Buscar

Questoes psicodiagnostico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Referente ao CAP 1
Quais responsáveis poderiam fornecer um diagnóstico psicológico, ou ele seria exclusividade do psicólogo?
R. Exclusivamente do psicólogo clinico, mas também pela equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ...) eventualmente desde que cada profissional utilize seu próprio seguimento.
Referente ao CAP 2
Podemos reconhecer muitos aspectos de semelhanças entre aspectos técnicos na perícia e no psicodiagnóstico, diferencie os:
R. Uma pessoa que busca auxílio de um psicólogo para lidar com o sofrimento -geralmente estabelece com o profissional uma relação de cooperação e aliança de trabalho diferente daquele sujeito que é encaminhado para uma perícia em contexto jurídico. 
Com base na perícia forense qual seriam seus objetivos?
R. Responder quesitos legais, solicitados pelo juiz,  avaliação forense, mais especificamente, quando exercida como atividade pericial, diferencia-se em muitos aspectos daquela realizada no contexto clínico. A não diferenciação de tais padrões de avaliação acaba por gerar conflitos de papéis e, consequentemente, condutas antiéticas.
Quais seriam os principais cuidados, para elaborar um psicodiagnóstico dentro de considerações Éticas.
R. Exige um conjunto de Técnicas, um preparo pessoal, que inclui o domínio de diferentes saberes psicológicos e das áreas afins, capacidade de reflexão e quanto aos aspectos técnicos vem com base na própria graduação e inerente a realização das suas atividades com responsabilidade e sempre respeitando o outro.
Descreva quais seriam os principais objetivos do psicodiagnóstico 
R. Ele vem com objetivo de compreender a situação analisada é descritivo, dinâmico, construído a luz de uma orientação teórica e ele tem como objetivo o diagnostico psicológico.
Sabemos que há uma certa diferença entre psicometrista e o psicólogo clinico, descreve uma delas.
R. O psicometrista valoriza aspectos técnicos de testagem, com objetivo de obter dados, as vezes sem um contexto total da pessoa, se voltam a problemas singulares. Já o psicólogo clinico com seu psicodiagnóstico utiliza de testes e outras estratégias para avaliar o sujeito de forma sistêmica, científica orientada para solução de problemas.
Pode ser considerado como uma forma de avaliação compreensiva, já que o enfoca a personalidade de maneira global, mas pressupões um nível mais elevado de interferência Clinica, marque a alternativa correspondente a essa afirmação.
(a)Prevenção
(b) Prognostico
(c) Entendimento Dinâmico
(d)Perícia forense 
(e)Diagnostico diferencial
O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc..
Dentre as alternativas qual corresponde a 
(a)Prevenção
(b) Prognostico
(c) Entendimento Dinâmico
(d)Perícia forense 
(e)Diagnostico diferencial
 
Referente ao CAP 3
Tivemos um marco importante, digamos que fundamental na profissão do psicólogo no Brasil, qual seria ele e o que determinou?
R. Resolução de 002/2003 (CFP,2003)
Veio Trazendo os requisitos mínimos e obrigatórios que os instrumentos psicológicos devem atender para seu uso adequado.
Como podemos identificar os problemas e quais seriam os critérios e usuais de definição
R. O problema é identificado ao reconhecer alterações ou mudanças nos padrões de comportamento comum, que podem ser percebidas como sendo de natureza quantitativa (atividade motora, fala e pensamento) ou qualitativa.
Descreva alguns critérios usuais de definição de um problema
R. Um problema é identificado quando são reconhecidas alterações ou mudanças nos padrões de comportamento comum, verifica -se pelo exagero ou diminuição de um padrão usual, dito normal, tais mudanças podem ser observadas em várias dimensões como na atividade( motora, fala e pensamento ),no humor(depressão VS euforia),em outros afetos(excitação)..
Referente ao Cap 4
Em qual circunstancia o paciente pode ter uma percepção mesmo que vaga da sua problemática ?
R. Através da marcação da consulta, corresponde a admissão de algum grau de perturbação e dificuldades que justificam a necessidade de ajuda um problema, nos casos em que o paciente é encaminhado, o motivo aparente pode ser a própria solicitação do exame ou fato de ter sido mobilizado por colegas, amigos, parentes. 
Quais seriam as constantes do paciente apontadas por Shafer
R. Auto exposição – ausência de confiança
Perda de controle -Paciente fica a mercê do psicólogo na situação de testagem
Perigos de auto confrontação
Tentação de reagir de forma regressiva pela dificuldade de aceitação
Ambivalência diante da liberdade
Quais seriam as constantes relativas ao papel de psicólogo?
R. Aspecto “Voyeurista” o psicólogo examina e perscuta com vários olhos o interior do paciente, Aspecto autocráticos alientando o poder do psicólogo no psicodiagnóstico, na medida em que diz ao paciente o que deve fazer de que forma e quando. Aspecto oracular psicólogo procede como se tudo soubesse, tudo conhecesse, tudo previsse, aspecto esse reforçado pelo encaminhamento, por que o psicólogo vai fornecer as respostas. Aspecto santificado quando o psicólogo assume o papel de salvador do paciente.
Referente ao Cap 5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando