Buscar

Delineamento para Inserção de Prótese

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DELINEAMENTO
DETERMINA EIXO DE INSERÇÃO E REMOÇÃO ADEQUADO DA PROTESE, DESDE O PRIMEIRO CONTATO COM O PILAR ATÉ O TOTAL REPOUSO, GARANTINDO MELHOR FUNCIONAMENTO BIOMECANICO DA PPR E PREVINE OCORRÊNCIA DE LESAO AOS TECIDOS REMANESCENTES.
OBJETIVO – SELECIONAR TRAJETORIA DE INSERÇÃO COM MINIMA INTERFERENCIA EM DENTES E REBORDO, PROMOVENDO RETENÇÃO BALANCEADA, QUANTIDADE MENOR DE AMELOPLASTIA, ADEQUANDO AS FORÇAS PARA SEREM FAVORÁVEIS A PROTESE E AOS TECIDOS DE SUPORTE.
PRINCIPAL OBJETIVO DO PLANEJAMENTO – CONTROLAR FORÇAS POTENCIALMENTE DANOSAS.
PARTES DO DELINEADOR – DELINEADOR PROPRIAMENTE DITO, BASE OU PLATAFORMA, HASTE VERTICAL FIXA, BRAÇO HORIZONTAL MÓVEL, HASTE VERTICAL MOVEL, PARAFUSO DE FIXAÇÃO DO BRAÇO HORIZONTAL MÓVEL, PARAFUSO DE FIXAÇÃO DA HASTE VERTICAL MÓVEL, MANDRIL DE FIXAÇÃO DAS PONTAS DE TRABALHO PARAFUSO DO MANDRIL.
PLATINA – BASE DA PLATINA, MESA PORTA MODELO, JUNTA UNIVERSAL, TRAVA DE FIXAÇÃO DA JUNTA UNIVERSAL, PINOS DE FIXAÇÃO DO MODELO, PARAFUSO DE FIXAÇÃO DO MODELO.
A HASTE VERTICAL MOVEL PERPENDICULAR A BASE REPRESENTA A TRAJETORIA DE INSERÇÃO E DEFINE O EQUADOR PROTÉTICO
FATORES DETERMINANTES DA TRAJETORIA DE INSERÇÃO – DETECÇÃO DE INTERFERENCIAS OSSEAS OU MUCOSAS, OBTENÇÃO DE AREAS RETENTIVAS EQUIVALENCES PARA TODOS OS PILARES, GRAMPOS VESTIBULARES COM PONTA ATIVA NO TERÇO CERVICAL E QUANDO POSSIEL OTIMIZAR ESTÉTICA, OBTENÇÃO DE PLANOS GUIAS PARALELOS ENTRE SI
MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO.
ROACH OU TRES PONTOS – USA COMO REFERÊNCIA A FOSSETA MESIAL DOS PRIMEIROS MOLARES E SUPERFICIE INCISAL DOS INCISIVOS CENTRAIS.
BISSETRIZ – BASEIA-SE NA INCLINAÇÃO DO LONGO EIXO DOS DENTES DE SUPORTE.
MÉTODO SELETIVO DE APPLEGATE OU DAS TENTATIVAS – MAIS CIENTÍFICO, PELO EQUILIBRIO DA RETENÇÕES, PLANOS GUIAS, NAS INTERFERENCIAS E NA ESTÉTICA. 
SEQUÊNCIA – DELINEAMENTO PRECISA DE UM PLANEJAMENTO PRELIMINAR DE DESENHO DA PPR PARA GUIAR A SELEÇÃO DOS DENTES PILARES, POSICIONO O MODELO SEGUNDO O MÉTODO DE ROACH OU TRES PONTOS, TRAÇADO DAS LINHAS EQUATORIAIS PROTETICAS. CALIBRAGEM DE RETENÇÃO – CALIBRADORES USADO PARA DETERMINAR O GRAU DE RETENÇÃO E POSICIONAMENTO CORRETO DO TERMINAL RETENTIVO DO BRAÇO RETENTOR. ANÁLISE PRELIMINAR (INTERFERENCIAS OSSEAS OU MUCOSAS), OBTENÇÃO DE PLANOS GUIAS PARALELOS ENTRE SI, DESENHO DE ESTUDO FINAL. 
FUNÇÃO DELINEADORES – DETERMINA A TRAJETÓRIA DE INSERÇÃO, LOCALIZAR INTERFERENCIAS, DETERMINAR E LOCALIZAR PLANOS GUIAS, INDICA E LOCALIZAR TERMINAIS RETENTIVOS, LOCALIZAR AREAS DE ALIVIO, POSICIONAMENTO DE ENCAIXES DE PRECISÃO E SEMIPRECISÃO
FUNÇÃO DOS PLANOS GUIAS – PRERMITIR ÚNICO SENTIDO DE INSERÇÃO E REMOÇÃO DA PROTESE, ELIMINA FORÇAS TANGENCIAIS NOCIVAS AOS DENTES DE SUPORTES DURANTE A INSERÇÃO E REMOÇÃO, PROPORCIONA O PRINCIPIO DE OPOSIÇÃO OU RECIPROCIDADE, IMPEDIR RETENÇÃO OU IMPACÇÃO ALIMENTAR ENTRE OS DENTES DE SUPORTE E CONECTOR MENOR OU SELAS DA PROTESE POR DIMINUIR ESPAÇO MORTO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando