Buscar

AVALIAÇÃO OBJETIVA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
AVALIAÇÃO OBJETIVA 1 
1 
1) A presente questão diz respeito ao Fenômeno Religioso (Capítulo 1). Assinale, pois, a única alternativa que é VERDADEIRA.
Peso: 0.4 
	
	A Religião tem estado presente no cotidiano através de diferentes manifestações. No entanto, a música é deixada de lado, pois o que vale são as orações e as leituras dos livros sagrados. 
	
	
	
	Religião e alimentação não tem relação alguma. Até porque o jejum acaba eliminando qualquer possibilidade de se pensar sobre o tema. 
	
	
	
	O turismo no mundo não tem nenhuma relação com a religião. Não existem cidades com referência religiosas para movimentar este mercado. 
	
	
	
	Na área da saúde, o trato com a dor, a vida e a morte não tem uma conotação religiosa. Estas questões são explicadas unicamente pela ciência. 
	
	
	
	Nosso calendário, suas datas festivas e grandes eventos, tem sua origem no meio eclesiástico 
	
	
	Pontuação : 0,4 
2 
2) MULTIPLA ESCOLHA. A presente questão diz respeito ao tema Religião e Filosofia (Capítulo 1). Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale as DUAS alternativas cujas afirmativas sejam FALSAS no seu conteúdo
Peso: 0.4 
	
	B)A Filosofia pode ajudar a religião a melhor compreender as ideias religiosas e auxiliar a religião a se livrar de alguns elementos supersticiosos. 
	
	
	
	Não existe nenhuma relação entre religião e filosofia. As matérias são totalmente desconexas e uma vão de encontro com a outra. 
	
	
	
	A religião isola a filosofia de suas discussões, pois a razão inviabiliza a fé. Seria impossível ser filósofo e religioso ao mesmo tempo. 
	
	
	
	Argumentos filosóficos são importantes para a religião, pois mostrariam se as pessoas são racionais na sua crença. 
	
	
	
	Concordamos que em muitos momentos da história do pensamento humano houve competição entre religião e filosofia. 
	
	
	Pontuação : 0,4 
3 
3) A presente questão fala a respeito da tolerância religiosa (Capítulo 1). Identifique e assinale a ÚNICA alternativa VERDADEIRA. 
Peso: 0.4 
	
	Tolerância não é interessante às religiões porque limita o direito de fazer propaganda, ponto crucial para o crescimento de uma comunidade. 
	
	
	
	Num mundo com tanta diversidade religiosa é impossível ter tolerância, pois todas as religiões concorrem entre si. 
	
	
	
	Tolerância é o respeito pelas pessoas que possuem diferentes pontos de vista em relação à religião. 
	
	
	
	Nos tornamos intolerantes à medida que vamos conhecendo mais a história das grandes religiões e a forma como elas se constituem. 
	
	
	
	No Brasil, nossa constituição diz que todos devem ser católicos. Por isso, é impossível ser tolerante àqueles que não respeitam as leis 
	
	
	Pontuação : 0,4 
4 
4) A presente questão diz respeito às Religiões Orientais (Capítulo 3). Assinale, pois, a única alternativa que é VERDADEIRA
Peso: 0.4 
	
	O hinduísmo é uma religião da China, mas tem muitos adeptos também na Europa, em Bangladesh e no Brasil, pois também vivemos um sistema de castas. 
	
	
	
	O príncipe Siddartha cresceu em meio à probreza. Seu pai ouvira uma profecia de que seu filho ou seria um poderoso governante ou abandonaria por completo o mundo 
	
	
	
	Confúcio nasceu em 551 A.C., filho de família abastada, com muitas posses. Mesmo assim, desde cedo demonstrou um grande interesse que se referia à vida 
	
	
	
	No HINDUÍSMO, à medida que a sociedade indiana se desenvolveu, as pessoas foram sendo divididas em novas castas. No início do século XX havia em torno de 3 mil castas. 
	
	
	
	No taoísmo, tudo gira em torno do Tao, que literalmente significa arrependimento 
	
	
	Pontuação : 0,4 
5 
5) MULTIPLA ESCOLHA. Questão de escolha múltipla. Assinale as duas alternativas que são FALSAS nos seus enunciados. A questão trata do Fenômeno Religioso (Capítulo 1). Verificando  os objetivos da disciplina de Cultura Religiosa, observando os conteúdos apresentados nos primeiros capítulos, bem como fazendo uma  análise do cotidiano é possível afirmar que:
Peso: 0.4 
	
	A religiosidade dá mostras de ser um fenômeno de caráter universal, visto que desde a antiguidade, em praticamente todas as sociedades e civilizações estudadas pela Antropologia, Sociologia e História há sinais de elementos religiosos, como ritos, cerimônias e crenças em algum tipo de divindade ou mundo espiritual. 
	
	
	
	A religiosidade é um fenômeno que está circunscrito ao mundo primitivo, de um passado distante. No mundo atual, da modernidade, guiado pela razão lógica, não há espaço para a religião ou mesmo para a espiritualidade. É preciso concordar com os filósofos e cientistas iluministas e afirmar: ¿A ciência terminará com todas as formas de religião¿. 
	
	
	
	Em momentos de dificuldade, em situações de tragédias ou sofrimento, diante da morte e do morrer, muitas pessoas procuram forças, coragem e esperança no mundo da fé e da religião. Buscam consolo em um deus e na crença numa vida no além-túmulo. Portanto, a religião permanece tendo seu valor para aplacar a angústia humana diante das questões existenciais, tais como de onde viemos, quem somos e para onde vamos. 
	
	
	
	O fenômeno religioso é um tema de grande complexidade. Para uma compreensão profunda e detalhada da religiosidade o pesquisador deveria fazer uso de diferentes ciências que se ocupam desse campo fenomenológico, como a Sociologia, Antropologia, Psicologia, Filosofia, Teologia entre outras. Exemplo disso é estudo do fenômeno dos exorcismos e possessão, que pode ser explicado por múltiplos vieses científicos e religiosos. 
	
	
	
	Sincretismo é um fenômeno religioso muito comum e popular em nosso país, estando presente em muitas religiões brasileiras. A principal característica do sincretismo é a busca pela pureza doutrinária e ritualística, ou seja, ocorre quando uma religião se torna impermeável a influências de outras religiões, mantendo-se fiel às suas origens e tradições. As religiões sincréticas, por isso, são as mais radicais e fundamentalistas. 
	
	
	Pontuação : 0,2 
6 
6) MULTIPLA ESCOLHA. A respeito do capítulo 2 do livro texto, identifique e assinale as alternativas que são VERDADEIRAS. 
Peso: 0.4 
	
	Há diferentes tipos de relacionamento entre ciência e religião. O modelo de conflito é marcado por posturas bastante radicais de ambos os lados. Por um lado, vemos a posição crítica e ácida de Richard Dawkins, autor da obra ¿Deus, um delírio¿. Por outro, vemos os fundamentalistas ou literalistas, que só aceitam as explicações e interpretações acerca do universo provindas da Bíblia. 
	
	
	
	É possível afirmar que a medicina e a religião possuem ligações históricas muito antigas. Desde a antiguidade, em muitas sociedades e povos, as questões de saúde e doença, sofrimento e cura estavam vinculadas a sacerdotes, líderes religiosos, xamãs, pajés, feiticeiros e curandeiros, que exerciam o duplo papel, tanto de religiosos quanto de ¿médicos¿. 
	
	
	
	O misticismo e a teurgia são marcas da medicina hipocrática, tendo sido abandonada pela Igreja Cristã, que passou a assumir o monopólio das práticas médicas desde o século III. A religião cristã foi a grande responsável pela tecnologização e cientificidade da medicina, ao dar grande incentivo às pesquisas científicas com doentes e até mesmo com cadáveres. 
	
	
	
	O tema da possessão é um exemplo de como a religião é a explicação unívoca e unicausal, que abarca completamente fenômenos que não conseguem ser interpretados pela medicina ou psicologia. A existência do mal, de entidades espirituais maléficas ou mesmo de demônios é a causa explicativa unânime para interpretar toda a sintomatologia das possessões. 
	
	
	
	O tema da possessão é exclusivo das denominações neo pentecostais, pois somente estes lidam com autoridade
com relação aos demônios. 
	
	
	Pontuação : 0,2 
	 
	Feedback : 
capítulo 2 
7 
7) A questão trata do capítulo 5. Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa que possui o conjunto correto de respostas. 
I – Pessoas que não possuem qualquer sentimento de culpa, em nenhuma situação de suas vidas, certamente são um indicativo de que não possuem qualquer religião ou mesmo espiritualidade. Afinal, todos estudos feitos pela psicologia comprovam que a culpa é um produto exclusivo da religião, senda ela a fonte única de qualquer sentimento de culpa individual ou coletivo humano.
II – O fato de algumas pessoas sentirem-se culpadas por cometerem determinados atos, enquanto que outras cometem o mesmo ato sem que lhes brote qualquer sentimento de culpa, demonstra que culpa é um sentimento subjetivo, que recebe influências culturais, religiosas, sociais, familiares e mesmo pessoais, sendo também determinada pela própria consciência moral, que é individual.
III – A culpa é um fenômeno completamente negativo na vida dos indivíduos, assim como é causador de prejuízos coletivos e sociais nas sociedades modernas.  O sentimento de culpa é responsável somente por gerar transtornos neuróticos e até mesmo psicóticos, como depressões severas. Por isso que a saúde mental plena exige a completa supressão de qualquer sentimento de culpa.
 
 
Peso: 0.4 
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira. 
	
	
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira. 
	
	
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira. 
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. 
	
	
	
	Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. 
	
	
	Pontuação : 0,4 
8 
8)  MÚLTIPLA ESCOLHA. A questão trata do capítulo 5. Identifique e assinale as alternativas que são VERDADEIRAS nos seus enunciados.
Peso: 0.4 
	
	Culpa objetiva e culpa subjetiva são dois tipos de categorização do sentimento de culpa. A culpa objetiva é aquela que existe em separado de nossos sentimentos, ou seja, ela existe externa e objetivamente quando alguma regra, norma ou lei é transgredida por um indivíduo, mesmo que ele não se sinta culpado perante essa transgressão. Já a culpa subjetiva vai gerar no indivíduo elementos de vergonha, remorso e autocondenação, sendo um fenômeno mais internalizado dos sujeitos. 
	
	
	
	Quando falamos que a culpa pode gerar mudanças de comportamento, seja antes, durante ou depois de determinada ação individual, isso precisa ser contabilizado entre as características negativas da culpa, pois cerceia e limita a vida dos sujeitos, tornando-os prisioneiros de sua consciência moral. A saudabilidade psíquica exige a liberdade plena dos sujeitos na sua dimensão sociorelacional, sendo essa uma exigência da Pós-Modernidade. 
	
	
	
	A culpa possui elementos positivos e negativos na vida das pessoas. Dentre os negativos, está a geração de preocupação, angústias, depressão, suicídios, doenças de cunho psicossomático etc. Muitas vezes esses são pagamentos inconscientes, que nem sequer são percebidos pelos sujeitos, visto que, segundo o psiquiatra Paul Tournier, há um sentimento profundamente enraizado no ser humano, ¿de que tudo deve ser pago¿. 
	
	
	
	A questão da culpa é amplamente utilizada pelas religiões ao redor do mundo. No cristianismo, comprometido com as promessas bíblicas, a principal verdade acerca desse tema é a de que cada indivíduo precisa alcançar mérito diante de Deus a partir da prática de boas obras, de pagamento de dízimos, de pagamento de promessas etc. Essa é a única forma de obtenção do perdão divino: atingir o nível de perfeição do próprio Jesus Cristo. 
	
	
	
	Paradoxalmente, perdoar e pedir perdão, que poderiam ser considerados como elementos promotores da saúde integral do ser humano não cumprem esse papel terapêutico. Pesquisas de biólogos, neurocientistas e psicólogos são unânimes em afirmar que tais práticas, de perdoar e pedir perdão, só acabam reprimindo emoções negativas, liberando substâncias químicas ligados ao estresse. 
	
	
	Pontuação : 0,2 
9 
9) A questão trata do Judaísmo (Capítulo 4). Das afirmativas abaixo, assinale 1 para as afirmações que forem verdadeiras e 2 para as falsas, depois marque a alternativa que corresponde à sequência correta:
Peso: 0.4 
	1 
	VERDADEIRA 
	2 
	FALSA 
	 
	
	As principais festas judaicas são, pela ordem, o Natal, o Advento e a Ascensão de Jesus. 
	2 
	
	
	Proíbe-se a todo judeu o consumo da carne de animais considerados impuros, tais como o camelo, o coelho e o porco. 
	1 
	
	
	Respectivamente, Páscoa, Dia do Perdão e Ano Novo são denominados pelas expressões Pessach, Iom Kippur e Rosh Há-Shaná. 
	1 
	
	
	O judeu sepulta os seu mortos após uma semana de velório, ao final da qual os corpos podem ser cremados. Os funerais judaicos destacam-se pela abundância de flores e muita música. 
	2 
	
	Pontuação : 0,3 
10 
10) A questão trata do Islamismo (Capítulo 4). Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde ao conjunto correto das afirmações.
I- O Profeta Alá, nascido em Meca, é considerado o fundador do Islamismo.
II- “Islam” é uma palavra de origem árabe, cujo significado é “submissão”, ou seja, que o ser humano se entregue a Deus e submeta-se à sua vontade.
III- O Islamismo é uma religião que se caracteriza pelo culto a diversas divindades, pois Maomé, além de ser influenciado por várias religiões de sua época, ele próprio foi considerado um deus pelos seus seguidores.
IV- Se verificarmos a origem da palavra “Alah”, perceberemos que a mesma significa “Deus” e, etimologicamente, está relacionada com a palavra hebraica “El”.
V- De acordo com a tradição islâmica, a mulher só pode ter um marido, enquanto que o homem pode ter até quatro esposas, desde que tenha recursos para sustentá-las.
Peso: 0.4 
	
	São verdadeiras as afirmativas I, II e IV, enquanto que a III e V são falsas. 
	
	
	
	São verdadeiras as afirmativas I, III e IV, enquanto que a II e V são falsas. 
	
	
	
	São verdadeiras as afirmativas II, III e V, enquanto que a I e IV são falsas. 
	
	
	
	São verdadeiras as afirmativas II, IV e V, enquanto que a I e III são falsas. 
	
	
	
	São verdadeiras as afirmativas I, III e V, enquanto que a II e IV são falsas. 
	
	
	Pontuação : 0,4 
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando