaca uma ideia remanescente de uma tradição filosófica ocidental, segundo a qual a felicidade se mostra indissociavelmente ligada à
		
	
	liberdade de expressão religiosa.
	 
	administração da independência interior.
	
	fugacidade
do conhecimento empírico.
	
	a consagração de relacionamentos afetivos.
	
	busca de prazeres efêmeros.
	Respondido em 30/11/2019 08:12:26
	
Explicação:
texto
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quanto ao surgimento e história da filosofia, é possível afirmar:
		
	
	Não guarda uma relação com a ciência.
	
	Não guarda relação com a lógica.
	
	Nasce a partir do pensamento científico
	
	É concebida pelo pensamento mítico.
	 
	Corresponde ao nascimento do pensamento racional.
	Respondido em 30/11/2019 08:13:03
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá. (KANT, l. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo. Abril Cultural, 1980.) De acordo com a moral kantiana, a "falsa promessa de pagamento" representada no texto:
		
	
	Assegura que a ação seja aceita por todos a partir livre discussão participativa.
	
	Materializa-se no entendimento de que os fins da ação humana podem justificar os meios.
	
	Permite que a ação individual produza a mais ampla felicidade para as pessoas envolvidas.
	 
	Opõe-se ao princípio de que toda ação do homem possa valer como norma universal.
	
	Garante que os efeitos das ações não destruam a possibilidade da vida futura na terra.
	Respondido em 30/11/2019 08:15:10
	
Explicação:
texto
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No caminhar histórico da filosofia, ela surgiu como uma forma de organização da vida, um conhecimento prático que se transformou em conhecimento racional, abstrato e universal, assim, na tarefa de organização da vida urbana, os gregos inventaram?
		
	
	Ciência e Sociedade;
	 
	Ciência e a política;
	
	Política e Agricultura;
	
	Sociedade e agricultura;
	
	Religião e Política;
	Respondido em 30/11/2019 08:16:00
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Tales como o iniciador do pensamento filosófico. Esse novo pensamento nasceu da insatisfação com a explicação sobre o mundo ofertada pelo mito. O que os primeiros filósofos queriam era explicar o mundo natural baseado em causas naturais, por isso foram considerados naturalistas.Para Aristóteles,qual o filósosfo,que teria dado o início ao pensamento filosófico?Marque a resposta correta:
		
	
	Zeus
	
	Kant
	 
	Tales
	
	Platão
	
	Aristóteles
	Respondido em 30/11/2019 08:16:41
	
Explicação:
Segundo Aristóteles, Tales foi o primeiro filósofo porque estabeleceu um princípio do qual tudo parte, a água, além de oferecer uma explicação fora do sistema mítico.  
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os pré-socráticos construíram a tese segundo a qual existe um princípio originário que teria gerado o mundo e todos os seres. Podemos visualizar essa ideia quando os jornais informam sobre uma nova teoria científica acerca da origem do universo desenvolvida por algum astrofísico, por exemplo. Esse princípio primordial foi denominado de:
		
	
	Praxis
	 
	Arché
	
	Cosmos
	
	Logos
	
	Philos
	Respondido em 30/11/2019 08:17:28
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os primeiros filósofos, estudiosos da natureza, buscando uma explicação casual dos processos e fenômenos naturais, traz um termo da dinâmica da vida, da natureza. Essa é a descrição de qual termo:
		
	
	logos;
	
	cosmos;
	 
	physis;
	
	refletir;
	
	arché;
	Respondido em 30/11/2019 08:18:10
	
	
	1a Questão
	
	
	
	A Filosofia se baseia na razão, no raciocínio lógico, na decisão racional, ou seja, na medida racional. Por conseguinte, podemos entender que RACIONALIZAR designa:
		
	
	Buscar compreender, investigar ou tratar algo de maneira assistemática.
	
	Buscar compreender, analisar ou tratar algo de maneira subjetiva.
	
	Buscar entender, analisar ou investigar algo de maneira emocional.
	
	Buscar entender, desvelar ou investigar algo de maneira ametódica.
	 
	Buscar compreender, expor ou tratar algo de maneira reflexiva.
	Respondido em 29/11/2019 16:43:04
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as seguintes afirmativas relacionadas à ¿natureza¿ do CONHECIMENTO FILOSÓFICO:
		
	
	Afirmar que as provas e as justificativas exigidas, a partir do contexto de surgimento da Filosofia, para a validação ou não das crenças cotidianas sejam racionais, significa dizer que elas (ou seja, as provas e as justificativas) sejam aceitas sem maiores contestações.
	
	O conhecimento filosófico é eminentemente prático e se destina a promover a explicação do mundo e das relações entre as pessoas por meio das concepções do senso comum
	 
	Em uma primeira abordagem à questão ¿o que é filosofia? é possível afirmar que se trata da decisão de não aceitar, sem a devida investigação e compreensão, como óbvias, evidentes e naturais, as ideias, os fatos, as situações, os valores de nossa existência cotidiana.
	
	É possível afirmar que a Filosofia busca explicações míticas para a validação das crenças cotidianas.
	
	Dentre os sentidos principais da palavra CRÍTICA, podemos destacar o exame racional de todas as coisas que deve ser feito com base nos pré-conceitos e nos pré-julgamentos.
	Respondido em 29/11/2019 16:56:38
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo Aristóteles, a tradição filosófica teve seu surgimento a partir do século Vi a.C. na região da Jônia, uma cidade grega localizada no Mar Egeu. Para Aristóteles, o fundado da tradição filosófica ou o primeiro filósofo da história foi:
 
		
	
	Pitágoras
	
	Heráclito
	
	Sócrates
	 
	Tales
	
	Parmênides
 
 
	Respondido em 29/11/2019 17:29:24
	
Explicação:
O fundado da tradição filosófica ou o primeiro filósofo da história foi Tales de Mileto. Da região de Mileto.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A filosofia contribui para:
		
	
	Se tornar capaz de alcançar a gloria.
	
	Aumentar a quantidade de conhecimento.
	
	Ficar hábil em competir com os outros.
	 
	A construção do pensamento crítico.
	
	Alcançar um nível cultural mais elevado.
	Respondido em 29/11/2019 17:40:33
	
Explicação:
A filosofia contribui para a construção do pensamento crítico por incentivar o questionamento e a investigação do assunto considerado. A crítica significa investigar com objetivo de poder reconhecer e diferenciar coisas como elas são em suas características positivas e negativas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A filosofia vem da cultura grega antiga, é constituída por duas palavras, philos e Sophia. Essas duas palavras significam:
		
	
	Saber da vida;
	
	Amigo da vida;
	 
	Amigo da sabedoria;
	
	Sabedoria de vida;
	
	Saber do amigo;
	Respondido em 29/11/2019 17:36:38
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Considerando-se que a atitude filosófica se apresenta como uma atitude crítica, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Uma das condições essenciais para que a atitude filosófica possa ser entendida como uma atitude
crítica é que a atitude filosófica permita o exame de todas as coisas com base em pré-julgamentos.
	
	Uma das características da atitude filosófica, para que seja entendida como uma atitude crítica, diz respeito à necessária desconsideração de qualquer questionamento a respeito, por exemplo, das causas e do sentido de nossas crenças.
	
	Uma das características da atitude filosófica, para que seja entendida como uma atitude crítica, diz respeito ao necessário acolhimento dos preconceitos como elementos essenciais para uma concepção de mundo mais verdadeira.
	 
	Uma das condições essenciais para que a atitude filosófica possa ser entendida como uma atitude crítica é que a atitude filosófica possibilite o desenvolvimento da capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente.
	
	Uma das condições essenciais para que a atitude filosófica possa ser entendida como uma atitude crítica é que a atitude filosófica desconsidere qualquer possibilidade de que seja possível o desenvolvimento de avaliação detalhada de uma ideia, de uma obra de arte, de um valor, de um costume, de um comportamento.
	Respondido em 29/11/2019 17:38:10
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Compreende-se que o ato de filosofar implica numa postura de alguém que investiga as ideias sem aceitá-las de maneira passiva, mas antes procura examinar as ideias rigorosamenrte a partir de Quem disse?, Por que disse?, Como disse?, Vivenciou a situação ou ouviu de um terceiro?, E esse terceiro, como ficou sabendo?... Portanto, o ato de filosofar sempre resulta de uma:
 
		
	
	Contemplação Ativa
	
	Postura Reclusa
	
	Mística Ascética
	 
	Atitude Crítica
	
	Teoria Crítica
 
	Respondido em 29/11/2019 17:36:04
	
Explicação:
O filosofar, ao mesmo tempo em que resulta de uma atitude crítica, é, genuinamente, uma atitude crítica porque preocupa-se em examinar as concepções rigorosamente a patir de Quem disse?, Por que disse?, Como disse?, Vivenciou a situação ou ouviu de um terceiro?, E esse terceiro, como ficou sabendo? etc.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Diz-se que a palavra filosofia foi inventada pelo filósofo:
		
	
	Tales.
	 
	Pitágoras.
	
	Platão.
	
	Aristóteles.
	
	Sócrates.
	Respondido em 29/11/2019 17:34:54
	
Explicação:
Tales (624 - 546 a.C.) é visto como o primeiro filósofo. Mas Pitágoras (570 ¿ c. 495 a.C.) inventou a palavra filosofia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando